quinta-feira, 29 de maio de 2014

Santini Conhece Santas Casas Portuguesas

29/05/2014

Santini conhece modelos de ações sociais e custeio das Santas Casas portuguesas

Liderando a missão oficial de deputados gaúchos da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Área da Saúde, o presidente do movimento, Ronaldo Santini (PTB), conheceu projetos sociais e as experiências da Confederação Portuguesa das Misericórdias. Acompanhado de Merisa Formolo (PT) e Adolfo Brito (PP), o parlamentar petebista integra uma comissão brasileira que participa nesta semana do Encontro Internacional das Misericórdias de Portugal e Brasil, na cidade de Évora. Também participam do evento o presidente da Frente Parlamentar Nacional das Santas Casas, deputado federal Antônio Brito (PTB/BA) e o representante da Federação das Santas Casas do RS, administrador do Hospital de Gravataí, Osvaldo Balparda.
A visita a Évora inciou na Fundação Eugênio de Almeida, empreendimento que produz vinhos, azeites, criação de gado, entre outras atividades. Sem fins lucrativos, a entidade reverte todos os lucros a projetos de inclusão social, integrando desde os esportes até o custeio de estudos passando pela capacitação profissional, pesquisa, inovação e apoio às Misericórdias Portuguesas. Dentre as marcas conhecidas produzidas pela fundação estão alguns dos vinhos mais famosos do mundo como o Peramanca e o Cartuxa, além dos Azeites EA, Alamos e Cartuxa.
Em Borba, visitaram o Centro de Apoio a Deficientes Luiz da Silva, entidade esta que tem por objetivo cuidar de pessoas com alto grau de deficiência, entregues pelas famílias e busca de atendimento. A manutenção é custeada pelo governo português que investe cerca de 300 a 400 euros por pessoa ao mês. Os pacientes ainda dispõe do cartão de solidariedade e segurança social, equivalente à previdência social brasileira que passa a ser complemento para seu tratamento.
Outra agenda aconteceu com direção da Confederação Portuguesa de Misericórdias. A reunião contou com representantes das Federações de Santas Casas e Confederação das Misericórdias Brasileiras. Na pauta, debate sobre o convênio de cooperação mutua.
Destaque para o elogio a representação gaúcha neste evento, onde foi salientado a evolução a importância da contribuição do legislativo neste tema, recebendo o reconhecimento dos avanços alcançados no Rio Grande do Sul na valorização dos hospitais filantrópicos e na ampliação do orçamento para custeio destas entidades. “O serviço prestado por estas casas de saúde no nosso Estado são fundamentais para assegurarmos o atendimento no sistema publico de saúde. Temos muito a avançar no que diz respeito ao financiamento destas entidades, já que são responsáveis por mais de 70 % dos atendimentos SUS”, comentou Santini, que ainda observou a grande consciência pública de responsabilidades dos portugueses, unindo Estado, cidadão e empresas, que fazem jus ao lema da Frente gaúcha: “todos pela saúde”.
O deputado Adolfo Brito coordena os trabalhos da Frente Parlamentar na região Central do RS. “Ainda há necessidade de avançarmos nos cuidados de ação continuada junto ao sistema de saúde”, frisou. Marisa Formolo, compõe a coordenação da Frente na Serra Gaúcha. “Ficou evidenciado o reconhecimento ao Rio Grande do Sul pela execução de 12,5 % do orçamento estadual em 2013”, disse.

Foto: Divulgação Congresso
Legenda: Comitiva brasileira no Encontro Internacional das Misericórdias em Portugal
Jornalista: Ederson da Rocha – MTB 13.365

-- 


Gabinete do Deputado Estadual Ronaldo Santini - PTB
Assessoria de Comunicação
Jornalista: Ederson da Rocha - MTB 13.365
51 3210 1903 - 51 9548 3591
Acompanhe e siga o deputado Ronaldo Santini (PTB/RS):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim