segunda-feira, 2 de junho de 2014

Rádio Escolar

Rádio Escolar - Saiba como criar a sua estação

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTCvbQKmyaFTUFHtiIk4Y0jvMxxytWz83-3QyVAhvPEsDvHKQbuzb1AGlH7SjaZbPtvA4ffF7GieW276Xwi4DXtQe6YfKOqQEjqSOFmv4uxdc-0wtKaBzcnh9q_1gWSkDoB4ewNNyMYqvV/s320/web+radio.JPG
Até parece que é díficil criar uma Rádio na Escola...

Hoje em dia com soluções tecnológicas de baixo custo, e recursos cada vez mais fáceis de utilizar, basta um bom roteiro, "cara de pau" para encarar os ouvintes e uma infra-estrutura básica que iremos socializar por aqui e tá pronto a sua Rádio Escolar.

Mas pra que uma Rádio Escolar ?

A Rádio Escolar é projeto que promove o protagonismo infanto juvenil através da comunicação e a cultura de paz no espaço escolar. Auxilia na formação do aluno proporcionando a vivência em grupo, o contato com conteudo de diversos suportes midiaticos, ajuda na melhoria das competencias leitora, escritora e oral e colobora para gestão da informação e do conhecimento na escola. Além disso, contribui para formação de consciencia critica sobre os Meios de Comunicação.

Então qual é a fórmula para criar uma estação de Rádio Escolar ?

Basta uma infra-estrutura composta por espaço mobiliado, com acesso visual para quem está do lado de fora, com dimensões ideais de 4 metros quadrado, equipado com 4 tomadas elétricas, mesa, cadeiras e um armário.

E quais os equipamentos ?

A proposta de kit de equipamentos que iremos apresentar, visa divulgar os programas em um ponto determinado no pátio escolar ou em uma área externa aberta, tais como quadra de esporte, área de convivência. Segue abaixo os equipamentos :
Descrição: Link
- 1 mesa de som STEREO 6 canais - Sugestão
- 2 caixas ativa e passiva - Sugestão
- 1 computador Lap Top (Configuração sugerida mínimo 512 de memória Ram /3 Giga Hertz/ Petium 4)
- 2 microfones modelo SM 58 (fio) - Sugestão
- 1 pedestal de mesa modelo girafa - Sugestão
- 2 gravadores digitais - Sugestão
- 1 Headphone - Sugestão
- 1 Cabo P2> P10 (Stereo) - preferencialmente blindado (ligar computador a mesa de som )
- 1 cabo P10 > P10 metros - (ligar caixas acústicas e mesa de som )
- 1 cabo P10 > P10 5 metros - (ligar caixa ativa e passiva)
->
<- span="">
COTAÇÃO PREÇO
Variação entre R$ 2.500,00 à R$ 4.000,00
Junte a galera e taí um grande projeto que vai beneficiar toda a escola.Saiba mais sobre projetos de Rádios Escolares acessando o site do Programa Nas Ondas do Rádio.
Por Carlos A. Mendes de Lima - Consultor de Mídias na Escola

Postado por Imprensa Jovem às 12:54 
Marcadores: Radio Escolar

Rádio Escolar



Na realidade brasileira o rádio não é uma mídia ultrapassada como alguns podem imaginar, pelo contrário, é a mídia mais utilizada e abrange todas as classes sociais. O desenvolvimento tecnológico tem causado profundas modificações culturais que podem trazer melhorias sociais, sobretudo quando se ampliarem as oportunidades de apreensão do saber por meio das variadas mídias existentes, dentre elas o rádio. No campo educacional, as novas tecnologias potencializam as mais remotas, integrando-se a elas e proporcionando uma democratização da produção e recepção do conhecimento e das informações.
  O aumento da interatividade dos meios de comunicação exige o desenvolvimento de habilidades específicas pelos seus usuários, sobretudo no contexto educacional. Dessa forma, a implementação de uma rádio escolar  tem como princípio uma educação para, sobre e na mídia. Para isso é preciso haver a gestão coletiva e democrática dos recursos, da programação e do saber-fazer, para que a rádio escolar represente a totalidade dos envolvidos na escola e contribua para o pleno exercício da cidadania.
Para criar uma rádio escola um dos primeiros passos, além de decidir o nome da rádio, é construir um projeto que esteja vinculado ao projeto pedagógico da escola. O projeto deve contemplar os objetivos da rádio, a divisão de responsabilidades e que tipo de programação será veiculada. Para definir o formato da programação é preciso decidir se os programas serão noticiários, musicais, humorísticos, educativos, e distribuí-los ao longo do tempo que a rádio estará no ar.
Em um programa que trate de variedades com duração de 20 minutos, por exemplo, podem ser destinados cinco minutos para as notícias, cinco para músicas e um para o intervalo comercial. E então, na segunda parte do programa, pode haver uma entrevista de três minutos, dois minutos para prestação de serviços (avisos, recados, divulgação de eventos, achados e perdidos, etc), e mais quatro minutos de música.
Para se montar uma rádio na escola são necessários alguns equipamentos para organizar uma estrutura que possibilite ter uma rádio escola completa, a saber:
1. microsystem: com CD player, rádio, toca-fitas e entrada para microfone. Utilizado para reproduzir sons e gravar aquilo que não entrará ao vivo, como vinhetas e comerciais;
2. fone de ouvido: provê o retorno do som em execução para a pessoa que está no comando do som;
3. radiogravador: aparelho acessório que pode ter seu uso alternado com o microsystem, assim enquanto um é utilizado pode-se preparar a próxima execução;
4. caixa acústica: sistema de alto-falantes instalado em locais estratégicos da escola para reproduzir o que está sendo veiculado no estúdio, quatro caixas de cem watts serve um espaço para aproximadamente cem pessoas;
5. microfone: utilizado para captar a voz do responsável pela locução; 6. mesa de som e potência: em que são conectados o microsystem, o microfone, os fones de ouvido e o radiogravador. É da mesa que sai a fiação para as caixas de som.

 Fonte: Google Pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim