quarta-feira, 2 de abril de 2014

Instituto Caracol

20 de Mar
INFORMATIVO Nº 12-14                20.03.2014
Instituto Caracol Inaugura Biblioteca Comunitária Dona Ula













Úrsula Gaya da Costa na biblioteca. Foto: Ana Carolina Vinholi
Nesta sexta feira (21/03) o Instituto Caracol avança mais um passo no caminho em direção ao convívio com os livros. Será inaugurada a Biblioteca Comunitária Dona Ula em homenagem a Úrsula Gaya da Costa, moradora e parte importante da história de Navegantes/SC e do Instituto Caracol. Dona Ula, como é carinhosamente conhecida, tem 92 anos e sua família contribuiu e contribui muito para a história desta cidade. A biblioteca fica no Espaço Contém Cultura e é mais uma ação do Contém Cultura, um Programa de continuidade que acontece com o patrocínio da Lei Rouanet e tem a Portonave como patrocinadora majoritária do projeto desde seu início quando criou com o Instituto Caracol o contêiner Contém Cultura já com dois anos de atividades, atingindo mais de 30 mil atendimentos em onze cidades do Estado. 
Desde o início as ações do Caracol estão direcionadas à formação de leitores e fazem isso não apenas com os livros, mas com aulas de dança, canto, teatro e artes visuais. O Programa Contém Cultura atende mais de 130 crianças e adolescentes gratuitamente.
Segundo Patrícia Costa Moreira dirigente do Caracol e neta da Dona Ula, “esta ação terá como estratégia principal manter os 130 alunos próximos aos livros. Contratamos uma mediadora de leitura que desenvolverá atividades com as crianças nos intervalos de aula”. Na carência de bibliotecas públicas a Biblioteca Comunitária Dona Ula estará aberta à toda comunidade para empréstimos de livros.
Na inauguração haverá apresentação do Coral Contém Cultura e lançamento da Revista de poesia e arte Bólide de Curitiba com a presença dos editores, o poeta Ricardo Corona e a Artista Visual Eliana Borges que farão um bate papo como público e leitura de poemas. Sejam todos convidados para a abertura desse importante espaço de leitura.
Texto: Ana Carolina Vinholi

Editais da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no âmbito do PNLL
Em cerimônia realizada na sede da Representação Regional do Ministério da Cultura em São Paulo, na tarde desta terça-feira (18), a ministra da Cultura, Marta Suplicy assinou o lançamento de quatro editais para incentivo à leitura e a Chamada Pública do Sistema Nacional de Cultura (SNC) que possibilitará a transferência da primeira leva de recursos do Sistema para Estados e Municípios. Saiba mais.

Mais Cultura nas Escolas: mais 1.649 projetos selecionados
As instituições que tiveram seus projetos aprovados para participarem do Programa estão sendo divulgadas pelos Ministérios da Cultura e Educação. Nesta terceira lista, somando um total de 3.096 projetos selecionados foram priorizadas as avaliações de Planos de Atividades dos territórios com maior volume de inscrições, que integram os estados do CE, BA, MA e PA. Também constam da lista municípios do RJ, SP e RS. A lista destes três estados ainda não foi finalizada pela Comissão de Avaliação.  Saiba mais.

Credenciamento de Especialistas em Audiovisual
Foi publicada a portaria do resultado preliminar da fase de Credenciamento de Especialistas em Audiovisual, tendo como selecionados catarinenses, paranaenses e gaúchos. O edital que foi lançado em 7 de outubro de 2013, pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, tem como objetivo criar um banco de especialistas para atuarem em comissões de seleção de editais e em curadoria de obras audiovisuais. Confira aqui a lista.

Curta-Metragem 2013 e Longa Doc 2013
Foi publicada a portaria do resultado final da fase de habilitação do Edital de apoio à Produção de Curta-Metragem 2013, e também do Edital Longa DOC 2013. O primeiro apoiará 25 obras audiovisuais brasileiras de curta-metragem, inéditas, de ficção, documentário ou animação, com temática livre, e o segundo apoiará 8 documentários brasileiros inéditos e originais, de longa-metragem, com temática livre.

Programa formará orquestras populares em CEUs de todo o país
O Ministério da Cultura (MinC) vai desenvolver um Programa Nacional de Formação Musical em Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) de todo o país. O objetivo é promover a inclusão social pela música, trabalhando com crianças e adolescentes de zonas urbanas periféricas. O projeto piloto começa a ser executado já em 2014, com a instituição de 30 musicais, sendo 20 em CEUs das cinco regiões do país e 10 em espaços da sociedade civil. Leia mais.

Comunidade quilombola de Arroio do Meio terá Ponto de Cultura
Na comunidade São Roque, interior de Arroio do Meio, as raízes da cultura africana são preservadas pela Associação Comunitária Vovô Theobaldo, que reúne 25 família em um quilombo reconhecido pela Fundação Cultural Palmares desde 2003. O secretário Assis Brasil esteve no quilombo, pois no local será instalado o Ponto de Cultura Vovó Araci, cujo projeto foi selecionado no edital da Sedac. Leia mais. 

ANCINE realiza Seminário sobre Fundo Setorial do Audiovisual em Porto Alegre
A ANCINE, em parceria com o SIAV - Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul, realiza na próxima quarta-feira, dia 26 de março, mais uma edição do Seminário Fundo Setorial do Audiovisual, desta vez em Porto Alegre, RS, no auditório do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, que fica na Rua Uruguai, 155, 14º andar. Leia mais. 

Artistas visuais catarinenses podem divulgar trabalhos em guia cultural 
Inscrições devem ser feitas até dia 31 de março. Material pretende fomentar artes visuais no Estado. Uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e a Federação das Associações de Artistas Plásticos de SC (FAAPLASC) vai elaborar um guia de artistas visuais do Estado de Santa Catarina. A proposta do guia é realizar um roteiro cultural para fomento das artes visuais no Estado. Saiba mais. Foto: Marcio Martins/FCC. 

Museu da Imagem e do Som procura por colecionadores
O Museu de Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) está a procura de colecionadores de qualquer tipo de coisa para participarem do projeto em vídeo que fará parte da programação da 12ª Semana Nacional de Museus. O documentário será exibido durante o evento, previsto para ocorrer entre os dias 12 e 18 de maio. Veja como realizar sua inscrição.

Parque da Leitura tem dia de sol e alegria 
O sol, os leitores e o bom humor compareceram no Parque da Leitura no último sábado. 163 pessoas estiveram no Ramiro Ruediger para investir na leitura e na possibilidade de rir. Pais lendo para o filho e o leitor lendo e desafiando o outro leitor, deu uma dinâmica lúdica ao espaço de leitura. As próximas edições serão realizadas em 29/03, 12 e 26/04, 10 e 24/05, 07 e 28/06, e 12/07 das 9h as 17h, no Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau/SC. Foto: Patrícia Constâncio

Abertas as inscrições para o II Festival de Cinema “Curta Pinhais” – FESTCINE
A Prefeitura Municipal de Pinhais/PR informa que de 17 de março a 11 de abril de 2014 estarão abertas as inscrições para o II Festival de Cinema “Curta Pinhais” - FESTCINE. O evento é realizado pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem por objetivo a divulgação da Arte Cinematográfica Brasileira no município,  proporcionando a oportunidade da descoberta de novos talentos de produtores amadores independentes. Leia mais.

Museu Oscar Niemeyer abre duas exposições no dia 20 de março — Curitiba/PR
O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre dia 20 de março (quinta-feira), a partir das 19 horas, as exposições “Abraham Palatnik—a reinvenção da pintura” e “Revisitações Plásticas: Arte Mexicana”. Além disso, no mesmo dia haverá visita guiada pela exposição de Palatinik com o curador Pieter Tjabbes, às 19h30. A entrada no dia da abertura é gratuita. Saiba mais. 

A Cinemateca Brasileira homenageia o cineasta Eduardo Coutinho
A Cinemateca Brasileira homenageia a memória do cineasta Eduardo Coutinho, morto no último mês, com a exibição de quatro obras-primas, seguidas de debates que refletem o papel e a importância de sua obra para o cinema brasileiro. Confira aqui a programação que vai do dia 20 a 23 de março. 

Editais e Concursos
Edital seleciona programas e projetos de extensão universitária—inscrições até 28 de março de 2014
FCC prorroga inscrições para edital de modernização de bibliotecas públicas municipais—inscrições até 30 de março de 2014
Edital Rede RS de Pontos de Cultura — inscrições até 31 de março de 2014
Artistas visuais catarinenses podem divulgar trabalhos em guia cultural  - inscrições até 31 de março de 2014
25º Festival Internacional Curta Kinoforum - inscrições até o dia 31 de março de 2014
Fundo Setorial do Audiovisual abre inscrições para projetos—inscrições até 31 de março de 2014 (PRODAV 03 E 04/2013) e até 15 de abril (PRODAV 05/2013)
FIDOCS - Festival Internacional de Documentários de Santiago, no Chile, recebe inscrições até 3 de abril de 2014
Funarte lança concurso público para nível superior e médio — inscrições até o dia 3 de abril de 2014
Prêmio Funarte de Dramaturgia/2014—inscrições até 04 de abril de 2014
Edital promoverá exposição e venda de artesanato na Copa — inscrições até 6 de abril de 2014
51ª edição do MIPTV, na França, aceita inscrições até 6 de abril de 2014
Abertas as inscrições para o II Festival de Cinema “Curta Pinhais” – FESTCINE — inscrições até 11 de abril de 2014
Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras—inscrições até 14 de abril de 2014
Prêmio Funarte de Concertos Didáticos — inscrições até 14 de abril de 2014
ANCINE lança editais de coprodução com Argentina e Uruguai — inscrições até 15 de abril de 2014
Festival AVANCA 2014, em Portugal, tem inscrições abertas para competição audiovisual - Inscrições até o dia 30 de abril de 2014
Abertas inscrições para a maior premiação sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro  - inscrições até 30 de abril de 2014
Carte Blanche recebe inscrições para edição dedicada ao Brasil—inscrições até 1 de maio de 2014
Festival de Cinema de Cork, na Irlanda— inscrições até 05 de agosto de 2014
Prêmio Funarte de Composição Clássica 2014—inscrições até 30 de setembro de 2014

Programações Culturais
“Mostra de Cinema Respeitável Público!” - Entre os dias 11 e 23 de março, na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro em Porto Alegre/RS
Exposição "Sacro - Memórias do Batismo", aberto de 12 de março até 23 de junho no Museu de Hábitos e Costumes, em Blumenau/SC
1ª Temporada de Exposições do MAB , de 13 de março até 22 de abril, na Fundação Cultural de Blumenau (entrada franca)
Exposição “Táticas para trocas e atravessamentos” no Centro Cultural Sistema Fiep, em Curitiba, de  19 de março a 13 de abril de 2014 
Centro Cultural Sistema Fiep abre nova exposição “Táticas para trocas e atravessamentos” a partir de 19 de março a 13 de abril, no Centro Cultural Sistema Fiep—Curitiba/PR
Ciclo Humanidades 2014: Debates—Cidades inteligentes, cidades inovadoras. Evento gratuito com vagas limitadas, dia 20 de março, no Auditório do SESC, em Viamão/RS
Oficina Gratuita de Consciência Corporal, de 21 de março a 23 de maio (8 encontros), na Casa das Artes Villa Mimosa—Canoas/RS
A Fundação Cultural de Blumenau oferece aos professores oficina de capacitação em visitas a museus, em Cine Teatro Edith Gaertner e museus de Hábitos e Costumes, da Família Colonial e de Arte de Blumenau (MAB), em 24 de março, das 13h30 às 17h30
Museu Oscar Niemeyer receberá exposição inédita com fotografias da artista Frida Kahlo, de 17 de julho a 02 de novembro

Representação Regional Sul - Ministério da Cultura
Rua André Puente, 441/604 - Porto Alegre - RS. CEP: 90.035-150 - Fone: (51) 3204.7600
Chefe da Representação Regional Sul: Margarete Moraes - margarete.moraes@cultura.gov.br
Praça Getúlio Vargas, 268 – Florianópolis - SC. CEP: 88.020-030 - Fone: (48) 3223.2592
Coordenador do escritório de SC: Marcelo D´Avila Leal - marcelo.davila@cultura.gov.br
SNC, Editais e CEUs das Artes: Eleonora Kehles Spinato -  eleonora.spinato@cultura.gov.br
PRONATEC: Leila Betim e Ricardo Atti - leila.betim@cultura.gov.br - ricardo.atti@cultura.gov.br
PRONAC: Clara Cristina Zitkoski - clara.zitkoski@cultura.gov.br - atendimentopronacsul@cultura.gov.br
Rede de Cultura e Saúde e Pontos de Cultura: Henry Soares - henry.soares@cultura.gov.br
Comunicação:  comunicacaosul@cultura.gov.br
Instituto Caracol Inaugura Biblioteca Comunitária Dona Ula













Úrsula Gaya da Costa na biblioteca. Foto: Ana Carolina Vinholi
Nesta sexta feira (21/03) o Instituto Caracol avança mais um passo no caminho em direção ao convívio com os livros. Será inaugurada a Biblioteca Comunitária Dona Ula em homenagem a Úrsula Gaya da Costa, moradora e parte importante da história de Navegantes/SC e do Instituto Caracol. Dona Ula, como é carinhosamente conhecida, tem 92 anos e sua família contribuiu e contribui muito para a história desta cidade. A biblioteca fica no Espaço Contém Cultura e é mais uma ação do Contém Cultura, um Programa de continuidade que acontece com o patrocínio da Lei Rouanet e tem a Portonave como patrocinadora majoritária do projeto desde seu início quando criou com o Instituto Caracol o contêiner Contém Cultura já com dois anos de atividades, atingindo mais de 30 mil atendimentos em onze cidades do Estado. 
Desde o início as ações do Caracol estão direcionadas à formação de leitores e fazem isso não apenas com os livros, mas com aulas de dança, canto, teatro e artes visuais. O Programa Contém Cultura atende mais de 130 crianças e adolescentes gratuitamente.
Segundo Patrícia Costa Moreira dirigente do Caracol e neta da Dona Ula, “esta ação terá como estratégia principal manter os 130 alunos próximos aos livros. Contratamos uma mediadora de leitura que desenvolverá atividades com as crianças nos intervalos de aula”. Na carência de bibliotecas públicas a Biblioteca Comunitária Dona Ula estará aberta à toda comunidade para empréstimos de livros.
Na inauguração haverá apresentação do Coral Contém Cultura e lançamento da Revista de poesia e arte Bólide de Curitiba com a presença dos editores, o poeta Ricardo Corona e a Artista Visual Eliana Borges que farão um bate papo como público e leitura de poemas. Sejam todos convidados para a abertura desse importante espaço de leitura.
Texto: Ana Carolina Vinholi

Editais da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no âmbito do PNLL
Em cerimônia realizada na sede da Representação Regional do Ministério da Cultura em São Paulo, na tarde desta terça-feira (18), a ministra da Cultura, Marta Suplicy assinou o lançamento de quatro editais para incentivo à leitura e a Chamada Pública do Sistema Nacional de Cultura (SNC) que possibilitará a transferência da primeira leva de recursos do Sistema para Estados e Municípios. Saiba mais.

Mais Cultura nas Escolas: mais 1.649 projetos selecionados
As instituições que tiveram seus projetos aprovados para participarem do Programa estão sendo divulgadas pelos Ministérios da Cultura e Educação. Nesta terceira lista, somando um total de 3.096 projetos selecionados foram priorizadas as avaliações de Planos de Atividades dos territórios com maior volume de inscrições, que integram os estados do CE, BA, MA e PA. Também constam da lista municípios do RJ, SP e RS. A lista destes três estados ainda não foi finalizada pela Comissão de Avaliação.  Saiba mais.

Credenciamento de Especialistas em Audiovisual
Foi publicada a portaria do resultado preliminar da fase de Credenciamento de Especialistas em Audiovisual, tendo como selecionados catarinenses, paranaenses e gaúchos. O edital que foi lançado em 7 de outubro de 2013, pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, tem como objetivo criar um banco de especialistas para atuarem em comissões de seleção de editais e em curadoria de obras audiovisuais. Confira aqui a lista.

Curta-Metragem 2013 e Longa Doc 2013
Foi publicada a portaria do resultado final da fase de habilitação do Edital de apoio à Produção de Curta-Metragem 2013, e também do Edital Longa DOC 2013. O primeiro apoiará 25 obras audiovisuais brasileiras de curta-metragem, inéditas, de ficção, documentário ou animação, com temática livre, e o segundo apoiará 8 documentários brasileiros inéditos e originais, de longa-metragem, com temática livre.

Programa formará orquestras populares em CEUs de todo o país
O Ministério da Cultura (MinC) vai desenvolver um Programa Nacional de Formação Musical em Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) de todo o país. O objetivo é promover a inclusão social pela música, trabalhando com crianças e adolescentes de zonas urbanas periféricas. O projeto piloto começa a ser executado já em 2014, com a instituição de 30 musicais, sendo 20 em CEUs das cinco regiões do país e 10 em espaços da sociedade civil. Leia mais.

Comunidade quilombola de Arroio do Meio terá Ponto de Cultura
Na comunidade São Roque, interior de Arroio do Meio, as raízes da cultura africana são preservadas pela Associação Comunitária Vovô Theobaldo, que reúne 25 família em um quilombo reconhecido pela Fundação Cultural Palmares desde 2003. O secretário Assis Brasil esteve no quilombo, pois no local será instalado o Ponto de Cultura Vovó Araci, cujo projeto foi selecionado no edital da Sedac. Leia mais. 

ANCINE realiza Seminário sobre Fundo Setorial do Audiovisual em Porto Alegre
A ANCINE, em parceria com o SIAV - Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul, realiza na próxima quarta-feira, dia 26 de março, mais uma edição do Seminário Fundo Setorial do Audiovisual, desta vez em Porto Alegre, RS, no auditório do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, que fica na Rua Uruguai, 155, 14º andar. Leia mais. 

Artistas visuais catarinenses podem divulgar trabalhos em guia cultural 
Inscrições devem ser feitas até dia 31 de março. Material pretende fomentar artes visuais no Estado. Uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e a Federação das Associações de Artistas Plásticos de SC (FAAPLASC) vai elaborar um guia de artistas visuais do Estado de Santa Catarina. A proposta do guia é realizar um roteiro cultural para fomento das artes visuais no Estado. Saiba mais. Foto: Marcio Martins/FCC. 

Museu da Imagem e do Som procura por colecionadores
O Museu de Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) está a procura de colecionadores de qualquer tipo de coisa para participarem do projeto em vídeo que fará parte da programação da 12ª Semana Nacional de Museus. O documentário será exibido durante o evento, previsto para ocorrer entre os dias 12 e 18 de maio. Veja como realizar sua inscrição.

Parque da Leitura tem dia de sol e alegria 
O sol, os leitores e o bom humor compareceram no Parque da Leitura no último sábado. 163 pessoas estiveram no Ramiro Ruediger para investir na leitura e na possibilidade de rir. Pais lendo para o filho e o leitor lendo e desafiando o outro leitor, deu uma dinâmica lúdica ao espaço de leitura. As próximas edições serão realizadas em 29/03, 12 e 26/04, 10 e 24/05, 07 e 28/06, e 12/07 das 9h as 17h, no Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau/SC. Foto: Patrícia Constâncio

Abertas as inscrições para o II Festival de Cinema “Curta Pinhais” – FESTCINE
A Prefeitura Municipal de Pinhais/PR informa que de 17 de março a 11 de abril de 2014 estarão abertas as inscrições para o II Festival de Cinema “Curta Pinhais” - FESTCINE. O evento é realizado pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem por objetivo a divulgação da Arte Cinematográfica Brasileira no município,  proporcionando a oportunidade da descoberta de novos talentos de produtores amadores independentes. Leia mais.

Museu Oscar Niemeyer abre duas exposições no dia 20 de março — Curitiba/PR
O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre dia 20 de março (quinta-feira), a partir das 19 horas, as exposições “Abraham Palatnik—a reinvenção da pintura” e “Revisitações Plásticas: Arte Mexicana”. Além disso, no mesmo dia haverá visita guiada pela exposição de Palatinik com o curador Pieter Tjabbes, às 19h30. A entrada no dia da abertura é gratuita. Saiba mais. 

A Cinemateca Brasileira homenageia o cineasta Eduardo Coutinho
A Cinemateca Brasileira homenageia a memória do cineasta Eduardo Coutinho, morto no último mês, com a exibição de quatro obras-primas, seguidas de debates que refletem o papel e a importância de sua obra para o cinema brasileiro. Confira aqui a programação que vai do dia 20 a 23 de março. 

Editais e Concursos
Edital seleciona programas e projetos de extensão universitária—inscrições até 28 de março de 2014
FCC prorroga inscrições para edital de modernização de bibliotecas públicas municipais—inscrições até 30 de março de 2014
Edital Rede RS de Pontos de Cultura — inscrições até 31 de março de 2014
Artistas visuais catarinenses podem divulgar trabalhos em guia cultural  - inscrições até 31 de março de 2014
25º Festival Internacional Curta Kinoforum - inscrições até o dia 31 de março de 2014
Fundo Setorial do Audiovisual abre inscrições para projetos—inscrições até 31 de março de 2014 (PRODAV 03 E 04/2013) e até 15 de abril (PRODAV 05/2013)
FIDOCS - Festival Internacional de Documentários de Santiago, no Chile, recebe inscrições até 3 de abril de 2014
Funarte lança concurso público para nível superior e médio — inscrições até o dia 3 de abril de 2014
Prêmio Funarte de Dramaturgia/2014—inscrições até 04 de abril de 2014
Edital promoverá exposição e venda de artesanato na Copa — inscrições até 6 de abril de 2014
51ª edição do MIPTV, na França, aceita inscrições até 6 de abril de 2014
Abertas as inscrições para o II Festival de Cinema “Curta Pinhais” – FESTCINE — inscrições até 11 de abril de 2014
Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras—inscrições até 14 de abril de 2014
Prêmio Funarte de Concertos Didáticos — inscrições até 14 de abril de 2014
ANCINE lança editais de coprodução com Argentina e Uruguai — inscrições até 15 de abril de 2014
Festival AVANCA 2014, em Portugal, tem inscrições abertas para competição audiovisual - Inscrições até o dia 30 de abril de 2014
Abertas inscrições para a maior premiação sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro  - inscrições até 30 de abril de 2014
Carte Blanche recebe inscrições para edição dedicada ao Brasil—inscrições até 1 de maio de 2014
Festival de Cinema de Cork, na Irlanda— inscrições até 05 de agosto de 2014
Prêmio Funarte de Composição Clássica 2014—inscrições até 30 de setembro de 2014

Programações Culturais
“Mostra de Cinema Respeitável Público!” - Entre os dias 11 e 23 de março, na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro em Porto Alegre/RS
Exposição "Sacro - Memórias do Batismo", aberto de 12 de março até 23 de junho no Museu de Hábitos e Costumes, em Blumenau/SC
1ª Temporada de Exposições do MAB , de 13 de março até 22 de abril, na Fundação Cultural de Blumenau (entrada franca)
Exposição “Táticas para trocas e atravessamentos” no Centro Cultural Sistema Fiep, em Curitiba, de  19 de março a 13 de abril de 2014 
Centro Cultural Sistema Fiep abre nova exposição “Táticas para trocas e atravessamentos” a partir de 19 de março a 13 de abril, no Centro Cultural Sistema Fiep—Curitiba/PR
Ciclo Humanidades 2014: Debates—Cidades inteligentes, cidades inovadoras. Evento gratuito com vagas limitadas, dia 20 de março, no Auditório do SESC, em Viamão/RS
Oficina Gratuita de Consciência Corporal, de 21 de março a 23 de maio (8 encontros), na Casa das Artes Villa Mimosa—Canoas/RS
A Fundação Cultural de Blumenau oferece aos professores oficina de capacitação em visitas a museus, em Cine Teatro Edith Gaertner e museus de Hábitos e Costumes, da Família Colonial e de Arte de Blumenau (MAB), em 24 de março, das 13h30 às 17h30
Museu Oscar Niemeyer receberá exposição inédita com fotografias da artista Frida Kahlo, de 17 de julho a 02 de novembro

Representação Regional Sul - Ministério da Cultura
Rua André Puente, 441/604 - Porto Alegre - RS. CEP: 90.035-150 - Fone: (51) 3204.7600
Chefe da Representação Regional Sul: Margarete Moraes - margarete.moraes@cultura.gov.br
Praça Getúlio Vargas, 268 – Florianópolis - SC. CEP: 88.020-030 - Fone: (48) 3223.2592
Coordenador do escritório de SC: Marcelo D´Avila Leal - marcelo.davila@cultura.gov.br
SNC, Editais e CEUs das Artes: Eleonora Kehles Spinato -  eleonora.spinato@cultura.gov.br
PRONATEC: Leila Betim e Ricardo Atti - leila.betim@cultura.gov.br - ricardo.atti@cultura.gov.br
PRONAC: Clara Cristina Zitkoski - clara.zitkoski@cultura.gov.br - atendimentopronacsul@cultura.gov.br
Rede de Cultura e Saúde e Pontos de Cultura: Henry Soares - henry.soares@cultura.gov.br
Comunicação:  comunicacaosul@cultura.gov.br
Instituto Caracol Inaugura Biblioteca Comunitária Dona Ula













Úrsula Gaya da Costa na biblioteca. Foto: Ana Carolina Vinholi
Nesta sexta feira (21/03) o Instituto Caracol avança mais um passo no caminho em direção ao convívio com os livros. Será inaugurada a Biblioteca Comunitária Dona Ula em homenagem a Úrsula Gaya da Costa, moradora e parte importante da história de Navegantes/SC e do Instituto Caracol. Dona Ula, como é carinhosamente conhecida, tem 92 anos e sua família contribuiu e contribui muito para a história desta cidade. A biblioteca fica no Espaço Contém Cultura e é mais uma ação do Contém Cultura, um Programa de continuidade que acontece com o patrocínio da Lei Rouanet e tem a Portonave como patrocinadora majoritária do projeto desde seu início quando criou com o Instituto Caracol o contêiner Contém Cultura já com dois anos de atividades, atingindo mais de 30 mil atendimentos em onze cidades do Estado. 
Desde o início as ações do Caracol estão direcionadas à formação de leitores e fazem isso não apenas com os livros, mas com aulas de dança, canto, teatro e artes visuais. O Programa Contém Cultura atende mais de 130 crianças e adolescentes gratuitamente.
Segundo Patrícia Costa Moreira dirigente do Caracol e neta da Dona Ula, “esta ação terá como estratégia principal manter os 130 alunos próximos aos livros. Contratamos uma mediadora de leitura que desenvolverá atividades com as crianças nos intervalos de aula”. Na carência de bibliotecas públicas a Biblioteca Comunitária Dona Ula estará aberta à toda comunidade para empréstimos de livros.
Na inauguração haverá apresentação do Coral Contém Cultura e lançamento da Revista de poesia e arte Bólide de Curitiba com a presença dos editores, o poeta Ricardo Corona e a Artista Visual Eliana Borges que farão um bate papo como público e leitura de poemas. Sejam todos convidados para a abertura desse importante espaço de leitura.
Texto: Ana Carolina Vinholi

Editais da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no âmbito do PNLL
Em cerimônia realizada na sede da Representação Regional do Ministério da Cultura em São Paulo, na tarde desta terça-feira (18), a ministra da Cultura, Marta Suplicy assinou o lançamento de quatro editais para incentivo à leitura e a Chamada Pública do Sistema Nacional de Cultura (SNC) que possibilitará a transferência da primeira leva de recursos do Sistema para Estados e Municípios. Saiba mais.

Mais Cultura nas Escolas: mais 1.649 projetos selecionados
As instituições que tiveram seus projetos aprovados para participarem do Programa estão sendo divulgadas pelos Ministérios da Cultura e Educação. Nesta terceira lista, somando um total de 3.096 projetos selecionados foram priorizadas as avaliações de Planos de Atividades dos territórios com maior volume de inscrições, que integram os estados do CE, BA, MA e PA. Também constam da lista municípios do RJ, SP e RS. A lista destes três estados ainda não foi finalizada pela Comissão de Avaliação.  Saiba mais.

Credenciamento de Especialistas em Audiovisual
Foi publicada a portaria do resultado preliminar da fase de Credenciamento de Especialistas em Audiovisual, tendo como selecionados catarinenses, paranaenses e gaúchos. O edital que foi lançado em 7 de outubro de 2013, pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, tem como objetivo criar um banco de especialistas para atuarem em comissões de seleção de editais e em curadoria de obras audiovisuais. Confira aqui a lista.

Curta-Metragem 2013 e Longa Doc 2013
Foi publicada a portaria do resultado final da fase de habilitação do Edital de apoio à Produção de Curta-Metragem 2013, e também do Edital Longa DOC 2013. O primeiro apoiará 25 obras audiovisuais brasileiras de curta-metragem, inéditas, de ficção, documentário ou animação, com temática livre, e o segundo apoiará 8 documentários brasileiros inéditos e originais, de longa-metragem, com temática livre.

Programa formará orquestras populares em CEUs de todo o país
O Ministério da Cultura (MinC) vai desenvolver um Programa Nacional de Formação Musical em Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) de todo o país. O objetivo é promover a inclusão social pela música, trabalhando com crianças e adolescentes de zonas urbanas periféricas. O projeto piloto começa a ser executado já em 2014, com a instituição de 30 musicais, sendo 20 em CEUs das cinco regiões do país e 10 em espaços da sociedade civil. Leia mais.

Comunidade quilombola de Arroio do Meio terá Ponto de Cultura
Na comunidade São Roque, interior de Arroio do Meio, as raízes da cultura africana são preservadas pela Associação Comunitária Vovô Theobaldo, que reúne 25 família em um quilombo reconhecido pela Fundação Cultural Palmares desde 2003. O secretário Assis Brasil esteve no quilombo, pois no local será instalado o Ponto de Cultura Vovó Araci, cujo projeto foi selecionado no edital da Sedac. Leia mais. 

ANCINE realiza Seminário sobre Fundo Setorial do Audiovisual em Porto Alegre
A ANCINE, em parceria com o SIAV - Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul, realiza na próxima quarta-feira, dia 26 de março, mais uma edição do Seminário Fundo Setorial do Audiovisual, desta vez em Porto Alegre, RS, no auditório do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, que fica na Rua Uruguai, 155, 14º andar. Leia mais. 

Artistas visuais catarinenses podem divulgar trabalhos em guia cultural 
Inscrições devem ser feitas até dia 31 de março. Material pretende fomentar artes visuais no Estado. Uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e a Federação das Associações de Artistas Plásticos de SC (FAAPLASC) vai elaborar um guia de artistas visuais do Estado de Santa Catarina. A proposta do guia é realizar um roteiro cultural para fomento das artes visuais no Estado. Saiba mais. Foto: Marcio Martins/FCC. 

Museu da Imagem e do Som procura por colecionadores
O Museu de Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) está a procura de colecionadores de qualquer tipo de coisa para participarem do projeto em vídeo que fará parte da programação da 12ª Semana Nacional de Museus. O documentário será exibido durante o evento, previsto para ocorrer entre os dias 12 e 18 de maio. Veja como realizar sua inscrição.

Parque da Leitura tem dia de sol e alegria 
O sol, os leitores e o bom humor compareceram no Parque da Leitura no último sábado. 163 pessoas estiveram no Ramiro Ruediger para investir na leitura e na possibilidade de rir. Pais lendo para o filho e o leitor lendo e desafiando o outro leitor, deu uma dinâmica lúdica ao espaço de leitura. As próximas edições serão realizadas em 29/03, 12 e 26/04, 10 e 24/05, 07 e 28/06, e 12/07 das 9h as 17h, no Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau/SC. Foto: Patrícia Constâncio

Abertas as inscrições para o II Festival de Cinema “Curta Pinhais” – FESTCINE
A Prefeitura Municipal de Pinhais/PR informa que de 17 de março a 11 de abril de 2014 estarão abertas as inscrições para o II Festival de Cinema “Curta Pinhais” - FESTCINE. O evento é realizado pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem por objetivo a divulgação da Arte Cinematográfica Brasileira no município,  proporcionando a oportunidade da descoberta de novos talentos de produtores amadores independentes. Leia mais.

Museu Oscar Niemeyer abre duas exposições no dia 20 de março — Curitiba/PR
O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre dia 20 de março (quinta-feira), a partir das 19 horas, as exposições “Abraham Palatnik—a reinvenção da pintura” e “Revisitações Plásticas: Arte Mexicana”. Além disso, no mesmo dia haverá visita guiada pela exposição de Palatinik com o curador Pieter Tjabbes, às 19h30. A entrada no dia da abertura é gratuita. Saiba mais. 

A Cinemateca Brasileira homenageia o cineasta Eduardo Coutinho
A Cinemateca Brasileira homenageia a memória do cineasta Eduardo Coutinho, morto no último mês, com a exibição de quatro obras-primas, seguidas de debates que refletem o papel e a importância de sua obra para o cinema brasileiro. Confira aqui a programação que vai do dia 20 a 23 de março. 

Editais e Concursos
Edital seleciona programas e projetos de extensão universitária—inscrições até 28 de março de 2014
FCC prorroga inscrições para edital de modernização de bibliotecas públicas municipais—inscrições até 30 de março de 2014
Edital Rede RS de Pontos de Cultura — inscrições até 31 de março de 2014
Artistas visuais catarinenses podem divulgar trabalhos em guia cultural  - inscrições até 31 de março de 2014
25º Festival Internacional Curta Kinoforum - inscrições até o dia 31 de março de 2014
Fundo Setorial do Audiovisual abre inscrições para projetos—inscrições até 31 de março de 2014 (PRODAV 03 E 04/2013) e até 15 de abril (PRODAV 05/2013)
FIDOCS - Festival Internacional de Documentários de Santiago, no Chile, recebe inscrições até 3 de abril de 2014
Funarte lança concurso público para nível superior e médio — inscrições até o dia 3 de abril de 2014
Prêmio Funarte de Dramaturgia/2014—inscrições até 04 de abril de 2014
Edital promoverá exposição e venda de artesanato na Copa — inscrições até 6 de abril de 2014
51ª edição do MIPTV, na França, aceita inscrições até 6 de abril de 2014
Abertas as inscrições para o II Festival de Cinema “Curta Pinhais” – FESTCINE — inscrições até 11 de abril de 2014
Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras—inscrições até 14 de abril de 2014
Prêmio Funarte de Concertos Didáticos — inscrições até 14 de abril de 2014
ANCINE lança editais de coprodução com Argentina e Uruguai — inscrições até 15 de abril de 2014
Festival AVANCA 2014, em Portugal, tem inscrições abertas para competição audiovisual - Inscrições até o dia 30 de abril de 2014
Abertas inscrições para a maior premiação sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro  - inscrições até 30 de abril de 2014
Carte Blanche recebe inscrições para edição dedicada ao Brasil—inscrições até 1 de maio de 2014
Festival de Cinema de Cork, na Irlanda— inscrições até 05 de agosto de 2014
Prêmio Funarte de Composição Clássica 2014—inscrições até 30 de setembro de 2014

Programações Culturais
“Mostra de Cinema Respeitável Público!” - Entre os dias 11 e 23 de março, na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro em Porto Alegre/RS
Exposição "Sacro - Memórias do Batismo", aberto de 12 de março até 23 de junho no Museu de Hábitos e Costumes, em Blumenau/SC
1ª Temporada de Exposições do MAB , de 13 de março até 22 de abril, na Fundação Cultural de Blumenau (entrada franca)
Exposição “Táticas para trocas e atravessamentos” no Centro Cultural Sistema Fiep, em Curitiba, de  19 de março a 13 de abril de 2014 
Centro Cultural Sistema Fiep abre nova exposição “Táticas para trocas e atravessamentos” a partir de 19 de março a 13 de abril, no Centro Cultural Sistema Fiep—Curitiba/PR
Ciclo Humanidades 2014: Debates—Cidades inteligentes, cidades inovadoras. Evento gratuito com vagas limitadas, dia 20 de março, no Auditório do SESC, em Viamão/RS
Oficina Gratuita de Consciência Corporal, de 21 de março a 23 de maio (8 encontros), na Casa das Artes Villa Mimosa—Canoas/RS
A Fundação Cultural de Blumenau oferece aos professores oficina de capacitação em visitas a museus, em Cine Teatro Edith Gaertner e museus de Hábitos e Costumes, da Família Colonial e de Arte de Blumenau (MAB), em 24 de março, das 13h30 às 17h30
Museu Oscar Niemeyer receberá exposição inédita com fotografias da artista Frida Kahlo, de 17 de julho a 02 de novembro

Representação Regional Sul - Ministério da Cultura
Rua André Puente, 441/604 - Porto Alegre - RS. CEP: 90.035-150 - Fone: (51) 3204.7600
Chefe da Representação Regional Sul: Margarete Moraes - margarete.moraes@cultura.gov.br
Praça Getúlio Vargas, 268 – Florianópolis - SC. CEP: 88.020-030 - Fone: (48) 3223.2592
Coordenador do escritório de SC: Marcelo D´Avila Leal - marcelo.davila@cultura.gov.br
SNC, Editais e CEUs das Artes: Eleonora Kehles Spinato -  eleonora.spinato@cultura.gov.br
PRONATEC: Leila Betim e Ricardo Atti - leila.betim@cultura.gov.br - ricardo.atti@cultura.gov.br
PRONAC: Clara Cristina Zitkoski - clara.zitkoski@cultura.gov.br - atendimentopronacsul@cultura.gov.br
Rede de Cultura e Saúde e Pontos de Cultura: Henry Soares - henry.soares@cultura.gov.br
Comunicação:  comunicacaosul@cultura.gov.br
Instituto Caracol Inaugura Biblioteca Comunitária Dona Ula













Úrsula Gaya da Costa na biblioteca. Foto: Ana Carolina Vinholi
Nesta sexta feira (21/03) o Instituto Caracol avança mais um passo no caminho em direção ao convívio com os livros. Será inaugurada a Biblioteca Comunitária Dona Ula em homenagem a Úrsula Gaya da Costa, moradora e parte importante da história de Navegantes/SC e do Instituto Caracol. Dona Ula, como é carinhosamente conhecida, tem 92 anos e sua família contribuiu e contribui muito para a história desta cidade. A biblioteca fica no Espaço Contém Cultura e é mais uma ação do Contém Cultura, um Programa de continuidade que acontece com o patrocínio da Lei Rouanet e tem a Portonave como patrocinadora majoritária do projeto desde seu início quando criou com o Instituto Caracol o contêiner Contém Cultura já com dois anos de atividades, atingindo mais de 30 mil atendimentos em onze cidades do Estado. 
Desde o início as ações do Caracol estão direcionadas à formação de leitores e fazem isso não apenas com os livros, mas com aulas de dança, canto, teatro e artes visuais. O Programa Contém Cultura atende mais de 130 crianças e adolescentes gratuitamente.
Segundo Patrícia Costa Moreira dirigente do Caracol e neta da Dona Ula, “esta ação terá como estratégia principal manter os 130 alunos próximos aos livros. Contratamos uma mediadora de leitura que desenvolverá atividades com as crianças nos intervalos de aula”. Na carência de bibliotecas públicas a Biblioteca Comunitária Dona Ula estará aberta à toda comunidade para empréstimos de livros.
Na inauguração haverá apresentação do Coral Contém Cultura e lançamento da Revista de poesia e arte Bólide de Curitiba com a presença dos editores, o poeta Ricardo Corona e a Artista Visual Eliana Borges que farão um bate papo como público e leitura de poemas. Sejam todos convidados para a abertura desse importante espaço de leitura.
Texto: Ana Carolina Vinholi

Editais da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no âmbito do PNLL
Em cerimônia realizada na sede da Representação Regional do Ministério da Cultura em São Paulo, na tarde desta terça-feira (18), a ministra da Cultura, Marta Suplicy assinou o lançamento de quatro editais para incentivo à leitura e a Chamada Pública do Sistema Nacional de Cultura (SNC) que possibilitará a transferência da primeira leva de recursos do Sistema para Estados e Municípios. Saiba mais.

Mais Cultura nas Escolas: mais 1.649 projetos selecionados
As instituições que tiveram seus projetos aprovados para participarem do Programa estão sendo divulgadas pelos Ministérios da Cultura e Educação. Nesta terceira lista, somando um total de 3.096 projetos selecionados foram priorizadas as avaliações de Planos de Atividades dos territórios com maior volume de inscrições, que integram os estados do CE, BA, MA e PA. Também constam da lista municípios do RJ, SP e RS. A lista destes três estados ainda não foi finalizada pela Comissão de Avaliação.  Saiba mais.

Credenciamento de Especialistas em Audiovisual
Foi publicada a portaria do resultado preliminar da fase de Credenciamento de Especialistas em Audiovisual, tendo como selecionados catarinenses, paranaenses e gaúchos. O edital que foi lançado em 7 de outubro de 2013, pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, tem como objetivo criar um banco de especialistas para atuarem em comissões de seleção de editais e em curadoria de obras audiovisuais. Confira aqui a lista.

Curta-Metragem 2013 e Longa Doc 2013
Foi publicada a portaria do resultado final da fase de habilitação do Edital de apoio à Produção de Curta-Metragem 2013, e também do Edital Longa DOC 2013. O primeiro apoiará 25 obras audiovisuais brasileiras de curta-metragem, inéditas, de ficção, documentário ou animação, com temática livre, e o segundo apoiará 8 documentários brasileiros inéditos e originais, de longa-metragem, com temática livre.

Programa formará orquestras populares em CEUs de todo o país
O Ministério da Cultura (MinC) vai desenvolver um Programa Nacional de Formação Musical em Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) de todo o país. O objetivo é promover a inclusão social pela música, trabalhando com crianças e adolescentes de zonas urbanas periféricas. O projeto piloto começa a ser executado já em 2014, com a instituição de 30 musicais, sendo 20 em CEUs das cinco regiões do país e 10 em espaços da sociedade civil. Leia mais.

Comunidade quilombola de Arroio do Meio terá Ponto de Cultura
Na comunidade São Roque, interior de Arroio do Meio, as raízes da cultura africana são preservadas pela Associação Comunitária Vovô Theobaldo, que reúne 25 família em um quilombo reconhecido pela Fundação Cultural Palmares desde 2003. O secretário Assis Brasil esteve no quilombo, pois no local será instalado o Ponto de Cultura Vovó Araci, cujo projeto foi selecionado no edital da Sedac. Leia mais. 

ANCINE realiza Seminário sobre Fundo Setorial do Audiovisual em Porto Alegre
A ANCINE, em parceria com o SIAV - Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul, realiza na próxima quarta-feira, dia 26 de março, mais uma edição do Seminário Fundo Setorial do Audiovisual, desta vez em Porto Alegre, RS, no auditório do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, que fica na Rua Uruguai, 155, 14º andar. Leia mais. 

Artistas visuais catarinenses podem divulgar trabalhos em guia cultural 
Inscrições devem ser feitas até dia 31 de março. Material pretende fomentar artes visuais no Estado. Uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e a Federação das Associações de Artistas Plásticos de SC (FAAPLASC) vai elaborar um guia de artistas visuais do Estado de Santa Catarina. A proposta do guia é realizar um roteiro cultural para fomento das artes visuais no Estado. Saiba mais. Foto: Marcio Martins/FCC. 

Museu da Imagem e do Som procura por colecionadores
O Museu de Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) está a procura de colecionadores de qualquer tipo de coisa para participarem do projeto em vídeo que fará parte da programação da 12ª Semana Nacional de Museus. O documentário será exibido durante o evento, previsto para ocorrer entre os dias 12 e 18 de maio. Veja como realizar sua inscrição.

Parque da Leitura tem dia de sol e alegria 
O sol, os leitores e o bom humor compareceram no Parque da Leitura no último sábado. 163 pessoas estiveram no Ramiro Ruediger para investir na leitura e na possibilidade de rir. Pais lendo para o filho e o leitor lendo e desafiando o outro leitor, deu uma dinâmica lúdica ao espaço de leitura. As próximas edições serão realizadas em 29/03, 12 e 26/04, 10 e 24/05, 07 e 28/06, e 12/07 das 9h as 17h, no Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau/SC. Foto: Patrícia Constâncio

Abertas as inscrições para o II Festival de Cinema “Curta Pinhais” – FESTCINE
A Prefeitura Municipal de Pinhais/PR informa que de 17 de março a 11 de abril de 2014 estarão abertas as inscrições para o II Festival de Cinema “Curta Pinhais” - FESTCINE. O evento é realizado pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem por objetivo a divulgação da Arte Cinematográfica Brasileira no município,  proporcionando a oportunidade da descoberta de novos talentos de produtores amadores independentes. Leia mais.

Museu Oscar Niemeyer abre duas exposições no dia 20 de março — Curitiba/PR
O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre dia 20 de março (quinta-feira), a partir das 19 horas, as exposições “Abraham Palatnik—a reinvenção da pintura” e “Revisitações Plásticas: Arte Mexicana”. Além disso, no mesmo dia haverá visita guiada pela exposição de Palatinik com o curador Pieter Tjabbes, às 19h30. A entrada no dia da abertura é gratuita. Saiba mais. 

A Cinemateca Brasileira homenageia o cineasta Eduardo Coutinho
A Cinemateca Brasileira homenageia a memória do cineasta Eduardo Coutinho, morto no último mês, com a exibição de quatro obras-primas, seguidas de debates que refletem o papel e a importância de sua obra para o cinema brasileiro. Confira aqui a programação que vai do dia 20 a 23 de março. 

Editais e Concursos
Edital seleciona programas e projetos de extensão universitária—inscrições até 28 de março de 2014
FCC prorroga inscrições para edital de modernização de bibliotecas públicas municipais—inscrições até 30 de março de 2014
Edital Rede RS de Pontos de Cultura — inscrições até 31 de março de 2014
Artistas visuais catarinenses podem divulgar trabalhos em guia cultural  - inscrições até 31 de março de 2014
25º Festival Internacional Curta Kinoforum - inscrições até o dia 31 de março de 2014
Fundo Setorial do Audiovisual abre inscrições para projetos—inscrições até 31 de março de 2014 (PRODAV 03 E 04/2013) e até 15 de abril (PRODAV 05/2013)
FIDOCS - Festival Internacional de Documentários de Santiago, no Chile, recebe inscrições até 3 de abril de 2014
Funarte lança concurso público para nível superior e médio — inscrições até o dia 3 de abril de 2014
Prêmio Funarte de Dramaturgia/2014—inscrições até 04 de abril de 2014
Edital promoverá exposição e venda de artesanato na Copa — inscrições até 6 de abril de 2014
51ª edição do MIPTV, na França, aceita inscrições até 6 de abril de 2014
Abertas as inscrições para o II Festival de Cinema “Curta Pinhais” – FESTCINE — inscrições até 11 de abril de 2014
Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras—inscrições até 14 de abril de 2014
Prêmio Funarte de Concertos Didáticos — inscrições até 14 de abril de 2014
ANCINE lança editais de coprodução com Argentina e Uruguai — inscrições até 15 de abril de 2014
Festival AVANCA 2014, em Portugal, tem inscrições abertas para competição audiovisual - Inscrições até o dia 30 de abril de 2014
Abertas inscrições para a maior premiação sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro  - inscrições até 30 de abril de 2014
Carte Blanche recebe inscrições para edição dedicada ao Brasil—inscrições até 1 de maio de 2014
Festival de Cinema de Cork, na Irlanda— inscrições até 05 de agosto de 2014
Prêmio Funarte de Composição Clássica 2014—inscrições até 30 de setembro de 2014

Programações Culturais
“Mostra de Cinema Respeitável Público!” - Entre os dias 11 e 23 de março, na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro em Porto Alegre/RS
Exposição "Sacro - Memórias do Batismo", aberto de 12 de março até 23 de junho no Museu de Hábitos e Costumes, em Blumenau/SC
1ª Temporada de Exposições do MAB , de 13 de março até 22 de abril, na Fundação Cultural de Blumenau (entrada franca)
Exposição “Táticas para trocas e atravessamentos” no Centro Cultural Sistema Fiep, em Curitiba, de  19 de março a 13 de abril de 2014 
Centro Cultural Sistema Fiep abre nova exposição “Táticas para trocas e atravessamentos” a partir de 19 de março a 13 de abril, no Centro Cultural Sistema Fiep—Curitiba/PR
Ciclo Humanidades 2014: Debates—Cidades inteligentes, cidades inovadoras. Evento gratuito com vagas limitadas, dia 20 de março, no Auditório do SESC, em Viamão/RS
Oficina Gratuita de Consciência Corporal, de 21 de março a 23 de maio (8 encontros), na Casa das Artes Villa Mimosa—Canoas/RS
A Fundação Cultural de Blumenau oferece aos professores oficina de capacitação em visitas a museus, em Cine Teatro Edith Gaertner e museus de Hábitos e Costumes, da Família Colonial e de Arte de Blumenau (MAB), em 24 de março, das 13h30 às 17h30
Museu Oscar Niemeyer receberá exposição inédita com fotografias da artista Frida Kahlo, de 17 de julho a 02 de novembro

Representação Regional Sul - Ministério da Cultura
Rua André Puente, 441/604 - Porto Alegre - RS. CEP: 90.035-150 - Fone: (51) 3204.7600
Chefe da Representação Regional Sul: Margarete Moraes - margarete.moraes@cultura.gov.br
Praça Getúlio Vargas, 268 – Florianópolis - SC. CEP: 88.020-030 - Fone: (48) 3223.2592
Coordenador do escritório de SC: Marcelo D´Avila Leal - marcelo.davila@cultura.gov.br
SNC, Editais e CEUs das Artes: Eleonora Kehles Spinato -  eleonora.spinato@cultura.gov.br
PRONATEC: Leila Betim e Ricardo Atti - leila.betim@cultura.gov.br - ricardo.atti@cultura.gov.br
PRONAC: Clara Cristina Zitkoski - clara.zitkoski@cultura.gov.br - atendimentopronacsul@cultura.gov.br
Rede de Cultura e Saúde e Pontos de Cultura: Henry Soares - henry.soares@cultura.gov.br
Comunicação:  comunicacaosul@cultura.gov.br
Instituto Caracol Inaugura Biblioteca Comunitária Dona Ula













Úrsula Gaya da Costa na biblioteca. Foto: Ana Carolina Vinholi
Nesta sexta feira (21/03) o Instituto Caracol avança mais um passo no caminho em direção ao convívio com os livros. Será inaugurada a Biblioteca Comunitária Dona Ula em homenagem a Úrsula Gaya da Costa, moradora e parte importante da história de Navegantes/SC e do Instituto Caracol. Dona Ula, como é carinhosamente conhecida, tem 92 anos e sua família contribuiu e contribui muito para a história desta cidade. A biblioteca fica no Espaço Contém Cultura e é mais uma ação do Contém Cultura, um Programa de continuidade que acontece com o patrocínio da Lei Rouanet e tem a Portonave como patrocinadora majoritária do projeto desde seu início quando criou com o Instituto Caracol o contêiner Contém Cultura já com dois anos de atividades, atingindo mais de 30 mil atendimentos em onze cidades do Estado. 
Desde o início as ações do Caracol estão direcionadas à formação de leitores e fazem isso não apenas com os livros, mas com aulas de dança, canto, teatro e artes visuais. O Programa Contém Cultura atende mais de 130 crianças e adolescentes gratuitamente.
Segundo Patrícia Costa Moreira dirigente do Caracol e neta da Dona Ula, “esta ação terá como estratégia principal manter os 130 alunos próximos aos livros. Contratamos uma mediadora de leitura que desenvolverá atividades com as crianças nos intervalos de aula”. Na carência de bibliotecas públicas a Biblioteca Comunitária Dona Ula estará aberta à toda comunidade para empréstimos de livros.
Na inauguração haverá apresentação do Coral Contém Cultura e lançamento da Revista de poesia e arte Bólide de Curitiba com a presença dos editores, o poeta Ricardo Corona e a Artista Visual Eliana Borges que farão um bate papo como público e leitura de poemas. Sejam todos convidados para a abertura desse importante espaço de leitura.
Texto: Ana Carolina Vinholi

Editais da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no âmbito do PNLL
Em cerimônia realizada na sede da Representação Regional do Ministério da Cultura em São Paulo, na tarde desta terça-feira (18), a ministra da Cultura, Marta Suplicy assinou o lançamento de quatro editais para incentivo à leitura e a Chamada Pública do Sistema Nacional de Cultura (SNC) que possibilitará a transferência da primeira leva de recursos do Sistema para Estados e Municípios. Saiba mais.

Mais Cultura nas Escolas: mais 1.649 projetos selecionados
As instituições que tiveram seus projetos aprovados para participarem do Programa estão sendo divulgadas pelos Ministérios da Cultura e Educação. Nesta terceira lista, somando um total de 3.096 projetos selecionados foram priorizadas as avaliações de Planos de Atividades dos territórios com maior volume de inscrições, que integram os estados do CE, BA, MA e PA. Também constam da lista municípios do RJ, SP e RS. A lista destes três estados ainda não foi finalizada pela Comissão de Avaliação.  Saiba mais.

Credenciamento de Especialistas em Audiovisual
Foi publicada a portaria do resultado preliminar da fase de Credenciamento de Especialistas em Audiovisual, tendo como selecionados catarinenses, paranaenses e gaúchos. O edital que foi lançado em 7 de outubro de 2013, pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, tem como objetivo criar um banco de especialistas para atuarem em comissões de seleção de editais e em curadoria de obras audiovisuais. Confira aqui a lista.

Curta-Metragem 2013 e Longa Doc 2013
Foi publicada a portaria do resultado final da fase de habilitação do Edital de apoio à Produção de Curta-Metragem 2013, e também do Edital Longa DOC 2013. O primeiro apoiará 25 obras audiovisuais brasileiras de curta-metragem, inéditas, de ficção, documentário ou animação, com temática livre, e o segundo apoiará 8 documentários brasileiros inéditos e originais, de longa-metragem, com temática livre.

Programa formará orquestras populares em CEUs de todo o país
O Ministério da Cultura (MinC) vai desenvolver um Programa Nacional de Formação Musical em Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) de todo o país. O objetivo é promover a inclusão social pela música, trabalhando com crianças e adolescentes de zonas urbanas periféricas. O projeto piloto começa a ser executado já em 2014, com a instituição de 30 musicais, sendo 20 em CEUs das cinco regiões do país e 10 em espaços da sociedade civil. Leia mais.

Comunidade quilombola de Arroio do Meio terá Ponto de Cultura
Na comunidade São Roque, interior de Arroio do Meio, as raízes da cultura africana são preservadas pela Associação Comunitária Vovô Theobaldo, que reúne 25 família em um quilombo reconhecido pela Fundação Cultural Palmares desde 2003. O secretário Assis Brasil esteve no quilombo, pois no local será instalado o Ponto de Cultura Vovó Araci, cujo projeto foi selecionado no edital da Sedac. Leia mais. 

ANCINE realiza Seminário sobre Fundo Setorial do Audiovisual em Porto Alegre
A ANCINE, em parceria com o SIAV - Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul, realiza na próxima quarta-feira, dia 26 de março, mais uma edição do Seminário Fundo Setorial do Audiovisual, desta vez em Porto Alegre, RS, no auditório do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, que fica na Rua Uruguai, 155, 14º andar. Leia mais. 

Artistas visuais catarinenses podem divulgar trabalhos em guia cultural 
Inscrições devem ser feitas até dia 31 de março. Material pretende fomentar artes visuais no Estado. Uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e a Federação das Associações de Artistas Plásticos de SC (FAAPLASC) vai elaborar um guia de artistas visuais do Estado de Santa Catarina. A proposta do guia é realizar um roteiro cultural para fomento das artes visuais no Estado. Saiba mais. Foto: Marcio Martins/FCC. 

Museu da Imagem e do Som procura por colecionadores
O Museu de Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) está a procura de colecionadores de qualquer tipo de coisa para participarem do projeto em vídeo que fará parte da programação da 12ª Semana Nacional de Museus. O documentário será exibido durante o evento, previsto para ocorrer entre os dias 12 e 18 de maio. Veja como realizar sua inscrição.

Parque da Leitura tem dia de sol e alegria 
O sol, os leitores e o bom humor compareceram no Parque da Leitura no último sábado. 163 pessoas estiveram no Ramiro Ruediger para investir na leitura e na possibilidade de rir. Pais lendo para o filho e o leitor lendo e desafiando o outro leitor, deu uma dinâmica lúdica ao espaço de leitura. As próximas edições serão realizadas em 29/03, 12 e 26/04, 10 e 24/05, 07 e 28/06, e 12/07 das 9h as 17h, no Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau/SC. Foto: Patrícia Constâncio

Abertas as inscrições para o II Festival de Cinema “Curta Pinhais” – FESTCINE
A Prefeitura Municipal de Pinhais/PR informa que de 17 de março a 11 de abril de 2014 estarão abertas as inscrições para o II Festival de Cinema “Curta Pinhais” - FESTCINE. O evento é realizado pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem por objetivo a divulgação da Arte Cinematográfica Brasileira no município,  proporcionando a oportunidade da descoberta de novos talentos de produtores amadores independentes. Leia mais.

Museu Oscar Niemeyer abre duas exposições no dia 20 de março — Curitiba/PR
O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre dia 20 de março (quinta-feira), a partir das 19 horas, as exposições “Abraham Palatnik—a reinvenção da pintura” e “Revisitações Plásticas: Arte Mexicana”. Além disso, no mesmo dia haverá visita guiada pela exposição de Palatinik com o curador Pieter Tjabbes, às 19h30. A entrada no dia da abertura é gratuita. Saiba mais. 

A Cinemateca Brasileira homenageia o cineasta Eduardo Coutinho
A Cinemateca Brasileira homenageia a memória do cineasta Eduardo Coutinho, morto no último mês, com a exibição de quatro obras-primas, seguidas de debates que refletem o papel e a importância de sua obra para o cinema brasileiro. Confira aqui a programação que vai do dia 20 a 23 de março. 

Editais e Concursos
Edital seleciona programas e projetos de extensão universitária—inscrições até 28 de março de 2014
FCC prorroga inscrições para edital de modernização de bibliotecas públicas municipais—inscrições até 30 de março de 2014
Edital Rede RS de Pontos de Cultura — inscrições até 31 de março de 2014
Artistas visuais catarinenses podem divulgar trabalhos em guia cultural  - inscrições até 31 de março de 2014
25º Festival Internacional Curta Kinoforum - inscrições até o dia 31 de março de 2014
Fundo Setorial do Audiovisual abre inscrições para projetos—inscrições até 31 de março de 2014 (PRODAV 03 E 04/2013) e até 15 de abril (PRODAV 05/2013)
FIDOCS - Festival Internacional de Documentários de Santiago, no Chile, recebe inscrições até 3 de abril de 2014
Funarte lança concurso público para nível superior e médio — inscrições até o dia 3 de abril de 2014
Prêmio Funarte de Dramaturgia/2014—inscrições até 04 de abril de 2014
Edital promoverá exposição e venda de artesanato na Copa — inscrições até 6 de abril de 2014
51ª edição do MIPTV, na França, aceita inscrições até 6 de abril de 2014
Abertas as inscrições para o II Festival de Cinema “Curta Pinhais” – FESTCINE — inscrições até 11 de abril de 2014
Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras—inscrições até 14 de abril de 2014
Prêmio Funarte de Concertos Didáticos — inscrições até 14 de abril de 2014
ANCINE lança editais de coprodução com Argentina e Uruguai — inscrições até 15 de abril de 2014
Festival AVANCA 2014, em Portugal, tem inscrições abertas para competição audiovisual - Inscrições até o dia 30 de abril de 2014
Abertas inscrições para a maior premiação sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro  - inscrições até 30 de abril de 2014
Carte Blanche recebe inscrições para edição dedicada ao Brasil—inscrições até 1 de maio de 2014
Festival de Cinema de Cork, na Irlanda— inscrições até 05 de agosto de 2014
Prêmio Funarte de Composição Clássica 2014—inscrições até 30 de setembro de 2014

Programações Culturais
“Mostra de Cinema Respeitável Público!” - Entre os dias 11 e 23 de março, na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro em Porto Alegre/RS
Exposição "Sacro - Memórias do Batismo", aberto de 12 de março até 23 de junho no Museu de Hábitos e Costumes, em Blumenau/SC
1ª Temporada de Exposições do MAB , de 13 de março até 22 de abril, na Fundação Cultural de Blumenau (entrada franca)
Exposição “Táticas para trocas e atravessamentos” no Centro Cultural Sistema Fiep, em Curitiba, de  19 de março a 13 de abril de 2014 
Centro Cultural Sistema Fiep abre nova exposição “Táticas para trocas e atravessamentos” a partir de 19 de março a 13 de abril, no Centro Cultural Sistema Fiep—Curitiba/PR
Ciclo Humanidades 2014: Debates—Cidades inteligentes, cidades inovadoras. Evento gratuito com vagas limitadas, dia 20 de março, no Auditório do SESC, em Viamão/RS
Oficina Gratuita de Consciência Corporal, de 21 de março a 23 de maio (8 encontros), na Casa das Artes Villa Mimosa—Canoas/RS
A Fundação Cultural de Blumenau oferece aos professores oficina de capacitação em visitas a museus, em Cine Teatro Edith Gaertner e museus de Hábitos e Costumes, da Família Colonial e de Arte de Blumenau (MAB), em 24 de março, das 13h30 às 17h30
Museu Oscar Niemeyer receberá exposição inédita com fotografias da artista Frida Kahlo, de 17 de julho a 02 de novembro

Representação Regional Sul - Ministério da Cultura
Rua André Puente, 441/604 - Porto Alegre - RS. CEP: 90.035-150 - Fone: (51) 3204.7600
Chefe da Representação Regional Sul: Margarete Moraes - margarete.moraes@cultura.gov.br
Praça Getúlio Vargas, 268 – Florianópolis - SC. CEP: 88.020-030 - Fone: (48) 3223.2592
Coordenador do escritório de SC: Marcelo D´Avila Leal - marcelo.davila@cultura.gov.br
SNC, Editais e CEUs das Artes: Eleonora Kehles Spinato -  eleonora.spinato@cultura.gov.br
PRONATEC: Leila Betim e Ricardo Atti - leila.betim@cultura.gov.br - ricardo.atti@cultura.gov.br
PRONAC: Clara Cristina Zitkoski - clara.zitkoski@cultura.gov.br - atendimentopronacsul@cultura.gov.br
Rede de Cultura e Saúde e Pontos de Cultura: Henry Soares - henry.soares@cultura.gov.br
Comunicação:  comunicacaosul@cultura.gov.br
Instituto Caracol Inaugura Biblioteca Comunitária Dona Ula













Úrsula Gaya da Costa na biblioteca. Foto: Ana Carolina Vinholi
Nesta sexta feira (21/03) o Instituto Caracol avança mais um passo no caminho em direção ao convívio com os livros. Será inaugurada a Biblioteca Comunitária Dona Ula em homenagem a Úrsula Gaya da Costa, moradora e parte importante da história de Navegantes/SC e do Instituto Caracol. Dona Ula, como é carinhosamente conhecida, tem 92 anos e sua família contribuiu e contribui muito para a história desta cidade. A biblioteca fica no Espaço Contém Cultura e é mais uma ação do Contém Cultura, um Programa de continuidade que acontece com o patrocínio da Lei Rouanet e tem a Portonave como patrocinadora majoritária do projeto desde seu início quando criou com o Instituto Caracol o contêiner Contém Cultura já com dois anos de atividades, atingindo mais de 30 mil atendimentos em onze cidades do Estado. 
Desde o início as ações do Caracol estão direcionadas à formação de leitores e fazem isso não apenas com os livros, mas com aulas de dança, canto, teatro e artes visuais. O Programa Contém Cultura atende mais de 130 crianças e adolescentes gratuitamente.
Segundo Patrícia Costa Moreira dirigente do Caracol e neta da Dona Ula, “esta ação terá como estratégia principal manter os 130 alunos próximos aos livros. Contratamos uma mediadora de leitura que desenvolverá atividades com as crianças nos intervalos de aula”. Na carência de bibliotecas públicas a Biblioteca Comunitária Dona Ula estará aberta à toda comunidade para empréstimos de livros.
Na inauguração haverá apresentação do Coral Contém Cultura e lançamento da Revista de poesia e arte Bólide de Curitiba com a presença dos editores, o poeta Ricardo Corona e a Artista Visual Eliana Borges que farão um bate papo como público e leitura de poemas. Sejam todos convidados para a abertura desse importante espaço de leitura.
Texto: Ana Carolina Vinholi

Editais da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no âmbito do PNLL
Em cerimônia realizada na sede da Representação Regional do Ministério da Cultura em São Paulo, na tarde desta terça-feira (18), a ministra da Cultura, Marta Suplicy assinou o lançamento de quatro editais para incentivo à leitura e a Chamada Pública do Sistema Nacional de Cultura (SNC) que possibilitará a transferência da primeira leva de recursos do Sistema para Estados e Municípios. Saiba mais.

Mais Cultura nas Escolas: mais 1.649 projetos selecionados
As instituições que tiveram seus projetos aprovados para participarem do Programa estão sendo divulgadas pelos Ministérios da Cultura e Educação. Nesta terceira lista, somando um total de 3.096 projetos selecionados foram priorizadas as avaliações de Planos de Atividades dos territórios com maior volume de inscrições, que integram os estados do CE, BA, MA e PA. Também constam da lista municípios do RJ, SP e RS. A lista destes três estados ainda não foi finalizada pela Comissão de Avaliação.  Saiba mais.

Credenciamento de Especialistas em Audiovisual
Foi publicada a portaria do resultado preliminar da fase de Credenciamento de Especialistas em Audiovisual, tendo como selecionados catarinenses, paranaenses e gaúchos. O edital que foi lançado em 7 de outubro de 2013, pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, tem como objetivo criar um banco de especialistas para atuarem em comissões de seleção de editais e em curadoria de obras audiovisuais. Confira aqui a lista.

Curta-Metragem 2013 e Longa Doc 2013
Foi publicada a portaria do resultado final da fase de habilitação do Edital de apoio à Produção de Curta-Metragem 2013, e também do Edital Longa DOC 2013. O primeiro apoiará 25 obras audiovisuais brasileiras de curta-metragem, inéditas, de ficção, documentário ou animação, com temática livre, e o segundo apoiará 8 documentários brasileiros inéditos e originais, de longa-metragem, com temática livre.

Programa formará orquestras populares em CEUs de todo o país
O Ministério da Cultura (MinC) vai desenvolver um Programa Nacional de Formação Musical em Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) de todo o país. O objetivo é promover a inclusão social pela música, trabalhando com crianças e adolescentes de zonas urbanas periféricas. O projeto piloto começa a ser executado já em 2014, com a instituição de 30 musicais, sendo 20 em CEUs das cinco regiões do país e 10 em espaços da sociedade civil. Leia mais.

Comunidade quilombola de Arroio do Meio terá Ponto de Cultura
Na comunidade São Roque, interior de Arroio do Meio, as raízes da cultura africana são preservadas pela Associação Comunitária Vovô Theobaldo, que reúne 25 família em um quilombo reconhecido pela Fundação Cultural Palmares desde 2003. O secretário Assis Brasil esteve no quilombo, pois no local será instalado o Ponto de Cultura Vovó Araci, cujo projeto foi selecionado no edital da Sedac. Leia mais. 

ANCINE realiza Seminário sobre Fundo Setorial do Audiovisual em Porto Alegre
A ANCINE, em parceria com o SIAV - Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul, realiza na próxima quarta-feira, dia 26 de março, mais uma edição do Seminário Fundo Setorial do Audiovisual, desta vez em Porto Alegre, RS, no auditório do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, que fica na Rua Uruguai, 155, 14º andar. Leia mais. 

Artistas visuais catarinenses podem divulgar trabalhos em guia cultural 
Inscrições devem ser feitas até dia 31 de março. Material pretende fomentar artes visuais no Estado. Uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e a Federação das Associações de Artistas Plásticos de SC (FAAPLASC) vai elaborar um guia de artistas visuais do Estado de Santa Catarina. A proposta do guia é realizar um roteiro cultural para fomento das artes visuais no Estado. Saiba mais. Foto: Marcio Martins/FCC. 

Museu da Imagem e do Som procura por colecionadores
O Museu de Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) está a procura de colecionadores de qualquer tipo de coisa para participarem do projeto em vídeo que fará parte da programação da 12ª Semana Nacional de Museus. O documentário será exibido durante o evento, previsto para ocorrer entre os dias 12 e 18 de maio. Veja como realizar sua inscrição.

Parque da Leitura tem dia de sol e alegria 
O sol, os leitores e o bom humor compareceram no Parque da Leitura no último sábado. 163 pessoas estiveram no Ramiro Ruediger para investir na leitura e na possibilidade de rir. Pais lendo para o filho e o leitor lendo e desafiando o outro leitor, deu uma dinâmica lúdica ao espaço de leitura. As próximas edições serão realizadas em 29/03, 12 e 26/04, 10 e 24/05, 07 e 28/06, e 12/07 das 9h as 17h, no Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau/SC. Foto: Patrícia Constâncio

Abertas as inscrições para o II Festival de Cinema “Curta Pinhais” – FESTCINE
A Prefeitura Municipal de Pinhais/PR informa que de 17 de março a 11 de abril de 2014 estarão abertas as inscrições para o II Festival de Cinema “Curta Pinhais” - FESTCINE. O evento é realizado pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem por objetivo a divulgação da Arte Cinematográfica Brasileira no município,  proporcionando a oportunidade da descoberta de novos talentos de produtores amadores independentes. Leia mais.

Museu Oscar Niemeyer abre duas exposições no dia 20 de março — Curitiba/PR
O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre dia 20 de março (quinta-feira), a partir das 19 horas, as exposições “Abraham Palatnik—a reinvenção da pintura” e “Revisitações Plásticas: Arte Mexicana”. Além disso, no mesmo dia haverá visita guiada pela exposição de Palatinik com o curador Pieter Tjabbes, às 19h30. A entrada no dia da abertura é gratuita. Saiba mais. 

A Cinemateca Brasileira homenageia o cineasta Eduardo Coutinho
A Cinemateca Brasileira homenageia a memória do cineasta Eduardo Coutinho, morto no último mês, com a exibição de quatro obras-primas, seguidas de debates que refletem o papel e a importância de sua obra para o cinema brasileiro. Confira aqui a programação que vai do dia 20 a 23 de março. 

Editais e Concursos
Edital seleciona programas e projetos de extensão universitária—inscrições até 28 de março de 2014
FCC prorroga inscrições para edital de modernização de bibliotecas públicas municipais—inscrições até 30 de março de 2014
Edital Rede RS de Pontos de Cultura — inscrições até 31 de março de 2014
Artistas visuais catarinenses podem divulgar trabalhos em guia cultural  - inscrições até 31 de março de 2014
25º Festival Internacional Curta Kinoforum - inscrições até o dia 31 de março de 2014
Fundo Setorial do Audiovisual abre inscrições para projetos—inscrições até 31 de março de 2014 (PRODAV 03 E 04/2013) e até 15 de abril (PRODAV 05/2013)
FIDOCS - Festival Internacional de Documentários de Santiago, no Chile, recebe inscrições até 3 de abril de 2014
Funarte lança concurso público para nível superior e médio — inscrições até o dia 3 de abril de 2014
Prêmio Funarte de Dramaturgia/2014—inscrições até 04 de abril de 2014
Edital promoverá exposição e venda de artesanato na Copa — inscrições até 6 de abril de 2014
51ª edição do MIPTV, na França, aceita inscrições até 6 de abril de 2014
Abertas as inscrições para o II Festival de Cinema “Curta Pinhais” – FESTCINE — inscrições até 11 de abril de 2014
Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras—inscrições até 14 de abril de 2014
Prêmio Funarte de Concertos Didáticos — inscrições até 14 de abril de 2014
ANCINE lança editais de coprodução com Argentina e Uruguai — inscrições até 15 de abril de 2014
Festival AVANCA 2014, em Portugal, tem inscrições abertas para competição audiovisual - Inscrições até o dia 30 de abril de 2014
Abertas inscrições para a maior premiação sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro  - inscrições até 30 de abril de 2014
Carte Blanche recebe inscrições para edição dedicada ao Brasil—inscrições até 1 de maio de 2014
Festival de Cinema de Cork, na Irlanda— inscrições até 05 de agosto de 2014
Prêmio Funarte de Composição Clássica 2014—inscrições até 30 de setembro de 2014

Programações Culturais
“Mostra de Cinema Respeitável Público!” - Entre os dias 11 e 23 de março, na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro em Porto Alegre/RS
Exposição "Sacro - Memórias do Batismo", aberto de 12 de março até 23 de junho no Museu de Hábitos e Costumes, em Blumenau/SC
1ª Temporada de Exposições do MAB , de 13 de março até 22 de abril, na Fundação Cultural de Blumenau (entrada franca)
Exposição “Táticas para trocas e atravessamentos” no Centro Cultural Sistema Fiep, em Curitiba, de  19 de março a 13 de abril de 2014 
Centro Cultural Sistema Fiep abre nova exposição “Táticas para trocas e atravessamentos” a partir de 19 de março a 13 de abril, no Centro Cultural Sistema Fiep—Curitiba/PR
Ciclo Humanidades 2014: Debates—Cidades inteligentes, cidades inovadoras. Evento gratuito com vagas limitadas, dia 20 de março, no Auditório do SESC, em Viamão/RS
Oficina Gratuita de Consciência Corporal, de 21 de março a 23 de maio (8 encontros), na Casa das Artes Villa Mimosa—Canoas/RS
A Fundação Cultural de Blumenau oferece aos professores oficina de capacitação em visitas a museus, em Cine Teatro Edith Gaertner e museus de Hábitos e Costumes, da Família Colonial e de Arte de Blumenau (MAB), em 24 de março, das 13h30 às 17h30
Museu Oscar Niemeyer receberá exposição inédita com fotografias da artista Frida Kahlo, de 17 de julho a 02 de novembro

Representação Regional Sul - Ministério da Cultura
Rua André Puente, 441/604 - Porto Alegre - RS. CEP: 90.035-150 - Fone: (51) 3204.7600
Chefe da Representação Regional Sul: Margarete Moraes - margarete.moraes@cultura.gov.br
Praça Getúlio Vargas, 268 – Florianópolis - SC. CEP: 88.020-030 - Fone: (48) 3223.2592
Coordenador do escritório de SC: Marcelo D´Avila Leal - marcelo.davila@cultura.gov.br
SNC, Editais e CEUs das Artes: Eleonora Kehles Spinato -  eleonora.spinato@cultura.gov.br
PRONATEC: Leila Betim e Ricardo Atti - leila.betim@cultura.gov.br - ricardo.atti@cultura.gov.br
PRONAC: Clara Cristina Zitkoski - clara.zitkoski@cultura.gov.br - atendimentopronacsul@cultura.gov.br
Rede de Cultura e Saúde e Pontos de Cultura: Henry Soares - henry.soares@cultura.gov.br
Comunicação:  comunicacaosul@cultura.gov.br

Deputado Federal Assis Melo

PCdoB e PTB selam aliança para proporcional a deputado federal

O PCdoB gaúcho deu a largada e firmou a primeira aliança proporcional para deputado federal: marchará junto com o PTB. A união entre as duas siglas foi selada nesta quinta-feira em almoço em Porto Alegre, que contou com a presença das principais lideranças dos dois partidos. O encontro contou ainda com a participação do senador comunista Inácio Arruda. Comunistas, como o deputado federal Assis Melo, que concorrerá a reeleição, comemoraram o casamento.
A coligação foi selada pela presidenta do PCdoB estadual, Manuela D'Ávila, o presidente do PTB no Estado, Luis Carlos Busatto, alem dos pré-candidatos a federal André, Machado, João Derly, pré-candidata ao Senado, Emília Fernandes e o deputado estadual, Raul Carrion.  Do lado do PTB, estavam presentes o presidente do partido, o deputado federal Mauricio Dziedricki e o deputado estadual Aloisio Classmann.
Foto: Mauricio Concatto/Divulgação

--
Roberto Carlos Dias
Jornalista MTb 9396
Assessor do deputado
federal Assis Melo (PCdoB-RS)

Contato:(54) 9113.8031
Direto:  (54) 3214.6637
Central: (54) 3214.6666 

Panorama


Notícias do Observatório da Sociedade Civil                                  

“Se não mudar a política, a polícia não mudará"
Para o militante do movimento negro Douglas Belchior, a brutalidade policial não é um caso isolado, mas reflexo de uma sociedade e de um Estado baseados na violência e na punição
A violência policial que vitima as periferias brasileiras cotidianamente é um reflexo de um Estado e uma sociedade “regida por valores e forças econômicas hegemônicas e segregacionistas” e, sem essa percepção clara, será impossível modificar esse cenário mesmo com medidas como a desmilitarização da polícia. A avaliação é do professor de história e membro do Conselho Geral da Uneafro Douglas Belchior, que lembra ainda que as principais vítimas desse aumento da violência são população em situação fragilizada como negros, mulheres e homossexuais.

“Repressão, violência assassinatos em série e total despreparo para o convívio democrático são características fundantes das polícias”, denuncia Belchior, que assina um blog no site da revista Carta Capital. As polícias, por sua vez, estão a serviço de um Estado que trabalha em função dos interesses de conglomerados econômicos, grandes empresários, coronéis do agronegócio e oligarquias proprietárias dos meios de comunicação. “Esses setores mantém a hegemonia econômica, logo política, e se fortaleceram mesmo com governos petistas. Para eles a policia cumpre uma tarefa fundamental: manter a tranquilidade, o silêncio e a paz do cemitério”, diz o militante.
_______________________________________________________________________________________________________
Gilberto Carvalho defenderá aprovação do Marco Regulatório em comissão da Câmara 
Convocado para prestar esclarecimentos na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho aproveitará a oportunidade para defender a aprovação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (OSC). LEIA MAIS AQUI
_______________________________________________________________________________________________________
Fotalecida após protestos, desmilitarização da polícia precisa ser discutida na eleição
Com a proximidade da eleição de 2014, debates têm sido realizados sobre o tema e a proposta da desmilitarização da polícia vem ganhando destaque como resposta à necessidade de instituições mais democráticas para a promoção da segurança. Para Raquel Willadino, psicóloga e diretora do Observatório de Favelas, é uma questão “fundamental para a consolidação do Estado Democrático de Direito em nosso país”. LEIA MAIS AQUI
__________________________________________________________________________________________
QUEM SOMOS
Observatório da Sociedade Civil é um projeto que visa promover um ambiente mais favorável para a atuação das Organizações da Sociedade Civil, entidades fundamentais para a democracia brasileira ao promoverem a participação da população e o controle social das políticas públicas. Para esse fim, desenvolve atividades que visam aumentar a visibilidade das organizações, informando a população e qualificando o debate a respeito do tema, com especial atenção à mídia.
Acompanhe o Observatório: