terça-feira, 5 de novembro de 2013

Vereadora Mônica Leal


Imagem


O descontrole da desordem

Venho acompanhando as declarações do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo a respeito da tomada de medidas para que a Polícia Rodoviária Federal aja em conjunto com a polícia militar em caso de protestos violentos, tomando como exemplo o grave confronto com vandalismo, destruição e prejuízos, ocorrido na Rodovia Fernão Dias em São Paulo na última segunda-feira.
No dia primeiro de novembro pela manhã, a rádio Gaúcha fez uma entrevista com o ministro, a qual ouvi atentamente, com muito interesse, acompanhando as perguntas dos jornalistas Daniel Scola, Rosane de Oliveira e Carolina Bahia.
Cardoso mencionou que a administração da violência nos protestos, que ocorrem por diferentes causas, é uma questão de cada estado e de seus governadores e secretarias de segurança.
De ouvido no rádio, reforcei mais uma vez a minha convicção de que por aqui faltou comando do governo gaúcho para coibir essa prática nociva que também assolou Porto Alegre e confirmo o que venho analisando desde o início das manifestações: que estamos vivendo uma verdadeira crise de autoridade frente a esta nova forma de violência urbana.
E dentro disso, o ministro admitiu que têm que ser criados e aplicados com urgência, igualmente novos métodos e abordagens para esses descontroles sociais que estamos vendo no Brasil, que são fatos muito graves.
Até agora o que vimos foi uma polícia por demais permissiva com os vândalos, recebendo ordens de preservar esses baderneiros , pisando em ovos frente aos direitos humanos, sendo rechaçada quando faz uso da força.
Espero que o Estado restabeleça a ordem pública, enquanto é tempo. Caso contrário, as consequências serão irreversíveis.
Ainda que tarde essa tomada de decisão do governo federal, eu comemoro o posicionamento, porque o problemas das manifestações violentas estão tomando conta do país e envolvendo todas as instâncias da sociedade.
Sempre achei um absurdo as depredações não serem coibidas, assim como teorias e tentativas de se querer conversar com vândalos. Aos mesmos, a aplicação da lei.                                                     
                                                                                                                                                                           Mônica Leal
                                                                                                                                                                            Jornalista e vereadora do PP em Porto Alegre


Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim