quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dia 20 de Novembro de 2014

Foto: Torneio Zumbi dos Palmares de 1991 do Grupo de Consciência Negra de Vacaria RS.

Hoje é o dia nacional da Consciência Negra, feriado em algumas cidades. Depois de muita luta o Movimento Negro conseguiu marcar esta data do dia 20 de Novembro data da morte de Zumbi dos Palmares.
Em 1988 criamos o Movimento Negro em Vacaria RS no dia 12 de Março daquele ano. Eramos o Movimento Negro de Vacaria, depois passamos a se chamar G.C.N - Grupo de Consciência Negra e depois ingressamos no MNU-Movimento Negro Unificado em 1992. Na época pensando no bem da organização do Movimento Negro local optamos por nos agregar a uma entidade nacional e hoje avaliando que cometemos um erro. Assumi a Coordenação Estadual do MNU/RS em 1995 o qual um ano depois fui residir em Porto Alegre, e aqui infelizmente deixamos pessoas sem credibilidade e moral assumir a organização que não convém citar o nome e por ultimo uma alcoólatra que somente criava problemas no Movimento foi guindada ao Coordenadora Municipal que já é falecida ( não gosto de comentar sobre pessoas mortas), ela se adonou da entidade em nossa cidade e hoje não se tem a luta racial em Vacaria RS.
Hoje o Jornal Negritude fundado em 11 de Maio de 2000 em Porto Alegre RS numa ruptura com o MNU-Movimento Negro Unificado, o jornal não é um órgão de imprensa só voltado para a questão racial e sim um mídia comunitária, livre e independente que aborda vários assuntos. Na luta contra a justiça local branca, racista e elitista, contra os ditadores e os podres que habitam em nossa sociedade e só buscam mentir e manipular no seu interesse para prejudicar as pessoas sérias, honestas e do bem que vivem e moram em nossa Vacaria RS.
Parabéns a nós negros (as) Zumbi dos Palmares não morreu em vão, estamos aqui para continuar a sua luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim