sexta-feira, 20 de abril de 2012

Arquivo


5/6/09

Pedágios

Em pronunciamento na terça-feira (02) na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Francisco Appio voltou a alertar para a necessidade de ampliação do debate sobre o modelo de pedágios, que substituirá o atual Programa de Concessões Rodoviárias. Uma das alternativas é o Pedágio Comunitário (exemplo: Portão), que duplicou 50 km com contornos de Bom Princípio e São Sebastião do Caí, elevadas e viadutos em Portão e São Vendelino, bem como a duplicação de várias pontes, sob administração direta do DAER e com 40% da tarifa do pedágio privado. Appio comemorou a liberação do contorno de Bom Princípio, com 3 km em via dupla, bem como a conclusão da ponte no rio Forromecos, em fase de concretagem.
Para Appio, o tema dos pedágios nunca saiu dos palanques, pois é debate pontual que angustia os gaúchos, após 10 anos da sua implantação. “É fundamental que o povo saiba quais são as propostas dos candidatos de 2010, que já estão se apresentando”.
Leia em www.appio.com.br à Parecer PL 31/2009 Inovação Tecnológica na terça-feira (10) - Com PF do Deputado Appio – Lei Entrância Final - PL 39/2009 Combustíveis aguarda parecer CCJ - Appio protocola PL Lacre Fiscal Postos de Combustíveis - UERGS serrana pede apoio ao secretario de ciência e tecnologia - Dia 24 UERGS convênio com a Prefeitura de Vacaria - Aeroporto regional de cargas de Vacaria corre o risco de perder o PROFAA - Motorista Sequestrado, torturado na BR285 em Vacaria vem a comissão de direitos humanos


Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

 criado por jornalnegritude     8:20:55 am — Arquivado em: Deputado Estadual Francisco Appio— Editar

Seqüestro Relâmpago

Brigada Militar prende homem por seqüestro-relâmpago em São Leopoldo04/06/2009 16:37
Na manhã desta quinta-feira (4), em São Leopoldo, um homem foi sequestrado quando chegava em casa, e foi levado ao Banco para sacar dinheiro para o sequestrador. A esposa da vitima, ao ver o marido sair, desconfiou e avisou o 25º Batalhão de Polícia Militar, referente a um possível assalto, dando as características do veículo do marido.
Após as guarnições do 25º BPM receberem o alerta, um soldado do Sistema de Monitoramento avistou o veículo defronte uma agência bancária e comunicou aos outros policiais. Uma patrulha dirigiu-se ao local e abordou um homem de 30 anos de idade, no momento que saía com a vítima do interior da agência, após sacar a quantia de R$ 665,00. O indivíduo portava um revólver calibre 32, com cinco munições intactas e foi conduzido à Delegacia.
Fonte: PM5-Imprensa/BM
 criado por jornalnegritude     8:19:13 am — Arquivado em: Secretaria da Segurança Pública do RS — Editar

Audiência Aeroporto Municipal de Cargas

Após audiência com o engenheiro Adalberto Caino Silveira Netto, secretário adjunto da Secretaria da Infraestrutura e Logística, o deputado Francisco Appio solicitou audiência com lideranças de Vacaria sobre o Aeroporto Regional de Cargas. “Corremos o risco de perder os recursos federais, pelo impasse entre as empreiteiras que disputaram a Concorrência Pública, com pouco mais de 7 milhões de reais, 30% com recursos do Estado e 70% do PROFAA”. O parlamentar manterá audiências com prefeito, Câmara de Vereadores, CIC, CDL, Sindicatos e AGAPOMI.

Em discurso na Assembleia Legislativa, Francisco Appio apelou pelo entendimento. Atualmente um recurso judicial, não julgado, impede o reinício das obras.

Na mesma oportunidade, o parlamentar destacou a importância da revitalização da UERGS SERRANA, cujo campus em Vacaria tem a vocação de tornar-se um grande pólo educacional. O deputado é relator do Projeto de Lei 31/2009 da Inovação Tecnológico, que será votado na terça-feira (10/06) na Comissão de Constituição e Justiça.

Leia em www.appio.com.br à Parecer PL 31/2009 Inovação Tecnológica na terça-feira (10) - Com PF do Deputado Appio – Lei Entrância Final - PL 39/2009 Combustíveis aguarda parecer CCJ - Appio protocola PL Lacre Fiscal Postos de Combustíveis - UERGS serrana pede apoio ao secretario de ciência e tecnologia - Dia 24 UERGS convênio com a Prefeitura de Vacaria - Aeroporto regional de cargas de Vacaria corre o risco de perder o PROFAA - Motorista Sequestrado, torturado na BR285 em Vacaria vem a comissão de direitos humanos



Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

 criado por jornalnegritude     8:16:59 am — Arquivado em: Vacaria RS — Editar

Sindicato dos Jornalistas

Sindicato dos Jornalistas RS
Sexta-feira, 5 de junho de 2009
STF julga obrigatoriedade do diploma nesta quarta
O Supremo Tribunal Federal incluiu na pauta da sessão da próxima quarta-feira, dia 10 de junho, o julgamento do Recurso Extraordinário RE 511961, que questiona a obrigatoriedade da formação universitária em Jornalismo para o exercício da profissão. O julgamento da exigência do diploma está marcado como primeiro ponto da sessão. Porém, pode ser mais uma vez postergado se o ministro Marco Aurélio solicitar a inclusão do caso do menino cuja guarda está sendo reivindicada pelo pai norteamericano. Se isto ocorrer, esta questão terá prioridade.
A Executiva da Fenaj convoca todos os Ssndicatos de jornalistas, profissionais, professores e estudantes de Jornalismo, assim como os demais apoiadores da campanha em defesa desta profissão com papel social tão relevante para o país, para que fiquem em alerta permanente. Neste final de semana, após as reuniões extraordinárias da diretoria executiva da Federação e do GT Coordenação Nacional da Campanha em Defesa do Diploma, a Fenaj encaminhará as orientações sobre a movimentação de todos para acompanhar o julgamento.
O questionamento do diploma atinge frontalmente a regulamentação profissional dos jornalistasbrasileiros, já que a sua exigência é um dos pilares desta legislação. E por consequência, prejudica a sociedade brasileira no seu direito de receber informação plural, democrática, com ética e qualidade. A sociedade, que vem aderindo à campanha dos jornalistas em defesa da sua profissão e do Jornalismo brasileiro, já entendeu o quanto será prejudicada caso esta desregulamentação ocorra. Pesquisa realizada pelo Instituto Sensus no ano passado, já apontou que 74,3% da população brasileira é a favor do diploma para o exercício da profissão.
Este ataque frontal à regulamentação da profissão e à qualidade do Jornalismo brasileiro teve início em 2001, a partir do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de São Paulo A juíza Carla Rister concedeu liminar suspendendo a exigência do diploma para a obtenção de registro profissional e obrigou o Ministério do Trabalho e Emprego a fornecer registro de jornalista, ainda que precário, a qualquer pessoa que o solicitasse.
Tal medida foi derrubada por unanimidade pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região em outubro de 2005. O relator do processo, o juiz Manoel Alvares, concluiu que “todas as normas veiculadas pelo Decreto-Lei nº 972/69 foram integralmente recepcionadas pelo sistema constitucional vigente, sendo legítima a exigência do preenchimento dos requisitos da existência do prévio registro no órgão regional competente e do diploma de curso superior de Jornalismo para o livre exercício da profissão de jornalista“. Inconformados com tal decisão, os donos da mídia recorreram ao STF.
Aproxima-se, agora, o momento da decisão final. É hora de todos os que têm apreço à democracia e ao exercício qualificado do Jornalismo como condição fundamental para assegurar à sociedade seu direito à informação empunharem a bandeira da defesa do diploma.
* Fenaj
Sindicato abriga Comissão RS pela Conferência de Comunicação
A Comissão RS pela Conferência Nacional de Comunicação - que ocorrerá de  a 3 de dezembro, em Brasília - já tem sua sede. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sulcedeu uma sala com computador e telefone, bem como uma profissional, que atenderá diariamente das 9h às 12h. Nesse horário, interessados em obter informações sobre o andamento da agenda no Estado, poderão entrar em contato. A Comissão RS é formada por 43 entidades e está trabalhando pela divulgação e mobilização da Conferência Nacional de Comunicação.
Estudantes promovem debate sobre regulamentação
Qualificação, relações de trabalho, ética, blogs, rádios comunitárias e liberdade de expressão foram alguns dos tópicos abordados no evento ‘Jornalismo e o Diploma’, promovido pelo Núcleo de Estudantes de Jornalismo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul. No encontro realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), em junho, os debatedores foram o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo e o editor da revista ‘O Dilúvio’, jornalista Tiago Jucá de Oliveira. A mediação foi do vice-presidente da Fenaj, diretor doSindicato e professor da Faculdade dos Meios de Comunicação Social (Famecos), Celso Schröder.
Tiago Jucá afirmou que não se sentia uma referência para o debate, visto que desconhece várias questões ligadas à polêmica do diploma e até a própria Lei de Imprensa, derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em abril. Jucá acha desnecessário o diploma de jornalista para o exercício da profissão. “Acredito que o talento é mais importante do que uma formação acadêmica. Vejo muita gente que escreve bem e faz ótimas matérias para televisão que nunca cursou Jornalismo”. O editor afirmou que não lê jornais e procura se informar pelos blogs da Internet, de preferência, escritos por pessoas sem formação jornalística. Lançou farpas até para o curso de Jornalismo da UFRGS, onde se formou, dizendo que “a Fabico está tão desqualificada que está formando verdadeiras mulas”. Contraditoriamente, Jucá contou que ao contratar profissionais para sua revista, avalia aonde a pessoa se formou para buscar qualidade.
O presidente da Fenaj, Sérgio Murillo, parabenizou a iniciativa dos estudantes em promover o debate, mas ressaltou que a discussão é desnecessária, pois a formação jornalística é um fato inegável. “Esse evento devia ser bancado pela sociedade pois a mesma evoluiu e precisa exigir que os serviços públicos sejam prestados por profissionais com conhecimento técnico, senso crítico, ética e qualidade”, afirmou. E usou a própria decisão judicial que suspendeu a obrigatoriedade do diploma, para mostrar a importância da qualificação. “Porque não posso atuar como advogado ou juiz? Na minha visão, tenho capacidade, mas sem a formação técnica. Por que qualquer pessoa pode serjornalista, mas não pode ser advogado ou médico? No que nossa profissão é diferente das outras?”, indagou.
Fotos: Arfio Mazzei
Murillo pediu engajamento dos futuros profissionais na luta pelo diploma
O dirigente dos jornalistas disse que assim como procuramos o melhor médico e o melhor professor para nossos filhos, também devemos procurar a melhor informação feita pelos melhores profissionais, para possibilitar conhecimento de qualidade. Murillo desabafou que é um absurdo, em pleno século 21, discutir se é ou não importante estudar. “A escola é uma conquista da humanidade e achar que determinadas profissões não precisam de embasamento teórico e técnico é, no mínimo, um retrocesso”, avaliou.
Jucá afirmou que é a favor da disseminação de blogs e rádios comunitárias, porque isso garante o direito da livre expressão e amplia a democracia. Já o presidente da Fenaj disse não ser contrário a esse tipo de comunicação, mas alertou que se as pessoas buscassem a formação o resultado teria mais qualificação.
Direitos
A relação de trabalho entre jornalistas e donos dos veículos de comunicação está ameaçada se o STF decidir pela não obrigatoriedade do diploma. “Se perdermos nossa identidade, seremos explorados e manipulados pelos empregadores”, declarou Murillo. Ao desregulamentar a profissão, ele lembrou que as garantias trabalhistas acabam e as carreiras serão desvalorizadas. “Será o fim de conquistas de décadas de luta”. O presidente da Fenaj pediu aos futuros profissionais que apóiem a manutenção do diploma. “Se engajem nessa luta, mobilizem-se, protestem. É a escolha de vida de vocês que está em jogo. A Fenaj está à disposição para garantir a dignidade da categoria”, conclamou.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, José Maria Rodrigues Nunes, destacou a iniciativa da discussão. “O Sindicato está empenhado em defender a categoria, garantir as conquistas e a qualidade da informação. Essa questão do diploma nem devia gerar debates, pois é determinante que o profissional tenha formação técnica”, disse Nunes. A coordenadora do departamento de Jornalismo da Famecos, jornalista Cristiane Finger, reforçou que a discussão em torno do diploma é absurda. “Devíamos discutir a qualidade da formação dos futuros profissionais e não se eles precisam fazer o curso”.
O estudante Bryan Gibel, que veio de Albuquerque (Novo México) para fazer intercâmbio na PUC afirmou que é dífícil opinar sobre o assunto. “Trabalho como repórter investigativo em uma rádio na minha cidade. Não sou formado em Jornalismo e sim em Ciências Sociais”, contou. Gibel disse que mesmo sem a obrigatoriedade do diploma nos Estados Unidos, todos que atuam na Comunicaçãopossuem formação superior em alguma área. “Nao faço julgamentos. É uma questão delicada e envolve direitos trabalhistas”, afirmou.

Americano vem de outra realidade e não tem opinião formada
Formada em Jornalismo e mestranda em Comunicação, Marieli Rangel, preocupa-se com a decisão do STF. “Não podemos perder direitos conquistados e tornar nossa profissão sem identidade”, disse. Para ela, a discussão deveria ser a qualidade do ensino, condições de trabalho e não o fim da regulamentação. Marieli disse que é preciso mostrar quem é contra o diploma de jornalista, pois estes não reconhecem a importância do papel destes profissionais na sociedade”, encerrou.
Encerramento da Semana da Imprensa acontece neste sábado
A Associação Riograndense de Imprensa promove neste sábado, dia 6 de junho, os eventos que marcam o encerramento da 11ª Semana Hipólito José da Costa - Semana da Imprensa. A partir das 10h30min, haverá palestra com o professor André Arnt, da ColetivaEAC, com tema ‘Comunicação em tempos de crise’, homenagem aos jornalistas que completaram 80 anos de idade, encontro de confraternização e apresentação do programa ‘Conversa de Jornalista‘, pela Rádio da Ufrgs. O local será o Salão Nobre e Bar Social da ARI, na avenida Borges de Medeiros, 915, oitavo andar, em Porto Alegre. A entrada é franca.
Assembléia Legislativa recebe mostra fotográfica sobre a Ditadura Militar
Para relembrar os 45 anos do golpe militar no Brasil e os 30 anos da Anistia, a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul recebe a exposição ‘Verdade e Memória: A Ditadura Militar no Brasil’. A abertura acontece nesta segunda-feira, dia 8 de junho, às 17h30min, no saguão da AL/RS, e permanece até o dia 17. As fotos são do jornalista Evandro Teixeira, que fotografou a Passeata do Cem Mil e a prisão dos estudantes no Campo do Botafogo/RJ. A exposição traz também uma pesquisa histórica, sob curadoria da jornalista Paola Oliveira.
Abertas as inscrições para o 11º Prêmio Imprensa Embratel
Jornalistas de todo o país já podem inscrever suas reportagens na 11ª edição do Prêmio ImprensaEmbratel. As inscrições estão abertas até o dia 8 de agosto, e podem concorrer matérias veiculadas de junho de 2008 a maio de 2009 em rádio, televisão, jornal, revista e Internet. A edição distribuirá R$ 166 mil para trabalhos jornalísticos nas 17 categorias, além do Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho. A ficha deve ser acompanhada de cópia do comprovante do registro de jornalistaprofissional do Ministério do Trabalho. O regulamento está em http://www.jornalistas.org.br/.
Universidade Federal do Paraná contrata jornalista
Abriu concurso público para contratação de um jornalista para trabalhar na Universidade Federal do Paraná, Campus de Matinhos, com salário de R$ 1.747,83 para 25 horas semanais. As inscrições vão até 10 de junho, e o edital está emhttp://www.progepe.ufpr.br/concursos/tecnico/2009/editais/edital174.htm.

• Antes de imprimir esse e-mail, lembre-se da Amazônia •
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul
Rua dos Andradas, 1270 - 133 - 13º andar
Porto Alegre - RS - 90020-008
51-3228-8146 / 3226-0664 / 3226-1735
http://www.jornalistas-rs.org.br/
Assessoria de Imprensa: Marcio de Almeida Bueno (Mtb 9669)
http://br.mc905.mail.yahoo.com/mc/compose?to=web@jornalistasrs.brte.com.br
Para deixar de receber o informativo basta responder esta mensagem.
 criado por jornalnegritude     8:08:42 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Oriundi

Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link
Ano 6 - Número 289 - Sexta-feira, 05 de Junho de 2009

Voo 447: os trentinos Luigi, Giovanni e Rino, mensageiros da solidariedade [pt] [it]
Precisou ocorrer o desaparecimento de um avião com mais de 200 passageiros para a grande imprensa  dedicar alguma atenção para a corrente de solidariedade, cooperação e amizade  que ocorre  por parte dos italianos para com os brasileiros…
Universidade Catolica de Sacro Cuore
Claudia Degli Esposti, o essencial é invisível aos olhos [pt] [it]
Na lembraça de Claudia Degli Esposti, a revista Eletrônica Oriundi quer, respeitosamente, recordar todos os italianos que estavam no voo 447 da Air France, expressando seu respeito condoído aos familiares …
UIL
Cidadania: reunião em Brasília dá passo decisivo para acabar com entrave burocrático [pt][it]
Um passo decisivo no sentido de atender a uma reivindicação da comunidade ítalo-brasileira, e também de outras etnias, que sofrem os entraves burocráticos decorrentes da não adesão do Brasil à Convenção de Direito Internacional…
Festitalia 2009
La Regione Toscana ha bandito borse di studio Mario Olla, a figli e nipoti degli emigrati [it]
Una chance per specializzarsi e conoscere la terra d’origine …
O consumo habitual de aspirana pode fazer mais mal que bem, adverte estudo [es] [it]
¿Es bueno para la salud tomar aspirina con regularidad? Una investigavión reciente, que forma parte del programa BIOMED («Biomedicina y salud») y está financiada con fondos comunitarios, demuestra que no siempre es así. Los investigadores responsables han d…
INPS italiano prorroga prazo para entrega de modelo RED [pt]
A Unione Italiana del Lavoro – Uil informa que o INPS (Instituto Nacional Previdência Social) italiano prorrogou até o dia 30 de junho 2009 a apresentação do modelo RED pelos aposentados e pensionistas italianos residentes no ex…
Obra de arquiteto italiano se transforma em símbolo do bicentenário de Buenos Aires [pt] [es]
Como parte das comemorações do bicentenário da cidade de Buenos Aires, em outubro próximo será aceso novamente o farol do Palácio Barolo, uma das obras mais importantes do arquiteto italiano Mario Palanti, que marcou de forma significativa o cenári…
XIV Festa do Imigrante do Memorial de São Paulo: um resgate histórico [pt]
Tradicional festa reunirá em dois domingos mais de 30 nacionalidades de imigrantes …
Grupo italiano Gioco Vita na Mostra Internacional de Teatro de Brasília: uma reflexão sobre a capacidade de convivência do ser humano [pt]
Começa nesta sexta-feira (05), em Brasília,  a quinta edição da Mostra Internacional de Teatro, no Centro Cultural Banco do Brasil. Entre os destaques do  evento, o teatro de sombras Gioco Vita, da Itália, além  grupo de palhaços e m…
A fotografia como arte: trajetórias na Itália contemporânea [pt]
Uma projeção das imagens mais significativas dos últimos 60 anos acompanha um relato sobre o desenvolvimento da arte fotográfica na Itália desde o fim da segunda guerra mundial. Quais são os artistas que criaram o ambiente cultural? Quais as obras que mel…
Italianos presentes nas atividades formativas do Filo - Festival Internacional de Londrina [pt]
Italianos e ítalo-argentinos participarão das atividades formativas do Festival Internacional de Londrina – Filo, no Paraná. Profissionais e estudantes de artes cênicas e de música já podem se inscrever nas oficinas programadas para o período …
Uruguaiana comemora aniversário de uma das sociedades italianas mais antigas do Brasil [pt]
O aniversário da Sociedade Ítalo-Brasileira José Garibaldi, fundada em 1879 como Societá Italiana di Mutuo Soccorso Unione e Beneficenza, uma das mais antigas do Brasil, está mobilizando o município de Uruguaiana, na região sudoeste do Rio Grande d…
Imigrantes da Quarta Colônia, no Rio Grande do Sul, recebem homenagem [pt]
A participação da Associação Italiana de São João do Polêsine - Società Amici D’ítalia –na tradicional “Festa Regional do Arroz”, realizada no último mês,  foi elogiada por pessoas da comunidad…
Jornalismo feito com paixão
Giornalismo fatto con passione

CidadaniaItaliana.org -Traduções, assessoria, pesquisas, retificações e suprimentos para o Reconhecimento da Cidadania Italiana. Atendimento de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h, e sexta-feira, das 9h às 12h. Endereço: Rua José de Alencar, 377 -  P.Alegre – RS. Fone: (51) 3232.1149. Site: http://www.cidadaniaitaliana.org . E-mail: citalia@terra.com.br
A Universidade Cattolica del Sacro Cuore, maior universidade privada da Europa, presente em Milano, Brescia, Piacenza-Cremona, Roma e Campobasso, ativou o mestrado de 1º e 2º nível, nas línguas inglesa e italiana. Parte essencial do curso é o estágio que permite ao estudante realizar uma experiência de trabalho numa empresa ou instituição italiana. Os melhores colocados na seleção concorrem a bolsa de estudos e financiamento para viver na Itália. Informações pelo e-mail master.universitari@unicatt.it
Assessoria integral, da verificação dos documentos até a obtenção do passaporte. Empresa com sede em Castelraimondo (MC), região central da Itália. Parceria com o Residence Le Magnolie e Scuola di Lingua Italiana EduLingua. Estadia confortável e tranqüilidade em todas as etapas do processo. Melhores preços do mercado. Informações: Salete Maria Fachini. Tel. +39 3358151843. Skype: mariafch msn: salette39@hotmail.com site www.mericamerica.com
Pacote inclui passagem aérea POA/ROMA/POA, classe econômica; Corso Straordinario d’ italiano, hospedagem em quarto duplo, seguro de viagem; traslados aeroporto Roma / Perugia / aeroporto Roma. Preço por pessoa, EUROS 1.950,oo + taxa de embarque. Parcelamento. Informações: Rua dos Andradas, 1234/1109 – Centro – Porto Alegre. E-mail: turitalia@yahoo.com.br . Tel/Fax: (51) 3224.3081.

Negócios
BRDE atinge marcas históricas com R$ 1,5 bilhão em financiamentos, R$ 1 bilhão em patrimônio líquido e 64.320 empregos mantidos
Gastronomia
Focaccia alla genovese
Storie di Famiglia
Meus avós italianos: Pasquale Garofalo e Maria Antônia Visconti Garofalo
Ensino
Curso de língua italiana na Universidade do Estado da Bahia [pt]
Rotas Italianas
Breuil-Cervinia Valtournenche Zermatt: ar puro das montanhas e esportes radicais
Vinhos&Vini
Vale dos Vinhedos celebra Dia Estadual do Vinho [pt]
Cidadania Italiana
Projeto de lei prevê o ensino multidisciplinar da emigração nas escolas italianas [pt] [it]
Eventos
22ª Festa Italiana - Jundiaí - SP
Artigos
A sociedade contemporânea à luz da utopia, na visão de intelectuais italianos [pt]
Libro di Storia
Imigração “Via Correio”: A correspondência da imigração italiana do Rio Grande do Sul [pt]

E-mails dos Leitores
Estamos iniciando as postagens no blog  www.familiasarno.blogspot.com  cujo conteúdo é a memória da Família Sarno & Parentes e crônicas sobre a imigração italiana na Bahia, principalmente em Poções, Jequié e Salvador. Aguardamos sua visita e comentários. Grato.
Eduardo Sarno e Luiz Eduardo Sangiovanni
Tenho uma prima que já possui dupla cidania italiana, realizou na década de 90, ela meu primo e seus filhos, apenas existe um detalhe quanto a esse trâmite, que toda a família, partindo de meu avô, tiveram uma letra trocada quando do registro em cartório, pois o nome de meu avô é EUGÊNIO GOMIERO, porém meus tios foram registrados com o sobrenome GUMIERO, mas como tenho interesse em realizar a dupla cidadania para mim, minha esp … [ clique aqui e leia na integra ]
Marcelo Santeli Gumiero - Foz do Iguaçu - PR - marcelosanteli@ig.com.br
Gostaria de obter informações sobre a ocorrência de Congressos em Educação Especial na Itália. Sou mestranda em educação especial e tenho muito interesse em participar com minha dissertação assim como de conhecer algumas escolas inclusivas. Pertenço a uma família italiana e tenho condições de moradia com uma parima na cidade de Brescia. Aguardo informações.
Maria Tereza Rocha Triñanes - mariateresa_rt@hotmail.com
O site ORIUNDI não se responsabiliza pelas informações publicadas na seção E-mail dos Leitores
Escreva para oriundi@oriundi.net e indique seus amigos para receber este informativo.
Clique aqui para suspender o recebimento do Informativo Oriundi.

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o email retornos@oriundi.net ao seu catálogo de endereços.
Nós respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.
 criado por jornalnegritude     7:50:08 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Acesse nosso Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim