quarta-feira, 2 de abril de 2014

HSBC e Bradesco Campeões em Juros Altos


HSBC e Bradesco são campeões em juros altos; veja ranking 

Sílvio Guedes Crespo
21/03/2014 06:00

O HSBC e o Bradesco são campeões em juros altos para pessoas físicas, entre os grandes bancos do país. Na outra ponta, a Caixa Econômica Federal cobra os valores mais baixos.
O blog Achados Econômicos comparou as taxas de juros do Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa, Santander, HSBC e Banrisul, fornecidas no site do Banco Central.
Foram comparadas apenas as modalidades de crédito sobre as quais há dados para todos os bancos analisados. A Caixa, por exemplo, não faz leasing de veículos, então esse tipo de empréstimo não entrou no ranking.
Das oito modalidades consideradas, o HSBC tem a maior taxa em duas e a segunda maior em uma. O Bradesco tem também a a maior taxa em duas categorias, mas nas demais está na terceira posição ou abaixo dela.
Em seguida, aparecem empatados Itaú, Santander e Banrisul. O Itaú teve a maior taxa em duas modalidades, mas também a menor a menor em uma, ficando com um saldo de um ponto. Os outros dois apresentaram a maior taxa em um tipo de empréstimo cada.
O Banrisul, o mais caro para crédito consignado privado, informa que esse tipo de operação “não faz parte da estratégia comercial do banco'' e que somente faz esse tipo de negócio “mediante consulta por parte dos clientes''.
O Banco do Brasil não tem o maior juro em nenhuma modalidade e tem o menor em uma.
A Caixa é, disparado, o banco mais barato para tomar empréstimo. Tem a menor taxa de juros em seis das oito modalidades analisadas e não cobra o valor mais alto em nenhuma categoria.
No ano passado, o blog comparou as tarifas dos serviços bancários. O resultado foi basicamente o mesmo: HSBC e Bradesco tinham os preços mais altos, enquanto a Caixa era o banco mais barato.
Veja abaixo o ranking de taxas de juros em cada modalidade. Devo lembrar que o ranking se refere às taxas médias praticadas por cada banco. Alguns clientes acabam pagando juros menores por terem um melhor relacionamento com a instituição financeira (por exemplo, quando são correntistas antigos, sempre pagaram em dia etc) ou por apresentarem melhores garantias.
cheque especial
consignado inss
consignado publico
consignado privado
credito pessoal
imobiliarioveiculosoutros bens
Achados Econômicos vai acompanhar esses dados mensalmente. Sempre que houver alguma mudança significativa no ranking, o leitor será avisado aqui e napágina do blog no Facebook.
Outro lado
Procurado, o Bradesco afirmou que “trabalha com banda de taxas, que variam de acordo com o segmento e o perfil do cliente, portanto as taxas médias informadas refletem o perfil diário das contratações no período divulgado''.
O Santander disse que “avalia constantemente as condições do mercado para oferecer aos clientes a melhor relação entre custo e benefício em seus produtos e serviços''.
O Banco do Brasil considera que “tem uma posição muito boa comparada ao restante do mercado''.
O Banrisul acrescentou que as taxas informadas são a média do mercado e que “variam de acordo com fatores diversos, tais como o valor e a qualidade das garantias apresentadas na operação, a proporção do pagamento de entrada da operação, o histórico e a situação cadastral de cada cliente, o prazo da operação, entre outros''.
O Itaú e o HSBC não se manifestaram a respeito do assunto até o fechamento deste texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim