terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Veja (Arquivo)

  

  
24 de janeiro de 2009



Eurípedes Alcântara

Diretor de Redação
Caro leitor,
VEJA traz na capa nesta semana uma reportagem em que os fatos falam mais alto do que as considerações e ponderações envolvidas na questão. A reportagem é sobre o aborto no Brasil e como mais médicos estão aceitando a vontade de suas pacientes, encaminhando-as para clínicas clandestinas e, em seguida, tratando-as dos eventuais problemas de saúde que possam apresentar depois da interrupção cirúrgica da gravidez.
 
 Na reportagem, pela primeira vez na imprensa brasileira, médicos aparecem contando abertamente suas experiências de "redução de dano", o nome que eles dão à prática de orientar as pacientes dispostas a tudo para interromper uma gravidez indesejada. Esses médicos acreditam que o compromisso com a saúde das pacientes deve prevalecer sobre os dilemas éticos, religiosos e científicos envolvidos na questão.
 A reportagem alerta para o fato de que a prática do aborto será sempre controversa:
"Ser simples, acessível, seguro e legal não torna o aborto mais aceitável para as pessoas que o rejeitam. Ao contrário, torna-o ainda mais monstruoso ao juízo delas. Prova disso é o fato de que as discussões nos países onde a prática foi liberada nunca serenam -- a cada dia elas são mais violentas. Coloque-se na pele de uma pessoa que acha o aborto, em qualquer fase da gestação e por qualquer motivo, igual a matar alguém, e uma visão do abismo que separa as convicções opostas nesse assunto começará a se abrir sob seus pés".
 
 Barack Obama, a posse e seus primeiros passos na Casa Branca merecem uma extensa reportagem de VEJA. De Washington, o correspondente de VEJA nos Estados Unidos, André Petry, ressalta que o fenômeno Obama é percebido de maneira distinta pelos americanos e pelo resto do mundo. Mas mostra que a mensagem de humildade e realismo de Obama é "um contraste agudo com a arrogância do governo anterior."
 A análise das palavras usadas pelos presidentes americanos no discurso de posse comparadas com as escolhas retóricas de Obama produziu uma interessante reportagem. Carisma nem sempre é o caminho para a grandeza, mas é sempre associado a ela.
 
 É definitiva a investigação jornalística que a repórter de VEJA Laura Diniz fez sobre os antecedentes do italiano Cesare Battisti, merecedor do status de refugiado político no Brasil por decisão de Tarso Genro, ministro da Justiça. VEJA havia dado crédito a Genro na Carta ao Leitor da última edição, sugerindo que ele poderia estar certo em sua decisão. Depois da reportagem de Laura, que analisou os processos contra Battisti na Itália e na França e falou com os magistrados responsáveis, só nos resta uma conclusão: Battisti matou, feriu e roubou. É terrorista.
Como sempre, quem preferir a versão original da newsletter com o índice completo pode clicar aqui.
Se quiser mandar-me comentários, sugestões e críticas, por favor, use o endereço diretorveja@abril.com.br
Tenho conseguido responder a mais mensagens do que esperava mas menos do que eu gostaria.
Um forte abraço e até a próxima semana,

Eurípedes Alcântara

Diretor de Redação

  
Destaques de VEJA.com
 Para saber mais
A seção Perguntas & Respostas ajuda a esclarecer e aprofundar temas que mexem com sua vida e podem alterar os rumos do país. Nesta semana, um dos assuntos abordados é a relação entre os presidentes americanos e o Brasil. Como era no passado, com líderes como Roosevelt e Getúlio (na foto)? Quem foi melhor para o país nas últimas décadas? Como será a parceria com Barack Obama?
www.veja.com.br/perguntas
 Outras novidades da seção
• Carga tributária
Quantos impostos, taxas e contribuições você paga? Por que são tão altos?
• Sedes da Copa de 2014
Quantas cidades receberão os jogos? Quando sai a decisão da Fifa?
• Depressão
Quais são os principais sintomas? A doença atinge só um grupo de pessoas?
• Fórmula 1 e a crise
Quanto uma escuderia gasta por temporada? Qual é o retorno financeiro?
 Noticiário em imagens
Na cobertura da posse de Barack Obama, na terça-feira passada, VEJA.com reuniu as melhores cenas da cerimônia em cinco galerias de fotos. Essas e muitas outras coleções de imagens que ilustram os assuntos quentes da semana podem ser vistas a partir da página Galerias, slideshows e infográficos.
www.veja.com.br/galerias
 VEJA e você
Quais eram os assuntos discutidos por VEJA na semana em que você nasceu? E o que era notícia quando você completou 10, 20, 30 ou 40 anos? Saiba (ou relembre) o que estava acontecendo no país e no mundo em momentos importantes de sua vida consultando a nova busca do Acervo Digital. Basta digitar sua data de nascimento para ler as edições na íntegra. Quem completa 30 anos neste fim de mês, por exemplo, nasceu na mesma semana em que João Paulo II fez sua primeira visita à América como papa, reportagem de capa de VEJA.
www.veja.com.br/vejaevoce


 
Clique aqui para cancelar o envio deste e-mail
Nosso serviço de cadastramento solicitará seu e-mail e senha. Se não souber a senha, digite seu e-mail e clique no item "Esqueci minha senha". Uma senha provisória será enviada para sua caixa postal para possibilitar o acesso ao serviço.

copyright © Editora Abril S.A. - todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim