terça-feira, 8 de outubro de 2013

Feira do Livro de Porto Alegre RS



 

 

 
Folha do Livro 5ª EDIÇÃO · ANO 2013 - 07/10/2013
 Mutação na Feira chega a sua oitava edição

Ocorre no dia 2 de novembro, na Casa do Pensamento (Rua Capitão Montanha, entre o Banrisul e o Margs) o 8ª Mutação na Feira: HQs, zines e cultura popular, sob a coordenação do Grupo Quadrante Sul.

Confira a programação:

9h às 20h - Mostra de Histórias em Quadrinhos do Grupo Quadrante Sul com a  presença da Família Falcote

9h às 20h - Mostra de HQs do Homem Força, o primeiro super-herói gaúcho

9h - Abertura com exibição do vídeo do 7º Mutação na Feira, produzido por Law Tissot

9h15min às 11h -Tela HQ, evento temático com Whovians/RS, Supernatural Brasil,
Star Trek, The Walking Dead e Space 1999 

10h às 20h - Feira de publicações independentes

11h às 12h -  O mercado americano de quadrinhos para desenhistas brasileiros, debate com Daniel HDR, Marcel de Souza, Matias Streb e Jader Corrêa

13h às 15h - Universos Marvel & DC com Grupo HQG e presença de cosplayers

15h às 16h30min - Quadrinhos na Educação, mesa-redonda com Gelson Weschenfelder, Romir Rodrigues, Law Tissot e Daniel HDR

16h30min às 18h - Bate-papo com Joe Bennett e Marko Adjaric

18h às 19h - Fanzineiros do século passado, debate com Márcio Sno, Law Tissot e Henry Jaepelt

19h às 20h - A Hora da Mutação, com Grupo Quadrante Sul, convidados, palestrantes, debatedores e público do 8º Mutação na Feira

20h - Encerramento

OUTRAS INFORMAÇÕES

• Todas as atividades terão mediação do Grupo Quadrante Sul.
• Coordenação: Grupo Quadrante Sul -  Alex Doeppre é fanzineiro e designer gráfico; Denilson Reis, fanzineiro e professor; Jerônimo Souza, editor independente e Marcelo Tomazi, designer gráfico e professor.
• A Mostra de Histórias em Quadrinhos Quadrante Sul será integrada por trabalhos de quadrinhistas profissionais e amadores.
• A Mostra de HQ do Homem Força vai apresentar páginas do primeiro super-herói gaúcho, criado em 1967, por Altair Gelatti, em Caxias do Sul.

• A Feira de Publicações Independentes oferecerá ao público fanzines e revistas de autores que produzem suas próprias publicações, sem a intervenção de editoras. 
• O evento temático Tela HQ enfocará adaptações de seriados de TV e produções cinematográficas para as revistas em quadrinhos. Participantes: Whovians/RS (fã-clube da série britânica de TV Doctor Who coordenado por Patrícia Duarte), Supernatural Brasil (fã-clube da série norte-americana de TV Supernatural), Star Trek (fã-clube da série norte-americana de TV Star Trek - no Brasil, Jornada nas Estrelas), The Walking Dead (fã-clube da série de HQs e de seriados) e Space 1999 (seriado de TV britânico dos anos 1970). Os fã-clubes também manterão mesas temáticas sobre suas respectivas séries, na  Casa do Pensamento.
• No debate Mercado americano de quadrinhos para desenhistas brasileiros, Daniel HDR, Matias Streb e Jader Corrêa falarão sobre sua experiência no mercado norte-americano de HQs. Os três são desenhistas profissionais de HQ e realizam trabalhos para as editoras Marvel e DC Comics. Daniel também é professor na Unisinos (São Leopoldo/RS). Marcel de Souza desenha "comissioned art" para os EUA.
• HQG é um fã clube de colecionadores de quadrinhos de super-heróis das editoras norte-americanas Marvel e DC Comics. Palestrantes: Gelson Weschenfelder e Fábio Martins. Mais informações: http://equipehqg.blogspot.com.br/
• Na mesa-redonda Quadrinhos na Educação, os palestrantes falarão sobre sua experiência com o uso das HQ como instrumento pedagógico.
Palestrantes:
Gelson Weschenfelder (professor de Filosofia)
Law Tissot (arte-educador) e Daniel HDR (professor de Arte),
Mediação: Denilson Reis (professor de História) e Marcelo Tomazi (professor de Arte)
• Participarão do debate Fanzineiros do século passado: Márcio Sno - que produziu o documentário Fanzineiros do século passado, um relato sobre o início da produção de fanzines no Brasil, em especial nos anos 1980; Law Tissot, responsável pela Fanzinoteca Mutação, de Rio Grande/RS, e Henry Jaepelt, desenhista destacado no meio underground desde a década de 80.
• O evento encerrará com A Hora da Mutação, uma confraternização com troca de experiências e informações entre os integrantes do Grupo Quadrante Sul, palestrantes, debatedores, convidados e o público. Todos receberão papel, lápis e caneta para produzir desenhos, HQs, textos, poesias ou manifestos, que serão reunidos no fanzine Mosaico, que será disponibilizado para download em formato PDF no blog Quadrante Sul (http://quadrantesul.blogspot.com/).

Para se inscrever, basta enviar e-mail para visitacaoescolar@camaradolivro.com.br, manifestando seu interesse em participar do evento, e fornecendo os seguintes dados:
Nome:
Ocupação:
E-mail:
Telefones:
 Obs: idade mínima: 15 anos 
CONTATO
Câmara Rio-Grandense do Livro
www.camaradolivro.com.br
Praça Osvaldo Cruz, 15 · Conj. 1708/1709
CEP 90030-160 · Porto Alegre · RS · Brasil
Fone: +55 51-32897372 
visitacaoescolar@camaradolivro.com.br

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim