segunda-feira, 29 de abril de 2013

Semana Santa (Arquivo)


9/4/09

Semana Santa

Semana Santa movimenta milhares de fieis

Comunidades lembram o encontro com os Apóstolos, paixão e morte e ressureição de Cristo, do lava-pés à via-sacra.

 Fieis recordam o fato Jesus Cristo (foto: Romanini)
Seguindo a tradição da Igreja Católica, ocorre em todas as comunidades a Cerimônia do Lava-Pés. Frei Dejair Galvan, explica que a cerimônia representa gesto de humildade de Jesus para com seus discípulos, antes da Paixão, Disse ainda que deve ser seguido em nossos dias. 
Caxias do sul - Na Sexta-feira Santa junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Em dois horários, às 9h e 19h, cerca de sessenta jovens integrantes das Paróquias São José e Santa Catarina, serão os responsáveis em lembrar do calvário de Jesus Cristo. De acordo com o Pároco da Paróquia São José, Padre Àlvaro Pinzetta, o objetivo é valorizar as ações de Cristo e reconhecer a presença de Deus mesmo na dor e no sofrimento. 
Ainda durante a Sexta-feira Santa, às 14h, na Praça Dante Alighieiri, ocorre a Celebração da Paixão, seguida de procissão por vias centrais da cidade. A rua Sinimbu, no trecho em frente à Catedral Dioscesana, estará fechada a partir das 13h30. A procissão parte da Praça Dante, pela Sinimbu, na contramão, até a rua Garibaldi. Os fiéis seguem ainda pela rua Pinheiro Machado, na contramão, até rua Borges de Medeiros, de onde retornam para a rua Sinimbu. O trânsito será totalmente liberado após as 17h. Fiscais orientarão motoristas sobre os desvios.
Veranópolis - A programação da Paróquia São Luiz Gonzaga, na Sexta-Feira Santa, terá celebrações penitenciais às 9h30min, em todas as comunidades e na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga. À tarde, às 15h, uma procissão percorrerá o trajeto do Cemitério Público Municipal até a Igreja Matriz. Novas celebrações serão realizadas no Sábado Santo, às 19h30min, e no Domingo de Páscoa, às 9h. 
Carlos Barbosa: Promove um dos maiores teatros ao ar livre do Estado, na Sexta-Feira Santa em frente a Igreja Matriz as 16h,. O elenco é formado por 400 pessoas, entre atores e figurantes que revivem 12 cenas da via-sacra, relembrando os últimos passos de Jesus Cristo. A caminhada sai da Igreja Matriz e percorre 2 quilômetros e meio até o Morro do Calvário.

Marau - A programação da Semana Santa da Paróquia Cristo Rei de Marau iniciou no domingo, dia 05 de abril, com o show pela paz e a celebração e bênção de ramos. Na quinta-feira às 19h30min acontece celebração da eucaristia e lava-pés em todas as comunidades. Na Matriz, após a missa, Vigília e Oração e Confissões até às 24h. Na sexta-feira às 9 horas, celebração penitencial e da misericórdia, na Matriz e em todas as comunidades. Às 15h haverá procissão e encenação da Paixão de Cristo, do Cemitério até a Matriz. No sábado às 21h, concentração de toda paróquia, na frente da Igreja Matriz, com bênção da luz e da água celebrando a ressurreição de Cristo. No domingo de páscoa missa na matriz às 8h e às 19h30min. Nas comunidades a celebração da ressurreição com bênção da água, acontece às 9h. Ao meio dia bênção das famílias e das casas transmitida pela rádio Alvorada. 
São Marcos - O Município de São Marcos aguarda a presença de mais de quinze mil fiéis na Procissão da Sexta-Feira Santa, neste dia 10 de abril de 2009. Conforme o pároco da paróquia padre Osmar Possamai a programação começa às 15h na Igreja Matriz com a cerimônia, celebração da paixão e após a solene procissão ao Monte Calvário com paradas nas 14 estações que representam a Via-Sacra, o símbolo da ressurreição e chegada ao Monte Calvário. Os fiéis carregam a imagem de Jesus Cristo da Igreja Matriz até o Monte Calvário e muitas pessoas com os pés descalços pagam promessas. O padre Osmar lembra que o Monte Calvário, juntamente com a Via-Sacra, foi solenemente inaugurado no dia 27 de abril de 1952, aproveitando-se a ocasião da festa de São Marcos. 
Vila Flores - Buscando resgatar uma antiga tradição cristã trazida pelos imigrantes italianos, a comunidade católica da Linha Aimoré, interior de Vila Flores, representa, há anos, a procissão luminosa dos ciaretti. Trata-se, na verdade, de uma emocionante cerimônia religiosa da Sexta-feira Santa, realizada após o cair da tarde, iniciando no interior da igreja da localidade com a celebração da via-sacra acompanhada com cânticos e textos em latim, dialeto vêneto e português. O espetáculo demonstra a devoção de um povo, de uma determinada época, com ritual próprio da Paixão de Cristo. 
Luz e caminhadas caracterizam a expressão da fé
 Sexta-feira Santa, os santos do altar permanecem encobertos por panos roxos e as mulheres, integrantes do coral que abrilhanta o ato religioso, usam vestidos longos e véus na cabeça em sinal de luto, conforme o costume cristão dos antepassados. Após a reza da via-sacra, segue-se a procissão dos “ciaretti” que são pequenas tochas são acesas ao longo do percurso a ser seguido pela procissão, onde crianças carregam a imagem do Cristo morto, acompanhadas ao som das “rácolas”(matracas) que dão o tom fúnebre da comemoração. As tochas são produzidas utilizando-se de sabugos de milho embebidos em diesel e cravados sobre galhos dos arbustos que ladeiam o percurso. Ao final da procissão, o Cristo é colocado no chão, no interior da igreja, quando todo o povo presente, em silêncio, se aproxima e ajoelha-se para, respeitosamente, beijar o Cristo, encerrando, assim, a celebração religiosa da Sexta-feira Santa. Para este ritual, acorrem fiéis de toda a região revivendo o grande acontecimento do mundo cristão representado pela Paixão de Cristo. O início da celebração religiosa está previsto para 19h 30min do dia 10 de abril de 2009.

Rádio São Francisco (Jornalismo)08/04/2009, 16h35
 criado por jornalnegritude     8:07:38 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Obras prisionais

Obras prisionais têm 104 processos em andamento08/04/2009 21:01
O governo do Estado tem 104 processos em andamento para obras de construção, ampliação e reformas no sistema prisional. A afirmação foi dada pelo secretário de Segurança Pública, Edson Goularte, durante reunião da Força-Tarefa (FT) do Sistema Prisional, nesta quarta-feira (8), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Goularte ressaltou os principais focos da FT, que são agilidade nos processos de obras, busca de áreas para construção e exame de prédios públicos desativados, para reforma e utilização como albergue, além de criação de módulos penitenciários não-convencionais.
O secretário da Segurança explicou que o subgrupo da FT que trata das unidades pré-moldadas já está preparando os editais para licitação. Segundo ele, já estão definidos que os módulos, com 384 vagas em cada um, serão instalados nas áreas das Penitenciárias Moduladas de Charqueadas e de Montenegro. No início de 2010, estas unidades abrirão, juntas, 768 novas vagas no regime fechado.
Investimentos
O diretor de Obras da Secretaria de Obras Públicas (Sops), Odir Bacarin, relatou a situação de todos os projetos da área prisional em andamento na pasta. Segundo ele, entre abril e maio vários projetos, entre construção e reforma, estarão liberados e encaminhados para a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para início do processo de licitação. Bacarin citou como exemplos a Penitenciária de Arroio dos Ratos (com recursos do Estado), a Penitenciária Estadual de Lajeado, a adaptação de módulo no Albergue de Osório, o Albergue de Carazinho e o Presídio de Cachoeira do Sul.
Usando o slogan do governo do Estado - “Coragem para fazer!” -, o superintendente adjunto da Susepe, Mario Santa Maria Júnior, enfatizou que há 15 anos não se investia em obras no sistema prisional. Explicou que a criação da FT demonstra que o governo está preocupado e investindo no setor. Representantes do subgrupo da área da saúde prisional relataram a criação de cinco equipes de saúde nos municípios de Charqueadas (3), Montenegro e Santa Vitória do Palmar, todas em 2008. A previsão para 2009 é de mais 12 equipes, inclusive em Porto Alegre.
Fonte: Site do Estado
 criado por jornalnegritude     7:57:08 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Contatos com SSP

Contatos das Assessorias de Comunicação da SSP09/04/2009 10:26
Para facilitar e tornar mais ágil o trabalho dos profissionais de imprensa que buscam informações da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS) e seus organismos vinculados (Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícias e Superintendência dos Serviços Penitenciários), principalmente aos finais de semana e feriados, informamos os telefones celulares funcionais das respectivas assessorias, assim como fones convencionais e e-mails para outras demandas durante a semana.
Solicitamos aos profissionais da mídia para que busquem sempre com as assessorias a intermediação das demandas junto às fontes de cada instituição. Ressaltamos também que ao pé da página inicial do site da SSP (www.ssp.rs.gov.br ), no banner Cadastre-se, pode ser efetuado o registro para recebimento do mailing diário de notícias da Secretaria.
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA ( www.ssp.rs.gov.br )
Coordenador de Comunicação: Jornalista Amilton Belmonte
Fone: (51) 3288-1919/3288-1994 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celular funcional: (51) 8445-8670 *
e-mail: comunicacao@ssp.rs.gov.br
POLÍCIA CIVIL ( www.pc.rs.gov.br )
Coordenador de Comunicação: Delegada Patrícia Tolotti Rodrigues
Fones: (51) 3288-2380/3288-2381 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celulares funcionais: (51) 8445-9454 e 8445-9748
e-mail: imprensa@policiacivil.rs.gov.br
BRIGADA MILITAR ( www.brigadamilitar.rs.gov.br )
Coordenador de Comunicação: Tenente-Coronel Valmor Araújo de Mello
Fones: (51) 3288-2930/3288-2932 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celulares funcionais: (51) 8501-6577 e (51) 8501-6575
e-mail: pm5-imprensa@brigadamilitar.rs.gov.br
SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS PENITENCIÁRIOS ( www.susepe.rs.gov.br )
Assessor de Imprensa: Jornalista Marco Antonio Vieira
Fone: (51) 3288-7285/3288-7289 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celular funcional: (51) 8443-6887
e-mail: imprensa@susepe.rs.gov.br
INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS ( www.igp.rs.gov.br )
Assessor de Imprensa: Jornalista Maria da Graça Kreisner
Fone: (51) 3288-5165 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celular funcional: (51) 8445-8627
e-mail: comunicacao@igp.rs.gov.br
* Aparelho programado para receber apenas chamadas identificadas 
 criado por jornalnegritude     7:49:22 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

O Boticário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim