sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Deputado Federal Jean Wyllys

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link
header

Tweet da Semana

Deixem-me contar para vocês um pouco dos bastidores da definição da presidência da CDHM da Câmara:
O PT (leia-se o líder da bancada) poderia escolher três comissões (sendo o primeiro partido a fazer a escolha porque tem a maior bancada). A princípio, escolheu a CCJC; depois, escolheu Seguridade Social e Família; e, por fim, a Comissão de Viação e Transportes. Durante o processo de escolha, o PP (que era o sétimo partido a fazer a sua escolha) abriu mão da CDHM em nome da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, frustrando as pretensões do fascista Bolsonaro (como se vê, o tipo foi derrotado até mesmo em seu próprio partido!).
A CDHM foi a 16ª a ser escolhida e o foi pelo PTB, que, sim, escolheu a comissão não porque se identifique com seu tema, mas porque viu, aí, a chance de utilizá-la como moeda de troca. O líder do PTB fez questão de deixar claro, na mesa do colégio de líderes, de que não se comprometeria a não colocar na presidência da comissão algum deputado fundamentalista ou contrário às minorias. Viu-se então que se estava diante de uma nova ameaça.
Nós os deputados engajados na luta e promoção dos DHs - incluindo os do PT (Nilmário, Erika, pe. Luiz Couto e pe. Tom - começamos a pressão. O líder do PT soube também da pressão externa e então avaliou que perder a CDHM para fascistas ou fundamentalistas seria um enorme desgaste para o partido em ano eleitoral; então, decidiu negociar com o PTB e fez a troca.
A CDHM volta a ser presidida pelo PT (Maravilha! E eu digo isso apenas levando em conta o trabalho de meus amigos e colegas Erika, Nilmário, Luiz e Tom). Mas é lamentável que a CDHM não seja a primeira escolha de qualquer partido (Uma pena o PSOL não ter bancada suficiente para participar da escolha das presidências das comissões)!

#LeiJoãoNeryJá!

É com muita alegria e satisfação que recebo a notícia de que a direção da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo - APOGLBT decidiu, após reunião com ativistas realizada nesta quarta, 19, fazer da aprovação do projeto de lei " Joao W Nery" o tema da Parada neste ano de 2014. 
O novo tema, “País vencedor é país sem HomoLesboTransFobia! Pela aprovação da Lei de Identidade de Gênero Já”, só foi possível graças à mobilização dos movimentos sociais e LGBT, principalmente dos movimentos trans, que entraram em campanha nas redes sociais para que, pela primeira vez na história do movimento LGBT brasilero, a maior parada do mundo desse visibilidade e protagonismo às pessoas trans, suas lutas e reivindicações por direitos e respeito. 
Parabéns à APOGLBT por se mostrar aberta ao diálogo e por se sensibilizar com o desejo dos movimentos, em especial com os movimentos da população trans; parabéns aos movimentos e ativistas que acreditaram na possibilidade de mudança do tema.
Parabéns à tod@s por mostrarem que a solidariedade é o melhor caminho para que avancemos na nossa luta por igualdade de direitos. 

A Rússia é aqui?

Na Rússia, Putin usa a homofobia como cortina de fumaça para esconder os problemas econômicos e de corrupção em que está metido seu governo - tal como faz a bancada de parlamentares fundamentalistas cristãos no Brasil - e vê nas Olimpíadas de Inverno de Sochi a oportunidade de ouro para reformular a imagem da Rússia desde a União Soviética - razões pela quais os atletas deveriam boicotar os jogos e deslegitimá-los. Lá como cá, discursos que desumanizam a população LGBT e a associam ao crime de pedofilia legitimam a violência sofrida por esta população. Lá como cá, as soluções políticas de criminalização dos movimentos sociais para conter a contestação popular a seus governos, principalmente durante os megaeventos, são muito parecidas. Leia mais.

PSOL apresenta projeto para suspender a atuação das Forças Armadas em manifestações

Deputados Jean Wyllys, Ivan Valente, Chico Alencar apresentam projeto para suspender portaria do governo federal que autoriza a atuação das Forças Armadas em manifestações. Na opinião do partido, o documento, produzido pelo Ministério da Defesa e intitulado "Garantia da Lei e da Ordem", tem por objetivo constranger a população a não se manifestar, já que, em 2013, a população brasileira foi às ruas cobrar por, entre outros pontos, transporte, saúde e educação de qualidade. Leia mais.

Frente Parlamentar dos Direitos Humanos apresenta representação contra os deputados Heinze e Alceu Moreira

Em recente pronunciamento, o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) afirmou que "quilombolas, índios, gays e lésbicas" são "tudo o que não presta". Segundo o deputado Jean Wyllys, que entregou nesta tarde a representação, a ser protocolada na semana que vem, em nome da Frente Parlamentar dos Direitos Humanos ao chefe de gabinete da Corregedoria Parlamentar, José Augusto Torres, "a opinião deste cara não me causa espanto. A gente sabe como pensam estas pessoas. A única novidade neste caso é uma prova material do que ele disse, ou seja, a fala dele".
Na mesma ocasião, o deputado Alceu Moreira (PMDB/RS) fez pesadas acusações ao ministro Gilberto Carvalho, ao Conselho Indigenista Missionário, e conclama os presentes a "se fartar de guerreiros" e expulsá-los "do jeito que for necessário" de suas terras, incitando o ódio e a violência no campo.
A representação junto à Corregedoria Parlamentar é uma das ações discutidas em reunião da Frente.Leia mais.

Educação para a Diversidade

O deputado Jean Wyllys foi um dos palestrantes de uma atividade de formação continuada de professores do Distrito Federal promovida pelo Núcleo de Diversidade e Educação Inclusiva, ligado à Secretaria de Educação. Wyllys falou sobre educação para a diversidade e sobre diversidade sexual. A expectativa é que o conteúdo chegue aos 18 mil profissionais das carreiras de magistério e de assistência. Leia mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim