sexta-feira, 11 de maio de 2012

13 de Maio


E é preciso ainda lembrar que o 13 de maio é data de nascimento do escritor Lima Barreto, autor de um dos romances mais impactantes de meados do século XX: Clara dos Anjos. Celebremos, então, no 13 de maio, os 131 anos de nascimento de Lima Barreto e sua imortalidade, pois segue guiando nosso olhar em direção às coisas do mundo. Lima desapareceu em 1922, 
portanto há noventa anos, e foi precursor do Modernismo. Pois é, isso aí não é pouco não!

Como se pode ver na epígrafe acima, 
Lima já equacionava esse dilema de ser mulato ou negro no Brasil. Para ele não havia diferença entre ser uma coisa ou outra.

Axé para o Lima!

___________________________________________________________________________

POR FALAR EM FUTEBOL...

Na verdade, ainda não falamos em futebol por aqui. Mas Adilson Augusto falou no Cadernos Negros 34. Num conto curto, bem humorado, com apimentadas pitadas de ironia, mas também com pinceladas de agonia, Adilson retrata os sentimentos conflitantes que assaltam um personagem em meio a uma torcida de futebol adversária e as várias formas de sedução que o momento proporciona, com situações beirando a irracionalidade, ou uma racionalidade distinta daquela conhecida no dia-a-dia:
"O pulo da torcida fez o metrô sacudir, o que levava à impressão de que este sairia dos trilhos. O soco no teto fez descer uma poeira acumulada que confundiu cigarro e outros estimulantes. Incrível, essa mistura formou um cheiro agradável.
(...)
"Na fila para entrar no estádio, o cântico que emanava lá de dentro era ensurdecedor. Meus amigos mostraram-me a enorme torcida fanática cantando. Fiquei paralisado. Já se anunciava algo tempestuoso." (Adilson Augusto - Na Ponta da Língua - CN34, 2011)

Às vésperas da Copa, este texto que nos leva a considerar que o futebol reproduz com mais intensidade conflitos que são inerentes à sociedade. É um conto para ser lido por inteiro.

E nesta época em que o clima de copa do mundo começa a tomar conta, é bom pensarmos também de que modo a população afro vai se colocar. Na África do Sul, por exemplo, a Copa proporcionou oportunidade de valorização e inserção dos grupos culturais, pequenos empreendedores e artesãos locais. Aqui, se a tendência do pensamento das nossas elites prevalecer, provavelmente haverá exclusão da população afro, a não ser que ela se mobilize desde já. A questão não é só a Copa, mas o que ficará depois dela.
____________________________________________________________________
METAMORFOSES

Pois é, o craque Neymar tem que ser admirado e exaltado. É indiscutível a sua genialidade, coisa de nos fazer querer voltar a assistir futebol nas tardes de domingo. Junto com Lucas, do SP, e alguns outros, é uma grata revelação dos últimos tempos, são jogadores admirados até por torcedores de times rivais, por aqueles amantes do bom futebol.

Mas é um mistério: se olharmos algumas fotos parece que Neymar vai se metamorfoseando. Fora a questão básica do cabelo, parece que há um embranquecimento. Seria algo natural, seriam efeitos colaterais do photoshop? Machado de Assis também sofreu tal metamorfose, e em sua época não havia photoshop.

Para ser admirado e amado pelas adolescentes, pela mídia, pelo mundo, é necessário perder suas raízes? Poucos jogadores de destaque mantêm-se fiéis ao seus traços étnicos: Arouca, Vagner Love e Carlos Alberto, por exemplo, conseguem manter suas tranças (pagam um preço por isso), que já são uma espécie de afirmação, embora discreta. Sei lá, dá uma olhada:


caso não consiga visualizar, siga este link: http://www.quilombhoje2.com.br/fotosNeymar.jpg
Fonte das fotos: www.ig.com.br

Queremos que o Neymar continue jogando o que joga, quem sabe ajude o Brasil a ganhar a Copa, mas que não perca a ousadia e a alegria de ser um afrodescendente.

___________________________________________________________________________

EM SÃO PAULO

SARAU ELO DA CORRENTE PROMOVE

IV ABOLINDO A ESCRA-VISÃO NO BRASIL
estética, identidade e empreendorismo
Dias 17 e 24/5 - quintas

BAR DO SANTISTA
RUA JURUBIM, 788-A
PIRITUBA-SP


Ciclo de palestras durante o mês de maio no Sarau Elo da Corrente no qual artistas, educadores, pesquisadores e militantes da cultura negra apresentam e discutem suas produções com os participantes do sarau, para desmitificar questões como a democracia racial, historicismo oficial e estratégias de emancipação política, cultural e social.

Para 2012 as palestras acontecerão dias 10, 17 e 24 de maio, no horário do sarau, com a apresentação do tema pelo palestrante e um bate-papo com o público. O temas que nortearão as palestras são: Estética Negra, Identidade e Empreendedorismo.
Dia 17/05, às 20h, haverá a participação de Márcio Barbosa, do Quilombhoje, e a conversa será sobre os Bailes.
Dia 24 é o Manifesto Crespo.
Inf.: http://elo-da-corrente.blogspot.com.br/

___________________________________________________________________________

EM GUARULHOS
A escritora MIRIAM ALVES vai estar no 3º Salão do Livro Guarulhos lançando o livro
MULHER MAT(R)IZ, prosas, editado pela NANDYALA
12/05/2012, sábado, 18h-
Estande Broto Cultural (nº35) -
CECAP, Av. Odair Santanelli – Guarulhos/SP


_____________________________________________________________________________________________________
E confere aí o trabalho do Raphão:
http://www.myspace.com/raphao

_____________________________________________________________________________________________________
Algumas obras de autores afrodescendentes já são de domínio público, como Luis Gama, Lima Barreto e Cruz e Souza. Aqui você também pode fazer o download de livros desses autores. O formato pdf permite que vc leia o livro no seu celular, p.ex.
O diário do Lima Barreto:
http://www.quilombhoje2.com.br/diariolima.pdf
O livro de poemas do Luis Gama:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim