sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Rebelião no Presídio de Vacaria Foi Controlada



Tamanho da fonte: 

Controlada rebelião no Presídio Estadual de Vacaria

Penitenciária tem 350 detentos, capacidade é de 106

Bombeiros controla fogo (Foto: RD Fátima)
Bombeiros controla fogo (Foto: RD Fátima)
Após duas horas de rebelião, o juiz Mauro Freitas da Silva negociou a rendição dos detentos, que estavam no pátio, do Presídio Estadual de Vacaria. Eles apresentaram reivindicações como visitas em dois turnos, manhã e tarde, revisão de processos e transferências de alguns presos. Os apenados deixaram pedaços de ferro, madeira e pedras na área externa e retornaram às celas.

O tumulto começou, quando alguns detentos tomavam banho-de-sol. Pedras foram arremessadas para o lado externo, colchões foram queimados e a guarita totalmente destruída por pedradas. O Corpo de Bombeiros esteve no local, onde mesmo com dificuldades controlou o fogo.

Policiais militares, civis, agentes da Susepe e Guarda Municipal fizeram a segurança no entorno. Militares que estavam de folga também foram acionados para fazer a segurança no local. O trânsito foi fechado nas proximidades até que a situação voltasse a normalidade.

O clima foi mais tenso, quando um dos apenados escalou o muro de mais de dois metros. Ele foi atingido por uma bala de borracha e não teve ferimentos graves. Os detentos que estavam no pátio gritavam palavras como “-Vamos embora, vamos embora!” e chegaram a dizer que derrubariam o prédio. Também ouviam-se barulhos do lado interno da penitenciária, gritos e batidas nas portas e janelas das celas, que também foram danificadas.

Segundo o juiz Mauro Freitas, nesta quarta-feira, 13/02, serão analisados os processos dos detentos. Para ele, a superlotação do presídio é a principal preocupação. Atualmente são 350 detentos, mas a capacidade é de 106. A Brigada Militar fará a revista dos detentos e um pente-fino nas celas.

por Fábia Schüler , dia 12/02/2013 às 13:29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim