segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Paulo Furtado: Blog do João Amaro - Vacaria em destaque: CONTRAPO...

Paulo Furtado: Blog do João Amaro - Vacaria em destaque: CONTRAPO...: Blog do João Amaro - Vacaria em destaque: CONTRAPONTO 21-01-2012 : PERSEGUIÇÕES - Na coluna passada abordei o tema; A minha crítica atendia ...

Invasão da Policia Militar de São Paulo

Compas.,

      A situação é gravíssima. Já há notícias de trabalhadores mortos. Estive lá ontem, na Plenária dos Movimentos Sociais, e os moradores estavam em clima de plena festa e, infelizmente, despreparados, já que a programação para hoje seria um show. Transmita esta mensagem, denuncie, proteste. Faça o que for possível para ajudar a luta e defender a vida dos companheiros e companheiras do Pinherinho. 

      Wilson
      Movimento "Quilombo Raça e Classe"

      

DENÚNCIA URGENTE
PM está invadindo Pinheirinho neste momento, de forma covarde, mesmo com decisão do TRF que impendia a reintegração. Povo foi pego de surpresa. Estão jogando bombas de gás e pimenta de helicópteros sobre a população. O Pinheirinho precisa, mais do que nunca, do apoio e da solidariedade de tod@s. Denunciem amplamente!
Assim que tivermos mais informações, atualizaremos pelo twitter.

Acompanhe: @PinheirinhoSJC | @pstu
#Pinheirinho

Salvador


Coletivo de Entidades Negras


Posted: 23 Jan 2012 04:07 PM PST

Tem duas frases que para mim resumem o atual momento de Salvador, uma é de Gregório de Matos “a mim me bastava que o prefeito desse um jeito na cidade da Bahia” e a outra é a que percorreu as ruas de Salvador em 1798 quando da Revolta dos Búzios e foi elaborada pelos seus sediciosos: "Animai-vos Povo baiense que está para chegar o tempo feliz da nossa Liberdade, o tempo em que todos seremos irmãos: o tempo em que todos seremos iguais."

Apesar de uma ter sido publicada no século XVII e a outra no século XVIII, épocas em que manifestações não se avolumavam através de notificações no Facebook, as duas têm reflexos na situação atual da cidade do Salvador e dialogam concretamente com o que vivemos hoje, afinal de contas se complementam frente ao grande desafio da Lei de Ordenamento de Uso do Solo (LOUS), da mobilidade urbana e a necessidade de pensar a cidade considerando a sua diversidade e a questão étnico racial.

Havia um tempo em que para sair nos blocos de carnaval tinha que preencher ficha, com foto e endereço, daí tinha uma análise para ver quem estava apto a ser de tal bloco. Ninguém assumia, mas naquela época era inimaginável que uma mulher negra com dreads nos cabelos e moradora de Mussurunga pudesse ter a sua ficha avalizada no Eva que fazia propaganda na televisão com o seguinte áudio: “Eva o metro quadrado mais bonito da avenida” enquanto as imagens em câmera lenta mostravam longas madeixas loiras mexendo de um lado para o outro. Era o tal do racismo velado brasileiro, hoje o cantor Saulo empresta sua voz a boneco negro em videoclipe e debate o encontro dos trios na Praça Castro Alves, um avanço conquistado com muita luta.

Mas Mussurunga continua lá e juntamente com Cajazeiras City, Bairro da Paz, Fazenda Coutos, Plataforma, Paripe, Escada, São Cristovão, IAPI, Avenida Peixe, Sussuarana, Pau da Lima, Vila Canária, Marechal Rondon, Alto do Coqueirinho, Pela Porco, Santo Inácio, Liberdade, Pirajá, Jardim Cajazeiras, Castelo Branco, Beiru, só para citar alguns, formam o cotidiano étnico racial desta cidade.

O geógrafo Milton Santos que tão bem descreveu as relações étnico raciais neste país trata esta questão da seguinte maneira:

“Se me perguntam se a classe média é formada por cidadãos. eu digo que não... Em todo caso no Brasil não é, porque não é preocupada com direitos, mas com privilégios. (sic) E o fato de que a classe média goze de privilégios e não de direitos, que impede aos outros brasileiros de ter direitos. É por isto que no Brasil quase não há cidadãos. Há os que não querem ser cidadãos que são as classes médias, e há os que não podem ser cidadãos que são todos os demais, a começar pelos negros que não são cidadãos. Digo-o por ciência própria. Não importa a festa que me façam aqui e ali, o cotidiano me indica que não sou cidadão neste país... (sic) cidadania mutilada também na localização dos homens, na sua moradia. Cidadania mutilada na sua circulação. Este famoso direito de ir e vir, que alguns nem imaginam  existir, mas que na verdade é tolhido para uma parte significativa da população... (sic) o meu caso é o de todos os negros deste país, exceto quando apontado como exceção. E ser apontado como exceção além se ser constrangedor para aquele que o é, constitui algo de momentâneo, de impermanente, resultado de uma integração casual”.

A votação da Lei de Ordenamento e Uso do Solo (LOUS) mostra isto. A cidade continua a ser lugar de poucos não importando a época. As frases e pensamentos de séculos diversos refletem isto, os representantes eleitos com voto do povo atendem a interesses individuais e ao capital especulativo, sem se preocupar com a cidade e sua diversidade, como canta Edson Gomes “este sistema é um vampiro”.

O atual prefeito é a síntese disto, destoando de tudo que é coletivo e tratando a cidade como uma criança a construir castelos de areia nas praias sem barracas. No mesmo esteio, parcela significativa de vereadores mendiga ao Prefeito cargos para os seus apadrinhados e fazem negócios escusos com as grandes corporações.

Ora, ao destruir as reservas de Mata Atlântica, aumentar a zona de sombreamento das praias da cidade, ampliar o gabarito para a construção de hotéis na orla da cidade dificultando a ventilação e elevando o aquecimento de bairros onde vivem negros, instala-se o caos na cidade e escancara-se o racismo ambiental. No geral o conceito da LOUS é: mais para quem tem mais em detrimento a quem nunca teve direito algum. O sórdido pano de fundo é a construção de uma cidade melhor e mais moderna.

Os habitantes da cidade de Salvador a cada dia se manifestam mais contra tais descalabros e o conceito que percorre a internet não é diferente da crítica mordaz de Gregório de Matos alcunhado, Boca de Brasa, ou dos panfletos sediciosos da Conjuração dos Alfaiates que acabou com o esquartejamento dos quatro negros que hoje fazem parte do panteão de heróis nacional.

Mas uma coisa é fato, a justiça chega. Às vezes pode demorar 200 anos, como foi para reconhecer como heróis os líderes negros da Revolta dos Búzios João de Deus, Lucas Dantas, Luis Gonzaga e Manuel Faustino. Oxalá permita, a justiça também pode vir rapidamente em quatro anos para muitos vereadores ou em  oito para o atual prefeito da Cidade de Salvador.

Marcos Rezende
 é historiador e religioso de Matriz Africana




You are subscribed to email updates from Coletivo de Entidades Negras
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Se você realmente deseja algo, você descobrirá como torná-lo realidade. | Cher



-- 

CEN Brasil.
Acesse: http://www.cenbrasil.org.br

Prefeitura de Porto Alegre


        A MANCHETE

Prefeito participa de boas-vindas a organizadores do Fórum

O prefeito José Fortunati participou nesta terça-feira, 24, do almoço de boas-vindas à organização do Fórum Social Temático 2012, que acontece até domingo, 29, em Porto Alegre e na Região Metropolitana. O evento no Galpão Crioulo do Palácio Piratini teve as presenças do governador Tarso Genro, do idealizador do Fórum Social e presidente emérito do Instituto Ethos, o empresário Oded Grajew, de representantes das centrais sindicais organizadoras, prefeitos, secretários municipais e estaduais. "O fórum nasceu aqui e agora consolida-se como centro de um importante debate para pensar o desenvolvimento sustentável sob a ótica dos movimentos sociais", afirmou o prefeito. Leia mais...
        FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO

Veja programação completa

Está disponível para consulta o Caderno de Programação do Fórum Social Temático 2012. O evento ocorre em Porto Alegre, desta terça-feira, 24, a domingo, 29, com apoio da prefeitura da Capital. Além de atividades como debates, oficinas e shows, infraestrutura completa para imprensa e oferta de serviços para o Acampamento Internacional da Juventude, a prefeitura investiu R$ 2 milhões para garantir a realização do Fórum na cidade. Arquivo em formato PDF da publicação pode ser baixado diretamente do site da Prefeitura de Porto Alegre. Leia mais...

EPTC realiza ações educativas

Agentes de educação da EPTC realizarão diversas ações durante o Fórum Social Temático. Serão esquetes teatrais, intervenções artísticas e abordagens criativas com o objetivo de conscientizar os participantes do evento sobre a importância da educação para modificar a cultura do trânsito. A peça de teatro de bonecos Bi! Bi! Que legal, um carrinho de pedal!, voltada às crianças, será apresentada dia 25, quarta-feira, às 15h no Forinho (no armazém 07 do Cais do Porto). No dia 26, quinta-feira, às 15h, será realizada a esquete teatral A pressa é inimiga da atenção, no espaço montado pela prefeitura, na orla do Guaíba, próximo à Usina. Leia mais...

Porto Alegre promove 900 atividades

A partir desta terça-feira, 24, até domingo, 29, Porto Alegre recebe o Fórum Social Temático (FST). Após realizar, em 2010, a edição comemorativa dos 10 anos de criação do Fórum Social Mundial (FSM), agora é a vez de discutir o tema "Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental". Serão 900 atividades programadas até domingo. O prefeito José Fortunati destacou a importância do evento que consolida Porto Alegre como a capital da discussão democrática e de temas fundamentais para o mundo. Lembrou que, por determinação do Conselho Internacional do FSM, o evento ocorrerá de forma permanente nos anos pares na capital gaúcha, com um formato diferenciado sobre uma determinada temática. Leia mais...

Fortunati participa de encontro sobre o papel das cidades

Convidado pelo idealizador do Fórum Social Mundial e presidente emérito do Instituto Ethos, o empresário Oded Grajew, o prefeito José Fortunati participará, nesta quarta-feira, 25, do encontro “A Rio+20 e a Construção de Cidades Sustentáveis”. A atividade integra a programação do Fórum Social Temático 2012 em Porto Alegre e ocorrerá das 14h às 18h, no auditório da Faculdade de Direito da Ufrgs, na avenida João Pessoa, 80. O tema é o papel transformador das cidades. A ideia é pensar os caminhos para avançar na busca da sustentabilidade social, econômica, ambiental, cultural e política nos territórios e centros urbanos. Leia mais...

Smam integra evento de secretários de Meio Ambiente

Afinada com a bandeira do Fórum Social Temático, a Secretaria do Meio Ambiente (Smam) participará do evento com sete atividades. Serão abordados temas como educação ambiental, Código Florestal, árvores e fertilidade do solo de Porto Alegre. Dentro da programação do Fórum, a Smam também integra o II Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente - Articulação Política pela Sustentabilidade, por meio do secretário Luiz Fernando Záchia. O evento, que discutirá a questão da proteção ambiental do país, ocorre entre os dias 25 e 27 e é preparatório para a Rio + 20 (a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a ser realizada em junho, no Rio de Janeiro). Leia mais...

Procempa viabiliza estrutura tecnológica

Foi acelerado o ritmo das atividades para que a Procempa pudesse montar a estrutura que dá suporte tecnológico ao Fórum Social Temático (FST). Direta ou indiretamente, as cerca de 50 mil pessoas aguardadas pelos organizadores para mais de 900 atividades programadas usarão a rede de fibra óptica e as torres de transmissão montadas pela Procempa e que fazem parte da Infovia de Porto Alegre. Segundo Valmir Antônio Vieira, técnico da empresa, a cobertura da imprensa para o evento é um dos exemplos dessa estrutura tecnológica. Em duas salas destinadas aos jornalistas, na Usina do Gasômetro, foram disponibilizados computadores com acesso à Internet e impressoras. “Além disso, possibilitamos condições de geração para transmissão ao vivo em emissoras de rádios e tevê.” Leia mais...

Dmae realiza debate sobre recursos hídricos

Integrando o Fórum Social Temático 2012, o Dmae realiza nesta quarta-feira, 25 , o seminário “Água como Recurso Hídrico”.  O encontro ocorrerá a partir das 9h, no auditório da Faculdade Economia da Ufrgs (avenida João Pessoa, 52) com entrada franca. O objetivo é realizar um debate sobre a preservação, poluição e disponibilidade dos recursos hídricos no estado. Segundo Evandro Collares, diretor substituto da Divisão de Pesquisa do Dmae, entre outros assuntos, serão relatadas as obras do Dmae que elevarão o índice de tratamento de esgoto da Capital para 80%, assim como as ações de conscientização e preservação ambiental adotadas. Leia mais...

Meio ambiente: prefeito e secretário participam de encontro

O prefeito José Fortunati e o secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, participam nesta quarta-feira, 25, às 9h, da abertura do 2º Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente - Articulação Política pela Sustentabilidade. O evento, que integra a programação do Fórum Social Temático - Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental, ocorre até o dia 27 no Salão Nobre do Ministério Público (Av. Aureliano Figueiredo, 80).  O congresso tem como meta a tomada de posição oficial dos dirigentes ambientais brasileiros para a RIO+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre em junho no Rio de Janeiro). Leia mais...
        SERVIÇOS E EVENTOS

Dmae investirá mais de R$ 132 milhões em obras de esgoto

As obras de ampliação da capacidade de tratamento de esgotos em Porto Alegre contribuíram para que os investimentos em recursos próprios evoluíssem em 4,17% no ano de 2011. O percentual em relação ao total das despesas evoluiu de 37,63% em 2010 para 41,80% em 2011. Esses investimentos se destinaram à ampliação e manutenção de redes e melhoria do tratamento de água (11%) e à ampliação e manutenção de redes e melhoria do tratamento de esgotos (89%). Para 2012, o Dmae prevê investir mais de R$ 148 milhões, sendo cerca de R$ 16,6 milhões em obras de água e mais de R$ 132 milhões em obras de esgoto. Leia mais...

Comissão seleciona projetos sobre guarda-corpo da ciclovia

Trinta e sete projetos foram enviados ao Instituto de Arquitetos do Brasil/RS para o guarda-corpo da ciclovia da Ipiranga, em fase de construção no trecho entre a Érico Veríssimo e a avenida da Azenha, cerca de 500 metros. O próximo passo, quinta-feira, 26, será a seleção dos três projetos mais adequados, que será realizada por uma comissão formada por técnicos da prefeitura e IAB. Na sexta-feira, 27, os três finalistas farão uma defesa dos seus projetos diante de uma comissão pública formada por técnicos da prefeitura, IAB e também de um representante da comunidade (ciclista). A divulgação do projeto vencedor está prevista para dia 30 de janeiro.

EPTC amplia vagas na Área Azul no Centro

Após a implantação em trechos da Cristóvão Colombo, o Centro da Capital ganhará outros pontos de estacionamento rotativo da Área Azul. As novas vagas, 51 no total, ficarão localizadas na Osvaldo Aranha, proximidades da Ufrgs, no entorno da Praça Argentina e na Praça Raul Pilla (avenida João Pessoa). As vagas poderão ser utilizadas a partir de 1º de fevereiro. Com as 51 novas vagas, Porto Alegre passa a contar, a partir de fevereiro, com 4.389 vagas rotativas de estacionamento da Área Azul Eletrônica. Os valores cobrados são os seguintes: R$ 0,75 para 30minutos; R$ 1,50 para 1 hora; R$ 2,25 para 1h30 e R$ 3 para 2 horas.

Prefeitura integra seminário sobre Fan Fest em Recife

A Fifa promove nesta quarta, 25, e quinta-feira, 26, o 6º Seminário Fifa Fan Fest - Sedes, com representantes e gestores das 12 cidades brasileiras que receberão jogos do Mundial de 2014. Promovido em Recife, o encontro irá tratar sobre os locais de realização da Fan Fest, evento público oficial da Copa do Mundo, que reúne torcedores fora dos estádios. O diretor de Trânsito da EPTC, Carlos Pires, e a coordenadora de Publicidade da prefeitura, Aline Kusiak, participam do seminário. Na abertura do encontro, a Fifa apresentará os resultados sobre as visitas de inspeção aos locais sugeridos pelas sedes para receber a Fan Fest. Leia mais...

Obras no Cais Mauá começam em agosto

Após reunir-se com o prefeito José Fortunati nesta terça-feira, 24, os empreendedores da empresa Porto Cais Mauá do Brasil anunciaram que as obras no Cais começarão em agosto, com a urbanização e revitalização dos 12 armazéns. Na prefeitura, os empreendedores entregaram a Fortunati o cronograma de atividades da revitalização do Cais Mauá, que terá o investimento de R$ 500 milhões. Após o Carnaval, deve ser instalado o escritório da empresa no Cais. A intenção é que a população possa acompanhar todas as etapas do projeto por meio de maquetes e visitas guiadas. A empresa responsável pelo empreendimento estima a geração de 9 mil empregos diretos e indiretos na operação. Leia mais...
        VEJA A PREVISÃO DO TEMPO         VEJA IMAGEM DE SATÉLITE

Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.

Protestos do Pinheirinho

Apesar da repressão, milhares protestam em defesa do Pinheirinho em São Paulo
Wilson H. Silva
da redação do Opinião Socialista,


• As festividades organizadas para celebrar o aniversário de S. Paulo, neste dia 25, viraram palco para que milhares cerca de 3 mil pessoas expressassem sua indignação e revolta contra a onda de violentos ataques que vêm sendo cometidos contra o povo pobre e os movimentos sociais, da cidade e do estado. A luta contra a criminosa e sanguinária reintegração de posse do Pinheirinho foi o principal mote do protesto. Mas não o único.

A compreensão de que todos estes ataques são expressões de uma mesma política de “higienização” sócio-racial e criminalização da pobreza e dos movimentos que se organizam para combatê-las, também levou às ruas a denúncia do que vem ocorrendo na região da “cracolândia”, na Favela do Moinho e nos bairros da periferia da cidade.

Em mais uma demonstração de truculência, a PM tentou dispersar a manifestação com cassetetes, bombas e gás de pimenta. Mas, não só não conseguiu impedir o protesto, como instigou, ainda mais, as organizações e militantes que convocaram o ato a intensificarem as atividades, como foi anunciado pelo “Comitê de Solidariedade ao Pinheirinho”, no final do ato (veja abaixo).

“Crianças morrendo, governo se escondendo”
 (...)

Leia matéria completa no site do PSTU: http://www.pstu.org.br/movimento_materia.asp?id=13838&ida=18

Veja o vídeo com a agressão policial e a fuga de Kassab: http://www.pstu.org.br/principal.asp

Prefeitura de Porto Alegre


        A MANCHETE

Espaço da prefeitura reúne serviços e manifestações populares

Um espaço de convivência e de reunião de serviços, assim é a tenda institucional da prefeitura no Fórum Social Temático 2012. O local, que fica ao lado da Usina do Gasômetro, foi aberto oficialmente pelo prefeito José Fortunati nesta quarta-feira, 25. Segundo Fortunati, a tenda é uma forma da prefeitura demonstrar o respeito à tradição da participação popular na cidade. “A cada ano, Porto Alegre se consolida como a capital da democracia participativa no mundo e esse é um reconhecimento dos organizadores do Fórum Social Mundial”, afirmou o prefeito. Leia mais...
        FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO

Encontro defende proteção social como direito humano

Especialistas de vários continentes reúnem-se, nesta quinta-feira e sexta-feira, 26 e 27, para debater o tema Seguridade Social Universal Construída sob os Princípios dos Direitos Humanos, no Fórum Social Mundial da Saúde e Seguridade Social. O evento será aberto às 8h, pelo secretário municipal de Saúde em exercício, Marcelo Bosio, no auditório dos Correios (avenida Siqueira Campos, 1.100, 3º andar) e se estenderá até as 17h. Participam representantes das Américas, da Europa e da África. Incluído na programação do Fórum Social Temático, o Fórum Social Mundial da Saúde e Seguridade Social se propõe a discutir a proteção social como um direito humano fundamental dos cidadãos. Leia mais... 

Evento debate políticas nacionais pela sustentabilidade

Integrar os aspectos ambiental, econômico e social na consolidação de políticas públicas para garantir a sustentabilidade no país é a proposta do debate que começou nesta quarta-feira, 25, na Capital. O 2º Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente - Articulação Política pela Sustentabilidade, que integra a programação Fórum Social Temático, foi aberto nesta manhã com a participação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do prefeito José Fortunati, do governador Tarso e de ativistas pelo meio ambiente. A cerimônia de abertura foi marcada pela homenagem in memorian ao ambientalista gaúcho José Lutzenberger. Leia mais...

Oficinas abordam Governança, 5º Congresso da Cidade e OP

Durante a realização do Fórum Social Temático, duas oficinas estão programadas para debater temas da governança da cidade. Nesta quinta-feira, 26, às 13h, na Assembleia Legislativa, serão abordados os temas Governança Solidária Local e Orçamento Participativo. A iniciativa é do fórum de ex-delegados e ex-conselheiros do Orçamento Participativo. Já na sexta-feira, 27, às 15h, no Espaço Na Boa em POA, na sala P. F Gastal, outra oficina abordará a Governança Solidária Local e os resultados do 5º Congresso da Cidade. Leia mais...

Prefeitura organiza recepção à presidente Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff participará de programação do Fórum Social Temático. Além da presença do prefeito José Fortunati na agenda que Dilma deverá cumprir na cidade, a prefeitura organizou ações especiais para assegurar o pleno sucesso da visita presidencial. Fortunati recebeu a presidente no Aeroporto Salgado Filho. A comitiva teve escolta da EPTC e da Guarda Municipal. O primeiro compromisso de Dilma no Fórum Social Temático deverá ser um encontro com o comitê organizador do evento, no Hotel Plaza São Rafael, às 17h de quinta-feira, 26. Acompanhada por Fortunati, a presidente concederá audiência para cerca de 30 pessoas responsáveis pela realização do Fórum. Leia mais...

Código Florestal é tema de debate

Nesta quarta-feira, 25, o biólogo e mestre em Ecologia Terrestre da Secretaria do Meio Ambiente (Smam), João Roberto Meira, participou do Fórum Social Temático com a palestra “Das coisas que aprendi sobre o Código Florestal – Uma perspectiva de quem atua na área ambiental”. A atividade ocorreu na Sala das Comissões da Câmara e contou com a presença de estudantes de biologia, ambientalistas e pessoas interessadas no tema. O biólogo refletiu sobre os desafios enfrentados na preservação de áreas verdes e os limites das leis e suas contradições. Para ele, um dos maiores conflitos encontrados na gestão da biodiversidade na área urbana é a dificuldade de diálogo. Leia mais...

Artistas oferecem beleza ao Muro da Mauá

Trinta obras de arte irão garantir beleza a um dos equipamentos urbanos mais conhecidos de Porto Alegre, o Muro da Mauá. Os trabalhos serão distribuídos em uma área de 450 metros cedidos pela prefeitura para o projeto Arte do Muro, do Festival Internacional de Cultura Livre (FIC Livre) do Fórum Social Temático 2012. Artistas plásticos e gráficos fizeram os primeiros esboços na terça-feira, 24 – data de abertura do Fórum. Nesta quarta-feira, 25, a construção de alvenaria ganhou as primeiras pinceladas e cores. A inauguração geral do Arte no Muro está prevista para sábado, dia 28.Leia mais...
        SERVIÇOS E EVENTOS

Caminhadas de Verão no Parque Farroupilha sábado

Estão abertas as inscrições para a segunda edição das Caminhadas Turísticas de Verão, que irá percorrer o Parque Farroupilha (Redenção) no sábado, 28. Além de conhecerem detalhes de vários atrativos da área verde mais popular e democrática da cidade, os participantes poderão aproveitar para registrar em fotos os locais e paisagens mais marcantes do passeio e concorrer a passagens para o city tour Linha Turismo. Para participar do passeio, basta fazer a reserva pelo e-mailvivaocentroape@gmail.comLeia mais...

Comissão seleciona projetos sobre guarda-corpo da ciclovia

Trinta e sete projetos foram enviados ao Instituto de Arquitetos do Brasil/RS para o guarda-corpo da ciclovia da Ipiranga, em fase de construção no trecho entre a Érico Veríssimo e a avenida da Azenha, cerca de 500 metros. Nesta quinta-feira, 26, será a seleção dos três projetos mais adequados, que será realizada por uma comissão formada por técnicos da prefeitura e IAB. Na sexta-feira, 27, os três finalistas farão uma defesa dos seus projetos diante de uma comissão pública formada por técnicos da prefeitura, IAB e também de um representante da comunidade (ciclista). A divulgação do projeto vencedor está prevista para dia 30 de janeiro.

Concluída a revitalização asfáltica na estrada do Lami

A Secretaria de Obras concluiu nesta terça-feira, 24, os trabalhos de revitalização asfáltica na estrada do Lami, região Extremo-Sul. Do trecho recentemente recapeado (1,2 mil metros após o centro do bairro Belém Novo), até a Estrada Edgar Pires de Castro, numa extensão de sete quilômetros e área total de 50 mil metros quadrados, foram utilizados 6,2 mil toneladas de asfalto. Com investimento estimado em R$ 855,2 mil, os serviços foram executados pela equipe própria da secretaria. O titular da pasta, Cássio Trogildo, esteve no local e acompanhou a conclusão dos trabalhos. Leia mais...

Fifa anuncia local das Fan Fest no final de fevereiro

Os locais das Fan Fest nas 12 cidades-sede brasileiras deverão ser anunciados no final de fevereiro. A previsão foi feita nesta quarta-feira, 25, pela Fifa, durante o 6º Seminário Fifa Fan Fest - Sedes, em Recife, que reúne representantes e gestores das cidades que receberão jogos do mundial de 2014. O diretor de Trânsito da EPTC, Carlos Pires, e a coordenadora de Publicidade da prefeitura, Aline Kusiak, integram o seminário. Em Porto Alegre, os espaços sugeridos pela prefeitura para a Fan Fest são o Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, e o Espelho D’Água, no Parque Farroupilha (Redenção). Leia mais...

Município abre concurso para agentes fiscais e contabilistas

A prefeitura, por meio das secretarias municipais da Fazenda e da Administração, abre concurso público com 12 vagas para agentes fiscais da receita municipal, três vagas para contadores e seis para técnicos em contabilidade, com remunerações que variam de R$ 1.721,55 a R$ 11.514,45, referentes a dezembro de 2011. O edital com informações sobre o processo seletivo está publicado no Diário Oficial de Porto Alegre desta quarta-feira, 25. As taxas de inscrição variam de R$ 69,25 a R$ 121,75. Leia mais...
        VEJA A PREVISÃO DO TEMPO         VEJA IMAGEM DE SATÉLITE

Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.