terça-feira, 12 de novembro de 2013

Conselho Municipal da Igualdade Racial


Conselho Municipal da Igualdade Racial
São Vicente
Reunião
09/11/2013

reuniao.jpgSão Vicente, primeira do Brasil, também sai na frente em relação ao desenvolvimento Físico, Mental, Moral, EspiritualSocial da Comunidade Negra em condições de liberdade.

Responsabilidade enorme ao mesmo tempo, orgulhoso em fazer parte deste processo de transformação sem ocupar cargo ou função pública.

Muito temos ainda pela frente.

Dia 9/11/2013, aconteceu a reunião do Conselho da Igualdade de São Vicente na qual compareceu a Drª Alessandra Franco coordenadora da Igualdade Racial de São Vicente e apresentou o compromisso da pasta que ocupa e a programação que será realizada no mês de novembro.

Representação política e enfrentamento do racismo é o que esta em pauta.

Nega-se ao negro a participação na construção da história e da cultura brasileiras, embora tenha sido ele a mão-de-obra predominante na produção da riqueza nacional, trabalhando na cultura canavieira, na extração aurífera, no desenvolvimento da pecuária e no cultivo do café, em diferentes momentos de nosso processo histórico”.
Quilombo de Parnaíba

O processo é igualdade, acontece que o racismo esta enraizado.

Produção de Cultura Negra atividade profissional Construindo Cidadania, qualquer desvio de conduta, prejudica a participação pessoal e da Convivência Comunitária no processo.

Em 15/08/13, Delegados e escrivães de Santos, participaram de Seminário sobre Discriminação Racial, nível de participação do Negro na sociedade cabe fazer valer autoridade.

Consta comunicado providências junto a Policia Civil do Estado de São Paulo, diretamente ao Delegado Aldo Galiano Júnir DEINTER-6, sobre o caso de advogado participante no processo de igualdade que não estava querendo reconhecer a representação na participação pública, seres humanos contra seres humanos, acontece que um usa a sua autoridade de forma desmazelada colocando na frente como escudo a OAB.

Todos tem obrigação respeitar o processo de igualdade, sair do vicio, do jogo, seres humanos contra seres humanos, existe regras que tem que serem respeitadas principalmente o da Representação dos Negros e Sambistas da Metrópole Santista.
Luiz Otávio de Brito

***

Drª Alessandra Franco
Coordenadora da Promoção da Igualdade Racial - SV

Coordenadoria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de São Vicente/SP é um órgão vinculado diretamente ao Gabinete do Prefeito Municipal, e tem como intuito desenvolver ações afirmativas para a promoção da Igualdade Racial, sendo um órgão de política transversal e Intersetorial, ou seja, deve estar atuando e implementando políticas de promoção da igualdade racial em todo o Secretariado do Governo Municipal. Promover princípios e diretrizes municipais instituídas pela Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial em defesa dos que sofrem preconceito ou discriminação em função da etnia, raça e/ou cor, e institui as orientações legais no campo das relações étnico-raciais nas políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de São Vicente, através de ações de longo, médio e curto prazo, conforme as necessidades imediatas contra o racismo, a discriminação, a intolerância e a xenofobia a fim de implementar as ações afirmativas em âmbito municipal, no que diz respeito à Educação, Saúde, Cultura, Segurança, Habitação/terra, Comunicação e Trabalho e Renda.

Dia Nacional da Consciência Negra 

É celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade. Outros temas debatidos e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc. Esse honraria, tornará um evento permanente no calendário vicentino, e mais que homenageará a região Metropolitana da Baixada Santista, como um todo. O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

                                               Desta forma, a COPPIRSV, promoverá um mês de ações, além, claro, do grande baile de gala, onde propusemos que o prêmio se chame "Troféu Zumbi do Palmares", pelo entendimento de que, os homenageados se sentiram orgulhosos, pela homenagem com o nome Dele que, sem qualquer sobra de dúvida, é o maior e mais respeitado Líder Negro que esse país já teve notícia.

Segue abaixo, a programação da Semana da Consciência Negra`- São Vicente - SP:


                    18.11.13 ás 16h00 – Abertura da Semana da Consciência Negra – Audiência Pública – Carnaval Vicentino – Patrimônio da Cultura Negra e Palestra Equidade Racial - Palestrante Professor Sr. Dr. Hélio Santos – Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo para Equidade Racial (confirmar). Local Câmara Municipal de São Vicente;

                    19.11.13 ás 17h00 – Seminário de Apresentação do Projeto Brasil Afroempreendedor – SEBRAE NACIONAL/CEABRA - Palestrante Sr. JOÃO CARLOS NOGUEIRA Consultor Técnico Nacional/Coordenador Executivo;  Local Associação Comercial;

         20.11.13 ás 21h00 –– Troféu “Zumbi dos Palmares” – Negros em Destaque, Baile; Local Ilha Porchat Clube;

         21.11.13 ás 15h00 – Oficina sobre Promoção da Autonomia Econômica das Mulheres Negra na Baixada Santista – Sra. Neuza Tito Secretária Adjunta de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres - Secretaria de Políticas para as Mulheres – Presidência da República; Local Câmara Municipal de São Vicente;

         22.11.13 ás 10h00 – Discriminação Racial “Aspectos Legais”  DR. TABAJARA NOVAZZI Coordenador Geral do Centro de Direitos Humanos da Acadepol  - Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” e Sr. Evanilson Corrêa de Souza – Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo – Chefe da Seção de Direitos Humanos; Local Câmara Municipal de São Vicente;

         25.11.13 ás 19h00 – Seminário da Educação Lei nº 10.639/03 e Lei 11.645/08 e Criação do Fórum Permanente de Educação para Relações Étnico-Racial  – Coordenação de Políticas para População Negra e Indígena do Estado de São Paulo – Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo; Local Centro de Convenções;

         29.11.13 ás 14h00 – Seminário da Saúde da População Negra e criação e implantação do Quesito “raça/cor” na rede de saúde do Município de São Vicente - Palestrante Dra. Marise Barbosa - Departamento Regional de Saúde IV - Baixada Santista – Secretaria Estadual da Saúde; Local Sest/Senat

         11 á 30.11.13 - Exposição “Consciência Negra em Cartaz”, A mostra consiste em 51 cartazes em papel couchê 520g, cujas imagens têm o objetivo de mostrar a importância dos negros no Brasil, voltada para o sentido de valorização dos direitos humanos de forma igualitária. Os cartazes, feitos por designers gráficos, publicitários, artistas plásticos e estudantes, foram selecionados no Concurso “Consciência Negra em Cartaz” realizado em 2010 na cidade de São Paulo - SP. Local Casa Martim Afonso.

         Data á confirmar – Seminário Apresentação Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais - Palestrante Professora Silvany Euclenio Silva - Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais – SECOMT – Secretária de Políticas da Promoção da Igualdade-Presidência da República;


ATIVIDADES EXTERNAS
         28/11/2013 – 14:30 hrs – Roda de Debate: Dez Anos da Lei 10.639: Onde está no currículo escolar – Participação: Sra. Dra. Alessandra de Sousa Franco – Coordenadora Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de São Vicente/SP. REALIZAÇÃO PREFEITURA DE PRAIA GRANDE;


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim