sábado, 27 de setembro de 2014

Outras Palavras

Imagem inline 1
Boletim de Atualização - Nº 446 - 26/9/2014


Jogo bruto
Caso do avião malaio revela: Ocidente segue, no século 21, "ética internacional" baseada nos mesmos princípios que abençoaram extermínio de mouros, hereges e indígenas. Por José Luis Fiori (Outras Palavras)
O bloqueio a Cuba próximo do fim?Hillary Clinton reconhece que política norte-americana é erro histórico. População concorda, mostram pesquisas. Agora, só direita e Obama parecem sustentar embargo. Por Ignacio Ramonet (Outras Palavras)

Do direito a tornar-se adulto com dignidade
Ideologia dominante convida: após a juventude, aceitemos o capitalismo como inevitável. Para resistir, é preciso compreender que o possível não se resume ao real. Por Nuno Ramos de Almeida (Outras Palavras)

Educação, alegres estatísticas e impasses reais
Em duas décadas, Brasil multiplicou acesso ao ensino e recursos para financiá-lo. De nada adiantará, se não enfrentarmos desafios da inovação e qualidade. Por Cleomar Manhas (Outras Palavras)

Fome: o ingênuo otimismo da ONU
Jean Ziegler questiona dados sobre desnutrição e lembra: produção agrícola permitiria alimentar duas vezes população do planeta – mas é sequestrada por dez mega-corporações globaisPor Juliana Dias, editora do site Malagueta (Outras Palavras)

Crise hídrica em SP: o abastecimento por um fio
Dados técnicos revelam: "volume morto" da Cantareira pode acabar em dias. Governo tenta manobras cada vez mais arriscadas, procurando liquidar eleições antes que problema exploda. Por Sérgio Reis, no GGN (Outras Mídias)

Exclusão de minorias, outra distorção eleitoral
Estudo revela: candidaturas de índios e negros não refletem sua presença na sociedade. Visita aos corredores do Congresso demonstra que grupos estão ainda mais ausentes no Parlamento. Por Carolina Gonçalves, na Agência Brasil (Outras Mídias)

Como as cidades vão se rendendo à bicicletaLivro aponta: em todo o mundo, avançam investimento em ciclovias e incentivos a quem dispensa automóvel. Mas no Brasil, "lobby" automotivo e bairros "nobres" esperneiam à mudança. Por Afonso Capelas Jr., no DCM (Outras Mídias)

Caraíva, turismo e naufrágio social
Um paraíso natural no Sul da Bahia converte-se em novo caso de desenraizamento expulsão das comunidades, provocados pela entrada selvagem do dinheiro. Por Martim Arantes, na Revista Vaidapé (Outras Mídias)

s-capitalismono Festival de Brasília?Gesto dos seis concorrentes que dividiram prêmio revela: todos podemos explorar, em atos quotidianos, as brechas do sistema. Para tanto, é preciso ir além da crítica retórica. Por Graziela Marcheti (Blog)

C
arta de Brasília, um manifesto do cinema brasileiroCriadores das obras que concorreram ao festival mais antigo do país defendem diálogo entre arte e sociedade, ao anunciar decisão inédita de dividir prêmio (Outras Palavras)

D
e Menor: o avesso da justiçaPreciso e minimalista, longa exibe pulso firme da diretora ao expor falência do Judiciário, focado apenas na letra fria da lei. PorJean-Claude Bernardet (Blog)
-- 
Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanha nossas novidades também no Facebook e Twitter







_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
http://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim