terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Veja (Arquivo)

13 de dezembro de 2008
------------------------------------------------
Caro leitor,

É com a mesma gratidão e alegria renovada por suas mensagens de encorajamento que volto a lhes enviar a newsletter.

Como vocês sabem, ela traz meus comentários sobre algumas das principais reportagens e atrações de VEJA e VEJA.com.

Para ter acesso à lista mais completa de assuntos e sem os comentários, basta acessar http://veja.abril.com.br/newsletter/newsletter.html.

Pela primeira vez, abro com um comentário sobre VEJA.com e a tão esperada estréia do Acervo Digital (www.veja.com.br/acervodigital). Esse novo serviço dá acesso gratuito a todo o conteúdo de VEJA desde seu número 1, lançado em setembro de 1968. As páginas podem ser vistas exatamente como foram feitas, com as fotografias originais e até os anúncios. Os assuntos podem ser encontrados por um veloz e eficiente campo de busca. É uma incrível viagem no tempo.


A CAPA de VEJA é estampada pelo rosto entristecido da atriz global Susana Vieira com a foto esmaecida de seu ex-marido, morto por overdose de cocaína na semana passada. Muitos leitores podem se perguntar por que VEJA tem de dar tanto destaque ao que parece um assunto de tablóide sensacionalista. A leitura da reportagem responde a isso, como este pequeno trecho demonstra:
http://veja.abril.com.br/171208/p_132.shtml

"É um lugar-comum comparar a vida de atores às tramas mirabolantes das novelas, mas provavelmente existem poucos exemplos mais cabíveis do que a história de amor, fama, poder, deslumbramento, ascensão social, traição e escândalo que aproximou e afastou Susana e Marcelo com a força de mil sóis da paixão e o apelo abissal da autodestruição".

Concorreu para a capa e perdeu uma extraordinária reportagem da jornalista Paula Neiva sobre o Google, o consagrado serviço de buscas na internet usado a cada mês por 710 milhões de pessoas em todo o mundo. Paula mostra que o Google vai lançar satélites, construir navios e esticar milhares de quilômetros de fibras ópticas no fundo do oceano para atrair o que seus executivos chamam de "os outros 3 bilhões" de pessoas que ainda não usam o Google.
http://veja.abril.com.br/171208/p_150.shtml

O Geddel Vieira Lima, cacique do PMDB na Bahia e ministro da Integração Nacional, o editor Felipe Patury fez uma saraivada de perguntas tão desconcertantes sobre a cobiça dos políticos que é quase um milagre que elas tenham sido respondidas. Foram. O resultado está nas Páginas Amarelas.
http://veja.abril.com.br/171208/entrevista.shtml

A sucursal de Brasília debruçou-se sobre o estudo feito pela ONG Transparência Internacional que coloca o Brasil em quinto lugar no ranking mundial dos países onde mais se paga propina. Com a vasta experiência investigativa de seus repórteres, a sucursal apurou casos ocorridos na mesma semana da divulgação do estudo e que comprovam cabalmente suas conclusões.
http://veja.abril.com.br/171208/p_068.shtml

Com a aproximação das férias de verão, a seção GUIA decidiu submeter à análise de especialistas as famosas cápsulas que, ingeridas, ajudariam as pessoas a se bronzear melhor e com mais segurança. A conclusão deles é que algumas delas funcionam, mas não substituem os filtros solares.
http://veja.abril.com.br/171208/p_162.shtml

Considero imperdível também o comentário de Isabela Boscov sobre o filme 'Gomorra', a máfia napolitana, que começou a ser exibido no Brasil na sexta-feira passada. É a banalização do terror em uma das regiões mais bonitas do planeta.
http://veja.abril.com.br/171208/p_168.shtml

Aos tantos devotos de Nossa Senhora de Medjugorje que escreveram em franca discordância com os termos da reportagem publicada em VEJA, informo que voltaremos ao assunto. Por enquanto, entre outras cartas, publicamos esta, da leitora Edione Krauss, que, a meu ver, resume admiravelmente a questão central das críticas:

"Não está a 'Virgem sob suspeita', mas, sim, aqueles que dizem receber a sua mensagem".
Edione Maria Krauss - Astorga, PR

Bem, meus caros, espero então seus comentários, sugestões e críticas em veja40anos@abril.com.br.

Um forte abraço e até a próxima semana,


Eurípedes Alcântara
Diretor de Redação

--------------------------------

Acervo Digital VEJA

Todas as edições da revista, desde a primeira, em setembro de 1968, podem agora ser acessadas livremente. ACESSO LIVRE E GRÁTIS em: www.veja.com.br/acervodigital.

Pesquisa: qualquer palavra pode ser procurada no acervo total ou em edições específicas.
Pesquisa sugerida: é possível acessar um conjunto de pesquisas organizado pela redação do site da revista.
Favoritos: ao navegar nas edições digitais da revista, o leitor pode marcar reportagens de seu interesse e separá-las em uma lista particular.
Indicações: páginas e reportagens podem ser enviadas por e-mail, com anotações sobre o conteúdo.


------------------------------------------------

Para cancelar o recebimento deste boletim, acesse http://veja.abril.com.br/pst/newsletter.

------------------------------------------------
http://www.veja.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim