quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Arquivo do Jornal Negritude

19/2/09

Frente do Piso Salarial do Magistério

  Criada frente parlamentar pelo piso salarial do magistério

 

             Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovaram, por unanimidade, na sessão ordinária desta quarta-feira (18/2), a criação da Frente Parlamentar pelo Piso Salarial Profissional do Magistério.
             A vereadora Sofia Cavedon (PT), autora da proposta, enfatizou que “A Câmara de Vereadores da Capital não pode ficar omissa frente a essa luta do magistério gaúcho, de implementar a aplicação do piso salarial nacional dos professores pelo Estado do Rio Grande do Sul, pois ele é um fator fundamental para garantir dignidade à categoria e de melhoria na qualidade do ensino”.
             A governadora Yeda Crusius, juntamente com os governadores do MS, SC, PR, CE, entrou com uma ação de inconstitucionalidade da Lei do Piso - R$ 950,00 - que já deveria ser base para a carreira e gratificações dos professores estaduais. O Piso foi instituído aos professores da rede pública, em todo o país, a partir de projeto de lei do senador Cristovam Buarque aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Fonte: vereadora Sofia Cavedon - 51.9953.7119

Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

Porto Alegre, 18/fevereiro/2009

Jorn. Marta Resing/5405
Assessora de Comunicação
Gab. Ver. Sofia Cavedon/PT
————-
51.9677.0941 / 3220.4263
Seja responsável com o meio ambiente - só imprima se for necessário.

 criado por jornalnegritude     1:50:28 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Vereadora Sofia Cavedon em Vacaria

Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2009

Sofia participa da Formação de Educadores em Vacaria

As equipes diretivas das 20 escolas municipais de Vacaria estão reunidas no I Curso de Formação das Equipes Diretivas, nesta segunda e terça-feira, 16 e 17 do mês. Dois dias de reflexão estimulados pela vereadora Sofia Cavedon, ex Secretária de Educação de Porto Alegre, e por dinâmicas organizadas pela equipe da Secretaria de Educação e pela secretária Joara Dutra Vieira.
O encontro visa a construção de diretrizes coletivas para a elaboração dos Planos de Desenvolvimento da Educação de cada escola, compatibilizados com o Compromisso Todos pela Educação, que o município assinou com o Governo Federal“, afirma Joara.
Seremos parceiros das escolas para identificar os limites e encontrar alternativas para a qualificação da educação com inclusão social. este é o primeiro de muitos momentos de formação - afirma Olívia Melo da Silva, Coordenadora Pedagógica da Smed Vacaria.
Sofia abriu o curso propondo o debate da Função Social da Escolaa humanização. Processo de educação como construção do humano, portanto, direito de todos, um direito público. A implicação disto é a democratização da escola na sua dimensão de acesso e acessibilidade, pedagógica e administrativa.
Para isto, a escola precisa mudar, superar sua estrutura e mecanismos homogenizadores e excludentes. Para mudar, é preciso planejar. Sem planos, a tendência é reproduzir o que já existe. Planejar exige tomada de decisões: Educar para quê? Para quem? Para qual mundo? Qual conhecimento? Precisa partir da reflexão da realidade, envolvendo todos os implicados. Deve ser processo coletivo, que leva ao compromisso de todos.
Os planos dão visibilidade à escola desejada porque articulam e dão significado para as dimensões pedagógica, administrativa, político e cultural.
Terça, dia 17, estará em pauta a Gestão Democrática como instrumento para a construção da qualidade da educação para todos. Será debatida também na sua dimensão pedagógica, por ser forma e conteúdo da educação. É essencial para que a aprendizagem significativa aconteça, respeitar a condição de sujeito de cada aluno, garantindo a relação do conhecimento do aluno e da comunidade com o conhecimento escolar.

Domingo, 15 de Fevereiro de 2009

Sofia Cavedon palestra em Vacaria

A convite da Prefeitura Municipal de Vacaria, a vereadora Sofia Cavedon (PT), ex-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Juventude (Cece) da Câmara Municipal e ex-secretária de Educação de Porto Alegre, será a palestrante do Curso de Formação para as Equipes Diretivas das Escolas Municipais de Vacaria, que se realiza de 16 a 17 de fevereiro (Segunda e Terça-feira), na Sociedade Esportiva União Operária do município (Rua Borges Medeiros, 1246).
No primeiro dia, pela manhã (a partir das 8h30min), Sofia Cavedon abordará “A Função Social da Escola“. Segundo ela a idéia é provocar reflexões como:O Projeto Político Pedagógico (PPP) contempla a visão proposta? De que forma? O que a escola está fazendo de concreto? Se não está, qual é a distância entre a prática e o sugerido? O que precisa ser feito para a escola desempenhar verdadeiramente a sua função social? Em que a escola está contribuindo para melhoria da qualidade de vida da comunidade?
Na terça (7/02), a partir das 8h30min, Sofia abordará a Gestão Democrática: Teoria e Prática. “Neste painel a proposta é refletir sobre: como concretizar teoria e prática na gestão democrática e o que já é realidade na escola?”

 criado por jornalnegritude     1:47:20 am — Arquivado em: Vacaria RS — Editar

Entrevista com Selvino Heck Parte Final

Entrevista Selvino Heck
JN: Selvino a tua expectativa também desse Congresso que vai ter até voltando panorama nacional, a gente sabe que todos os partidos tem divergências tanto internas e com a sociedade também, a gente tem observado que o PT tem sido esse partido que tem dado o norte para a questão política do país, não se falou tanto em organização partidária no país como agora o PT nas suas campanhas na sua trajetória de lutas como tu vê isto até em Vacaria, você conhece bem a realidade, sabe que a questão de partidos é muito fragilizada, até é histórico um evento como esse chamando a população para um debate sobre a cidade nunca houve, que sempre se faltou essa participação popular como tu vê isto?
Selvino: - Fundamental para uma cidade como Vacaria, uma cidade importante, uma cidade que é um pólo regional, que faz uma ligação importante entre pólos importantes como de Caxias do Sul. Como o da Serra como Santa Catarina que faça esse debate chamando a população para participar, a população sabe a realidade que vive os problemas que tem e portanto pode apontar as saídas que tem que partir da realidade conhecendo a vocação local a história local, a cultura local as diferentes formas do povo se expressar especialmente o povo mais pobre, o povo trabalhador e tem história de comunidade e tem referencias culturais a partir daí a medida que a população é chamada também se consolida a democracia porque a partir daí começa a enfrentar os problemas que antes você não enfrentaria porque você democratiza o poder, você dá espaço a população disser o que pensa, dar a vez e voz, principalmente enfrentar um grave problema que é a desigualdade social,a desigualdade econômica que a falta de participação e espaço de participação, eu só posso saudar um congresso e uma conferência da cidade quando o vice-prefeito meu amigo de muitos anos, o Biazus, me convidou para estar aqui,disse imediatamente Congresso na cidade de Vacaria que vou priorizar e vou tentar estar presente como estou hoje, ele produza os frutos para que essa conferência, o congresso produza frutos em sentido de desenvolvimento econômico a melhoria de qualidade de vida, mas também o desenvolvimento social e cultural com a garantia que os processos culturais da cidade seja fortalecido, tenham um espaço, tenha condições de florecer uma cidade importante como Vacaria.

Entrevista realizada no dia 01/07/2005 no congresso da cidade de Vacaria reportagem de Paulo Furtado

 criado por jornalnegritude     1:37:58 am — Arquivado em: Entrevista Exclusiva e Coletiva— Editar

Incubadora Empresarial em Vacaria RS

Incubadora Industrial terá novas empresas

Conselho decidiu selecionar novos empreendimentos para aproveitar o espaço que está disponível
Através de uma iniciativa do Governo do Estado, com contrapartida da Prefeitura, no ano de 2000 foi criada a Incubadora Industrial. O espaço era destinado ao abrigo de até cinco micro e pequenas empresas, do ramo alimentício. Mas, há cerca de 4 anos, apenas uma empresa está instalada na incubadora.
Nesta semana, integrantes do Conselho da Incubadora Industrial estiveram reunidos. Na oportunidade decidiram abrir o processo de seleção para novas empresas. A novidade, é que a partir de agora, as empresas que ficarão na incubadora não precisarão comprovar ter atividades no ramo da alimentação. O espaço poderá ser ocupado por empresas de qualquer segmento.
As empresas que desejarem se instalar na incubadora têm como benefício a infra-estrutura oferecida e a assistência. Os empresários contribuem apenas com uma taxa de manutenção, no valor de R$ 50, por mês. Eles também recebem assessoria gratuita na área de contabilidade, administração e marketing, através de uma parceria entre o Sebrae e Universidades da região.
Atualmente, a incubadora está localizada no bairro Jardim dos Pampas. O edital para inscrições de novos empreendedores será publicado à partir do mês de março.

Rádio Fátima (Jornalismo)17/02/2009, 08h50
 criado por jornalnegritude     12:46:02 am — Arquivado em: Vacaria RS — Editar

Clube Guarani pronto para o Carnaval em Vacaria RS

Tudo pronto para o Carnaval no Clube Guarani

Mesmo sem participação no desfile de rua, festa do Carnaval 2009 está garantida na sede do clube.
Em entrevista à Rádio Fátima nessa quarta-feira, 18/02, o Presidente, Fernando Badalotti destacou que a diretoria está trabalhando nos últimos detalhes da festa. Serão quatro noites e duas tardes de folia. A concentração dos blocos e da bateria será sempre a partir das 21 horas e 30 minutos em frente ao clube.
Durante o Carnaval Infantil, nas tardes dos dias 22 e 24 será realizado o concurso de fantasias infantis. Segundo Badalotti, a intenção é motivar as crianças à participação no Carnaval.
Neste ano, o Guarani conta com cinco blocos, Os Metralhas, Detonação, Jaluka, Tropa de Elite, Bombons da Orgia e a escola de samba. São esperados cerca de 1.200 foliões. Também participarão da festa moradores de Monte Alegre dos Campos.
Os sócios, com mensalidades em dia terão entrada liberada. Já os não-sócios poderão adquirir as entradas ao valor de R$ 15,00 cada noite, ou um passaporte, que dá direito aos quatro dias de festa, ao valor de R$ 50,00.
Quanto a participação no Desfile de Rua, o Presidente destacou que a decisão de não participar foi uma opção dos próprios associados, que além do mal tempo enfrentaram diversas dificuldades no ano passado durante a festividade, principalmente em relação à organização do evento.

Rádio Fátima (Jornalismo)19/02/2009, 08h20
 criado por jornalnegritude     12:44:10 am — Arquivado em: Vacaria RS — Editar

Demissões em Vacaria RS


Tamanho do texto: A- A+

Setor da metalurgia demite 75 em Vacaria

Forte desaceleração economica é apontada como o principal motivo
Nos dois primeiros meses de 2009 a crise econômica já apresenta números preocupantes em Vacaria, o número de demissões no setor da metalurgia ultrapassou a marca de 70 em pouco mais de um mês e meio.
A situação preocupante, é resultado dos efeitos da crise econômica mundial que está afetando diretamente o setor. Preocupados com o rumo da crise e o aumento no numero de desempregados, a administração municipal, CIC e sindicato dos Metalúrgicos de Vacaria organizaram uma reunião onde formam debatidos as projeções para os próximos meses e as possíveis medidas de precaução para evitar desastres maiores no setor trabalhista no município.
Segundo o Prefeito de Vacaria Elói Poltronieri,  o momento é de muita avaliação e conversa com as empresas para que um levantamento sofre as causas e efeitos da crise sejam elaborados nos próximos dias.
O Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Vacaria Clodomiro Costa, explica que a reunião é uma forma positiva de alertar os órgãos responsáveis e as empresas que o atual momento é delicado mas que ações devem ser desenvolvidas para frear possíveis demissões em massa.
Um levantamento da Organização Internacional do Trabalho alerta que até o final de 2009 cerca de 20 milhões de pessoas serão demitidas de seus empregos, reflexos da atual desaceleração das principais economias do mundo.
Rádio Fátima (Jornalismo)18/02/2009, 17h44
 criado por jornalnegritude     12:42:17 am — Arquivado em: Vacaria RS — Editar

Pardais em Vacaria RS

Exclusivo: Pardais emitem mais de 22 mil multas em dois meses

Cerca de seis mil notificações são para automóveis com placas argentinas. Os veículos de Vacaria, totalizam apenas 0,2% das multas.

O perímetro urbano de Vacaria conta atualmente com 12 controladores de velocidade. Eles estão instalados às margens das BR 116 e 285. Só nos meses de dezembro e janeiro, considerados os de maior movimento nas estradas, os pardais emitiram 22.436 notificações. Por iniciativa do Departamento de Jornalismo da Rádio Fátima foi realizado um levantamento que constatou 2.874 infrações gravíssimas, 7.262 graves e 12.300 leves neste período.
Do total de multas emitidas, cerca de seis mil notificações são para automóveis com placas argentinas. Os veículos de Vacaria, totalizam apenas 0,2% das multas.
Os pardais que mais emitiram notificações são os que estão localizados na Área Industrial, próximo à empresa Rubifrut. Foram 8.458 multas no sentido de saída do perímetro urbano e 6.068 de entrada. O terceiro equipamento que mais notificou, é o que está instalado no bairro Jardim América, próximo ao estádio do Glória, cerca de 1.344 multas.
Para o chefe da 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Tiago Pires, os pardais estão cumprindo a função de garantir um trânsito mais tranquilo no perímetro urbano. Em entrevista à Rádio Fátima ele destacou que os equipamentos estão contribuindo na redução de acidentes na cidade.
Já o Diretor do Departamento de Segurança Pública, Major Gilmar Vieira acredita que os controladores estão oferecendo mais tranquilidade também aos pedestres. Lembrou que o objetivo dos pardais é disciplinar os motoristas que tentam infringir as leis.
Nesses dois meses foram arrecadados R$ 1.649.676,00 em infrações gravíssimas, cerca de R$ 922.274,00 graves e R$ 1.070.100,00 em leves. No total, as multas emitidas em dezembro e janeiro geram uma arrecadação R$ 3.642.050,00.
Deste valor, 35% é destinado à Prefeitura de Vacaria e a empresa Kopp, que é responsável pela manutenção dos equipamentos, 15% vai para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 10% é repassado à Polícia Rodoviária Federal e 5% para o Fundo Nacional do Trânsito.

Rádio Fátima (Jornalismo)19/02/2009, 08h03

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim