sábado, 20 de abril de 2013

Enfrentamento Ao Racismo



capa.jpgQue essa consulta traga a possibilidade de apontar um caminho que oriente o nosso comportamento enquanto governo e que assegure a voz das comunidades tradicionais e tribais no desenho do Brasil que nós queremos e temos nos esforçado para conseguir.

Foi muito feliz a escolha de Salvador para realização do primeiro seminário fora de Brasília e exatamente para discutir esse tema da representação política e enfrentamento ao racismo, um bom começo para os caminhos que ainda temos que percorrer para termos uma representação que corresponda ao peso da população negra brasileira.

Precisamos colocar esse tema no centro do debate para que consigamos contagiar a população brasileira do mesmo modo que temos feito com relação a outros temas, sobre os quais a sociedade não pode mais deixar de tratar.

Além do que, Salvador produziu um quadro único do ponto de vista eleitoral, com candidaturas a vice-prefeito de pessoas negras, especialmente mulheres negras, um quadro importante para a nossa representação política"

Trecho da fala da ministra Luiza Bairros na abertura do seminário.

****

A ocupação dos espaços públicos necessita da luta e da organização popular para exercitar um outro tipo de poder e democracia que é a participativa.

Há um nó estrutural que está não só no âmbito do processo político mas no nosso processo da sociedade civil e do cidadão e cidadã, até porque não somos formados para protagonizar, não somos educados para disputar o poder. Porém, se nós queremos entrar nesse jogo para inverter a lógica da dominação, temos que reverter esse quadro e nos capacitar politicamente. O poder é necessário e indispensável.

Luiza Erundina, no Seminário Participação Política e Combate ao Racismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim