sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Deputado Federal PSOL Jean Wyllys

Caso não visualize a mensagem, acesse este link.
header

A vida com pensamento

“Penso, logo existo”, disse o filósofo Descartes. Pensamos, logo existimos. Todos nascemos com essa capacidade, mas nem todos a desenvolvemos, logo nem todos nos humanizamos. Só nos tornamos humanos de fato quando exercitamos essa capacidade de pensar; quando encontramos ou quando nos são asseguradas as condições necessárias para o exercício dessa capacidade.

Satisfeitas suas necessidades básicas (sua fome de comida e sua sede de água e sem ter um abrigo para si e para os seus), uma das condições fundamentais para o exercício da capacidade de pensar é a educação de qualidade inclusiva e para a cidadania – e aqui eu me refiro à educação formal, oferecida pelos sistemas público e privado de ensino, em consonância com a educação informal, aquela proporcionada por outras instituições que não a escola: A família, a religião, a comunidade de que se faz parte e os meios de comunicação.

A regra ainda é que a maioria das pessoas que nasçam e cresçam na pobreza reproduza a miséria. Eu não me refiro só à miséria material, mas também à miséria espiritual: o ódio à diferença em si mesmo e no outro, o ressentimento e as violências decorrentes.

É dever do Estado fazer com que os sistemas de ensino existam e funcionem no sentido de levar as pessoas à vida com pensamento, e ele está em débito com a maioria de sua população. Esse débito tem um papel fundamental em males que ainda nos afligem. A violência dura é um deles. Como alguém pode mediar seus conflitos internos e externos apenas no plano do simbólico sem uma vida com pensamento? Impossível!

País rico não é só um país sem pobreza, mas o país que assegura a toda sua população a vida com pensamento.

Leia o discurso completo de Jean Wyllys, durante o TEDx Ribeirão

 
=============================================================

DIAP, pelo segundo ano consecutivo, lista Jean Wyllys entre os mais influentes do Congresso

Pelo segundo ano consecutivo, o deputado Jean Wyllys integra a lista feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) dos parlamentares em ascensão no poder legislativo. Entende-se por parlamentar em “ascensão” aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento. Estão, portanto, segundo o DIAP, entre os 150 mais influentes do Congresso.

=============================================================

Democratização da informação nas novas e nas velhas mídias

Recentemente o programa Roda Viva deu espaço à discussão de um fenômeno que cresce à medida que as formas de conectividade avançam no esteio das novas tecnologias; um fenômeno que já foi chamado de web 2.0, mas que conhecemos como mídia alternativa. Em especial, um grupo que despontou onde a mídia tradicional falhou: o Mídia Ninja, acrônimo de Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação, que vem mostrando a força do meio de informação democratizado, horizontal, frente à tradicional mídia de massa. Assim como o CD e o mp3 redefiniram o papel do disco de vinil, a Mídia Ninja redefinirá o papel do jornal e do telejornal.

=============================================================

Prêmio Congresso em Foco 2013

Já deu seu recado à política este ano? É hora de votar em quem lhe representa e mostrar quem realmente está fazendo um trabalho digno de reconhecimento. O Prêmio Congresso em Foco está em fase de votação popular. Participe!

Leia Também

Pilar, uma mãe como tantas outras mães: bit.ly/18WF7wV
“Não é fácil lidar com a estupidez”: bit.ly/192KSJE
Argumentos contra o casamento igualitário são frágeis, diz Wagner Moura: bit.ly/16aDTZc

Vídeos

Programa do PSOL - Jean Wyllys: youtu.be/ODChOyfqlg0
Jean Wyllys em Anamnese - marginalização e repressão sociais, militância, sexualidade e mais: youtu.be/IqgQzZXZMvU
III Congresso Nacional de Direito Homoafetivo - Entrevista Coletiva com Jean Wyllys: youtu.be/niqOtNZKL6Y 
Estado Laico - Programa 'Observatório da Imprensa' com participação de Jean Wyllys: youtu.be/_gFwKhxdGLc
Poli entrevista Jean Wyllys (TV Cultura): youtu.be/Sq_9gLuPEk0


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim