sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Arquivo do Jornal Negritude

9/3/09

Homenagem as Mulheres Vacarianas

Fotos: Vereadora Elisabete e Vereadora Jane Andreola
Neste dia 09 de Março queremos homenagear o dia internacional das mulheres ocorrida ontem. Fica aqui a nossa homenagem as mulheres vacarianas que batalham, que lutam por idéias e principalmente na política para transformar a nossa cidade.
Paulo Furtado
Editor
 criado por jornalnegritude     8:14:01 am — Arquivado em: Editorial de Opinião — Editar

7/3/09

Revista Veja

  7 de março de 2009


Eurípedes Alcântara

Diretor de Redação
Caro leitor,
antes de mais nada, para quem quiser ir direto para o índice completo da revista, sem meus comentários, o link é este: http://veja.abril.com.br/newsletter/newsletter.html
 
 Nesta semana, a apuração de reportagens pelos jornalistas de VEJA e seus resultados levaram-me a pensar sobre o papel do jornalismo, a meu ver um dos sustentáculos das sociedades abertas e um ofício exercido sempre, ou quase sempre, em oposição ao mundo oficial dos governos e seus burocratas. Precisamente, o que me levou a essa reflexão foi o fato de que, na mesma semana em que a CPI dos Grampos terminava melancolicamente sem conclusões definitivas nem punições exemplares, os jornalistas de VEJA Expedito Filho e Otávio Cabral, ambos da sucursal de Brasília, levantavam as provas de que o alvo das investigações da comissão parlamentar, a escuta clandestina, continua em franca e impune atividade no Brasil. Expedito teve acesso ao conteúdo dos arquivos do computador apreendido pela Polícia Federal na casa do notório delegado Protógenes Queiroz, material que a CPI oficialmente não teve tempo de examinar e deu por encerrados os trabalhos. Ao mesmo tempo, Otávio Cabral desvendava no Recife outra investida ilegal da espionagem política, a confissão de um araponga que procurou Jarbas Vasconcelos para contar ter sido sondado por emissários supostamente ligados ao PMDB com uma proposta para devassar a vida privada do senador, que, em entrevista a VEJA há três semanas, denunciou corrupção no partido. O trabalho da dupla de repórteres teve imediato efeito sobre o mundo oficial e sua sonolenta tendência de não apurar nada que prejudique os políticos e suas ambições. Advertido sobre a gravidade das provas levantadas por Expedito, o deputado Marcelo Itagiba, do PMDB, presidente da comissão, prometeu exigir a prorrogação dos trabalhos de investigação da CPI. Não seria a primeira vez que isso ocorreria. A prorrogação, se vier desta vez, prestará um grande serviço ao país, pois são de estarrecer as provas do descontrole a que chegou a operação de espionagem clandestina promovida pelo delegado Protógenes. Já o senador Jarbas Vasconcelos ocupará a tribuna do Senado na próxima terça-feira para denunciar oficialmente o caso de espionagem que o repórter Otávio Cabral ajudou a esclarecer. Diz, com propriedade, a Carta ao Leitor de VEJA: “Esse é o papel do jornalismo, garantir que os cidadãos saibam o que se faz em seu nome e com seu dinheiro, ser os olhos e os ouvidos da nação e, como resultado disso, um dos esteios da democracia”.
 
 Bem, a vida não é feita apenas de momentos dramáticos nem é uma emergência permanente. Por isso, uma boa revista, como VEJA, precisa dar ao leitor opções de assuntos leves mas ainda assim não menos relevantes. É o caso da entrevista de Páginas Amarelas desta semana estrelada, e esse é verbo preciso, pelo estilista da Louis Vuitton, o americano Marc Jacobs, de 45 anos. Imperador da futilidade e do luxo, Jacobs conta como a indústria de alta moda – com suas bolsas de 20.000 reais – está sendo atingida pela crise econômica mundial. Antes de condenar, lembre-se de que os criadores de alta moda criam dezenas de milhares de empregos diretos e milhões de indiretos – e, como dizia o irlandês Oscar Wilde, “só as pessoas superficiais não dão valor às aparências”.
 
 Tendo sido a revista que mais investigou as falcatruas cometidas por Fernando Collor e seus asseclas quando ocuparam o governo no começo dos anos 90, VEJA não podia enxergar com naturalidade a volta de Collor ao cenário político, erguido da lama pelas mãos de Lula e do PT. É, caro leitor,Elle voltou. Lula e o PT trouxeram à vida todos os vampiros corruptos que, de alguma maneira, haviam tido sua atuação suprimida ou pelo menos atenuada por algum tipo de punição – da renúncia à execração pública. Lula e o PT ressuscitaram Jader Barbalho, Renan Calheiros, Severino Cavalcanti e, agora, para culminar, Fernando Collor. Com a ajuda de Lula e uma fingida oposição dos senadores petistas, Collor se tornou o presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado – é o inspetor das obras do PAC. A raposa agora vigia o galinheiro. Nossa reportagem conta como o PT e Lula patrocinaram a volta de Collor, desde quando negaram votos para a cassação de Renan, o grande patrono do único presidente brasileiro a sofrer impeachment.
 
 A seção de assuntos internacionais traz uma pequena mas perturbadora reportagem sobre a prevalência da brutalidade no continente africano. O século XXI caminha para sua segunda década e a África ainda permanece imersa na selvageria: os eventos da semana passada na Guiné-Bissau e noSudão mostram o tamanho do desafio de civilizar o continente, que já foi chamado de “negro” e, pela sua impenetrabilidade, era pintado de preto no mapa-múndi.
São esses, caro leitor, os assuntos que mais me motivaram a comentar. Espero que tenha gostado.
Se quiser mandar-me comentários, sugestões e críticas, por favor, use o endereço
diretorveja@abril.com.br
Um forte abraço e até a próxima semana,

Eurípedes Alcântara
Diretor de Redação

 
Destaques de VEJA.com
 Desafios globais 
O publicitário Nizan Guanaes, convidado a participar do Clinton Global Initiative (CGI), um dos maiores eventos internacionais de responsabilidade social e ambiental, organizado pelo ex-presidente dos EUA Bill Clinton, registrou o encontro com exclusividade paraVEJA.com.
www.veja.com.br/blog/nizan-guanaes
 Em ProfundidadeNutrição – O valor dos alimentos
www.veja.com.br/emprofundidade
 Perguntas & Respostas
- Como cuidar do orçamento em 2009
- Lixo espacial
- Linguagem de internet
www.veja.com.br/perguntas
 Acervo digital
A trajetória de Ronaldo Fenômeno
www.veja.com.br/acervo

 
Clique aqui para cancelar o envio deste e-mail
Nosso serviço de cadastramento solicitará seu e-mail e senha. Se não souber a senha, digite seu e-mail e clique no item “Esqueci minha senha”. Uma senha provisória será enviada para sua caixa postal para possibilitar o acesso ao serviço.
 criado por jornalnegritude     12:35:20 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Sarau

Poesia e Mulher homenageadas em Sarau

A poesia pela voz da mulher é o que acontecerá no Sarau Poético em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (08) e ao Dia Nacional da Poesia (14). O encontro - Humana, demasiado humana - promovido pela vereadora Sofia Cavedon (PT) e a Livraria Bamboletrasacontecerá na próxima quinta-feira (12/03), a partir das 18h30min, no Centro Comercial Olaria (Rua Lima e Silva).
A emancipação da mulher na história, sua ousadia e sua produção literária serão destacadas nas performances das artistas Laura Medina, Adriane Azevedo eLiane Shülerque farão a leitura das poetisas Lou Andreas-Salomé, Maria Carpi e Safo. O momento especial do Sarau será dedicado à leitura daspoesias de Maria Carpi, pela própria escritora.

Mulheres e Poetisas

O protagonismo da mulher marca a história desde antes de Cristo e Safo, a poetisa grega que viveu na cidade Lésbia em Mitilene, ativo centro cultural no século VII a.C. é exemplo disso. Safo foi muito respeitada e apreciada durante a Antigüidade, sendo considerada “a décima musa”. A sua poesia, devido ao conteúdo erótico, sofreu censura na Idade Média por parte dos monges copistas, e o que restou de sua obra foram fragmentos.

Lou Andréas-Salomé – intelectual alemã, nascida na Idade Média na Rússia, em 1861, ousou na época, escandalizando a sociedade e quebrando regras morais com seus vários amantes. A produção literária de Lou esteve sempre muito ligada aos seus envolvimentos amorosos. Seu encanto e à alegria de viver que transpirava em cada um de seus gestos emocionou até mesmo Freud que a qualificou de “raio de sol”.

Maria Carpi – Gaúcha de Guaporé, a advogada e escritora do mundo atual estreou na literatura em 1990, encontrando na justeza do verso a forma de carpir núcleos do pensamento. Com sete livros publicados (duas antologias), é reconhecida como uma das mais originais vozes da poesia feminina brasileira. O poeta Thiago de Mello  salientou a particularidade de sua criação:   “Todas as suas palavras unem-se umas as outras por atração mágica inexorável. Todas têm boca, densa música”.

Porto Alegre, 07 de Março de 2009.

Jorn. Marta Resing/5405
Ass. Comunicação
Gab. Ver. Sofia Cavedon/PT

Seja responsável com o meio ambiente - só imprima se for necessário.

 criado por jornalnegritude     12:28:05 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

5/3/09

Colheita da Maçã

A abertura da colheita da maçã em Vacaria, prevista para a próxima semana, será dia 14 (sábado) e não mais dia 13, permanecendo o mesmo horário e local. Essa mudança foi confirmada pela Associação Gaúcha de Produtores de Maçã – AGAPOMI - e organizadores do evento, para facilitar a presença das autoridades convidadas e dos próprios produtores, que estão em plena colheita da Gala. No sábado (14), às 10h 30min, acontecerá a Abertura Oficial no pomar do Sr. José Sozo (BR-285 Estrada da Maçã) e ao meio-dia, reunião almoço com a participação de autoridades, produtores, imprensa e convidados. Já estão confirmados neste evento dirigentes do Banrisul, Banco do Brasil, BRDE, Caixa RS e Sicredi, além da presença do Secretário da Agricultura, João Carlos Machado, representando o Governo do Estado.

A abertura da colheita da maçã ocorre entre a colheita da Gala e da Fuji. O Estado deve colher aproximadamente 400 milhões de quilos de maçãs. A ocorrência de granizo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina provocou uma grande perda. Cerca de 300 mil toneladas de maçãs para a indústria estão ainda nos pomares, pois são poucas as indústrias que esmagam a fruta e além de pagarem valores muito pequenos (8 centavos ao quilo) também não demonstram muito interesse na coleta desta maçã, que acaba ficando nos pomares.
Para o deputado Francisco Appio, o setor cresceu nestes últimos 36 anos, mas ainda tem gargalos que precisam ser superados. Um deles é a relação trabalhista entre empregados e trabalhadores, agravada por uma norma do Ministério do Trabalho, que obriga a contratação, exame e atestado liberatório na origem dos trabalhadores. De 12 a 13 mil trabalhadores são recrutados na metade sul do Estado para a colheita da maçã em Vacaria.

Acesse www.appio.com.br e veja o discurso do parlamentar na tribuna da Assembleia Legislativa


Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

 criado por jornalnegritude     2:40:47 am — Arquivado em: Deputado Estadual Francisco Appio — Editar

Inter no Carnaval

08h23 19/02/2009
História do Inter é retratada no Carnaval, enquanto time vive decisão em campo

Clube terá seu centenário comemorado por uma das maiores escolas de samba de Porto Alegre, ao mesmo tempo em que time vive decisão no Estadual e tenta confirmar tradição vencedora

Do Pelé.Net
PORTO ALEGRE - A ligação entre o Internacional e o Carnaval, maior manifestação cultural do povo brasileiro, sempre foi intensa. Mas, neste 2009, temporada em que será comemorado o centenário do clube, fundado em 4 de abril de 1909, essa relação ganha destaque especial, pois o Sport Club Internacional é tema da escola Imperadores do Samba, uma das maiores de Porto Alegre.
Divulgação / Inter
Símbolos da Imperadores do Samba e do Inter foram unidos
PÁGINA DO INTER
O desfile deste sábado, que contará com cerca de 2.500 integrantes distribuídos em 30 alas e contando com cinco carros alegóricos, mostrará como o Colorado atingiu suas maiores conquistas e chegou ao patrimônio atual.
Ao mesmo tempo em que o povo veste fantasias - vendidas inclusive na loja do Inter, por valores que variam entre R$ 250 e R$ 450 - e vai para a passarela do samba, os jogadores estarão concentrados, em busca de mais um troféu, pois neste domingo o clube luta por uma vaga às semifinais do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, contra adversário que será definido na noite desta quinta - São Luiz, Ulbra ou Santa Cruz.
PARA CANTAR NA AVENIDA
150 ANOS DE HISTÓRIA - VERMELHO E BRANCO, UMA SÓ PAIXÃO
(Autoria: Alessandro Antunes)
Bate nais forte o meu coração
Vermelho e branco hoje invade a cidade
Sou colorado, sou Imperador
Nesse mar eu vou, que felicidade!
Oh, Terra Mãe
Do futebol, do carnaval, da fantasia
Na Terra Mãe
Um grande clube, Internacional nascia
De uma família surge um sonho a desbravar
De uma multidão concretizou
Batalhas e batalhas nos gramados
Brilhou, brilhou, brilhou…
Nos Eucaliptos, o palco da magia. Rao hilariante
Fazia o Rolo Compressor vibrar
Com a maior torcida do Rio Grande
Papai é o maior, papai é que é o tal
Canta forte a galera, pula Saci!
É dia de festa, delírio total
Vamo, vamo Inter! Faz o gigante explodir
Feitos relevantes, senda de glórias, o vencedor
Colorado, celeiro de craques
O mundo conheceu o teu valor
E hoje o centenário que anuncia
Imperadores, vem te homenagear
A escola de bambas, resistência do samba
Orgulho da cultura popular
Vem “Povo Meu” comemorar
Que ainda resta um lugar na nossa escola
Desça da arquibancada e caia na folia
O Inter, que está atrás de seu 39º título Estadual e já ganhou um Mundial de Clubes, uma Libertadores da América, três Campeonatos Brasileiros e uma Copa do Brasil - entre outros títulos - será retratado no tema definido como “150 Anos de Glórias: vermelho e branco, uma só paixão”. A frase se justifica na medida em que tanto Inter como Imperadores do Samba usam as cores vermelho e branco, ambos nasceram de manifestações bem identificadas como “do povo”, e a diferença no nascimento das agremiações é de exatos 50 anos, pois a Imperadores é de 1959.
Soma-se a todas essas coincidências, a proximidade física, pois o estádio Beira-Rio, do Inter, e a quadra de ensaios da Vermelho e Branco ficam na avenida Padre Cacique, poucos metros de distância um local do outro.
Segundo o presidente da Imperadores, Luiz Carlos Amorim, “esse projeto vem sendo pensado desde 2007. Imperadores e Inter sempre foram muito próximos. Temos as mesmas cores e a mesma origem popular. Vamos entrar na avenida para ganhar o título, o primeiro do ano do Centenário”.
A relação do Inter com o carnaval é considerada historicamente mais forte e marcante a partir do final dos anos 30 e começo dos 40, quando o clube de futebol foi buscar no grupo carnavalesco conhecido como “Os Tesouras”, aquele que é considerado um dos maiores jogadores de sua história, o ponteiro-direito Tesourinha.
Tesourinha foi o primeiro atleta do Rio Grande do Sul a atingir projeção em todo o País, ao ser eleito o “Craque Melhoral”, num concurso de âmbito nacional, através de votação popular, vencido pelo colorado no final dos 40, o que inclusive o ajudou a afirmar-se como integrante da seleção brasileira.
O atacante e carnavalesco Tesourinha, após sair do Inter, foi defender o Vasco, no Rio de Janeiro, e, já no final de carreira, começo dos 50, regressou a Porto Alegre para vestir a camisa do Grêmio e ficar marcado para sempre como o primeiro negro a usar o fardamento tricolor na história.
Grêmio que teve, há seis anos, sua trajetória centenária igualmente registrada no carnaval gaúcho, então pela escola concorrente da Imperadores, a Bambas da Orgia, essa identificada pelas cores azul e branco. Naquele 2003 ganhou o troféu do carnaval. O Inter espera dar o troco neste 2009, aliado à Imperadores do Samba.
 criado por jornalnegritude     2:34:02 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Revista Veja

QUINTA-FEIRA
19 de fevereiro de 2009
 
Eurípedes Alcântara

Diretor de redação
Caro leitor,
A extraordinária entrevista que o senador Jarbas Vasconcelos deu a VEJA repercutiu de diversas formas na semana que passou. Ao silêncio constrangido da cúpula do partido, que simplesmente se paralisou diante das revelações de corrupção feitas pelo senador, sobrepôs-se a indignação da sociedade brasileira. Quem melhor traduziu o sentimento das pessoas de bem foi um editorial de jornal, conforme registrou a Carta ao Leitor: “Ao comentar a repercussão da entrevista de Jarbas junto à cúpula do PMDB, o jornal O Estado de S. Paulo, em editorial, deu-lhe contornos definitivos: “Com sua murmurada resposta, o baronato partidário passou o proverbial recibo ao denunciante, elevando inadvertidamente os seus argumentos à categoria de constatação de uma realidade objetiva”.”
 Como não podia deixar de ser, apesar dos feriados do Carnaval, que teoricamente sugeririam um tema mais leve, a capa de VEJAtrata desse “caso de amor” dos políticos corruptos com nosso dinheiro. A reportagem fala da repercussão da entrevista de Jarbas Vasconcelos e termina apontando alternativas práticas de efeito imediato para a contenção do assalto cotidiano aos cofres públicos nos níveis municipal, estadual e federal.
 Uma emocionante reportagem relata como estão sofrendo com a crise os dekasseguis, brasileiros de ascendência japonesa que fizeram o caminho inverso dos avós e voltaram ao país asiático em busca de oportunidades. Eles são as primeiras vítimas da crise financeira no Japão.
 As Páginas Amarelas trazem a intelectual americana Camille Paglia, autora de livros instigantes como o famoso Personas Sexuais. Camille veio passar o Carnaval em Salvador para saborear um pouco mais da personalidade que ela elegeu como sua paixão, a cantora Daniela Mercury. Mas Camille Paglia não é fã de Madonna? Era. Sobre a pop star americana, Camille diz nas Amarelas: “Madonna está um monstro. São inacreditáveis aqueles braços grotescamente musculosos e mãos que parecem garras”. É pouco. Espere até ler o que ela disse sobre Angelina Jolie.
 A editoria de Artes & Espetáculostraz uma excelente reportagem sobre os novos escritores “regionalistas” do Brasil e explica por que eles não gostam dessa classificação. São craques das letras como o amazonense Milton Hatoum que conseguem ser universais “cantando a própria aldeia”.
Bem, esses foram os assuntos que escolhi para comentar. A revista tem muitas outras reportagens de enorme interesse. Basta conferir a versão original da newsletter com o índice completo neste link.
Se quiser mandar-me comentários, sugestões e críticas, por favor, use o endereço
diretorveja@abril.com.br
Um forte abraço, belo Carnaval para você e até a próxima semana

Destaques de VEJA.com
 CarnavalAcervo digital e galerias de fotos
www.veja.com.br/destaques-acervowww.veja.com.br/galerias
 Perguntas e respostasQuando fazer lipoaspiração? Os riscos e as alternativas
www.veja.com.br/perguntas
 BlogO jornalista Denis Russo escreve sobre sustentabilidade
www.veja.com.br/sustentavel
 Entrega do OscarEm vídeo: as apostas de Isabela Boscov
www.veja.com.br/isabelaboscov
 CinemaTrailer dos filmes Rio Congelado e Quem Quer Ser um Milionário?www.veja.com.br/videos
Canais de Oferta:
Assine VEJAagora e comece a pagar apenas em 07/04! Aproveite!
 
Assine MEN’S HEALTHjá e ganhe 10% de desconto! Não perca!
 
Assine CAPRICHOagora e receba até 2 parcelas grátis! Confira!
 
Assine EXAME agora e receba 15% de desconto! E mais:comece a pagar só em Abril!
 
Assine NATIONAL GEOGRAPHIC agora e comece a pagar apenas em 07/04! Não perca!
 
Assine CLAUDIA 
agora por 9x de R$ 12,00! E mais: A Abril paga 1 parcela para você!
 
 
Ofertas válidas
por tempo
limitado.

Confira as promoções
no site.
 
Quais as vantagens de ser assinante de VEJA?
Você recebe, toda semana,
a mais completa análise
sobre os fatos que marcam
o país e o mundo.
Tem informações úteis
para sua carreira
e sua vida pessoal.
Além disso, só o assinante de VEJA acessa gratuitamente:
• Todas as áreas do VEJA ON-LINE, incluindo informações adicionais das reportagens publicadas na revista;
• Conteúdo integral da VEJA, Veja
São Paulo, Veja Rio e Especiais
a partir das 6 da manhã de sábado;
• Arquivo da revista, desde 1997,
e busca de todas as imagens de
capa de VEJA desde 1968.
Uma fonte riquíssima de pesquisa
para toda a família;
• Seções de Educação, Saúde, Testes,
Em dia e edições especiais on-line.
Você está recebendo esta mensagem pois seu e-mail está cadastrado para receber Informações de Produtos e Parceiros do Terra. Caso seja de seu interesse interromper o recebimento destes e-mails com este conteúdo, envie uma mensagem pararemover@informacao.terra.com.br
Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados
 criado por jornalnegritude     2:06:30 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Infoline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim