terça-feira, 31 de janeiro de 2012

NPC

foto
.
"Solo voy con mi pena
Sola va mi condena
Correr es mi destino
Para burlar la ley
Perdido en el corazón
De la grande Babylon
Me dicen el clandestino
Por no llevar papel
.
Argelino clandestino
Nigeriano clandestino
Boliviano clandestino"



De Olho Na Mídia


Calvin e Haroldo
foto


Sociólogo cobra resposta sobre projeto de marco regulatório da mídia
[Por Venício Lima - Observatório da Imprensa (678)] Uma pergunta profundamente incômoda.

"Afinal, o que será que impede o governo da presidente Dilma, mais de um ano após ter assumido o poder, de tornar público e discutir com a sociedade brasileira o projeto de marco regulatório que teria sido elaborado ao final do mandato do presidente Lula e teria sido reelaborado pelo ministro Paulo Bernardo?
.
Quem souber a resposta, por favor, diga qual é.
.
Os grupos privados que controlam a radiodifusão no país - diretamente ou por intermédio de seus representantes - conseguiram, ao longo do Congresso Constituinte de 1987-88, incluir no capítulo sobre a Comunicação Social da Constituição (Capítulo V do Título VIII) as regras básicas relativas às concessões desse serviço público: quem decide sobre elas (poderes Executivo e Legislativo); os prazos de vigência dos contratos (10 anos para rádio e 15 anos para televisão); a condição para não renovação (aprovação de dois quintos dos membros do Congresso Nacional, em votação nominal) e a condição para cancelamento (decisão judicial). Está tudo lá no artigo 223..
São regras totalmente assimétricas em relação a qualquer outro tipo de serviço público. Elas transformaram os concessionários de radiodifusão em privilegiados. Às vezes mais poderosos do que o próprio poder que concede o serviço, isto é, a União. E, claro, essas regras, só podem ser alteradas por emenda constitucional."
.


Clube da Mafalda
foto
http://clubedamafalda.blogspot.com/


Fundador do Wikileaks vai fazer programa de TV
[Fonte: Esquerda.NET] Julian Assange, fundador do Wikileaks, assinou contrato com a rede de televisão Russia Today, para trabalhar como entrevistador num programa no qual receberá "pensadores e revolucionários". O programa terá o título "O mundo amanhã", foi idealizado pelo próprio Assange e deve começar a ir ao ar em meados de março. Cada emissão terá 26 minutos. O canal Russia Today informou que as filmagens já estão em curso, na Grã-Bretanha, onde Assange permanece em prisão domiciliar, enquanto apela contra uma ordem de extradição para a Suécia. Assange convidará "10 atores políticos mundiais, pensadores e revolucionários", mas a sua identidade ainda não é conhecida. A série deve "converter-se no denominador comum da discussão mundial sobre o futuro do mundo", disse Assange, de acordo com um comunidade de imprensa da emissora. O canal de televisão por assinatura Russia Today é distribuído por televisão para 430 milhões de assinantes em todo o mundo. E também através do Youtube.



Democratização da Comunicação


Oi quer anular metas de qualidade da banda larga. Movimentos protestam
[Por Marina Schneider (NPC), com informações da TeleTime] A Oi pediu à Anatel a anulação das metas de qualidade da banda larga (fixa e móvel) que a Agência estipulou no ano passado. A operadora solicitou formalmente que a Anatel anulasse os indicadores de rede, entre eles os que estabelecem patamares mínimos de velocidade média e instantânea. Entre outras coisas que afetam diretamente o consumidor, a companhia pediu a anulação da obrigatoriedade de atender pedidos de instalação do serviço no prazo máximo de dez dias úteis.
.
A Anatel publicou uma notificação e abriu uma consulta pública para a sociedade se manifestar sobre os pedidos da Oi. Clique aqui para acessar a consulta pública.
.
Mais informações aqui.


Twitter anuncia censura seletiva
foto

O sistema de microblogging Twitter vai apagar mensagens publicadas pelos utilizadores do serviço em alguns países, sempre que estas violem as leis locais. As mensagens censuradas ficarão indisponíveis para os utilizadores daquele país, mas acessíveis para o resto do mundo.
.
A decisão, que ainda não foi aplicada, foi anunciada numa mensagem publicada no blog oficial da empresa. Os administradores do Twitter justificam-se dizendo que o que está em causa é respeitar os diferentes conceitos de liberdade de expressão dos vários países onde o Twitter está presente. O exemplo citado é o dos governos de França e da Alemanha que proíbem a publicação de conteúdos de cariz nazi.



NPC Informa


Lançado arquivo digital gratuito sobre arte latino-americana
[Agência Télam http://telam.com.ar/homepage.html] O resultado de dez anos de trabalho de mais de cem cientistas e pesquisadores de 16 países está disponível em um enorme arquivo digital dedicado à arte latino-americana do século XX. A iniciativa é do Instituto de Pesquisas do Museu de Belas Artes de Houston e pode ser visitada no endereço icaadocs.mfah.org. São mais de 10 mil documentos de diferentes países. Inicialmente 2.500 desses documentos da Argentina, México e Estados Unidos estarão disponíveis. Há artigos sobre arte, cartas e catálogos.
.
A página registra, por exemplo, o surgimento do modernismo na América do Sul nos anos 20 do século passado e do muralismo mexicano. Já documentos brasileiros, chilenos, colombianos, porto-riquenhos, venezuelanos e estadunidenses serão incorporados no acervo durante os próximos três anos. A seleção completa ficará disponível em 2015.


ONU lança concurso para blogueiros e prêmio será viagem ao Brasil
Em 2012, o Brasil irá sediar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, lançou um concurso para blogueiros em todo o mundo. O prêmio é uma viagem ao Brasil para as comemorações do Dia do Meio Ambiente. Informou Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York. http://www.revistareciclarja.com



De Olho Na Vida


Vídeo mostra a resistência popular contra a especulação imobiliária no bairro da Luz, em São Paulo
foto
.
http://t.co/0TS3bl2E. Este link contém uma pérola. Um vídeo de 20 minutos sobre a resistência dos moradores ao projeto da Prefeitura de São Paulo que expulsa os pobres da região da Luz, onde ficam o Memorial de Resistência, o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca do Estado. De acordo com os planos da Prefeitura, o bairro será demolido em 25 anos.


Impacto dos grandes empreendimentos é tema do Fórum Social Temático em Porto Alegre
.
Foto
Passeata de abertura do Fórum Social Temático - ANP
.
[Por Raquel Júnia -EPSJV/Fiocruz] No segundo dia do Fórum Social Temático, em Porto Alegre, os participantes do evento conheceram os problemas de saúde e socioambientais que a siderúrgica TKCSA tem causado à população de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) Alexandre Pessoa falou sobre as irregularidades no processo de licenciamento da empresa que fizeram com que os impactos fossem ainda maiores do que o previsto. Ele integra um Grupo de Trabalho da Fundação. Pessoa destacou a forte atuação da comunidade e dos movimentos sociais na luta contra a instalação da TKCSA e as várias evidências constatadas por ele e outros pesquisadores dos males à saúde causados pelo funcionamento da siderúrgica. "Desde o início a empresa dizia que o material que ela despeja no ar não faz mal à saúde. Não é a empresa que tem que dizer se o ar que as pessoas estão respirando está ou não prejudicando sua saúde, quem tem que dizer é o SUS. Então, com as pesquisas, foram detectados 14 elementos, muitos deles prejudiciais", contou. "Para nós os problemas de saúde ali estão muito claros, desde o início do projeto. Se o pescador que tem essa atividade desde criança e perde as condições de continuar exercendo seu trabalho, não consegue outra atividade, vai para o alcoolismo ou é forçado a ir embora de Santa Cruz", completou Alexandre.


Jornalista moçambicano fala sobre atuação da Vale em seu país
[Por Patricia Fachin - IHU] "Dividir para reinar". É assim que os cidadãos moçambicanos interpretam o reassentamento de aproximadamente 1313 famílias decorrente da conclusão da primeira fase do projeto de mineração da Vale no Distrito de Moatize, Província central de Tete. A instalação da mineradora brasileira em Moçambique tem gerado polêmica e diversos conflitos entre o governo e os órgãos de direitos humanos locais. Representando as comunidades reassentadas, a Justiça Ambiental submeteu uma Carta Queixa e uma petição à Comissão dos Assuntos Sociais, Gênero e Ambiente da Assembleia da República, mas as ações "foram ignoradas", segundo o jornalista Jeremias Vunjanhe. Confira a entrevista: http://bit.ly/AagqDC




Imagens da Vida


Somos todos Pinheirinho!
foto


De Olho No Mundo


Apenas um homem controla toda a TV a cabo mexicana
[Por Dênis de Moraes] Os monopólios transnacionais se alastram no setor de televisão por assinatura. Como se não bastasse Sky+DirecTV de Rupert Murdoch na TV via satélite, agora é a vez do magnata mexicano Carlos Slim, o homem mais rico do mundo segundo a Forbes, praticamente assumir o controle da TV a cabo no país, graças à autorização dada pelo governo Dilma para que a Embratel abocanhe a Net, que pertencia ao grupo Globo."

 

Equador: Rádios Comunitárias para preservar a cultura indígena
[Por Prensa Latina -19.01.12] Cerca de 200 mil indígenas equatorianos serão beneficiados por um projeto governamental que pretende garantir a transmissão de rádios comunitárias localizadas na Amazônia. Serão instaladas antenas para facilitar a emissão de mensagens radiofônicas aos habitantes da região em suas respectivas línguas.



Memória


EUA admitem que sabiam de roubo de bebês pela ditadura argentina
[Por Luciana Taddeo | Opera Mundi] O ex-secretário de Direitos Humanos do Departamento de Estado norte-americano entre 1981 e 1985, Elliot Abrams, admitiu nesta quinta-feira (26/01) que sabia que os militares argentinos tinham um plano para o roubo e apropriação ilegal de bebês nascidos em centros clandestinos de prisão durante a ditadura do país (1976-1983).
.
"Estávamos a par de que algumas crianças tinham sido roubadas quando os pais estavam presos ou mortos", afirmou, em depoimento, feito por meio de vídeo-conferência entre juízes de um tribunal oral federal de Buenos Aires e o consulado argentino em Washington. "Sabíamos que não eram só uma ou duas crianças, mas que existia um padrão, um plano, porque havia muita gente que estava sendo assassinada ou presa", complementou.
.
Calcula-se que 500 bebês tenham sido roubados e tido sua identidade ocultada durante a repressão argentina. Para encontrá-los, um grupo de mães de presos clandestinamente na época, por razões políticas, se juntaram em uma associação conhecida como "Avós da Praça de Maio", para tentar encontrar seus netos desaparecidos. Segundo o norte-americano, as crianças foram entregues a "famílias leais" ao regime militar.
.
Abrams, que atuou no Departamento de Estado dos EUA durante o mandato do presidente republicano Ronald Regan (1980-1988), prestou depoimento como testemunha do julgamento, iniciado em fevereiro de 2001, pelo roubo e apropriação ilegal de 34 bebês, no qual estão sendo processados os ex-ditadores Jorge Rafael Videla e Reynaldo Bignone, atualmente condenados e presos por outros crimes cometidos na época.
.
O ex-funcionário norte-americano afirmou ainda que como a desaparição de bebês poderia gerar um "enorme conteúdo humanitário e político", sugeriu ao ex-embaixador argentino em Washington no período, Lucio García del Solar, em 1982, que a Igreja "poderia ajudar" a mediar "este problema terrível". "Enquanto os desaparecidos estavam mortos, estas crianças estavam vivas e isso era, por um lado, o mais grave do problema humanitário", diz.
.
O relato da conversa, registrado em um memorando ao então secretario de Estado, George Schultz, é um dos 4677 despachos secretos sobre a repressão argentina abertos pelos EUA em agosto de 2002, e foi entregue às Avós da Praça de Maio no ano passado. Segundo Abrams, o então embaixador também se mostrou preocupado, afirmando que já tinha reportado o assunto às autoridades argentinas.
.
Apesar da existência de muitos governos militares na época, Abrams diz não lembrar de outro caso como o argentino, que implicou além do roubo e apropriação de bebês, em torturas, assassinatos e desaparições. "Foi o pior caso", afirmou, sobre as violações aos Direitos Humanos cometidas na região.



Pérolas


Por Mino Carta
"São Paulo tem a segunda maior frota de helicópteros do mundo e uma enorme área do país não conta com saneamento básico"
.
Publicado em Carta Capital nº 680, no artigo, Democracia e capitalismo: a hora trágica da incompatibilidade.



Por Carla Rodrigues
"Ninguém melhor do que Steve Jobs compreendeu o conceito de fetichismo de Marx, segundo o qual as relações sociais são mediatizadas pelos objetos."
.
Carla Rodrigues, jornalista - Valor - 20/01/2012


Por Raquel Rolnik
"Alguém poderia dizer - mas por quê os ocupantes do Pinheirinho resistiram? Por que não saíram imediatamente, evitando os feridos e as feridas da confrontação? .
Porque sabem que, para quem foi "desocupado" ou" lacrado" nestas e outras reintegrações e "limpezas", sobra a condição de sem-teto. Ou seja, para quem promoveu a reintegração ou a limpeza, o fundamental é ter o local vazio, e não o destino de quem estava lá, muitos menos as razões que levaram aquelas pessoas a estar lá naquela condição e seu enfrentamento e resolução. "Resolver" a questão é simplesmente fazer desaparecer o "problema" da paisagem."



Por Walter Maierovitch
"A dupla Alckmin-Kassab busca a tortura físico-psicológica. Inventou um novo tipo de pau-de-arara. Procuraram, com o fim da oferta (do crack), provocar um quadro torturante e dramático de abstinência nos dependentes químicos. E, pelo sofrimento e desespero, os dependentes iriam buscar tratamento oficial."
.
Publicado em Carta Capital nº 680, no artigo, O terror higienista.




Artigos


Menos Google e Facebook, mais luta
[Publicado em 30.01.12 - Por Sérgio Domingues, no site Mídia Vigiada] Ferramentas como Google e Facebook podem até ajudar nas mobilizações sociais. Mas são mecanismos criados principalmente para aumentar o consumismo e a alienação. Só de forma muito eventual podem servir à transformação social. Leia o artigo completo.


Cristina Kirchner, a mídia e nós - Artigo de Venício Lima
[Publicado em 23.01.12 - Por Venício Lima, na revista Teoria e Debate] Desde o anúncio da intenção de elaborar um projeto de lei para substituir a regulação do tempo da ditadura militar, em processo rigorosamente democrático, o governo de Cristina Kirchner sofreu - e continua sofrendo - intensa oposição dos grupos dominantes de mídia e de seus aliados internos e externos, inclusive no Brasil. Por quê? Porque a lei argentina busca a regulação do, até então, oligopolizado mercado de mídia. Este, agora, divide-se em três partes iguais: para a iniciativa privada, o Estado e a sociedade civil. Impede-se, portanto, a continuidade da concentração da propriedade e da propriedade cruzada e, sobretudo, promovem-se a pluralidade e a diversidade através da garantia da liberdade de expressão de setores até aqui excluídos do "espaço público midiático", " povos originários, sindicatos, associações, fundações, universidades ", através de entidades sem fins comerciais. Leia o artigo completo.


Expediente



Núcleo Piratininga de Comunicação
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618
www.piratininga.org.br / npiratininga@uol.com.br
.
Coordenação: Vito Giannotti

Redação: Marina Schneider e Sheila Jacob

Edição: Claudia Santiago

Web: Luisa Souto
.
Colaboraram nesta edição: Najla Passos (DF), Raquel Junia (RJ), Sérgio Domingues (RJ), Tatiana Lima (RJ)


Se você não quiser receber o Boletim do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.


ÍNDICE
Clique nos ítens abaixo para ler os textos.

Especial
Moradores denunciam torturas e desaparecimentos após violenta remoção da favela Pinheirinho, em SP

Notícias do NPC
DIÁLOGOS NA GRAMSCI
Livros à venda na Livraria Antonio Gramsci!

Radiografia da Comunicação Sindical
Bancários do Rio começam campanha de denúncia das demissões no Itaú
GARRA: Revista anual do Sindsep-PE reúne diversos olhares sobre um grande tema de interesse social

A Comunicação que queremos
Jornal Brasil de Fato comemora nove anos
Revista Samuel pretende ajudar o leitor a se localizar na atual floresta de informações

Proposta de Pauta
A polêmica sobre os migrantes do HAITI: como o Brasil trata os que procuram aqui uma vida melhor?
Homenagem aos haitianos que vivem no Brasi

De Olho Na Mídia
Calvin e Haroldo
Sociólogo cobra resposta sobre projeto de marco regulatório da mídia
Clube da Mafalda
Fundador do Wikileaks vai fazer programa de TV

Democratização da Comunicação
Oi quer anular metas de qualidade da banda larga. Movimentos protestam
Twitter anuncia censura seletiva

NPC Informa
Lançado arquivo digital gratuito sobre arte latino-americana
ONU lança concurso para blogueiros e prêmio será viagem ao Brasil

De Olho Na Vida
Vídeo mostra a resistência popular contra a especulação imobiliária no bairro da Luz, em São Paulo
Impacto dos grandes empreendimentos é tema do Fórum Social Temático em Porto Alegre
Jornalista moçambicano fala sobre atuação da Vale em seu país

Imagens da Vida
Somos todos Pinheirinho!

De Olho No Mundo
Apenas um homem controla toda a TV a cabo mexicana
Jornalistas e professores criticam jornalistas da Globo
Equador: Rádios Comunitárias para preservar a cultura indígena

Memória
EUA admitem que sabiam de roubo de bebês pela ditadura argentina

Pérolas
Por Mino Carta
Por Carla Rodrigues
Por Raquel Rolnik
Por Walter Maierovitch

Artigos
Menos Google e Facebook, mais luta
Cristina Kirchner, a mídia e nós - Artigo de Venício Lima

Expediente
Núcleo Piratininga de Comunicação

 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim