segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Jornal NegritudeT

14/8/09

Adital

 
Doações a ADITAL MAIO-JULHO 2009
Quinta-Feira, 13 de agosto de 2009
(clique nos itens e leia) 
Honduras - Apesar da repressão militarhondurenhos se mantêm nas ruas

Mundo - Chile - Sete passos para prevenir o abuso sexual infantil
—–Anexo incorporado—–
 criado por jornalnegritude     6:19:56 am — Arquivado em: Sem categoria — Edita

Reformas dos Banheiros Públicos de Vacaria RS



Praia de Torres RS

Praia de Torres segue com o maior número de salvamentos no Litoral Norte
23/02/2012 15:36

Em 65 dias de atuação da 42ª Operação Golfinho da Brigada Militar, que teve início em 17 de dezembro de 2011, as praias do Litoral Norte ainda apresentam um grande número de veranistas, principalmente devido ao feriado de Carnaval, o que aumenta o trabalho dos salva-vidas. A praia de Torres continua a campeã de salvamentos, com 219 casos - do total de 845 registrados até as 13h desta segunda-feira (20) no Litoral Norte.
O período de maior incidência de resgates de banhistas pelos salva-vidas ocorre entre 14h30 e 19h. Destaca-se que a faixa etária com maior número de salvamentos é a de 11 a 15 anos, totalizando 274 salvamentos dentro deste grupo até o momento no Litoral Norte, sendo159 do sexo masculino e 115 do sexo feminino.
A Brigada Militar salienta que os salva-vidas, além de realizar resgates quando necessário, têm a função de prevenir os afogamentos, sendo essencial o respeito às sinalizações de bandeiras e placas pelos banhistas.
Em todo o Estado, já são 1.101 salvamentos - sendo 164 no Litoral Sul e 92 em Águas Internas, além 845 no Litoral Norte, de conforme relatório da Brigada Militar desta segunda-feira. Os afogamentos somam três: em Torres, Capão da Canoa e Imbé.
Guaritas que registram mais salvamentos no Litoral:
- Guarita nº 11, em Torres - 68 salvamentos
- Guarita nº 10, em Torres - 44 salvamentos
- Guarita nº 08, em Torres - 33 salvamentos
- Guarita nº 76, em Capão da Canoa - 28 salvamentos
- Guarita nº 146, em Tramandaí - 26 salvamentos
- Guarita nº 134, em Imbé - 23 salvamentos
- Guarita nº 12, em Cassino - 22 salvamentos
- Guarita nº 07, em Torres - 20 salvamentos
.
- Guarita nº 075, em Capão da Canoa - 17 salvamentos
- Guarita nº 077, em Capão da Canoa - 16 salvamentos
Texto e foto: Comunicação Social da Brigada Militar
Edição: Redação Secom




Reunião discute segurança pública na Copa do Mundo de 2014
24/02/2012 10:54

O secretário em exercício da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, esteve reunido com o gerente-geral de segurança do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, Hilário Medeiros.

O andamento dos preparativos para o campeonato foi um dos temas da reunião, que contou com a participação do coordenador da Câmara Temática de Segurança Pública, coronel Erlo Pitrosky e do coordenador do RS na PAZ, delegado Carlos Sant’Ana.

Para o primeiro semestre de 2012, está previsto o início de novos cursos de  capacitação de policiais civis e militares em áreas como uso diferenciado da força, segurança e apoio ao turista, atuação da polícia judiciária voltada para grandes eventos, operações de bombeiros militares, entre outras. Essas disciplinas já estarão presentes na grade curricular dos cursos de formação dos novos policiais civis e militares aprovados nos últimos concursos. Aproximadamente 4 mil policiais serão capacitados para atuar em grandes eventos e serão multiplicadores desses conhecimentos.

A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos também irá formar servidores da segurança  do RS em policiamento montado em praças desportivas e locais de grande aglomeração de público, condutor de cão de faro (busca de pessoas em áreas colapsadas), condutor de cão de faro (drogas e explosivos) e atendimento a múltiplas vítimas.
Investimentos em tecnologia também irão potencializar o trabalho policial. Será instalado, na sede da SSP, o Centro de Comando e Controle da Copa do Mundo de Futebol de 2014, que deve reunir integrantes da Polícia Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, Defesa Civil, Instituto Geral de Perícias e Corpo de Bombeiros.
Texto: Alexandra C. Saraiva 




Susepe promove evento de Carnaval na Penitenciária Madre Pelletier
24/02/2012 17:29

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) vai promover, na próxima terça-feira (28), o Carnaval para as apenadas na Penitenciária Feminina Madre Pelletier (PFMP), em Porto Alegre. O evento, que vai ocorrer no pátio durante à tarde, terá como atração a Escola de Samba Imperadores do Samba, além de realizar o concurso da "Mais Bela Passista", no qual oito presas disputarão o título.
Segundo a direção da PFMP, a ideia do entretenimento é oferecer momentos de descontração, alegria e diversão para cerca de 240 presas. Na programação, baterias, passistas e ritmistas da Imperadores do Samba vão animar a festa.
Texto: Neiva Motta
Edição: Redação da Secom (51) 3210-4305




SSP e São Lourenço do Sul firmam parceria para instalar serviços do Corpo de Bombeiros
26/02/2012 10:15

O Estado e a Prefeitura de São Lourenço do Sul firmaram uma parceria com vistas à criação dos serviços do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar no Município. A assinatura do termo de cooperação ocorreu neste sábado (25), durante a Interiorização do Governo Estadual. O evento, coordenado pelo governador Tarso Genro, contou com o prefeito José Sidney Nunes de Almeida, o secretário em exercício da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, e o comandante-geral da BM, cel. Sérgio de Abreu. 

Pelo documento, compete à Secretaria de Segurança Pública, entre outros pontos, por intermédio da BM, designar a área física compatível para a construção do prédio do quartel junto à 2ª Companhia do 30º BPM, designar e manter o efetivo mínimo para o funcionamento de uma Seção de Combate à Incêndio (SCI), com o respectivo oficial comandante, além de fornecer uma viatura de autobomba-tanque, que atualmente encontra-se sob guarda do Corpo de Bombeiros de Pelotas. Ao município, cabe a construção do prédio do quartel. 

"Com isso, estamos atendendo uma demanda da comunidade. Também por intermédio da Brigada Militar, estamos investindo R$ 500 mil para a aquisição de equipamentos para a região, como uma caminhonete pick-up 4x4 e motos, entre outros", apontou Juarez Pinheiro. O Policiamento Turístico - que está sendo implementado no Rio Grande do Sul -, também foi destacado pelo secretário em exercício. Ele lembrou que, em 2011, foram capacitados 40 servidores da BM e da Polícia Civil para atuar em Pelotas e São Lourenço do Sul. De acordo com Pinheiro, este ano deverão ser qualificados mais 80 policiais para atuarem na Costa Doce. 

Após a reunião do secretariado, Juarez Pinheiro, o chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Jr., e o diretor-geral do IGP, José Cláudio Teixeira Garcia, se reuniram com representantes da segurança pública da região para debater assuntos pertinentes à área da segurança. 

Texto: Nilza Scotti
Foto: Camila Domingues
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305





Susepe instala controle biométrico no Presídio de Passo Fundo
27/02/2012 09:42

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) instalou o sistema de biometria para controlar a entrada e a saída de apenados e visitantes no Presídio Regional de Passo Fundo (PRPF). A ferramenta, implantada nesta semana, funciona a partir de um equipamento leitor de impressões digitais, no qual o preso do regime semiaberto coloca um dos dedos e o sistema informa todos os dados de identificação, com foto e horários de retorno e saída do presídio.
A medida visa melhorar o controle e a segurança do estabelecimento, que é o maior da Região Norte do Estado. Antes, os apenados assinavam um livro de presença para registrar suas movimentações. A instalação, feita no presídio e nos dois albergues, incluiu um projeto de infraestrutura com parte elétrica, lógica e telefônica, além de três computadores novos e três coletores de digitais. O investimento totalizou R$ 60 mil.
Outros estabelecimentos de regime semiaberto já utilizam o recurso da biometria como o Instituto Penal de Viamão, o Instituto Penal Padre Pio Buck, em Porto Alegre, o Instituto Penal de Caxias do Sul, o Instituto Penal de Santa Maria e o anexo da Penitenciária Modulada de Osório.
O projeto piloto foi desenvolvido no Instituto Penal Padre Pio Buck, entre 2009 e 2010, após o seu aperfeiçoamento, ele passou a ser implantado em outras casas prisionais. Até o momento, existem cerca de 18 mil pessoas cadastradas biometricamente, entre apenados e visitantes.
Texto: Jacqueline Santos
Foto: Tiago Dias
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305




Servidores da segurança pública iniciam cursos de qualificação para Copa 2014
27/02/2012 09:43

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) inicia no dia 28 de fevereiro um novo ciclo de capacitação. As aulas vão até 3 de abril para os cursos com carga horária de 40 horas, e dia 17 de abril para aqueles com 60 horas de duração. Durante esse período, o Departamento de Ensino e Treinamento (DET) da Secretaria de Segurança Pública (SSP) terá um telecentro para que os servidores acompanhem as aulas e realizem os trabalhos de avaliação de desempenho.
Os 60 cursos, disponibilizados na modalidade à distância, têm como objetivo qualificar servidores da segurança pública para a Copa do Mundo 2014. No interior do Estado, doze telecentros estão em funcionamento nas cidades de Canoas, Rio Grande, Santo Ângelo, Osório, Viamão, Alvorada, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Erechim, Sant'ana do Livramento e São Luiz Gonzaga.
A Senasp já implantou 270 telecentros nas capitais e principais municípios do interior. Os telecentros são ambientes de treinamento compostos de telessala, sala web, ambiente de tutoria e sala do servidor de rede, com a infraestrutura e os meios necessários para teleconferências, videoconferências, treinamento baseado em computador, e-learning, exibição de vídeos e filmes. Tudo está disponível para treinamento das corporações de segurança pública, instituições parceiras e também para a própria comunidade.
A interatividade entre os alunos e professores acontece via e-mail e também em fóruns de discussão. O DET também estará à disposição para esclarecer dúvidas nos telefones (51) 32887013 e 32887035, e também pelo e-mail cead@ssp.rs.gov.br.
Cursos:
1. Ações para o Controle de Armas-APCA (60 h/a);
2. Análise Criminal-AC (60 h/a);
3. Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial-AJAP (60 h/a);
4. Atendimento as mulheres em situação de Violência-AMSV (40 h/a);
5. Atuação Policial frente aos Grupos Vulneráveis-APGV (60 h/a);
6. Busca e Apreensão-BEA (60 h/a);
7. Capacitação em Educação para o Trânsito-CEPT (40 h/a);
8. Cartéis-Cart (60 h/a);
9. Combate à Lavagem de Dinheiro-CLD (60 h/a);
10. Concepção e Aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA (60 h/a);
11. Crimes Ambientais-CRA (60 h/a);
12. Democracia Participativa-DP (60 h/a)
13. Elaboração de Materiais para Educação a Distância-EMEAD (60 h/a);
14. Emergencista Pré-Hospitalar 1-EPH1 (60h/a);
15. Emergencista Pré-Hospitalar 2-EPH2 (60 h/a);
16. Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes-ESCA (40 h/a);
17. Espanhol 1-ESP1 (60 h/a);
18. Espanhol 2-ESP2 (60 h/a);
19. Filosofia dos Direitos Humanos Aplicada à Atuação Policial-FDHAP (60 h/a);
20. Fiscalização Interestadual de Transportes de Passageiro-FITP (60 h/a);
21. Formação de Formadores (60 h/a);
22. Gerenciamento de Crise-GDC (60 h/a);
23. Gestão de Projetos-GP (60 h/a);
24. Identificação Veicular 1-IDV1 (60 h/a);
25. Identificação Veicular 2-IDV2 (60 h/a);
26. Inglês1-ING1 (60 h/a);
27. Integração das Normas Internacionais de Direitos Humanos na Área de Segurança Pública-IIDH (60h/a);
28. Intervenção em Emergências com Produtos Perigosos-IEPP (60h/a);
29. Investigação Criminal 1-IC1 (60 h/a);
30. Investigação Criminal 2-IC2 (60 h/a);
31. Investigação de Estupro-IDE (60 h/a );
32. Licitações e Contratos Administrativos-LCA (60 h/a);
33. Mediação Comunitária-MCOM (40 h/a);
34. Mediação de Conflitos 1-MC1 (60 h/a);
35. Mediação de Conflitos 2-MC2 (60 h/a);
36. Ocorrências Envolvendo Bombas e Explosivos-OBE (60 h/a);
37. Operações de Manutenção da Paz e Policiamento Internacional-OPPI (60 h/a);
38. Papiloscopia 1-PAP1 (60 h/a);
39. Papiloscopia 2-PAP2l (60 h/a);
40. Planejamento Estratégico-PES (60 h/a);
41. Policiamento Orientado por Problemas (Sra Model)-POP (60 h/a);
42. Polícia Comunitária-PCO (60 h/a);
43. Português Instrumental-PTI (60h/a);
44. Preservação de Local de Crime VA-PLCVA (60 h/a);
45. Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte-PPCAAM (60 h/a);
46. Psicologia das Emergências-PDE (60h/a);
47. Redação Técnica-RDT (60 h/a);
48. Representação Facial Humana 1-RFH1 (60 h/a);
49. Representação Facial 

Jornal Negritude

9

Efetivo em Riozinho

Riozinho pede a Goularte acréscimo nos efetivos da Brigada26/08/2009 16:54
Em audiência realizada na tarde desta quarta-feira (26), o secretário da Segurança Pública, Edson Goularte, recebeu em seu gabinete o deputado estadual Alceu Moreira e comitiva de lideranças políticas de Riozinho, composta pelo prefeito Airton Trevizani, seu vice, Valério José Esquinatti, e o secretário de Administração do município, Paulo Borges. Na pauta, solicitação de acréscimo nos efetivos da Brigada Militar em Riozinho e de repasse de uma viatura, do tipo pick-up, para a cidade, localizada no Vale do Rio dos Sinos e com cerca de 4.500 habitantes.
Ao início do encontro, o prefeito agradeceu ao secretário o recente envio de uma nova viatura para Riozinho, dentro do projeto do governo do Estado de renovação da frota de veículos da Segurança. Também convidou Goularte para a solenidade de criação do Conselho Municipal Pró-Segurança Pública (Consepro), que ocorre em 20 de setembro próximo. Já o deputado Alceu Moreira destacou para a necessidade de aumento no efetivo da Brigada Militar, visto o município estar situado entre o Litoral Norte e Vale dos Sinos, com a Rota do Sol servindo de corredor natural de passagem, mas também propiciando que delinqüentes utilizem-se de estradas vicinais para esconderijo e fuga. O prefeito Airton Trevizani citou ainda a grande concentração de alunos na rede pública de ensino, no turno da noite, o que acarretaria necessidade de maior policiamento. Segundo ele, como motivador para praças que desejem residir em Riozinho, a prefeitura está disposta a ofertar auxílio-moradia.
Conforme Edson Goularte, a Brigada Militar está dando celeridade ao treinamento de 3 mil novos policiais militares, oriundos de concurso público. Acompanhado do diretor do Departamento de Relações Institucionais e Comunitárias da SSP, Adriano Dolzan, ele disse que os novos PMs serão remanejados nos próximo dias para os Comandos Regionais, mantendo seu treinamento, mas distribuídos por diversos batalhões e unidades do Estado. Esta ação, destacou, fará com que os reflexos sejam sentidos para breve no policiamento ostensivo do Estado. Em paralelo, Edson Goularte assinalou que o governo gaúcho, por meio do Estruturante Cidadão Seguro (www.estruturantes.rs.gov.br), está em fase final do processo licitatório para aquisição de novo lote de 500 viaturas, que irão somar-se aos 1.009 veículos zero quilômetro já repassados para a Brigada Militar, Polícia Civil, Superintendência dos S

Derrota Preocupa

Derrota resgata preocupação

Na estreia de Vanderlei Luxemburgo no Grêmio, técnico reclama de erros da equipe, mas mostra otimismo na competição

Para o novo treinador, o Caxias só ofereceu perigo em jogadas equivocadas do próprio Grêmio ontem à tarde<br /><b>Crédito: </b> ricardo giusti
Para o novo treinador, o Caxias só ofereceu perigo em jogadas equivocadas do próprio Grêmio ontem à tarde
Crédito: ricardo giusti
A estreia de Vanderlei Luxemburgo no Grêmio não foi do jeito que a torcida esperava. A derrota nos pênaltis para o Caxias após o empate em 1 a 1 no tempo normal eliminou a equipe da Taça Piratini. Se o desempenho no Gre-Nal da semana passada trouxe alento, a eliminação no estádio Centenário, ontem, resgata a preocupação com a qualidade do time.

"Nós tivemos posse de bola, envolvemos o adversário. No primeiro tempo, o Caxias chegou três vezes em erros nossos de tentar atravessar a bola de um lado para o outro. Na segunda etapa corrigimos isso, mas cedemos espaços a partir do gol", comentou Luxa. O treinador lamentou a maneira com que o time sofreu o empate. "É ruim levar gol no final e numa bola pelo lado do campo, sem necessidade de ter feito a falta. Mas isso pertence ao futebol", destacou.

A atitude e a determinação do time foram pontos destacados no vestiário após a derrota nas penalidades. Nas duas últimas partidas, o Grêmio entrou em campo com outra postura. "Eu acho que é preciso ter atitude, determinação, garra, mas se não jogar bola não vai a lugar nenhum. Tudo isso é importante, mas com qualidade", definiu Luxemburgo.

O técnico terá agora uma semana cheia para treinar o time e colocar em prática suas ideias para o próximo compromisso, contra o Cerâmica, dia 4, em Gravataí. "Temos que ter calma e continuar trabalhando. Devagar nós vamos colocando em prática aquilo que pensamos. Vamos sentar com a direção, nos reunir, a competição não terminou. Vamos avaliar nossas necessidades e trabalhar com planejamento."

Ontem, após a eliminação, o diretor executivo Paulo Pelaipe criticou a arbitragem de Anderson Daronco. "A arbitragem se equivocou bastante, a gente não pode esperar nada de um árbitro como o Daronco, ele fica nervoso, quer agradar o torcedor."

Cachorro Perigoso

Cachorro perigoso na rua Santos Dumont com esquina 03 de Dezembro moradores correm risco de serem mordidos no Bairro Santa Terezinha em Vacaria RS.

Gato da minha casa

Qualidade da água da Corsan de Vacaria RS parte 3

Qualidade da água da Corsan de Vacaria RS parte 2

Qualidade da água da Corsan de Vacaria RS

Caxias 1 (5) x (4) 1 Grêmio 26/02/2012

Caxias 1 X 1 Grêmio - Gol Marcos Paulo | 39 Minutos 2º Tempo | 26/02/2012

Grêmio Fora parte 2

Derrota resgata preocupação

Na estreia de Vanderlei Luxemburgo no Grêmio, técnico reclama de erros da equipe, mas mostra otimismo na competição

Para o novo treinador, o Caxias só ofereceu perigo em jogadas equivocadas do próprio Grêmio ontem à tarde<br /><b>Crédito: </b> ricardo giusti
Para o novo treinador, o Caxias só ofereceu perigo em jogadas equivocadas do próprio Grêmio ontem à tarde
Crédito: ricardo giusti
A estreia de Vanderlei Luxemburgo no Grêmio não foi do jeito que a torcida esperava. A derrota nos pênaltis para o Caxias após o empate em 1 a 1 no tempo normal eliminou a equipe da Taça Piratini. Se o desempenho no Gre-Nal da semana passada trouxe alento, a eliminação no estádio Centenário, ontem, resgata a preocupação com a qualidade do time.

"Nós tivemos posse de bola, envolvemos o adversário. No primeiro tempo, o Caxias chegou três vezes em erros nossos de tentar atravessar a bola de um lado para o outro. Na segunda etapa corrigimos isso, mas cedemos espaços a partir do gol", comentou Luxa. O treinador lamentou a maneira com que o time sofreu o empate. "É ruim levar gol no final e numa bola pelo lado do campo, sem necessidade de ter feito a falta. Mas isso pertence ao futebol", destacou.

A atitude e a determinação do time foram pontos destacados no vestiário após a derrota nas penalidades. Nas duas últimas partidas, o Grêmio entrou em campo com outra postura. "Eu acho que é preciso ter atitude, determinação, garra, mas se não jogar bola não vai a lugar nenhum. Tudo isso é importante, mas com qualidade", definiu Luxemburgo.

O técnico terá agora uma semana cheia para treinar o time e colocar em prática suas ideias para o próximo compromisso, contra o Cerâmica, dia 4, em Gravataí. "Temos que ter calma e continuar trabalhando. Devagar nós vamos colocando em prática aquilo que pensamos. Vamos sentar com a direção, nos reunir, a competição não terminou. Vamos avaliar nossas necessidades e trabalhar com planejamento."

Ontem, após a eliminação, o diretor executivo Paulo Pelaipe criticou a arbitragem de Anderson Daronco. "A arbitragem se equivocou bastante, a gente não pode esperar nada de um árbitro como o Daronco, ele fica nervoso, quer agradar o torcedor."
fonte: Correio do Povo

Grêmio Fora

GRÊMIO FORA

NH e Caxias decidem turno

O Grêmio também está fora da final da Taça Piratini. Empatou em 1 a 1 com o Caxias e perdeu nos pênaltis por 5 a 4. O NH ganhou do Juventude por 3 a 2.