quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Caravana da RGE em Pinhal da Serra RS



 Projeto educativo ambiental da RGE estará em Pinhal da Serra nesta sexta-feira

Caravana RGE – Educando para a eficiência fará parada no município com proposta educativa lúdica e divertida sobre eficiência energética e meio ambiente, destinada a estudantes e professores das escolas públicas

A Caravana RGE – Educando para a eficiência é um projeto socioeducativo itinerante, desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética da RGE (PEE-RGE), que leva educação, informação, cultura e conhecimento sobre eficiência energética, uso seguro da energia elétrica e preservação ambiental a estudantes e professores da rede pública de ensino e às comunidades dos municípios da área de concessão da empresa. Após a realização do Seminário Regional de Educação, em Sananduva, com a participação de mais de 500 professores de Pinhal da Serra e de outras oito cidades da região, a Caravana RGE - Educando para a eficiência chegará ao município nesta sexta-feira (05), para levar as suas lições educativas ambientais aos estudantes e seus professores.

Os alunos terão a oportunidade de acompanhar as descobertas da personagem Lúcia em sua "Viagem ao mundo da eletricidade", após interagirem pelos experimentos científicos, no Ginásio Municipal de Pinhal da Serra (Rua Natalino Giordano, S/N), com atividades nos turnos da manhã e da tarde. Pela manhã, a visita ao Túnel do Conhecimento inicia às 9h e o teatro às 10h30min. De tarde às 13h30min e às 15h. A expectativa, segundo a RGE, é que os ensinamentos absorvidos neste dia de atividades estendam-se às famílias e aos amigos dos estudantes e professores que foram contemplados com a proposta educativa, trazendo resultados efetivos e positivos a toda sociedade.

O Projeto se apresenta em dois grandes momentos. O primeiro são os Seminários Regionais de Educação, preparados especialmente para os professores, visando à capacitação e a troca de experiências, com palestra, oficinas multidisciplinares, espetáculo teatral “Viagem ao mundo da eletricidade” e visita ao Túnel do Conhecimento – uma autêntica exposição científica interativa, com vários experimentos sobre os processos de geração de energia e sua importância. Após a participação nos Seminários, os educadores, já familiarizados à proposta, são convidados a levarem seus alunos à Arena Cênica, estrutura que comporta o túnel e o teatro. Todas as atividades são conduzidas a partir de uma abordagem pedagógica lúdica e interativa.

 Até dezembro, a Caravana RGE percorrerá mais 100 municípios gaúchos. O objetivo é atender 600 escolas e envolver um público de 70 mil alunos e 7 mil professores nas atividades, onde todos os participantes recebem materiais didáticos para que a temática continue sendo trabalhada nas escolas. Serão realizados oito Seminários Regionais de Educação para os professores e 243 ações para alunos e educadores. Dentre as três edições do Projeto (2010, 2012/2013 e 2014), todas as cidades da área de atuação da concessionária terão sido contempladas com a proposta educativa. Nas duas edições anteriores, 421.301 pessoas participaram das atividades do projeto socioeducativo.


A RGE
A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Rio Grande do Sul. Criada em 1997, a empresa atende 264 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de cidades do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² – 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do Estado. Desde 2006, a RGE faz parte do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.


Programa de Eficiência Energética
O projeto Caravana RGE - Educando para a eficiência faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE), existente há 15 anos e elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica implantando ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos, dentro dos projetos: RGE em Casa; RGE na Escola; RGE no Hospital; RGE na Indústria; RGE no Saneamento e RGE nos Prédios Públicos. Com um investimento de R$ 122.781.607,00 em 65 projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 78.576 kW e de Energia Conservada de 268 GWh/ano.


Reconhecimento: No dia 01 de outubro de 2014, a RGE foi agraciada com o Prêmio Top Cidadania ABRH-RS, com o case do projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência, integrando o seleto grupo das empresas que se destacaram no cenário gaúcho durante o ano.


Luciane Nunes
Assessora de Imprensa
Axis Mundi Conceito Desenvolvimento
Fone: (51) 3391.4515 / 9371.4411



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim