Um quarto de asilo.
Um ex-boxeador.
Um jovem rebelde.
Quem vai a nocaute?

O Coração de um Boxeador
(Das Herz eines Boxers) 

Texto do dramaturgo alemão Lutz Hübner

Com Sirmar Antunes e Paulo Rodriguez

Direção: Celso Veluza

No Teatro do Instituto Goethe

De 04 de maio a 27 de maio


A história trata do encontro entre um velho, ex-campeão de boxe alemão, Léo (interpretado por Sirmar Antunes), totalmente desamparado, e Jojo (com o ator Paulo Rodriguez), um jovem desorientado, que cumpre pena prestando serviço social no asilo. Considerado um texto ímpar, “O Coração de um Boxeador” traz no seu enredo temas contemporâneos, como o idoso que sofre com o abandono e o preconceito da sociedade, o adolescente que para ser aceito em um grupo precisa passar por provações, além de conflitos amorosos e de gerações, entre outros. Com diálogos vigorosos, o autor fala da vontade dos dois personagens em se ajudar mutuamente na concretização de seus sonhos. 

  
Escrita pelo renomado e premiado autor alemão Lutz Hübner, nascido em 1964, vive em Berlim dirigindo e escrevendo peças, além de roteiros de cinema e óperas. Desde o fim dos anos 90, é considerado um dos mais importantes autores infanto-juvenis da atualidade, com diversos textos montados anualmente, traduzidos para doze idiomas e apresentados em diversos países.

Ao lado do texto, a trilha sonora também cumpre um papel importante na trama e leva a assinatura do músico Yanto Laitano, autor de trilhas premiadas para filmes e documentários, cujo som transita pela música erudita contemporânea e por diversos gêneros da música popular, sobretudo o rock. Os figurinos são de Titi Lopes, o cenário de Marçal Rodrigues, a iluminação de Miguel “Jacka” Tamarajó e a produção de Silvia Abreu, todos de reconhecida atuação no cenário gaúcho.

Ficha Técnica da equipe:
Texto: Lutz Hübner
Direção: Celso Veluza
Elenco: Sirmar Antunes e Paulo Rodriguez
Participações especiais: Lucila Clemente, Kaia Rodrigues e Rachel Sampaio (ring-girls)

Preparador de boxe Julio Ribeiro

Iluminador: Miguel Tamarajó (Jacka)
Cenógrafo: Marçal Rodrigues
Figurinista: Titi Lopes
Trilha Sonora: Yanto Laitano
Criação de web-site: Cris Crisguer
Fotos: Vilmar Carvalho
Planejamento Cultural e Direção de Produção: Silvia Abreu
Realização: Centro de Experimentações Ilimitadas & Silvia Abreu Produções Artísticas e
Culturais Ltda.
Financiamento: Fumproarte – Prefeitura de Porto Alegre
Patrocínio:  Instituto Goethe
Apoio: Clube do Assinante ZH, Grupo RBS, TV E, Rádio FM Cultura, Sintrajufe, Academia Tubarão, Força Sindical , Instituto Girassol, Kilombo da Arte, Vilmar Carvalho Photografia

SERVIÇO:
O Quê: Espetáculo O Coração de um Boxeador
Onde: Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112), em Porto Alegre.
Quando: De 04 a 27 de maio de 2012, de sexta a domingo, às 20h.
Quanto: R$ 15,00 com desconto de 20% para o Clube do Assinante ZH (+ 1 acompanhante) e 50% para estudantes e idosos.
Fotos: Vilmar Carvalho
Mais informações(51) 9277-2191 ou pelo sites
  


PRODUÇÃO e COMUNICAÇÃO
Silvia Abreu - (51) 92772191

Mini-currículos dos atores e diretor
Sirmar Antunes ganhou reconhecimento a partir de sua participação no emblemático filme “O Dia em que Dorival Encarou a Guarda”, curta-metragem de Zé Pedro Goulart e Jorge Furtado, que divulgou seu trabalho nacionalmente. Contudo, foi no Teatro de Arena que deu seus primeiros passos na carreira profissional ao estrear a peça “Jornada de um Imbecil até o Entendimento”, de Plínio Marcos (1979). No teatro, trabalhou com diretores como Dilmar Messias, Luciano Alabarse, Jairo de Andrade e Carlos Cunha Filho. No cinema tem atuado com importantes cineastas como Henrique de Freitas Lima em “Lua de Outubro” - o divisor de águas em sua carreira - e Tabajara Ruas, em “Netto Perde sua Alma” (Prêmio Nacional de Melhor Ator Coadjuvante), com quem estreia, em 2012, seu 12º longa, “Os Senhores da Guerra”. Mais recentemente, marcou presença nos filmes “Valsa para Bruno Stein” e “Em teu Nome”, ambos de Paulo Nascimento. Também se destacam suas importantes atuações na televisão, como na novela “Como uma Onda” (2004/05), exibida pela Rede Globo, e no episódio “Ponto de Vista”, de Betânia Furtado (Prêmio de Melhor Ator Histórias Curtas 2003).

Paulo Rodriguez vem revezando-se entre o cinema e o teatro, já tendo marcante atuação no cenário gaúcho. Realizou diversos curtas-metragens e vem produzindo incansavelmente desde 2001. Foi dirigido por Carlos Gerbase no longa “3 EFES” e em “Menos que Nada”, do mesmo diretor, terá estreia em 2012. Em 2004 fundou o Centro de Experimentações Ilimitadas (CEI), o qual vem obtendo reconhecimento, seja pelas oficinas que oportuniza a comunidade, seja pela realização de montagens de fôlego, como é o caso de “Uno no Duo”, dirigido por Fernando Kike Barbosa, a partir de texto de Paulo Rodriguez (Prêmio Açorianos de Melhor Cenário em 2007), e de “Mahabharata” (2008), produzida com financiamento do Fumproarte.

O diretor, ator e produtor Celso Veluza é um profundo conhecedor da problemática proposta pelo texto, na medida de sua atuação comunitária como coordenador de oficinas direcionadas para jovens e adultos na Região Metropolitana. De 2005 a 2011 o diretor foi artista residente do projeto Usina das Artes, do Centro Cultural Usina do Gasômetro, onde desenvolveu uma pesquisa com a linguagem de bonecos no Espaço de Referência de Teatro de Formas Animadas, com apresentações, oficinas, performances, workshops, além do estudo sobre o Teatro do Oprimido, dentro do NETO - Núcleo de Estudos do Teatro do Oprimido, que ele segue desenvolvendo na Casa de Cultura Mario Quintana. É dessa convivência diária com jovens de todas as idades e classes sociais, que o diretor pretende lançar mão para realizar o espetáculo.