segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Bom Jesus RS Ordenava a Matança de Animais

Cães e gatos

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Bom Jesus teria ordenado matança de animais, aponta inquérito policial

Suspeitos são indiciados por crime de maus tratos aos animais qualificados pela morte e associação criminosa

Atualizada em 01/12/2014 | 14h1701/12/2014 | 13h13
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Bom Jesus teria ordenado matança de animais, aponta inquérito policial Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Animais foram encontrados mortos na manhã de 20 de novembroFoto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
O inquérito policial que indicia quatro pessoas pela matança de animais em Bom Jesus aponta o secretário de Desenvolvimento Econômico como o mandante do extermínio de 126 cães e três gatos na cidade. Os outros indiciadossão funcionários da prefeitura. 

De acordo com o relatório policial, feito pelo delegado Flademir Paulino de Andrade, o secretário Rafael Oliveira Silveira, preocupado com os problemas causados pela proliferação de cães e gatos na cidade, teria encontrado a solução no extermínio dos animais. Ele teria convocado os outros três indiciados para a concretização da ação.  À reportagem do Pioneiro, Silveira negou participação no crime.


>> Noivado com suspeito motivou troca de delegada na investigação
>> Cães e gatos são dizimados na Serra e polícia tenta descobrir responsáveis


Os suspeitos foram indiciados pela polícia pelos crimes de maus tratos aos animais qualificado pela morte e associação criminosa.  Contudo, compete ao Ministério Público deferir acusação e ao Poder Judiciário decidir o caso.

O inquérito chegou na madrugada desta segunda ao Fórum, e foi encaminhado ao Ministério Público ainda nesta manhã. Se o MP oferecer a denúncia, o processo retorna ao Fórum para que os réus sejam cientificados com prazo para apresentar a defesa. 

O processo prossegue com a oitiva de réus e testemunhas em audiência, debates orais e sentença.  Considerando os prazos legais e o recesso de final de ano do Fórum, é possível que a audiência não seja marcada antes de março do próximo ano.

Caso condenados, as penas mínimas previstas para os crimes são de um ano de reclusão para associação criminosa e três meses e 15 dias para os maus tratos. Em razão do número de animais mortos, a pena de maus tratos pode ser aumentada em 2/3 caso seja reconhecida a continuidade delitiva. 

Contudo, é provável que a reclusão se converta em pagamento de multa e prestação der serviços à comunidade, como ocorrem em crimes cuja condenação é inferior a quatro anos de reclusão.

Passo a passo da investigação

O delegado responsável pela investigação sobre a matança de cães e gatos em Bom Jesus divulgou novos detalhes sobre o crime. Ao contrário do que havia divulgado o delegado regional Carlos Alberto Defaveri, o delegado Flademir Paulino de Andrade confirmou que dos quatro funcionários da prefeitura indiciados, apenas dois assumiram a participação no caso. Os demais negam envolvimento.

Nos dias posteriores à matança, a Polícia Civil de Bom Jesus obteve um vídeo que mostra um Corsa hatch circulando por uma rua central. O carro passou vagarosamente por um grupo de cães e se afastou. Não foi possível identificar a placa, mas os policiais observaram características como um adesivo e a cor. Em pouco tempo, se chegou ao dono do carro, que era um funcionário da prefeitura de Bom Jesus.
A partir dessa informação, houve troca no comando da investigação da Polícia Civil pois a delegada responsável se declarou impedida já que mantém relação com um funcionário da prefeitura. Na sexta-feira, dia 28, o delegado Flademir assumiu o caso. Com a identidade do dono do carro, os agentes tomaram o primeiro depoimento desse suspeito. Ele admitiu participação e atribuiu o envolvimento de outros três. Um segundo funcionário também assumiu ter ajudado no plano para exterminar os bichos. Os outros dois negaram.
Segundo depoimento dos funcionários que assumiram o crime, na quarta-feira, dia 19 de novembro, o grupo adquiriu 10 quilos de sebo em um açougue. O veneno teria sido injetado no sebo e distribuído em pedaços para os animais em 10 pontos diferentes de Bom Jesus. Apenas dois participaram diretamente do envenenamento. Perto dos bichos mortos, a polícia também encontrou restos de frango assado.
No sábado pela manhã, os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em cinco moradias. Em duas casas, eles recolheram quatro garrafas plásticas e um saco contendo veneno para matar lesma, herbicida e um líquido amarelado não identificado. Ainda não se sabe esses produtos são os mesmos usados para matar os cães e gatos.
Uma das hipóteses da polícia é de que os bichos foram envenenados com pesticida usado para combater pragas em plantações de batata. Essa possibilidade também não se confirmou ainda porque a polícia aguarda o resultado de perícias.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cães e gatos 01/12/2014 | 11h29
Outros três funcionários da prefeitura são suspeitos
Cães e gatos 01/12/2014 | 10h35
Indiciado pelo crime, o secretário do Desenvolvimento Econômico tem relação com a policial há seis meses
Investigação 01/12/2014 | 09h08
Funcionários dividiram tarefas, segundo a Polícia Civil
Investigação 01/12/2014 | 06h21
Polícia Civil diz que não há provas de que ordem de extermínio partiu da administração
Violência 30/11/2014 | 17h24
Moradores acreditam que autor do disparo aproveitou onda de extermínio para tentar matar a cachorra
Crueldade 25/11/2014 | 21h30
Mais de cem animais apareceram mortos, provavelmente envenenados, desde última quinta-feira em Bom Jesus
Investigação 21/11/2014 | 14h33
Quase 40 cães e gatos apareceram mortos na quinta-feira
Denúncia 20/11/2014 | 19h46
Maioria dos bichos era de rua e vivia nas proximidades da praça Rio Branco

VEJA TAMBÉM

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim