quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Assis Melo Na Abertura da Festa da Uva

Assis Melo representará Câmara dos Deputados na abertura da Festa da Uva
O deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) representará a Câmara dos Deputados e presidência da Casa na abertura da 30ª Festa da Uva na quinta-feira. O presidente do legislativo federal, Eduardo Henrique Alves (PMDB-RN) havia confirmado presença, mas em razão de outros compromissos que surgiram, ele designou Assis para representá-lo e também a instituição por ser pó único da Serra gaúcha no exercício do mandato.  O cerimonial do Planalto já foi comunicado da alteração.
Na condição de embaixador da Festa da Uva, Assis não tem medido de esforços para divulgar e projetar o evento. Na edição deste ano, ele entregou pessoalmente os convites oficiais aos deputados gaúchos e ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo.  Em 2012, o deputado foi autor de sessão solene inédita em homenagem aos 80 anos da festa. Antes disso, a festa nunca havia recebido  homenagem como essa. 
Para acompanhar a presidente Dilma Rousseff no cumprimento de agendas no Estado, Assis chega a noite desta quarta-feira em Porto Alegre. No dia seguinte, o primeiro compromissão é a inauguração do Estádio Beira Rio. Depois segue com a comitiva da presidente Dilma para Caxias.   

Em anexo, o ofício assinado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves



--
Roberto Carlos Dias
Jornalista MTb 9396
Assessor do deputado
federal Assis Melo (PCdoB-RS)

Contato:(54) 9113.8031
Direto:  (54) 3214.6637
Central: (54) 3214.6666 

            

      Imagem


      Edital da Cultura

      INFORMATIVO Nº 06-14
      06.02.2014

      Divulgados os resultados preliminares dos Editais Palmares 25

      Divulgados os resultados preliminares dos Editais Palmares 25 anos: 1º Imagens da Memória e 3º Ideias Criativas. Foram habilitadas 324 propostas (3º Ideias Criativas: 238 e 1º Imagens da Memória: 86) para projetos que buscam a valorização da pre­sença histórica da população negra no Brasil e na promoção da resistência cultural negra.
      De acordo com os editais, os candidatos poderão interpor recursos no prazo de até 5 (cinco) dias corridos a contar de hoje, 04 de fevereiro de 2014, por meio dos formulários disponíveis nos links abaixo.

      Consórcio de Pontos de Cultura Artigo Principal

      No dia 30 de janeiro a ministra da Cultura, Marta Suplicy, esteve na cidade de Araçatuba (SP), para celebrar a finalização do processo de conveniamento dos 40 Pontos de Cultura do Consórcio Intermunicipal Culturando. Na ocasião foi celebrado novo edital de seleção de Pontos de Cultura para completar a Rede de Pontos. Saiba mais.


      Vale Cultura - MinC divulga lista de contato das operadoras

      Logo após o cadastramento da empresa beneficiária (aquela que oferece o Vale-Cultura aos seus funcionários) no site do MinC com a indicação da operadora que deseja trabalhar, já é possível contatar as operadoras para efetivar as providências necessárias para a contratação dos serviços. Confira aqui a lista.


      MinC amplia programas de cultura e educação

      Com o objetivo de ampliar o espaço do conhecimento, o Ministério da Cultura tem desenvolvido diversos programas que envolvem a cultura e a educação. O programa Mais Cultura nas Escolas, lançado em 2013, proporciona uma parceria das escolas com serviços culturais relacionados às atividades artísticas e pedagógicas. Saiba mais.


      MinC descentraliza divulgação de ações culturais

      O Ministério da Cultura criou um novo canal de comunicação que contará com a colaboração de usuários do Portal do MinC e das Redes Sociais. Por email ou utilizando a hashtag #DivulgaCultura, colaboradores de qualquer região do Brasil poderão compartilhar, divulgar e informar sobre os eventos culturais de sua cidade. Leia mais.


      Nota de esclarecimento

      O Ministério da Cultura esclarece que não vetou o uso de verbas federais para biografia de políticos como informado em matéria publicada no Jornal O Globo, no dia 30 de janeiro de 2014. A decisão noticiada na reportagem se refere a um projeto de 2012 que trata especificamente da suspensão de apoio via renúncia fiscal ao projeto de biografia de Milton Serafim por conta do período eleitoral nesse mesmo ano (2012). Saiba mais.


      TEIA da Diversidade 2014

      Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), desta terça-feira (04), Portaria nº 9 de 3 de fevereiro de 2014, assinada pela ministra Marta Suplicy, constituindo o Grupo de Trabalho Intersetorial para planejar e organizar a realização da TEIA da Diversidade 2014.  Leia mais.


      Cinemateca apresenta mostra de cinema contemporâneo

      No dia 30 de janeiro a ministra da Cultura, Marta Suplicy, esteve na cidade de Araçatuba (SP), para celebrar a finalização do processo de conveniamento dos 40 Pontos de Cultura do Consórcio Intermunicipal Culturando. Na ocasião foi celebrado novo edital de seleção de Pontos de Cultura para completar a Rede de Pontos. Saiba mais.


      Inscrições abertas para a mostra Internacional Audiovisual

      Curta o Gênero é um festival composto de uma mostra audiovisual, seminários, exposições fotográficas e outros eventos sobre as diferenças e desigualdades entre os gêneros, realizado entre os dias 7 e 11 de abril na cidade de Fortaleza (CE). Interessados podem inscrever seus curtas-metragens, gratuitamente, até o dia 20 de fevereiro.


      Confira o calendário da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura 2014

      Os componentes da CNIC visitam projetos que têm incentivos da Lei Rouanet, de forma a interagir e conhecer mais de perto o que está sendo avaliado e fornecendo subsídios para futuras análises de projetos similares que possam ser apresentados. Clique aqui e confira o calendário 2014.


      Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre recebe inscrições

      Estão abertas as inscrições para o Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, no RS. A 10ª edição do evento, que tem como objetivo difundir obras cinematográficas que contemplem o gênero fantástico acontece entre os dias 2 e 18 de maio. O prazo de inscrição segue aberto até o dia 10 de fevereiro. Leia mais.


      “Música no Capanema” retorna à Sala Funarte com novas atrações

      A Funarte inaugura a temporada de 2014 do Projeto Música no Capanema, na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio, a partir de quarta, 5 de fevereiro, com o músico Wilson das Neves. A distribuição dos ingressos começa às 18h, na bilheteria. Confiraaqui a programação completa.



      Governo Municipal lança concurso de Marchinhas de Carnaval

      O Governo Municipal de Balneário Piçarras, através da Secretaria de Turismo e Cultura promove o 1º Concurso de Marchinhas de Carnaval. O Projeto tem como objetivo principal valorizar a música carnavalesca, seus compositores e intérpretes, bem como promover esta modalidade de festividade popular nas ruas do município. Saiba mais.



      Editais
      · Iphan seleciona bolsistas para mestrado em Patrimônio Cultural – inscrições até 10 de março de 2014
      Representação Regional Sul - Ministério da Cultura
      Rua André Puente, 441/604 - Porto Alegre - RS. CEP: 90.035-150 - Fone: (51) 3204.7600
      Chefe da Representação Regional Sul: Margarete Moraes - margarete.moraes@cultura.gov.br
      Praça Getúlio Vargas, 268 – Florianópolis - SC. CEP: 88.020-030 - Fone: (48) 3223.2592
      Coordenador do escritório de SC: Marcelo D´Avila Leal - marcelo.davila@cultura.gov.br
      SNCEditais e CEUs das Artes: Eleonora Kehles Spinato -  eleonora.spinato@cultura.gov.br
      PRONATEC: Leila Betim e Ricardo Atti - leila.betim@cultura.gov.br - ricardoatti@hotmail.com
      PRONAC: Clara Cristina Zitkoski - atendimentopronacsul@cultura.gov.br
      Rede de Cultura e Saúde e Pontos de Cultura: Henry Soares - henry.soares@cultura.gov.br
      Comunicação: Mariana da Rosa - comunicacaosul@cultura.gov.br

          Vereadora Monica Leal


          Imagem

          Manifestação
           

          Imagem


          Para acessar a postagem clique em: 
          http://www.monicaleal-rs.com/2014/02/manifestacao.html

          Prefeitura de Porto Alegre RS

                  A MANCHETE

          Recursos para 14 obras de mobilidade urbana serão liberados

          O secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, em reunião nesta terça-feira, 18, em Brasília, com o subsecretário do Tesouro Nacional, Eduardo Coutinho Guerra, conseguiu a autorização do aval necessário para avaliação e assinatura da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, com o objetivo da liberação de R$ 424 milhões para as 14 obras de mobilidade urbana de Porto Alegre. O secretário Urbano também esteve reunido com a procuradora e coordenadora de Assuntos Financeiros da PGFN, Ana Paula Lima Vieira, para solicitar urgência na análise e assinatura dos contratos de garantia e contra garantias. Leia mais...

                  DESTAQUES

          Campanha Não Desvie o Olhar tem início em Porto Alegre

          Nesta quarta-feira, 19, será implementada a campanha Não Desvie o Olhar, com ato de início às 15h30, no auditório da Secretaria Municipal de Administração (rua Siqueira Campos, 1300, 14º andar, Centro Histórico). Ação de caráter internacional, a campanha pretende sensibilizar a sociedade contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e prevenir a ocorrência desse tipo crime por ocasião do maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo. No lançamento, estão previstas as participações do prefeito José Fortunati e da ministra Maria do Rosário. Leia mais...

           

          Secretário-geral da Fifa visita Estádio Beira-Rio

          O clima de descontração marcou a visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ao Estádio Beira-Rio, nesta terça-feira, 18. O representante da entidade máxima do futebol, juntamente com o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, e do CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, entrou no gramado do local que vai receber cinco jogos da Copa do Mundo. Durante a visita, ele esteve acompanhado ainda do prefeito José Fortunati, secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, do presidente do Internacional, Giovanni Luigi, do vice-governador Beto Gril, e demais autoridades. Leia mais...
           

          OP faz nova rodada para debater licitação de ônibus

          Na noite desta terça-feira, 18, tem prosseguimento o debate público sobre o edital de licitação das linhas de ônibus da Capital. Na série de encontros promovida pelo Orçamento Participativo (OP), será a vez da região Restinga, que realiza reunião às 19h, no Postão da Cruzeiro (rua Moab Caldas, 400, bairro Santa Tereza). Na quarta-feira, a exemplo do que ocorreu na noite de segunda, serão seis encontros. Três regionais - Centro, Centro-Sul e Glória - e três temáticas do OP - Esporte e Lazer; Habitação, Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano e Ambiental; e Saúde e Assistência do Povo - terão reuniões à noite para definir posição em relação ao tema. Leia mais...

          Prefeitura amplia fiscalização do Código de Limpeza Urbana

          A prefeitura vai ampliar o poder de fiscalização sobre o novo Código Municipal de Limpeza Urbana - Lei Complementar nº 728/2014. O ato de assinatura da ordem de serviço que institui o Termo de Constatação ocorre às 10h desta quarta-feira, 19, no auditório do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (av. Azenha, 631), com a participação do prefeito José Fortunati e do vice Sebastião Melo. Os 33 fiscais do DMLU poderão contar com a colaboração dos serviços de fiscalização dos diferentes órgãos municipais que atuam no cuidado com o ambiente urbano, bem como a Guarda Municipal. As novas regras passarão a ser cobradas da população a partir de 7 de abril. Leia mais...
           
                  EVENTOS

          Equador quer trazer atrações culturais para a Copa

          O prefeito José Fortunati recebeu nesta terça-feira, 18, o embaixador do Equador no Brasil, Horacio Sevilla Borja. O diplomata está na capital para tratar dos preparativos para a presença do time equatoriano na região metropolitana de Porto Alegre na pré-temporada para a Copa de 2014. A seleção equatoriana de futebol ficará concentrada em Viamão. O embaixador destacou que os equatorianos escolheram a região metropolitana não apenas para hospedar o time, mas também para promover ações culturais em Porto Alegre e cidades vizinhas. Leia mais...
           

          Passeio comemora Dia Municipal do Ciclista

          Será realizado sábado, 22, um passeio ciclístico comemorativo ao Dia Municipal do Ciclista e de Incentivo ao Uso de Bicicleta (25 de fevereiro). Aberto ao público, o passeio acontecerá a partir das 10h, com saída na av. José do Patrocínio, junto ao Opinião, e chegada na Usina do Gasômetro. O trajeto será pela Loureiro da Silva até a Usina. Durante o evento, os participantes realizarão abordagens de conscientização a motoristas para uma circulação mais segura. Porto Alegre já alcançou a marca de 20,2km de ciclovias e ciclofaixas. A iniciativa é da EPTC, com apoio da Estácio Fargs e do CFC Modelo. Leia mais...
           

          Dicas Turísticas têm nova edição quinta-feira

          A primeira edição do ano do programa Encontros Técnicos Dicas Turísticas será quinta-feira, 20. Profissionais dos ramos da hotelaria e da gastronomia local, como garçons, mensageiros, manobristas, recepcionistas, camareiras, auxiliares de limpeza e de eventos, além de gerentes de estabelecimentos interessados em participar, devem encaminhar o pedido de inscrições ao Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SindPoa) por meio das empresas onde trabalham. O programa Dicas Turísticas é promovido pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e a entidade. Em 2013, foram qualificadas 354 profissionais. Leia mais...
           

          Aluno beneficiado com bolsa integral fará intercâmbio em Chicago

          Aluno do sexto semestre do curso de Engenharia Civil na UniRitter, Lucas Goldenberg Py, 19 anos, faz os últimos preparativos para avançar em na carreira. Em 26 de fevereiro, o estudante viajará aos Estados Unidos para intercâmbio de 18 meses na Illinois Institute of Technology (IIT), em Chicago. O jovem foi aceito no programa Ciência sem Fronteiras, do Ministério da Educação, com bolsa integral. A vida universitária de Lucas em uma instituição de ensino superior privado ganhou novo fôlego depois de o jovem conquistar bolsa de estudo custeada pela prefeitura: o Unipoa.Leia mais...

                  SERVIÇOS

          EPTC: credenciamento do transporte escolar é obrigatório

          Com o retorno das aulas, os pais devem colocar o transporte escolar como item importante nas questões relacionadas à segurança dos filhos. Nesse aspecto, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) faz um alerta: transporte escolar, só credenciado. Sem credenciamento, o serviço é ilegal e pode se tornar perigoso. Ao todo, são 618 veículos escolares registrados, todos com as mesmas características: cor bege, prefixo de três dígitos nas portas e na parte traseira, além de faixa amarela na lateral do carro. Outro fator importante é a identificação da escola atendida pelo veículo.Leia mais...
           

          Capital terá grupo para atender acumuladores de animais

          O prefeito José Fortunati assinou a Portaria nº 69/14, que cria o Grupo de Trabalho Prevenção ao Colecionismo de Animais. Coordenado pela Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), o GT será composto pelas secretarias municipais de Saúde e do Idoso, Fasc e Procuradoria-Geral do Município. A equipe de fiscalização da Seda mapeou, até o momento, 36 casos que envolvem pessoas com perfil de acumuladores de animais em Porto Alegre. Desde a sua criação, a Seda prestou atendimento veterinário, esterilizou e tratou doenças de centenas de cães e gatos sob responsabilidade dessas pessoas. Leia mais...

          Análise interna de árvores começa nesta quarta-feira

          Técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) iniciam quarta-feira, 19, a análise interna das 150 árvores de grande porte selecionadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). Nesta segunda etapa de avaliação, que deverá durar até o final do mês, os técnicos buscarão deteriorações utilizando o tomógrafo, que fornece uma imagem da região interna da árvore, e o penetrógrafo, uma espécie de broca que ao ser inserida na madeira pode determinar a ausência de materiais e tecidos. Leia mais...
           

          Taxistas participam de qualificação turística

          Na sexta-feira, 21, ocorrerá mais uma edição de 2014 da qualificação Porto Alegre Turística destinado a taxistas. Vinte e cinco profissionais inscritos no curso Táxi Turismo, do Serviço de Aprendizagem do Transporte (Senat), participarão da qualificação promovida pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR). A programação terá início às 8h30, com um workshop no qual a equipe técnica da SMTUR repassará ao grupo noções básicas sobre o que é atividade turística e sua cadeia produtiva, além de informações atualizadas dos principais atrativos da cidade. Leia mais...
           
                  VEJA A IMAGEM DE SATÉLITE         VEJA A PREVISÃO DO TEMPO

          Editado pela Supervisão de Comunicação Social
          E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926

          Você recebeu este e-mail porque faz parte da nossa lista de contatos. Se quiser ser removido acesse este link
          Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.