terça-feira, 19 de novembro de 2013

Festa da Vitória do Glória de Vacaria RS em 1988

Outras Palavras


Imagem inline 1


Imagem inline 1
Boletim de Atualiazação - Nº 329 - 9/11/2013

Imagem inline 1
Krugman: a Civilização no cassino
Interesses econômicos, ideologia do livre-mercado e crença infinita na técnica bloqueiam ação contra mudança climática. É uma aposta mortal. Por Paul Krugman | Tradução Cristiana Martin (Outras Palavras)

Como os EUA invadiram as redes mundo afora
A coleta clandestina da inteligência norte-americana se tornou viável graças à infiltração de agentes em setores-chave como a telecomunicação e outros serviços da rede. Por Wayne Madsen (Outras Palavras)
Norte-americanos acima de qualquer suspeita
Wikileaks revela: EUA pressionam e ameaçam para nunca ter ações de seus cidadãos julgadas internacionalmente. Por Vinicius Gomes (Blog)
Direito à voz avança na América Latina
Lei de Meios, acatada na Argentina, está em votação no Uruguai. No Brasil, projeto de iniciativa popular já recolhe assinaturas. Por Cibelih Hespanhol (Outras Palavras)
Nova York enfrentará a desigualdade?
Disposto a enfrentar elite financeira, miséria e estigmatização da comunidade islâmica, prefeito eleito, Bill de Blasio, promete reunificar cidade. Por Paulo Nogueira, no DCM (Outras Mídias)
China: rumo a um desenvolvimento menos poluente?
Maior produtora mundial do efeito estufa promete reduzir emissões de CO2, desde que países ricos ajudem mais pobres a se adaptarem Por Ambiente Brasil (Outras Mídias)
As cores das manifestações colombianas
Operários, camponeses, estudantes, indígenas estão nas ruas da Colômbia, lutando por uma democracia menos neoliberal. Por Mauricio Archila, no Le Monde Diplomatique Brasil (Outras Mídias)
Metrô-SP: aprofunda-se caos na manutenção
Trens da frota K, reformados por empresa acusada de cartel, voltam a abrir portas em movimento. Problemas constantes irritam condutores, que denunciam: há risco iminente de acidentes mais graves. Por Tadeu Breda, e Vinícius Gomes (Blog)

Por que Belo Monte avança
Como Suspensão de Segurança, lei criada durante a ditadura, permite que usina continue sendo construída, apesar de decisões judiciais em contrário. Por Biviany Rojas e Raul Telles do Valle, no Instituto Socioambiental (Outras Mídias)
Negros ganham espaço entre empreendedores brasileiros
Estudo do Sebrae revela: superando oceano de desigualdades, eles têm sido capazes de iniciar atividades econômicas próprias mais rapidamente que média da população. Por Cauê Seignemartin Ameni (Blog)
Ouvidor da PM apoia desmilitarização
Luiz Gonzaga Dantas critica conduta da corporação e sugere: desmilitarização deve ser adotada como solução para a violência. Por Paulo Motoryn (Blog)

Mídias livres nas negociações sobre o clima Armado de câmeras, gravadores e canetas, grupo de jovens brasileiros documentará, na Polônia, nova bateria de debates sobre acordo global contra aquecimento do planeta. Por Redação (Blog)Seminário debaterá democracia na América Latina 
Pensadores, jornalistas e economistas latino-americanos refletem, 3ª-feira (12/11), em SP, sobre avanços e desafios nas relações entre sociedade e governos para transformação social. Por Redação (Blog)
Um diálogo sobre a liberdade
Crônica de conversa com F.M., filho abastado da elite financeira paulistana convertido, pelas ruas, em anarquista, filantropo e Ninja. Por Andressa Pellanda  (Outras Palavras)
Fêmea: Esgoto da tua diplomacia
“Eu tinha esse outro poder, poder de quebrar coisas, despedaçá-las, não deixar nada sobrar, tu não enxergava a gravidade disso?” Por Fabiane Borges (Outras Palavras)
Pasolini, cineasta libertário
“Último grande intelectual italiano”, diretor de cinema, poeta, cronista e roteirista questionou ferozmente a sociedade de sua época. Por Leneide Duarte-Plon, no Observatório da Imprensa (Outras Mídias)

--
Boletim de atualização do site Outras Palavras. A reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanha nossas novidades também no Facebook e Twitter.


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
http://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Questão da Igualdade Racial

Prezado(a)s

                   De ordem do presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, deputado Jeferson Fernandes, estou enviando convite para debater o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – SINAPIR. 
 
O debate, proposto pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, será realizado no dia 18 de novembro, segunda-feira, às 18h e 20min, na Sala Adão Pretto, térreo, da Assembleia Legislativa, situada na Praça Marechal Deodoro, 101, centro – Porto Alegre.
                      Pedimos repassar aos seus contatos que dialogam com a questão da igualdade racial. 
 
   Atenciosamente,
 
 
                                         Fabrício Ribeiro Sales
                                          Secretário da CCDH

Jean Wyllys

Caso não esteja visualizando corretamente, acesse este link
header

Tweet da Semana

Vejam a foto do noticiário abaixo. Ela é chocante para quem defende um Estado Democrático de Direito e reconhece dignidade humana em todas as pessoas, independentemente de sua classe social, etnia, procedência, gênero, identidade de gênero ou orientação sexual, mas também independentemente de a pessoa ter cometido infração ou delito: bit.ly/HRQxqb 
A pessoa que comete um delito - e essa quebra do pacto social precisa sempre ser contextualizada - não está expulsa da comunidade de direitos por causa disso. Ela tem direito a um julgamento justo! Quando a polícia - o braço do estado cuja atuação deveria ser compatível com os princípios da Constituição Cidadã - exibe o corpo abatido de um delinquente (negro, é bom ressaltar!) como presa de um safári, vemos a falência de nosso Estado Democrático de Direito. 
Os que defendem que toda pessoa tem dignidade humana podem ficar chocados com a foto, mas o flagrante captado representa uma prática comum da polícia no Brasil que goza do apoio de políticos demagogos, apresentadores de programas sensacionalistas de tevê e de boa parte da própria população que é vítima dessa polícia (há que sempre lembrar que existem policiais militares e civis que não agem assim, felizmente).

Como se constrói um medo na sociedade

Segundo Raúl Zaffaroni, quando um determinado grupo social é construído como inimigo e colocado como bode expiatório, “sempre se atribuem a ele os piores delitos que, certamente, com demasiada frequência, são os delitos sexuais”. Jean Wyllys comenta sobre a desonesta associação entre homossexualidade e pedofilia em sua coluna no iG.

Jean Wyllys discute a homofobia no esporte durante o 9º Fórum de Direito Desportivo

O deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ) participou, na sexta-feira (8), em São Paulo, do 9º Fórum de Direito Desportivo. Iniciativa do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo em parceria com a Associação dos Advogados de São Paulo, o Fórum discute o panorama jurídico do esporte brasileiro. Em sua fala, Wyllys comentou que o combate à homofobia envolve diversas políticas públicas, principalmente na educação básica. “A transformação social que não vai ocorrer com leis penais, ameaças de prisão ou aumento de penas. A homofobia é uma construção cultural, que muda no tempo e espaço, e nossa cultura vem se transformando com o tempo”. Leia mais.

Todo meu apoio aos funcionários da EBC

Em greve, os funcionários da EBC, a antiga Radiobrás, cobram os investimentos mínimos que tanto são negligenciados em nosso país. O sucateamento decorrente da falta desses investimentos tem provocado falhas graves, como no pronunciamento da presidenta e na transmissão do Roda Viva com a Marina Silva. A EBC é a empresa que mais está de acordo com os princípios da Constituição e por isso estamos do lado dela. Todo apoio aos funcionários da EBC!

"Longe da Árvore"

"A imperfeição é nosso paraíso". Este verso do poeta Wallace Stevens - verso contundente para uma cultura em que a cosmética, as cirurgias plásticas, as academias de musculação e a "ortopedia" moral religiosa buscam padronizar os seres humanos, diferentes entre si por natureza - este verso faz parte da epígrafe de um poderoso livro que me chegou às mãos na última quarta-feira: "Longe da árvore - pais, filhos e a busca da identidade", de Andrew Solomon e publicado pela Companhia das Letras. 
Quando recebi o livro, eu estava no plenário da Câmara; como a matéria em pauta era objeto de uma discussão enfadonha e soporífera entre os parlamentares, comecei a ler o livro ainda ali (como mostra o flagrante abaixo). E só interrompi a leitura quando a sessão terminou; mesmo assim, corri pra casa ansioso para retomá-la. 
"Longe da árvore..." é um livro imprescindível para quem tem filhos ou parentes com diferenças, deficiências ou "desvios" e também para quem lida com essas pessoas em suas atividades políticas ou profissionais. Solomon traz, à luz, as relações familiares sempre conflituosas de crianças, adolescentes e adultos à margem dos padrões biológicos e sociais estabelecidos; mas o faz no sentido de pôr fim a uma série de preconceitos que lhes infligem sofrimentos. Leia mais.

Já conhece o projeto Divinas Divas?

Jean Wyllys está apoiando o projeto “Divinas Divas”, um documentário musical que resgata a trajetória da primeira geração de travestis a subir nos palcos cariocas na década de 60, em plena ditadura militar! A produção chegará às telas de cinema sob direção da atriz Leandra Leal. Conheça o projeto. Sua colaboração é importantíssima. Você também pode assistir, de graça, à gravação do show das Divinas Divas para o documentário! Saiba como.

Vídeos

Jean Wyllys defende qualificação do debate para avanço do projeto de democratização da comunicação: youtu.be/IKJoJszg9Z0
 


Revista Veja

14 de novembro de 2013
------------------------------------------------

Caro leitor, aqui estão os destaques de VEJA desta semana.

VEJA.com - veja@abril.com.br

***********************************************

Edição da semana (nº2348 - 20 de novembro de 2013)

[A quadrilha na cadeia]
Oito anos, cinco meses e 27 dias depois de revelado, o escândalo do Mensalão leva à prisão os chefões do PT

Índice da edição 
http://veja.abril.com.br/revistas/

[Entrevista]
-----------------
O governador do Ceará, Cid Gomes, diz que enfrentar empresas que se juntam para superfaturar obras é um desafio dos governantes

[Especial]
-----------------
Atos públicos de grandeza, fraquezas da vida privada e os tiros que continuam a ecoar alimentam as narrativas sobre John Kennedy

[Brasil]
-----------------
O mensalinho de Marin
Para asfixiar a oposição e eleger seu sucessor, o presidente da CBF distribui mesadas de 100.000 reais a cartolas-eleitores

[Livros]
-----------------
José Guilherme Merquior estava no auge quando morreu, em 1991. A reedição de seus livros é a chance de revisitar seu espaço na história intelectual brasileira

[Exposição]
-----------------
Mostra reúne objetos de Alfred Nobel, o inventor sueco que dá nome ao prêmio mais famoso do mundo - e também aos contemplados com a distinção

[Ideias]
-----------------
Quanto vale o show
A Lei Rouanet, que deve ser substituída no próximo ano, alimenta o debate sobre uso de recursos públicos e privados na cultura

[Lya Luft]
-----------------
Que profissionais queremos

[Roberto Pompeu de Toledo]
-----------------
A honra da pátria

***********************************************

[Destaques on-line]
-------------------

[Todo mundo espiona]
-------------------------------
As recentes revelações sobre a ação da Agência Nacional de Segurança americana (NSA) demonstraram a insuperável capacidade de espionagem dos Estados Unidos. A primeira reação foi de indignação, mas a ela devem seguir-se ações bem mais concretas. Em reportagem de VEJA.com, especialistas no assunto elencam as transformações pelas quais deve passar o mundo da espionagem e da contraespionagem.


[Um novo CD de Paul]
-------------------------------
No programa VEJA Recomenda, Sérgio Martins fala sobre New, o 16° disco de estúdio de Paul McCartney e o primeiro com novas composições desde Memory Almost Full, de 2007.


[Pernambuco em cartaz]
-------------------------------
Nos últimos dez anos, Pernambuco se consolidou como importante pólo de produção cinematográfica no Brasil. Reportagem de VEJA ouviu cineastas e produtores que explicam por que o estado tem se destacado nessa arte.


[Turismo para torcedores]
-------------------------------
Para os fanáticos por esporte, não há férias. Pelo contrário: muitos aproveitam suas viagens para alimentar suas paixões, visitando estádios, museus e outros pontos históricos para suas modalidades favoritas. O site de VEJA inicia nesta semana uma série de reportagens com roteiros feitos sob medida para esse tipo de torcedor. O primeiro itinerário leva os apaixonados pelo futebol europeu a uma viagem pelas duas capitais da bola no norte da Inglaterra: Manchester, terra dos rivais United e City, e Liverpool - que, além dos Beatles, deu ao mundo os inimigos Liverpool e Everton.


[]
-------------------------------



***********************************************

Colunistas

[Blog]
-------------
Reinaldo Azevedo
São Paulo
Se Donato quiser a proteção do PT, vai ter de usar como ativo tudo o que sabe
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

[Radar on-line]
-------------
Lauro Jardim
Rejeição baixa
'Não Pare Na Pista', de Paulo Coelho, começa a ser testada com pequenas plateias
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line

[Coluna]
-------------
Augusto Nunes
Haddad
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes

[Coluna]
-------------
Ricardo Setti
'Bolha imobiliária'
http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/

[De Nova York]
-------------
Caio Blinder
Minhas filipinas
http://veja.abril.com.br/blog/nova-york

[Nova Temporada]
-------------
Fernanda Furquim
Rick and Morty
http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/

***********************************************

[Blogs da redação]
-------------------

[Língua portuguesa]
-------------
Sobre Palavras
Claque ou claquete
http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/

[Cultura]
-------------
Imperdível
Yoko e Lennon em livro
http://veja.abril.com.br/blog/imperdivel/

***********************************************
http://www.veja.com.br

Mensaleiros na Cadeia

14 de novembro de 2013
Caro leitor, aqui estão os destaques de VEJA desta semana.
VEJA.com - veja@abril.com.br
  
Edição da semana (n° 2348 - 20 de novembro de 2013)
 
 A quadrilha na cadeia - Oito anos, cinco meses e 27 dias depois de revelado, o escândalo do Mensalão leva à prisão os chefões do PT

A quadrilha na cadeia
Oito anos, cinco meses e 27 dias depois de revelado, o escândalo do Mensalão leva à prisão os chefões do PT 

♦ 
Índice da edição
 
 
Entrevista - O governador do Ceará, Cid Gomes, diz que enfrentar empresas que se juntam para superfaturar obras é um desafio dos governantesEntrevista
O governador do Ceará, Cid Gomes, diz que enfrentar empresas que se juntam para superfaturar obras é um desafio dos governantes
 
Especial - Atos públicos de grandeza, fraquezas da vida privada e os tiros que continuam a ecoar alimentam as narrativas sobre John KennedyEspecial
Atos públicos de grandeza, fraquezas da vida privada e os tiros que continuam a ecoar alimentam as narrativas sobre John Kennedy
 
 
Brasil
O mensalinho de Marin
Para asfixiar a oposição e eleger seu sucessor, o presidente da CBF distribui mesadas de 100.000 reais a cartolas-eleitores
 
 
Livros - José Guilherme Merquior estava no auge quando morreu, em 1991. A reedição de seus livros é a chance de revisitar seu espaço na história intelectual brasileira.Livros
José Guilherme Merquior estava no auge quando morreu, em 1991. A reedição de seus livros é a chance de revisitar seu espaço na história intelectual brasileira
 
Exposição - Mostra reúne objetos de Alfred Nobel, o inventor sueco que dá nome ao prêmio mais famoso do mundo - e também aos contemplados com a distinçãoExposição
Mostra reúne objetos de Alfred Nobel, o inventor sueco que dá nome ao prêmio mais famoso do mundo - e também aos contemplados com a distinção
 
 
Ideias
Quanto vale o show
A Lei Rouanet, que deve ser substituída no próximo ano, alimenta o debate sobre uso de recursos públicos e privados na cultura
 
 
Lya Luft - Que profissionais queremosLya Luft
Que profissionais queremos
 
Roberto Pompeu de Toledo - A honra da pátriaRoberto Pompeu de Toledo
A honra da pátria
 
 
 
Destaques on-line
 
Todo mundo espiona - As recentes revelações sobre a ação da Agência Nacional de Segurança americana (NSA) demonstraram a insuperável capacidade de espionagem dos Estados Unidos. A primeira reação foi de indignação, mas a ela devem seguir-se ações bem mais concretas. Em reportagem de VEJA.com, especialistas no assunto elencam as transformações pelas quais deve passar o mundo da espionagem e da contraespionagem.
Todo mundo espiona
As recentes revelações sobre a ação da Agência Nacional de Segurança americana (NSA) demonstraram a insuperável capacidade de espionagem dos Estados Unidos. A primeira reação foi de indignação, mas a ela devem seguir-se ações bem mais concretas. Em reportagem de VEJA.com, especialistas no assunto elencam as transformações pelas quais deve passar o mundo da espionagem e da contraespionagem.
 
 
Um novo CD de Paul
No programa VEJA Recomenda, Sérgio Martins fala sobre New, o 16° disco de estúdio de Paul McCartney e o primeiro com novas composições desde Memory Almost Full, de 2007.
 Pernambuco em cartaz
Nos últimos dez anos, Pernambuco se consolidou como importante pólo de produção cinematográfica no Brasil. Reportagem de VEJA ouviu cineastas e produtores que explicam por que o estado tem se destacado nessa arte.
 
 
Turismo para torcedores
Para os fanáticos por esporte, não há férias. Pelo contrário: muitos aproveitam suas viagens para alimentar suas paixões, visitando estádios, museus e outros pontos históricos para suas modalidades favoritas. O site de VEJA inicia nesta semana uma série de reportagens com roteiros feitos sob medida para esse tipo de torcedor. O primeiro itinerário leva os apaixonados pelo futebol europeu a uma viagem pelas duas capitais da bola no norte da Inglaterra: Manchester, terra dos rivais United e City, e Liverpool - que, além dos Beatles, deu ao mundo os inimigos Liverpool e Everton.
 
 
 
 
Colunistas
Blog: Blog - Reinaldo AzevedoBlog
Reinaldo Azevedo
São Paulo
Se Donato quiser a proteção do PT, vai ter de usar como ativo tudo o que sabe
Radar on-line: Radar on-line - Lauro JardimRadar on-line
Lauro Jardim
Rejeição baixa
'Não Pare Na Pista', de Paulo Coelho, começa a ser testada com pequenas plateias
Coluna: Coluna - Augusto NunesColuna
Augusto Nunes
Haddad
Quem esconde fantasmas em casa não deve procurá-los no porão do vizinho
Coluna: Coluna - Ricardo SettiColuna
Ricardo Setti
'Bolha imobiliária'
De Nova York: De Nova York - Caio BlinderDe Nova York
Caio Blinder
Minhas filipinas
Nova Temporada: Nova Temporada - Fernanda FurquimNova Temporada
Fernanda Furquim
Rick and Morty
Blogs da redação
Língua portuguesa: Sobre Palavras - Claque ou claquete Língua portuguesa
Sobre Palavras
Claque ou claquete
Cultura: Imperdível - Yoko e Lennon em livro Cultura
Imperdível
Yoko e Lennon em livro
Acesse http://veja.abril.com.br/newsletter para cancelar o envio deste e-mail.
Nosso serviço de cadastramento solicitará seu e-mail e senha. Se não souber a senha, digite seu e-mail e clique no item
"Esqueci minha senha". Uma senha provisória será enviada para sua caixa postal para possibilitar o acesso ao serviço.