Os vereadores participaram da última sessão ordinária do ano nesta terça-feira. Três projetos foram votados em regime de urgência urgentíssima, a pedido do Vereador Antônio Almeida, PPS. Entre eles,  destaca-se o projeto 140/2012 que autoriza a contratação temporária e emergencial de dois médicos de equipe da família. No último concurso realizado, em 2010, nenhum médico foi aprovado. Os vereadores aprovaram o projeto por unanimidade.


Eclair deixa o legislativo 
A sessão desta noite foi de despedida. O vereador Eclair Dumoncel da Rosa, PMDB ocupou a tribuna para anunciar sua despedida do poder legislativo e reafirmar sua esperança em um novo legislativo brasileiro após o julgamento do mensalão:

"O julgamento do mensalão em Brasília mudou e vai mudar radicalmente os patamares das decisões judiciais a respeito da classe política no Brasil. A classe política vai ficar muito mais exposta, mais suscetível de ser processada e condenada. Vai se desencadear um tempo novo na vida política do país. E é bom se preparar para isso, especialmente aqueles que estarão aqui nos próximos anos." Eclair lembrou em seu discurso que o Ministro Joaquim Barbosa, Presidente do STF, é hoje o brasileiro mais influente, pois vai ao encontro do que a sociedade anseia: justiça.

Eclair destacou também as decisões judiciais locais. Refererindo-se ao parecer do Ministério Público Gaúcho, sobre o processo contra o Prefeito Eloi Poltronieri, lembrou o desafio do legislativo ao escolher seu próximo Presidente: "Pode ser que o presidente eleito nesta Casa para a próxima legislatura fique oito ou nove meses, um ano exercendo o mandato de Prefeito. É uma possibilidade concreta hoje".

Chimia deixa a Casa, mas não a política 
Também deixa a Câmara no próximo ano, o Vereador Valdemir Lira de Lima, PSD (Chimia) que não se reelegeu para o próximo mandato. Chimia ocupou a tribuna duas vezes para cumprimentar os colegas e destacar sua atuação durante seu mandato. Abaixo, alguns trechos de seu discurso:

"Despeço-me desta casa, mas não da política. Não é necessário ter cargo ou mandato para cumprir os nossos deveres da cidadania".

"Esta casa é feita à imagem e semelhança do povo vacariano. Por isso mesmo, tem suas virtudes e desméritos que decorrem da própria natureza humana. Aqui vivi momentos de alegria, de vitória, mas também de ostracismo e  desapontamento. Mas não poderia ser diferente. A política é assim, a nossa vida é assim. Parto com a consciência tranquila pois sempre procurei dar o meu melhor. "

" Apresentei e aprovei projeto que obriga a Secretaria Municipal de Saúde a entregar medicamentos de uso contínuo nas casas das pessoas idosas e daquelas portadoras de necessidades especiais".

" Sem um legislativo independente e forte, a democracia torna-se uma farça e abre um caminho para o autoritarismo."

Douglas está de licença saúde 
O Vereador Douglas Firmino Borges, PMDB que também deixa a casa no próximo ano, está em licença saúde.


Estou à disposição para mais informações.

Giana Pontalti
Assessora de Comunicação
Câmara Municipal de Vereadores de Vacaria
54 3232-1003