segunda-feira, 21 de abril de 2014

Enfrentamento ao Racismo

ENFRENTAMENTO AO RACISMO INSTITUCIONAL

racismo20.jpgSistema Nações Unidas no Brasil promoveu oficina sobre racismo institucional.

A atividade ocorreu nos dias 9 e 10 de abril, em Brasília-DF.

Nos dias 9 e 10 de abril, 32 funcionários de dez agências do Sistema Nações Unidas no Brasilparticiparam de umaoficina sobre racismo institucional. O objetivo foi refletir sobre a reprodução do racismo nas e pelas instituições, por meio da aplicação do Guia de Enfrentamento do Racismo Institucional, lançado em maio de 2013 e organizado a partir de uma parceria entre organizações da sociedade civil feministas e antirracistas brasileiras, Governo Federal e ONU.

O guia oferece uma metodologia e novos elementos para a construção de diagnósticos, planos de ação e indicadores que permitam o enfrentamento ao racismo institucional e a criação de um ambiente favorável à formulação e implementação de políticas públicas, buscando equalizar o acesso de pessoas vitimas de racismo a seus benefícios.

Esta foi a primeira vez em que a metodologia foi aplicada a uma instituição e marca um momento emblemático para a ONU no Brasil, como forma de olhar com transparência e profundidade suas práticas internas e externas, repensá-las e modificá-las.

Jorge Chediek, coordenador residente do Sistema Nações Unidas no Brasil, reconheceu a relevância da oficina:

“Nosso mandato central é apoiar o desenvolvimento do Brasil. A partir desta oficina, os funcionários voltam com suas energias recarregadas aos escritórios para trabalharmos, aprofundarmos, melhorarmos nossos argumentos políticos e programáticos e mudarmos nossas práticas internas, de recrutamento e de programas para enfrentar o racismo institucional. Vamos fazer e servir de exemplo. Este é um compromisso do Coordenador Residente e de todo o Sistema Nações Unidas no Brasil.”

Clique e conheça a referência do diagnóstico racismo institucional Comunidade Negra e Comunidade do Samba Região da Metrópole Santista, registrado na Policia civil do Estado de São Paulo.

brasao_cor.jpg
Policia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim