Caríssimos(as)
          Pra quem estiver sem planos para logo mais à noite, às 22:30h, a TV Brasil (Canal 4, da NET) vai exibir ORI, A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO BRASIL. É excelente, não só pela condução da saudosa Beatriza Nascimento (assassinada por um machista, em 1995), como também pela reconstituição do processo de reorganização de formação do movimento negro brasileiro, entre 1977 e 1988, e umas tantas (e belíssimas) relações entre a luta anti-racista no Brasil e seus vínculos com a ancestralidade africana. Imperdível. Segue a sinopse
Abraços,
Wilson

http://jornalismo.ufma.br/wp-content/uploads/ORI-.O-FILME.jpg

Sexta, 06/07/2012 - 22:30
Ôrí
A reconstrução da identidade negra no Brasil

Lançado em 1989 pela cineasta e socióloga Raquel Gerber, Ôrí documenta os movimentos negros brasileiros entre 1977 e 1988, buscando a relação entre Brasil e África, cujo fio condutor é a história pessoal de Beatriz Nascimento, historiadora e militante, falecida trágica e prematuramente (assassinada por um machista) no Rio de Janeiro, em 1995.

O filme traça um panorama social, político e cultural do país, em busca de uma identidade que contemple também as populações negras, e mostrando a importância dos quilombos na formação da nacionalidade. A palavra Ôrí, significa cabeça, consciência negra, e é um termo de origem Yoruba (ref. à África Ocidental).

Ôrí recupera junto aos movimentos negros a imagem do "herói civilizador" Zumbi de Palmares para uma identificação positiva do homem negro na modernidade. A comunidade negra aparece em sua relação com o tempo, o espaço e a ancestralidade, através da concepção do projeto de Beatriz que vê o "quilombo" como correção da nacionalidade brasileira. Reprise. 91min.

Ano: 1989 / Restauração digital: 2008. Gênero: documentário. Direção: Raquel Gerber. Fotografia adicional: Adrian Cooper, Jorge Bodanzky e Pedro Farkas. Trilha sonora: Naná Vasconcelos