segunda-feira, 26 de maio de 2014

Deputado Federal Assis Melo

Assis e centrais se reúnem com ministro Berzoini para discutir agenda dos trabalhadores

Os temas da agenda da classe trabalhadora voltaram á mesa de negociação com o governo federal no final da manhã desta quinta-feira. Juntamente com representantes das centrais sindicais, o deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) participou de audiência com o ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, que também é oriundo do movimento sindical. Além de Assis, também marcaram presença no encontro os deputados Francisco Chagas (PT-SP), Vicente Cândido (PT-SP) e Amauri Teixeira (PT-BA).

Os dirigentes sindicais da CUT, CTB, UGT, Nova Central, CSB e do Dieese, ao lado dos parlamentares, pediram diálogo permanente com o governo na construção de uma pauta positiva que traga conquistas e a ampliação de direitos para os trabalhadores. Os líderes entregaram uma pauta de reivindicações condensada com 80 itens.

Entre os temas, destacam a correção justa da tabela de Imposto Renda (IR), votação do projeto que estabelece igualdade entre homens e mulheres nas relações de trabalho, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, fim do fator previdenciário, regulamentação do trabalho doméstico, liberação remunerada dos servidores públicos para exercerem a atividade sindical, com direito à negociação coletiva, e ratificação das convenções 151 (trata da negociação coletiva e direito de greve no serviço público) e 158 (versa sobre a demissão imotivada) da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Os sindicalistas e parlamentares pediram ainda apoio do Planalto na rejeição do projeto de lei 4330, que trata da terceirização.

Berzoini assumiu o compromisso de debater os temas com os ministros Gilberto Carvalho, da Presidência da República, e Manoel Dias, do Ministério do Trabalho e Emprego, que estão à frente da articulação política do governo Dilma Rousseff nas tratativas com os movimentos sociais. Deputado federal licenciado para exercer cargo de ministro, Berzoini afirmou que conhecia muitas das matérias e levaria a sua opinião ao núcleo do governo.

Assis destacou ainda ter conversado nesta semana com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que informou ao comunista a possibilidade de entrar em pauta a votação do projeto sobre a igualdade de gênero no trabalho na próxima semana.  

Berzoini propôs marcar uma agenda para a próxima semana com carvalho e Manoel Dias, enquanto os parlamentares assumiram o compromisso de voltar a se reunir com Henrique Alves também na próxima semana para debater a construção de uma pauta de votação positiva para a classe trabalhadora.  

Crédito das fotos: Roberto Carlos Dias/Divulgação

-- 
Roberto Carlos Dias
Jornalista MTb 9396
Assessor do deputado
federal Assis Melo (PCdoB-RS)

Contato:(54) 9113.8031
Direto:  (54) 3214.6637
Central: (54) 3214.6666 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim