segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Consciência Negra



Inesc e Unicef lançam guia “Por um parlamento sem Racismo”
racismoPara marcar as atividades do mês da Consciência Negra, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançam na próxima quarta-feira, 13/11, em café da manhã na Câmara dos Deputados organizado em parceria com a Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, a publicação “Por um Parlamento sem Racismo – Guia para parlamentares sobre a promoção da igualdade racial”.
O guia faz parte da campanha “Por uma infância sem racismo”, liderada pelo Unicef desde 2010 (que compreende os agentes parlamentares como fundamentais no terreno das formulações legislativas), e também da linha de atuação do Inesc – organização que luta pela ampliação e capacidade de  interlocução e pressão social para que o Estado elabore e execute política públicas que garantam efetivamente os direitos humanos e que sejam devidamente desenhadas e comprometidas com o enfrentamento às distintas faces das desigualdades: cor, gênero, etnia, geração, território e renda.
A publicação objetiva fornecer informações úteis para os parlamentares e suas assessorias com relação ao reconhecimento da desigualdade racial, da existência do racismo nas relações sociais no Brasil e dos marcos normativos vigentes voltados para a sua superação. E ainda contribuir para mudanças de atitude tão necessárias para a construção de um parlamento sem racismo.
O guia é organizado em cinco capítulos nos quais são apresentados alguns temas chaves para apoiar os atores querem enfrentar os impactos do racismo na sociedade brasileira e buscam colaborar com uma sociedade mais justa. Conceitos, definições, argumentos, histórico das legislações brasileiras, depoimentos, mitos, números e o cenário internacional são alguns dos temas presentes na publicação.
Café da Manhã
O lançamento do guia ocorrerá no dia 13/11 às 8h, no Central Park Restaurante (Anexo III da Câmara dos Deputados, subsolo). Entre os participantes que farão parte da mesa principal do evento estão José Antonio Moroni, membro do colegiado de gestão do INESC, o deputado Luiz Alberto (coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas) e um/a integrante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).
O que: “Por um Parlamento sem Racismo – Guia para parlamentares sobre a promoção da igualdade racial”.
Quando: 13/11, às 8h
Onde: Central Park Restaurante (Anexo III da Câmara dos Deputados, subsolo)






Cinema Consciência Negra

Foi exibido a sessão extra do filme Django Livre nesse Domingo dia 10/11/2013 com um bom público 32 pessoas num espaço de 100 lugares no Cine Cripta. Nessa edição fizemos um erro de avaliação de realizarmos essa segunda edição no periodo da noite tendo infelizmente em nossa cidade a dificuldade de transporte coletivo que os horários durante a semana é até às 20:00 horas  e nos finais de semana até ás 19:00 horas, muda Prefeito e nada de modificação e na extensão do horário do transporte coletivo noturno em Vacaria RS que está crescendo e precisa ser repensada várias situações por aqui. Na edição passada realizamo o ciclo de filmes da Consciência negra durante o dia ao sábados que foi produtivo e com boa participação. O ano de 2014 iremos realizar duas sessões no finais de semana para facilitar a presença do público dos bairros e pessoas que estejam pelo centro. Vamos aguardar o final do Ciclo de Filmes para fazermos uma melhor avaliação.

Câmara de Vereadores de Vacaria RS

Boa tarde

Os vereadores comentam:

As chuvas e a atuação da Defesa Civil
O vereador Osnir Domingues, PP lembrou as fortes chuvas que ocorreram ontem. "Enquanto andava pela cidade averiguando os prejuízos, encontrei o Vanderlei Maciel, que trabalha na Defesa Civil" disse. Osnir destacou o encontro pois acredita que, muitas vezes, algumas pessoas criticam os indicados aos títulos de Cidadãos Eméritos e Honorários por não compreendê-los ou não conhecê-los. "Quem corria a cidade ontem, ajudando quem foi atingido pela chuva era Maciel" ressaltou.

Laboratório Multimídia > projeto  138/2013
Tramita na Casa, projeto que prevê a criação de um laboratório multimídia anexo à Casa do Povo. O projeto foi elogiado pela Vereadora Elisabete Ritter de Vargas, PMDB e também pelo Vereador Alessandro Dalla Santa, PSB que explicou que esse laboratório será criado com recursos de emenda parlamentar - Beto Albuquerque. 

Projetos votados e aprovados:

Novembro azul > Liga Feminina receberá R$ 5 mil para promover ações de prevenção ao Câncer de Próstata. O valor provém de recursos da Câmara.

Repasse de recurso federal > R$ 4.500 para oficinas terapêuticas na área de saúde mental, álcool e drogas.

Estou à disposição para mais informações.

Giana Pontalti
Assessora de Comunicação

Inter 2 x 3 São Paulo parte 49


Inter 2 x 3 São Paulo parte 48


Acidente em Vacaria RS Ontem




Colisão de Veículos na rotatória entre a Rua Júlio de Castilhos e AV. Militar

Filme Django Ontem na Cripta







Blogando com João Amaro: O JULGAMENTO- QUEM PERDE E QUEM GANHA

Blogando com João Amaro: O JULGAMENTO- QUEM PERDE E QUEM GANHA: O resultado do julgamento ninguém pode antecipar, qualquer previsão é chute, ou um mero desejo. Com relação ao caso, seja qual for o result...

Inter 2 x 3 São Paulo parte 47


Vacaria Após o Temporal de Ontem