sábado, 15 de novembro de 2014

Sindicato dos Jornalistas do RS

logo-header.JPEG
 Porto Alegre, 14 de novembro de 2014.

Band se recusa a fazer acordo com o Sindicato sobre irregularidades nos estágios

A audiência de conciliação realizada no dia 13 na 17ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e o Grupo Bandeirantes de Comunicação, acabou sem acordo entre as partes por falta de interesse da empresa. O encontro teve como objetivo tratar da situação irregular de estagiários contratados pela Band, considerando denúncias de que a empresa não cumpre a lei de estágio.

Na ocasião, os representantes da Band apresentaram sua defesa e uma nova audiência foi agendada. O Sindicato dos Jornalistas tem prazo de dez dias para recolher provas da prática irregular e apresentá-las ao Tribunal Regional do Trabalho. "Agora precisamos da contribuição de todos e todas para reunirmos as provas que comprovem nossas denúncias e possam fundamentar a argumentação jurídica no processo", afirma o presidente da entidade, Milton Simas. Os estudantes que desejarem fazer seus relatos podem encaminhar para o e-mail presidente@jornalistasrs.org.br.


Grupo Sinos demite jornalistas e extingue cargos

Alegando reestruturação, o Grupo Editorial Sinos demitiu na terça-feira, dia 11, os editores-chefes Guilherme Schmidt do jornal VS (São Leopoldo) e Thamy Spencer do jornal DC (Canoas). Ao mesmo tempo anunciou a extinção das funções, substituindo-as pelos cargos criados de editores-executivos, que passaram a ser ocupados por editores dos respectivos veículos, mas sem que isso represente promoção profissional e financeira. O Grupo emprega hoje 151 jornalistas, mantendo emissora de rádio AM, revistas e jornais em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas, Esteio, Gravataí e Gramado.

Em reunião realizada no dia 13 com os diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS), José Nunes e Antônio Barcellos (delegado regional do Vale dos Sinos), o diretor do Grupo Sinos Frederico Gusmão explicou que, pela nova dinâmica operacional, os cinco jornais passaram a contar com um único editor-chefe, Jeison Rodrigues, com base em Novo Hamburgo, mas que circulará nas sedes dos jornais. Por sua vez, o editor-chefe fica subordinado ao diretor de conteúdo multimídia, o jornalista Nelson Matzenbacher Ferrão.

A direção do Grupo não confirmou a ocorrência de novas demissões, e informou que os estudos da reforma estão em andamento. Entretanto, após a reunião com o SINDJORS, ocorreu a demissão do repórter fotográfico do jornal VS Leonardo Rosa. Na quarta-feira já havia sido desligado o repórter fotográfico do jornal NH (Novo Hamburgo) Rodrigo Rodrigues, e o remanejamento do repórter fotográfico do VS Tiago da Rosa para a redação do jornal NH, onde passa a funcionar o setor de diagramação de todos os jornais. Ao todo, nesta semana, dez profissionais foram desligados do grupo. O Sindicato se coloca à disposição dos demitidos para oferecer toda a assistência disponível, e ficará atento ante a possibilidade de novas demissões.


Jornalismo é tema de debate com profissionais e estudantes em Caxias

Está aberta em Caxias do Sul a 1ª Mostra do Núcleo dos Jornalistas de Imagem do Rio Grande do Sul, que reúne 60 imagens de fotógrafos e ilustradores gaúchos sobre diversos temas. A exposição pode ser visitada no SESC de Caxias do Sul (Rua Moreira Cesar, 2462) até o dia 6 de dezembro, das 8h às 20h de segunda a sexta-feira e das 9h às 14h aos sábados.

Realizada pelo Núcleo dos Jornalistas de Imagem do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, a Mostra conta também com o encontro Jornalismo em Debate. Destinado a estudantes de comunicação e profissionais da área, a atividade irá abordar questões relacionadas à ética quanto ao uso de imagens por jornalistas. O encontro será no dia 18 de novembro, às 19h, também no prédio do SESC. O debate contará com a participação do presidente do Sindicato, Milton Simas; do professor de fotojornalismo da PUCRS Elson Sempé Pedroso, também diretor da entidade; e do coordenador do Núcleo Luiz Ávila.

A realização da Mostra conta com o apoio cultural da Prefeitura de Porto Alegre, Go Image, Cena Um, Instituto Latinoamérica, daMAya Espaço Cultural, Verdeperto Comunicação, Associação Riograndense de Imprensa, ANS Gráfica e Museu Dom Diogo de Souza.

1ª Mostra do Núcleo dos Jornalistas de Imagens do RS
(11 de novembro - 6 de dezembro)
Jornalismo em Debate (18 de novembro - 19h)
Onde: SESC Caxias do Sul
Endereço: Rua Moreira Cesar, 2462, Centro - Caxias do Sul - RS
Realização: Núcleo dos Jornalistas de Imagem e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS
Participam da mostra: Léo Guerreiro; Sandra Genro; Daniel de Andrade Simões; Fernando Kluwe Dias; Vasco Ribeiro; Roberto Vinícius; Otávio Teixeira; Marco Couto; Jorge Leão; Eneida Serrano; Luiz E. Achutti; Alfonso Abraham; Claudia Cândido; Leonardo Accurso; Ricardo Stricher; Elson Sempé Pedroso; Robinson Estrásulas; Fernanda Bigio Davoglio; Marcelo G Ribeiro; Luiz Avila; Tadeu Vilani; Vinícius Roratto; Julio Pimentel; Pedro Revillion; Gilberto Perin; Bebeto Alves; Wladymir Ungaretti; Ronny Blas; Andrea Pires; Antonio Pacheco; Wesley Santos; Elder Filho; Ireno Jardim; Gabriela Di Bella; Luiz Abreu; Amaro Abreu; Cristiano Sant´Anna; Camila Domingues; Fernando Gomes; Eduardo Tavares; Ana Paula Aprato; Eduardo Seidl; Marcelo Bertani; Manuella Brandolff; Arfio Mazzei; Bruno Alencastro; Flavio Dutra; Nilton Santolin; Mauro Schaefer; Vera Rotta; Santiago; Carlos Carvalho; Sérgio Saraiva; Valdir Friolin; Henrique Valle; Emílio Pedroso; Ricardo Rímoli; Adolfo Gerchmann; Mirele Pacheco; e Rogério Amaral Ribeiro.


COMUNICAÇÃO - SINDICATO DOS JORNALISTAS DO RS


 Bruna Fernanda Suptitz - Registro Profissional 17.394

Rua dos Andradas, 1270, sala 133, Porto Alegre
Fone: (51) 3228.8146 | 3226.1735 | 3226.0664
E-mail: web@jornalistasrs.org
www.jornalistas-rs.org.br | facebook.com/sindicato.jornalistas






Simpool

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim