Agenda da Sofia



O Morro Santa Teresa é Nosso! - Lei Complementar nº 717/2013

Sancionado às 20h do dia 20 de agosto a Lei Complementar nº 717 que institui o Morro Santa Tereza como área de preservação ambiental, de interesse cultural e social. Apresentada por Sofia Cavedon, vereadora do PT da capital, e construída coletivamente, a lei está baseada no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (PDDUA) e garante que o espaço deverá ser considerado um bem de domínio público.
Arte Mario Pepo



IFRS Campus Restinga - Descaso do município com alternativas para os jovens

Foto Sofia Cavedon


“Não é aceitável o abandono que promove a prefeitura à grande conquista da Restinga, o Instituto Federal! Não há sinalização, segurança, sequer a quadra de esportes, ônibus adequados a professores e alunos!” – Sofia Cavedon
As contrapartidas do governo municipal para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS - IFRS - Campus Restinga serão pauta da reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (27/8), às 14h30min. A reunião ocorrerá na sala 303 da Casa Legislativa, localizada na Av. Loureiro da Silva, 255, Centro Histórico.


Marcio Pochmann e a Reinvenção das cidades

Reinvenção das cidades pressupõe construção de nova maioria política, defende Pochmann - Por Samir Oliveira/Sul21
O economista Marcio Pochmann esteve em Porto Alegre para participar do encontro Escolhas Capitais “Reconquistar a cidade: o conhecimento como estratégia das mudanças”, promovido pelos mandatos da vereadora Sofia Cavedon e do deputado estadual Raul Pont.
Foto Mario Pepo



Eleições Limpas, uma proposta de Reforma Política por iniciativa popular

Imagem Web


O mandato de Sofia Cavedon, vereadora do PT da capital, está apoiando e mobilizado na campanha: Eleições Limpas, uma proposta de Reforma Política por iniciativa popular.
Convidamos a participar do projeto, assinando e divulgando a proposta que precisa levantar 1.6 milhões de assinaturas.


Escolas terão brinquedos adaptados para crianças com deficiência

Imagem web


Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência a iniciativa de Sofia, que determina que todas as escolas localizadas no município tenham playgrounds adaptados a crianças com deficiência física ou mental, foi aprovada na quarta-feira (21/8) na sessão plenária da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Todas as escolas no município terão que ter ao menos um brinquedo adaptado!


Complexo Cultural do Porto Seco - Novo projeto é prometido para outubro

A prefeitura deverá ter em mãos o projeto remodelado do Complexo Cultural do Porto Seco por volta do dia 1º de outubro deste ano. A informação foi repassada pelo governo municipal, durante audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Esportes e da Juventude (Cece), da Câmara de Porto Alegre, na Associação dos Motoristas e Usuários do Porto Seco.
Foto Ederson Nunes/CMPA


Guarda Municipal - Aprovados em concurso cobram nomeação

Foto Ederson Nunes/CMPA
Depois de realizarem o concurso público em 2009 e de serem chamados para a segunda etapa em 2012, 84 postulantes à Guarda Municipal de Porto Alegre foram surpreendido com a paralisação do processo seletivo. Ao mesmo tempo, professores, funcionários e estudantes de escolas municipais clamam por mais segurança. Estas duas questões complementares pautaram a reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Sofia Cavedon.


Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres começa nesta segunda

A partir desta segunda-feira (26/8) começa o 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, em São Paulo. O encontro será transmitido ao vivo, é só acessar:http://www.ustream.tv/recorded/37752761


Escolha Comunidade - Vila Asa Branca

Sofia, que em 2011 desenvolveu o projeto Câmara na Comunidade, durante a sua gestão na presidência da Câmara de Porto Alegre, continua percorrendo a cidade em visitas semanais às comunidades - é o Escolha Comunidade do mandato da vereadora.
Na semana que passou, Sofia esteve na Vila Asa Branca, Zona Norte, que vive o drama de obras do PAC 1
Foto Sandra Ilíbio Braz


Momentos do Sarau o TEXTO que contesta a CENA

Foto Mario Pepo
Sarau da Sofia (imortalizado assim por Pilla Vares).
"Buscamos reservar este tempo para a cultura, do mesmo jeito que lutamos por espaços para as praças e parques, para árvores e grama, orla aberta para curtir o Guaíba, para o circular das bicicletas - pois que o sistema tente tomar todo nosso tempo para o trabalho, todo o espaço para a especulação imobiliária, todas as vias para o automóvel... É um investimento em gente, pois que gente é encontro, é arte, é emoção!" - Sofia Cavedon.

Gabinete: Câmara de Porto Alegre - Av. Loureiro da Silva, 255/201 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS
(51) 3220.4263/4265 Jorn. Marta Resing/5405 - martaresing@gmail.com