quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

NPC



Boletim da Livraria Antonio Gramsci 
Para jornalistas, dirigentes, militantes
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais 



Diálogos na Gramsci


Próxima edição dos Diálogos na Gramsci recebe Maria Prestes
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Em janeiro do ano passado demos início aos Diálogos na Gramsci, um evento realizado mensalmente em nossa Livraria para promover um fecundo diálogo entre autores e leitores. O próximo encontro será no dia 24 de janeiro de 2013 (quinta-feira). Nesta data, contaremos com a presença Maria Prestes, que falará sobre o livro Meu companheiro: 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes. O volume conta uma história de imprevistos, alegrias, dificuldades e vitórias vividas juntamente o "Cavaleiro da Esperança". Além da relação familiar e emotiva de ambos, a obra nos apresenta um período importante da história do Brasil. E é sobre esse e outros assuntos que os frequentadores de nossa Livraria poderão conversar com ela neste dia.
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Estamos na Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia – do lado do Teatro Dulcina. Mais informações e encomendas pelo e-mail livraria@piratininga.org.br e pelo telefone (21) 2220-4623.
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Livros à venda na livraria Antonio Gramsci


DICAS na área de Comunicação.
Neste boletim, destacamos alguns livros da área de COMUNICAÇÃO, principalmente as mudanças trazidas pela internet, as novas possibilidades e os desafios que surgiram. Boa leitura!
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Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder
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Dênis de Moraes (org.)
Ed. Record
R$ 42,90
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O livro, organizado pelo professor Dênis de Moraes (UFF), contém 18 ensaios de grandes pensadores da comunicação e da cultura na atualidade, como Manuel Castells, René Dreiffus, Ignacio Ramonet, David Harvey, Edgar Murin, Muniz Sodré, Pierre Lèvy, Naomi Klein, José Arbex Jr. e o próprio organizador, entre outros. Os textos aqui reunidos trazem perspectivas para uma outra comunicação possível, em que os sistemas globais de mídia não sufoquem identidades, laços comunitários e direitos coletivos. Uma comunicação que leve em conta a complexidade da era digital, mas que se baseie em políticas públicas capazes de evitar monopólios, descentralizar a produção simbólica e assegurar a diversidade. Uma comunicação que seja peça-chave na construção de um mundo em que predominem valores humanistas e aspirações igualitárias.
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A explosão do jornalismo: das mídias de massa à massa de mídias
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Ignacio Ramonet
Ed. Publisher
R$ 27,00
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Este livro é fundamental para entendermos as mudanças por que passou a comunicação na era digital, e as possibilidades que se apresentam para a esquerda que quer disputar visões de mundo. Nele, o autor trata das mudanças radicais que a Internet tem provocado no jornalismo. "A Internet é totalizadora. Uma lógica nova instala-se - não desprovida de riscos - diferente daquela da produção fordista da era industrial", aponta Ramonet, ressaltando que agora as pessoas que acessam informações por esta via também querem publicar, querem ser lidas e escutadas, acabando com o sentido único que havia antes na comunicação. O livro trata da crise de identidade que se instalou no jornalismo a partir da disseminação da Internet, aborda a perda de credibilidade dos meios de comunicação e fala da possível construção de alternativas de reconstrução do papel de contrapoder do jornalismo.
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A galáxia da Internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade
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Manuel Castells
Ed. Zahar
R$ 54,00
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O sociólogo Manuel Castells é um autor fundamental para quem estuda as mudanças geradas pelo advento da Internet. Neste livro, ele analisa o desenvolvimento de uma nova sociedade baseada na lógica da Internet, avaliando como ela determina as relações contemporâneas, formas de sociabilidade online, a economia mundial e novas concepções de participação social e intervenção política. Ao apresentar uma reflexão crítica e importante das transformações sociais, econômicas políticas e culturais, o autor reconhece que  nesse momento há liberdades, mas também existem imposições e reprodução da exclusão e das desigualdades sociais. Esse estudo é importantíssimo para pensarmos nos desafios que se apresentam nesse momento em que nos tornamos habitantes de uma "rede global". 
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Deu no jornal: o jornalismo impresso na era da internet
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Álvaro Caldas (org.)
Ed. Loyola
R$ 43,20
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Essa coleção reúne importantes trabalhos sobre o jornalismo impresso e a revolução que o computador vem provocando na produção da informação. São dez expoentes da imprensa brasileira que, nos textos aqui reunidos, apontam suas reflexões sobre o tema. O trabalho, coordenado pelo jornalista Álvaro Caldas, discute o jornal impresso inserido em um contexto de predomínio da mídia eletrônica. Algumas das dicas que ele dá para a preservação dos valores da imprensa são: originalidade, texto interpretativo e analítico, situando o fato dentro de um contexto mais amplo, com pesquisa e opinião. Os jornalistas Israel Tabak e Ernesto Rodrigues também analisam algumas das consequências imediatas desta "revolução" sobre o comportamento da reportagem e da própria estrutura da redação. Além destas, outras importantes avaliações são apresentadas. O livro é indicado para jornalistas, pesquisadores e, claro, apaixonados pelo tema da comunicação.
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Segredos da propaganda anticomunista 
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Geraldo Cantarino
Ed. Mauad
R$ 34,00
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O livro exibe pela primeira vez documentos diplomáticos britânicos sobre as atividades de propaganda anticomunista realizadas no Brasil pelo IRD. Estabelecido em 1948 e fechado em 1977, o IRD (Departamento de Pesquisa de Informações) foi uma unidade do comunismo durante a Guerra Fria, principalmente em países do Terceiro Mundo. O IRD realizada, basicamente, dois tipos de operação: reunir informações sobre atividades comunistas e disseminar material de propaganda antissoviética para a imprensa e formadores de opinião. Assim, livros, revistas, folhetos, boletins, artigos, charges e conteúdo radiofônico foram produzidos, compilados e distribuídos para vários países. É essa história que você vê contada aqui.
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Crime de imprensa: um retrato da mídia brasileira mudorquizada
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Palmério Dória e Mylton Severiano
Plena Editorial
R$ 35,00 

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Crime de Imprensa trata da cobertura jornalística das campanhas de 2010, quando Dilma Roussef, do PT, foi eleita presidente da República, mesmo que grande parte da chamada "grande mídia" tenha apoiado, assumidamente ou não, o candidato do PSDB, José Serra. O subtítulo da obra é "um retrato da mídia brasileira mudorquizada", em referência aos métodos utilizados pelo magnata das comunicações Rudolph Murdoch. Na apresentação,os autores Palmério Dória e Mylton Severiano declaram: "Crime de imprensa é o primeiro livro a mostrar, na história das eleições, como se comporta a mídia corporativa antipopular e atrelada a interesses que não coincidem com a vontade do nosso povo". A obra traz ainda um interessantíssimo e atual prefácio do escritor Lima Barreto, que no final do século 19 reconhecia práticas da imprensa que se repetem até hoje.
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Telenovela: internacionalização e interculturalidade
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Maria Immacolata Vassallo de Lopes (org.)
Ed. Loyola
R$ 49,40
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O imenso poder da telenovela na sociedade brasileira é inquestionável, principalmente no que diz respeito à formação de imaginário. Ela também tem alcançado diversos outros países, fenômeno que gera questões como: a telenovela brasileira estaria destinada a desintegrar-se como gênero nacional? O que acontece com ela dentro dos fluxos internacionais? Como se dá sua recepção nos vários continentes? Qual o papel da proximidade cultural entre certos países na aceitação das telenovelas? E entre países que não são próximos culturalmente, por que há compartilhamento cultural da teleficção?  Esta obra reúne uma série de artigos de especialistas que partem dessas reflexões e analisam as novelas sob diferentes pontos de vista, desde a estética até a produção de conteúdo. Por esses textos, o leitor entende o seu processo de internacionalização e interculturalidade. O conjunto reúne textos de pesquisadores renomados, como Jesus Martín-Ribeiro, Ismail Xavier e a própria organizadora, referência no assunto.
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Literatura e Mídia
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Heidrun Krieger Olinto e Karl Erik Schollhammer (orgs.)
Ed. PUC-Rio/ Ed. Loyola
R$ 33,60
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As novas tecnologias midiáticas são um fenômeno irreversível dentro de todas as esferas da vida social hoje. Mas, que tipo de impacto este fenômeno pode produzir na Literatura? Já não há mais como dissociar a internet, a TV a cabo e o cinema do dia-a-dia contemporâneo. E, por isso mesmo, uma análise destes processos comunicativos midiáticos se torna urgente. A coletânea aqui indicada busca estabelecer relações entre estas novas mídias e a Literatura. São, ao todo, 11 ensaios, tratando das diversas mídias e a importância que elas assumem hoje. O livro apresenta desde a relação entre o texto eletrônico e a literatura até a comunicação através de uma letra de música e a discussão de como a ficção é trazida para a TV com as telenovelas. Temas importantes como o grande sucesso das narrativas biográficas na cultura contemporânea e as relações entre a literatura e os meios visuais (cinema, imagem e televisão) também são debatidos nesse importante e atual livro.
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ÍNDICE
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Diálogos na Gramsci
Próxima edição dos Diálogos na Gramsci recebe Maria Prestes

Livros à venda na livraria Antonio Gramsci
DICAS na área de Comunicação
Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder
A explosão do jornalismo: das mídias de massa à massa de mídias
A galáxia da Internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade
Deu no jornal: o jornalismo impresso na era da internet
Segredos da propaganda anticomunista 
Crime de imprensa: um retrato da mídia brasileira mudorquizada
Telenovela: internacionalização e interculturalidade
Literatura e Mídia

 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge

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