quarta-feira, 17 de julho de 2013

Caravana RGE


Estudante de São João da Urtiga recebe a premiação do Concurso Educativo
Caravana RGE - Educando para a eficiência

Natan Miola, que é portador de deficiência visual, foi o vencedor na categoria anos iniciais, superando 
outros 1.172 inscritos. Solenidade ocorreu na sede da RGE, em Caxias do Sul.

A Rio Grande Energia (RGE) realizou na tarde de sexta-feira (12) a premiação do Concurso Educativo pertencente à segunda edição do projeto de educação ambiental Caravana RGE – Educando para a eficiência. Em cerimônia realizada na sede da empresa, em Caxias do Sul, estudantes de São João da Urtiga, Campinas do Sul, Canela, Nova Araçá, Soledade e Tiradentes do Sul foram premiados por seus trabalhos referentes à temática “Meio ambiente e o Uso Eficiente da EnergiaO Diretor-presidente da RGE, Ricardo Siufi, parabenizou os vencedores pelo empenho e dedicação na criação de trabalhos que representam uma mudança de comportamento em relação ao meio ambiente.
Um dos destaques do Concurso foi o aluno Natan Moterle Miola, 9 anos, estudante do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Biasi, do município de São João da Urtiga, que conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais. O menino, que é portador de deficiência visual total desde o nascimento, produziu um trabalho extremamente sensível, denominado “Quem ama cuida do planeta”, baseado nas informações e conhecimentos adquiridos com a visita da Caravana RGE ao seu município, e atividades desenvolvidas em sala de aula. O livreto produzido por Natan apresenta desenhos em relevo e escrita em braile, que promovem o vínculo do ser humano com o meio ambiente e o uso adequado da energia elétrica, além de incentivar a preservação, a sustentabilidade e o cuidado do homem com o planeta.

A professora orientadora do trabalho de Natan, Isabete Risson, relata que o “Caderno de Possibilidades”, material didático fornecido pelo projeto Caravana RGE, foi fundamental para a execução das atividades. Como premiação no Concurso, Natan que ainda não possuía um equipamento de informática, recebeu um computador com sistema de voz, adaptado às suas necessidades. A professora e a escola também foram agraciadas. A diretora da escola, Clarice Bertolini, destaca que o laboratório de informática recebido pelo projeto, contribuirá para o aprendizado de todos os estudantes da instituição.

Antes da premiação, os alunos, acompanhados pelos pais, professores e diretores, fizeram uma visita à Usina Monte Claro da Ceran – Companhia Energética Rio das Antas – localizada entre os municípios de Nova Roma do Sul/Veranópolis (margem direita) e Bento Gonçalves (margem esquerda), onde puderam conhecer a estrutura de uma usina hidrelétrica e acompanhar o processo de geração de energia.

O Concurso recebeu 1.627 trabalhos, oriundos de 82 municípios, sendo 1.173 na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais e 454 na categoria Ensino Fundamental Anos Finais. O objetivo da iniciativa foi reconhecer a escola como ambiente de pesquisa, interação e aprendizado, além de divulgar trabalhos de educação que contribuam para a reflexão sobre o papel do ser humano como integrante do meio ambiente e, consequentemente, a sua contribuição para um mundo melhor. O transporte, hospedagem e alimentação dos premiados: aluno, professor e diretor da escola, assim como dos responsáveis pelos alunos, foram custeados pelo projeto.

Os vencedores:

Categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano)

1º lugar:
Aluno: Natan Moterle Miola                                                          
Escola: E.M.E.F. Luiz Biasi                                                        
Cidade: São João da Urtiga
Professora orientadora: Isabete P. Risson
Diretora da escola: Clarice W. Bertolini
Prêmio aluno: 1 computador e 1 impressora
Prêmio professor: 1 notebook
Prêmio escola: laboratório de informática com 6 computadores e 1 impressora

2º lugar:
Aluno: Tiago Luan da Silva do Prado                                                        
Escola: E.M.E.F. Coralina Cardoso de Toledo                                                      
Cidade: Soledade

3º lugar:
Aluno: Victor Rafael Fernandes Gavineski                                                         
Escola: E.M.E.F. Olavo Bilac                                                     
Cidade: Nova Araçá

Categoria Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano)

1º lugar:
Aluna: Milena Giacomolli                                                         
Escola: E.M.E.F. Professor Altayr Caldartt                                                       
Cidade: Campinas do Sul

2º lugar:
Aluna: Nataly Amanda Lucas                                              
Escola: E.E.E.M. Danton Corrêa da Silva                                                        
Cidade: Canela

3º lugar:
Aluno: Mauricio Zimmermann                                                          
Escola: E.M.E.F. Princesa Isabel                                                       
Cidade: Tiradentes do Sul

Foto 1: Visita à Ceran
Foto 2: Estudante Natan com o prêmio
Foto 3: Executivo de Relacionamento com o Poder Público e Grupo A da RGE - Região Campos de Cima da Serra, Rafael Dala Brida, a mãe de Natan, a professora orientadora Isabete Risson, o estudante Natan Moterle Miola, o Diretor-presidente da RGE, Ricardo Siufi, e a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Biasi, Clarice Bertolini 
Crédito: Divulgação / Caravana RGE  

Michelle Pereira
Assessora de Imprensa
Axis Mundi Conceito Desenvolvimento
(51) 3391.4515 / (51) 9655.5874


AVISO LEGAL
Esta mensagem é destinada exclusivamente para a(s) pessoa(s) a quem é dirigida, podendo conter informação confidencial e/ou legalmente privilegiada. Se você não for o destinatário desta mensagem, desde já fica notificado de abster-se a divulgar, copiar, distribuir, examinar ou, de qualquer forma, utilizar a informação contida nesta mensagem, por ser ilegal. Caso você tenha recebido esta mensagem por engano, pedimos que nos retorne este E-Mail, promovendo, desde logo, a eliminação do seu conteúdo em sua base de dados, registros ou sistema de controle.


DISCLAIMER
This message is exclusively destined to the person(s) to which it is addressed, and it may contain confidential and/or legally privileged information. If this message is not addressed to you, you are notified from now on to do not disclose, copy, distribute, examine or, in any other way, use the information contained in this message, considering that it is illegal. In case you received this message due to an error, we beg you to return this E-Mail, immediately promoting the elimination of its content from your database, records or control system.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim