sábado, 27 de outubro de 2012

Feira do Livro

58º Feira do Livro de Porto Alegre

Acompanhe como foi o primeiro dia da Feira!


Bom momento da literatura made in RS é destaque na abertura da Feira do Livro
O Teatro Sancho Pança estava completamente lotado, nesta noite, durante a cerimônia de abertura da 58º Feira do Livro de Porto Alegre. O primeiro a discursar foi o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL). Osvaldo Santucci Junior destacou a importância do livro. Segundo ele, o evento tem como ponto positivo a popularização dos títulos, que, por sua vez, despertam o prazer de ler. O presidente comemorou ainda o fim das obras do projeto Monumenta. "Não é possível imaginar a Praça sem a Feira, nem a Feira sem a Praça", reforçou. Opinião compartilhada pelo prefeito de Porto Alegre. José Fortunati explicou a importância do evento para a Capital e as ações de fomento e estímulo à leitura. "Os livros transformam as pessoas e as pessoas transformam o mundo", completou.
A solenidade também marcou a mudança oficial de patronato. Jane Tutikian transmitiu o cargo para Luiz Caronel. Todo o discurso de despedida da escritora foi centralizado em agradecimentos.  "A primeira palavra da minha despedida é a mesma de quando assumi o patronato: obrigada. Obrigada a todos que fizeram com que aqueles 19 dias ficassem na memória", sintetizou. Já Luiz Coronel preferiu exaltar a importância dos livros e da leitura no desenvolvimento da sociedade. "Escrever é buscar o inesperado no cotidiano", disse.  Discurso semelhante foi proferido pelo diretor da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim Junior, representante do Ministério da Cultura. "Se as pessoas querem organizar um evento com forte enraizamento cultural devem conhecer a Feira do Livro de Porto Alegre", pontuou.
Já o secretário de Cultura do Estado, Luiz Antônio de Assis Brasil, comemorou o bom momento da Literatura gaúcha. Hoje, segundo ele, o Rio Grande do Sul serve de modelo para todo o Brasil. A afirmação foi respaldada com a seleção dos melhores autores sub-40 da revista britânica Granta. "Dos 20 escritores selecionados do País, 1/3 da lista é composta por gaúchos e se a seleção fosse sub-50, esse número seria ainda maior." O presidente do Banco de Livros, por sua vez, comentou a importância do projeto, que já oportunizou a montagem de 52 bibliotecas em presídios. Na próxima terça-feira, o Banco de Livros lançará o livro Vozes -publicação elaborada por 42 apenados e que apresenta 60 textos divididos em crônicas, contos e poesias. Vale ressaltar que há cinco postos de coleta de livros no entorno da feira e 98 em diferentes cidades do Estado.
A Feira do Livro de Porto Alegre acontece até 11 de novembro, na Praça da Alfândega. Bom evento para todos e sejam bem-vindos!!!



-.-.-.-
Ampliação de crédito de leitura é anunciado na Feira
Um grande salto no incentivo de qualificação das escolas públicas. O anúncio realizado pela Secretaria de Educação, destina R$ 2 milhões e duzentos para a ampliação do crédito de leitura, responsável pela qualificação do acervo de bibliotecas em 1000 escolas da rede pública estadual. Um recurso substancial, tendo em vista que a verba destinada no ano passado foi de R$ 400 mil. A meta da secretaria de educação é que até o ano de 2014 sejam destinados recursos para equipar todas as 2.572 escolas da rede estadual com a aquisição de livros.

O número impressionou tanto professores da rede pública quanto a diretoria da Câmara do Livro e o secretário de Cultura do Estado, Luiz Antônio de Assis Brasil. Presente na solenidade, ele comemorou a iniciativa, relatando que as bibliotecas da escola aonde ele mesmo estudou foram fundamentais para o seu processo de formação. "Eu fico realmente espantado, é um valor muito considerável. O nosso Estado está dando passos efetivos na melhora da nossa educação e da nossa cultura."

O Secretário de Educação, José Clóvis de Azevedo, alertou para a importância da escolha dos títulos que vão ser comprados pelas escolas. Para que haja um critério nessa escolha, as escolas devem realizar um projeto junto com seu departamento pedagógico, que contemplem a valorização de obras literárias.

Ele mesmo relatou que sua própria experiência com a literatura foi iniciada pelas histórias que sua mãe contava para ele em casa, antes de dormir, iniciativa que compensava a falta de uma biblioteca na escola em que estudava. "Estamos dando um peso muito grande à leitura, à escrita e à literatura. É uma oportunidade que estamos criando que não podemos nem sequer imaginar."

Para a orientação do processo de compra, foi firmada a parceria com a Câmara Rio-grandense do Livro, que irá disponibilizar o serviço de curadoria da listagem de livros recomendados. Representante da Câmara do Livro no evento e coordenadora da área infanto-juvenil da Feira, Sônia Zanchetta destacou que a entidade colocará à disposição das escolas o seu próprio acervo e também o contato com as editoras especializadas.

-.-.-.-

Especialistas defendem a biblioteca como espaço de todos

"Não viemos dar lições, mas compartilhar informações." Assim Annie  Dourlent, responsável pelo serviço internacional da Biblioteca Pública de Informação de Paris (França), abriu a parte vespertina de hoje (26) do Seminário Internacional O Papel da Biblioteca e da Leitura no Desenvolvimento da Sociedade. Ao seu lado estavam Annie Vuillermoz, da Biblioteca Municipal de Grenoble (França), e Vera Saboya, Superintendente da Leitura e do Conhecimento da Secretaria do Estado de Cultura do Rio de Janeiro. A mediação foi do editor João Carneiro.

Dourlent explicou que, embora as bibliotecas europeias tenham muita importância no espaço público, há a necessidade contínua de repensar sua atuação diante do crescimento do uso da internet. Desta forma, em Paris, os espaços deixaram de ser depósitos de livros restritos à elite para se transformarem em locais abertos a todos.

"A biblioteca agora é cidadã e inclusiva, para pessoas de todas as idades. Há uma ideia de que ali seja um lugar de lazer, e essa mentalidade deve ser alterada até considerarem aquele um espaço democrático de compartilhamento de conhecimentos", afirmou. Fotos de oficinas de atividades infantis na Dinamarca, ateliês de informática para a terceira idade na Finlândia e centros de auxílio a estrangeiros em Paris embasaram a fala da bibliotecária.

-.-.-.-
Confira o que mais aconteceu durante o primeiro dia:


















A 58ª Feira do Livro de Porto Alegre tem os apoios das leis estadual e federal de incentivo à cultura: LIC-RS (Secretaria de Estado da Cultura) e Lei Rouanet (Ministério da Cultura)

Realização
Câmara Rio-Grandense do Livro

Equipe Assessoria de Imprensa
Bianca Rosa, Fernanda Coiro, Gabriela Venzke, Ingrid Guedes, Luciana Vicente, Raquel Paulino, Rodrigo Peixoto

Coordenação
Carla de Andrade (51 9806-4427) e Cristiane Ostermann

www.feiradolivro-poa.com.br
Rodapé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim