terça-feira, 3 de setembro de 2013

Sartori Já Em Campanha


Repercussão Congresso Estadual
Segunda-feira, 2/9/13
Zero Hora
Sartori dá tom para a campanha
Embora não reconheça a candidatura, ex-prefeito sinaliza discurso que deseja assumir na eleição
Nome preferido do PMDB para concorrer ao Piratini no ano que vem, José Ivo Sartori indicou, no congresso estadual da sigla, no sábado, o norte que a sua campanha deverá seguir, caso seja confirmado como candidato. O ex-prefeito de Caxias do Sul mantém cautela ao falar sobre a eleição, mas sinalizou que a sua candidatura está condicionada à elaboração de um plano de governo que não tenha medo de adotar medidas impopulares.
Desde que começou a ser cogitado para concorrer, o caxiense tem driblado as perguntas sobre o assunto. Chegou a afirmar que as mudanças necessárias para o Estado não são “obra para um ou dois governos”. No sábado, falou que o Rio Grande do Sul precisa de “transformações sociais, financeiras e funcionais”, e que isso depende da formatação de um amplo projeto de governo. Sartori pediu a união do partido e apoio da sociedade civil para promover mudanças estruturais no Estado.
– É hora de construir um pacto pelo Rio Grande, em sintonia com todos os segmentos da sociedade – afirmou.
O discurso de Sartori foi engrossado pelo presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, que citou alguns dos temas estruturais que precisarão ser atacados pelo Estado, como a implantação do piso do magistério e a dívida com precatórios.
O evento teve a presença dos principais líderes da legenda, como o ex-governador Germano Rigotto e o senador Pedro Simon. Rigotto, ao lado de Sartori, foi o outro nome mais lembrado pelos filiados em uma consulta sobre possíveis candidatos ao Piratini. No entanto, o ex-governador quer o Senado, mas depende de Simon, que, apesar de já ter anunciado o desejo de abandonar as urnas, se mantém à disposição da legenda.
Ao final do congresso, que durou mais de cinco horas, o partido lançou uma carta intitulada O Rio Grande que o PMDB quer, com dados da pesquisa interna feita durante encontros regionais. A direção da sigla dará sequência à elaboração de um plano de governo a partir dessas informações. Apesar das cobranças pelo lançamento imediato de Sartori à eleição de 2014, isso só deve ocorrer no fim do ano. O presidente da juventude peemedebista, Daniel Kieling, reclamou da indefinição:
– Sabemos quem são os candidatos dos outros partidos, por isso logo temos de ter o nosso, até para que possamos fortalecer as nominatas estadual e federal.
Tarso Genro (PT) deverá concorrer à reeleição e deve ter como adversária a senadora Ana Amélia Lemos (PP), entre outros concorrentes.
Mendes Ribeiro emociona plateia
* Rosane de Oliveira
Deputado federal licenciado, Mendes Ribeiro Filho arrancou lágrimas dos peemedebistas no congresso estadual do partido, no sábado, ao falar sobre a sua luta contra o câncer. A doença impediu-o de tentar concorrer ao Piratini.
– Não terei como realizar o sonho do meu pai, mas ofereço ao meu partido o que de melhor eu tenho, a lealdade aos companheiros.

Jornal do Comércio
PMDB realiza congresso em ritmo de campanha
Durante o evento foi lançado o programa ‘O Rio Grande que eu quero’
O PMDB gaúcho deu a largada, no sábado, para a disputa eleitoral do próximo ano com a realização de seu congresso estadual, que reuniu cerca de 2 mil entusiasmados militantes no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa.
O evento contou com representantes de mais da metade do território gaúcho. Foi registrada a presença de filiados de 269 municípios do Rio Grande do Sul, com a participação das principais lideranças da sigla.
O ponto mais significativo do congresso foi o lançamento do programa “O Rio Grande que eu quero”, que servirá de base para o plano de governo do partido para a disputa ao Executivo estadual em 2014. O secretário-geral da legenda, João Alberto Machado, fez a apresentação do programa, explicando que a intenção é “sair do PMDB e discutir com pessoas, universidades, Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento), organizações e instituições públicas e privadas”.
Estruturado em oito eixos e contando com a orientação de um grupo técnico especializado, a meta é fazer uma análise profunda nas áreas de saúde, educação, segurança, infraestrutura, finanças do Estado, desenvolvimento, transparência e inovação. Em formatação, a temática da agricultura comporá o nono eixo. Haverá fóruns presenciais e virtuais com o objetivo de reunir o máximo de sugestões e opiniões para a sintetização do plano de governo.
Para o presidente estadual da sigla, deputado Edson Brum, a participação da sociedade é “fundamental”. “Buscamos novas ideias e a participação de cada gaúcho e gaúcha na construção de um projeto inovador, abrangente, eficiente e que seja possível executar. Não podemos ficar na utopia”, disse.
Também houve a aprovação da carta “O Rio Grande que o PMDB quer”. O documento foi lido por Brum e aclamado pela militância, que fez questão de mostrar forte animação, especialmente na hora em que foi defendida a candidatura própria ao Executivo estadual.
O ex-governador Germano Rigotto e o ex-prefeito de Caxias do Sul José Ivo Sartori, nomes mais lembrados pelos filiados para concorrer ao Palácio Piratini na série de encontros regionais realizados em todo o Estado nos últimos meses, foram ouvidos com atenção especial.
Sartori opinou que o momento é de construção e de estabelecer uma ampla discussão antes de definir o nome do candidato ao governo gaúcho. “É hora de construir um pacto pelo Rio Grande, em sintonia com todos os segmentos da sociedade”, afirmou Sartori.
Na visão dele, o PMDB tem outros dois desafios imediatos antes de definir a candidatura: ampliar ao máximo o número de candidatos às eleições proporcionais e estabelecer um leque
Para Rigotto, a grave situação das finanças do Estado exigirá do futuro governo “muita coragem e união”. Na avaliação do ex-governador, as dificuldades e os desafios de hoje serão muito maiores que quando assumiu o Palácio Piratini, em 2003. “Vamos mostrar o que construímos com orgulho nas gestões do PMDB, mas é hora de olhar para frente”, declarou Rigotto, cobrando a definição do candidato peemedebista ainda neste ano. “Sinto que o partido está preparado para construir uma grande vitória”, afirmou.
Brum destacou que a expectativa é de que o nome do candidato ao governo do Estado seja conhecido até o final do ano.

O Pioneiro
Apelo
* Rosilene Pozza
A militância insistiu no Congresso Estadual do PMDB, sábado, que o partido seja protagonista na disputa no Estado e no país em 2014, deixando de seguir a reboque. Quer uma definição para este ano e reforçou os nomes de José Ivo Sartori e de Germano Rigotto (na foto, no início do evento) como preferenciais ao Piratini.
Sartori, que aparece com mais força nas bases, voltou a defender que antes de definir o candidato seja estabelecido um leque de alianças. O deputado Darcísio Perondi foi enfático. Até definitivo. – Sartori, nossa esperança está depositada em teu nome – resumiu.
Como não atender?
O discurso do deputado federal Mendes Ribeiro Filho mexeu com Sartori.
– Não terei como realizar o sonho do meu pai, mas ofereço ao meu partido o que de melhor eu tenho, a lealdade aos companheiros – disse Mendes, sem esconder o desejo que tinha de ser governador.
Ele falou de sua luta diante do tratamento do câncer e, ainda assim, se colocou para concorrer à reeleição.
– Depois do discurso do Mendes, como não atender a um chamado do partido? – admitiu Sartori, no congresso.
Já em Caxias, o ex-prefeito voltou a dizer que o partido tem muitos nomes para concorrer.

Domingo, 1//9/13
O Sul
Certeza e dúvida
* Armando Burd
Na eleição presidencial, o PMDB descerá no muro usado em 2010
A única certeza do PMDB gaúcho é que está alinhado com o vice-presidente Michel Temer, reconhecendo-o como líder e garantindo-lhe lealdade. Mesmo que o PT não tenha sido citado no Congresso Estadual, realizado ontem, as manifestações asseguram que o partido apoiará a reeleição da presidente Dilma Rousseff. A questão estadual está envolta de dúvidas.
Embate
O Congresso, que lotou o teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, com representações de 269 municípios, demonstrou uma divisão. Para a cúpula, José Ivo Sartori é o candidato ao Governo do Estado. Para uma parte dos militantes, Germano Rigotto tem a preferência. O volume de palmas serviu como termômetro. Pela primeira vez, Sartori sinalizou que concorrerá, deixando de usar a famosa expressão “eu não vou”.
Propostas ousadas
A corrente Afirmação Democrática, integrada por 15 deputados federais do PMDB, apresentou seu documento durante a convenção. Osmar Terra foi o porta-voz. Alguns itens: 1) repartição do bolo tributário com um terço para cada nível federativo; 2) aumento do rigor das penas para crimes violentos co prisão perpétua; 3) referendo e não plebiscito para reforma política; 4) estabelecer meritocracia, baseada em resultados concretos para a população em todos os níveis da administração pública; 5) redução em 50% do número de ministérios.
Os itens do grupo minoritário se chocam com as práticas do governo federal.

Sábado, 31/8/13
Zero Hora
Cauteloso, PMDB reúne filiados no RS
Com a presença de seus principais líderes, o PMDB se reúne hoje para o congresso estadual, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Será uma chance de a executiva acalmar os filiados, ansiosos por definições do partido para 2014.
Mesmo com a insistência da sigla, José Ivo Sartori ainda reluta em encarar a disputa ao Piratini. Germano Rigotto e José Fogaça dividem apoios internos para o Senado, mas dependem da definição sobre uma nova candidatura de Pedro Simon.
O Sul
Rápidas
* Armando Burd
Sucessão ao Piratini será o foco, hoje, durante o Congresso Estadual do PMDB. Líderes conhecem bem os problemas após 4 mil militantes de todo o Estado terem respondido a um questionário. Agora, andam atrás de respostas sobre o que resolver.

Sexta-feira, 30/813
O Sul
Estratégias do PMDB
O Planejamento Estratégico do PMDB gaúcho terá, no sábado, mais uma etapa: o seu Congresso Estadual, das 9h às14h, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. No evento, será apresentado o relatório final que servirá de base para o plano de governo do partido para o Rio Grande do Sul, com a radiografia do que pensa a legenda em cada uma das 33 coordenadorias regionais.

Quinta-feira, 29/8/13
Jornal do Comércio
PMDB apresenta Plano de Governo
O PMDB estadual fará, neste sábado, em Porto Alegre, congresso estadual que vai lançar o documento que será base do plano de governo da sigla para o Palácio Piratini na disputa do próximo ano. O relatório, intitulado “O Rio Grande que eu quero”, sintetizará o ciclo de encontros “O PMDB que eu quero”, que levou a direção estadual do partido ao Interior parar discutir a estratégia da sigla.
O PMDB espera envolver cerca de 1,5 mil pessoas nas atividades. No congresso estadual, haverá debates com dirigentes e pré-candidatos. O encontro acontece às 9h, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim