quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Debate sobre os Pedágios

Sossella apoia novo presidente da ALRS em debate sobre os pedágios no estado

O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) parabenizou o deputado Alexandre Postal (PMDB) pela posse como novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). Sossella destacou que os dois parlamentares tem ideias semelhantes sobre algumas questões como a necessidade de mudança do modelo de pedágio no estado.

“Quando acontece a união de forças em torno de uma mesma causa a chance de sucesso aumenta e ficamos esperançosos em saber que o deputado Postal colocou como uma das principais questões para serem debatidas na Assembleia os pedágios gaúchos”, comentou Sossella.

Após uma decisão conjunta da bancada do PDT na ALRS em colocar a necessidade deste debate como um dos pontos principais para 2012, o deputado Sossella pretende propor a criação de uma subcomissão, ligada à Comissão de Serviços Públicos, para tratar especificamente da questão. “O debate se faz necessário porque os contratos vencem em 2013 e precisamos decidir o que a sociedade gaúcha quer agora, o que certamente passa por mais benefícios nas estradas com tarifas mais reduzidas”, salientou Sossella.

Comissão Especial rejeitada

No segundo semestre de 2011 o deputado Gilmar Sossella propôs a criação de uma comissão especial para analisar os contratos de pedágios, mas a proposta foi rejeitada no plenário da ALRS. No dia 16 de agosto, o requerimento que precisava de maioria simples para ser aprovado teve 15 votos favoráveis e 22 contrários.

“Naquele momento esperávamos que a comissão fosse aprovada, mas faz parte do processo legislativo, e por esse entendimento seguimos na luta por essa causa”, argumentou Sossella.

CPI dos pedágios

O tema dos pedágios é tratado pelo deputado Gilmar Sossella (PDT) desde o primeiro ano de mandato dele na ALRS em 2007. Logo no início da atuação no legislativo gaúcho, Sossella presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre os Pólos de Pedágio no estado, que funcionou entre 30 de maio e 30 de setembro de 2007.

Sossella chegou a pedir a prorrogação da CPI por mais 60 dias, devido a dificuldade de obter alguns documentos, mas não teve o pedido aceito. Mesmo assim, o parlamentar destaca que aquele foi um momento de despertar para a questão que entra em processo de decisão neste ano.

“Na CPI nós fizemos vários questionamentos, ouvimos diversos depoimentos e envolvemos representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além da sociedade gaúcha. Aquela ação serve hoje como base para o debate que segue em um caminho que já começou a ser trilhado. Não somos contra os pedágios, mas precisamos de um modelo mais justo para o povo gaúcho”, finalizou Gilmar Sossella.

Foto: Divulgação / Felipe Braun
Legenda: Dep. Sossella cumprimenta Alexandre Postal, novo presidente da ALRS
1 Arquivos anexados| 2.2MB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim