quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Outras Palavras


Imagem inline 1
Boletim de Atualização - Nº 299 - 27/8/2013
Imagem inline 1

A importância da imaginação pós-capitalista
David Harvey mergulha no estudo das contradições do sistema e busca alternativas: desmercantilização, propriedade comum, renda básica permanente, gratuidades... Entrevista a Ronan Burtenshaw e Aubrey Robin(Outras Palavras)

Pensando as cidades rebeldes
Resenha: coletânea reúne críticos de primeira linha para refletir sobre marchas de junho sob prisma de aguda crítica ao capitalismo contemporâneo. Por Alexandre Pilati (Outras Palavras)

Por que as metrópoles são os xis do problema
Desde a ditadura, elas tornaram-se o centro da produção de riquezas – mas, também, os territórios da desigualdade. Esperança é que, em luta, possam humanizar-se. Por Ermínia Maricato (Outras Mídias)
Como as telefônicas querem aprisionar internet
Às vésperas da votação do Marco Civil, cresce pressão para quebrar neutralidade da rede. Implicaria discriminar conteúdos segundo capacidade financeira de quem os produz. Por Jonas Valente, em Carta Capital (Outras Mídias)

Um retrato da sociedade de espetáculo
Bling Ring, de Sofia Coppola, expõe curiosa fronteira, onde superficialidade, transgressão e redes sociais se encontram. Mas cheira a conformismo... Por Laís Fontenelle (Outras Palavras)
____________________________________________________________

METRÔ-SP: A CORRUPÇÃO E A CRISE
O repórter que enxergou o propinoduto paulistaUm norte-americano revela como investigou e começou a narrar, há dois anos, uma história que a velha mídia brasileira teima em ocultar. Por Bryan Gibel, em APublica (Outras Mídias)

Descarrilamento: Metrô-SP bloqueia apuração transparente
Funcionários dizem que vida dos usuários esteve em risco em 3/8, num dos piores acidentes do sistema – e apontam falhas crônicas de manutenção. Por Tadeu Breda e Vinícius Gomes (Blog)
____________________________________________________________

INTERNET E ESPIONAGEM

Inglaterra: ex-país da liberdade de imprensa?
Jornal britânico The Guardian é forçado a destruir material sobre espionagem clandestina, mesmo comprovando que não seria suficiente para frear as denúncias. Por Cauê Seignermartin Ameni (Blog)

Manning: na guerra, EUA esqueceram sua humanidade
No pronunciamento ao ouvir sentença condenatória, ex-soldado dispara: “cumprirei minha pena sabendo que é alto o preço de viver em liberdade”. Por Chelsea [ex-Bradley] Manning (Outras Palavras)
____________________________________________________________

NOVOS DILEMAS DA LIBERDADE EXPRESSÃO

Esperamos que o Congresso ouça o clamor das ruas”
O que pode mudar com o projeto de lei da mídia democrática e o que ele tem a ver com as mobilizações de junho. Por Cibelih Hespanhol (Blog)

Os donos da voz
Inscrita na Constituição, democratização da mídia é ignorada por emissoras e políticos. Tornou-se um dos pilares da concentração de riqueza e poder no país (C.H.) (Blog)
____________________________________________________________

AMBIENTE

Monsanto expõe seu calcanhar de Aquiles
Cresce, agora nos EUA, movimento pela rotulagem dos transgênicos. Empresa lança vasta campanha sobre “benefícios” de seus produtos, mas não explica por que procura ocultá-los do público. Por Taís González (Blog)

Uma engenhoca para limpar o lixo dos mares?
Civilização do desperdício descarta 300 milhões de toneladas de plásticos por ano. Em vídeo, inventor mostra como funciona máquina que retira detritos do Oceano. No TecnoEtc (Outras Mídias)
____________________________________________________________

CINEMA E LITERATURA

50 filmes para enxergar criticamente a História
Em produções memoráveis, cinema focou grandes conflitos sociais e humanos e como resultaram ou em libertação, ou em tragédia. Por Guilherme Antunes, em Cinetoscópio (Outras Mídias)

A consulta
– Está tudo bem? O doutor tem alguma coisa – Não tenho nada, mas é contagioso”. Por Otávio Mazza, na seção literária Ler Primeiro (Outras Palavras)
--
Boletim de atualização dos sites Outras Palavras Biblioteca Diplô. A reprodução é benvinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui
Acompanhe nossas novidades também no Facebook e Twitter


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
http://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim