segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Prêmio de Jornalismo

Estão abertas as inscrições ao Prêmio de Jornalismo Operação Golfinho
06/01/2012 12:16

Estão abertas as inscrições ao "Prêmio Jornalismo Brigada Militar - Operação Golfinho 42 anos". Cada jornalista - devidamente habilitado a exercer a profissão - poderá inscrever até três trabalhos diferentes, publicados em diferentes veículos de comunicação do Rio Grande do Sul, entre os dias 17 de dezembro de 2011 a cinco de março de 2012. A iniciativa, de caráter exclusivamente cultural e sem fins lucrativos, tem por objetivo, distinguir os melhores trabalhos jornalísticos difundidos na imprensa gaúcha sobre as atividades desenvolvidas pela Brigada Militar durante o Verão Numa Boa, do Governo do Estado.
O prêmio, organizado pela Assessoria de Comunicação Social da Brigada Militar (PM5), conta, a partir desta edição, com apoio da Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do RS (Arfoc).
Troféus e medalhas
São permitidas inscrições de reportagens das áreas de telejornalismo, radiojornalismo, jornalismo impresso e fotojornalismo, tendo como ênfase a atuação da Brigada Militar. Os primeiros colocados em cada categoria serão agraciados com troféu. Os classificados em segundo e terceiro lugares receberão medalhas.
As inscrições prosseguem até o dia 26 de março de 2012, das 08h às 18h, pessoalmente ou via correio, através de correspondência registrada e dirigida à Assessoria de Comunicação Social da Brigada Militar - Prêmio Jornalismo Operação Golfinho 42 anos (Rua dos Andradas, 552 Centro - POA/RS - Cep: 90020-002). Também deverá ser anexado o currículo de cada candidato.
Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.brigadamilitar.rs.gov.br/.
Texto: Bruno Marona
Edição: Redação da Secom (51) 3210-4305




Salva-vidas distribuem pulseiras identificadoras na beira da praia
09/01/2012 14:03

Com o objetivo de facilitar o resgate de crianças perdidas no litoral gaúcho, o programa Verão Numa Boa está distribuindo pulseiras identificadoras para as famílias que trazem seus filhos pequenos à beira da praia. O projeto é uma parceria do Governo do Estado, através da Brigada Militar (BM), com a marca gaúcha Fritz e Frida.
Nas cores vermelha e azul, as pulseiras podem ser encontradas em qualquer uma das 256 guaritas dos litorais Norte e Sul e também na Casa de Governo, localizada no centro de Capão da Canoa. Basta solicitá-las ao salva-vidas mais próximo e escrever o nome e telefone do pai ou responsável.
Comandante dos salva-vidas em Capão, o tenente Danilo Marques Gabriel reforça a importância do uso das pulseiras e pede aos familiares que prestem atenção aos movimentos das crianças na areia e no mar. "A fitinha evita transtornos maiores e facilita a busca do responsável pela criança perdida, mas a atenção deve ser permanente". Gabriel também solicita aos pais que orientem seus filhos a procurarem a guarita mais próxima no caso de se perderem. "Prontamente, todas as guaritas serão alertadas e isso facilitará a busca da criança perdida".
Assim que chegou à praia, a veranista Beatriz Souza, de Alvorada, dirigiu-se à guarita 76 e solicitou a pulseira para sua filha Jayana Kauany, de 6 anos. "Felizmente minha filha nunca se perdeu, mas é muito importante que os pais estejam atentos e peçam essas fitinhas para evitar problemas maiores", sugeriu.
Pelo menos 18 resgates foram registrados até a manhã desta segunda-feira (9) no litoral gaúcho. De acordo com a Operação Golfinho, o número total de ocorrências é maior, já que muitos casos são resolvidos imediatamente e não chegam a ser registrados.
Bandeira azul 
Os salva-vidas utilizam uma sinalização específica para estes casos. Para informar os banhistas que uma pessoa perdida foi encontrada, uma bandeira azul é hasteada sobre a respectiva guarita, junto à bandeira indicativa das condições do mar.

Texto: Juliano Meira Pilau
Foto: Sarg. Fabiane Chaves/Com. Social/BM
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim