terça-feira, 29 de abril de 2014

Viva Favela

Viva Favela é um projeto do Viva Rio, cuja experiência com atividades e propostas relacionadas ao jornalismo tem mais de uma década de história.

 

Março - Abril

2014

Clima de feriadão na Brasil

Rosilene Miliotti | Maré | RJ

O feriadão de Tiradentes teve um gostinho especial para os moradores do Complexo da Maré. Aproveitando a interdição de um trecho da Av. Brasil, na altura de Ramos, por conta das obras do BRT Transcarioca, famílias transformaram a via expressa numa extensa área de lazer. Leia aqui.

10 favelas com nomes curiosos

Mariana Alvim | RJ

Boogie Woogie, Pau da Fome, Te Contei ou Final Feliz. Através do relato de antigos moradores, o Viva Favela tenta recuperar a história por trás de nomes peculiares de favelas, que envolve desde adultério a decisões imperiais. Leia aqui.

O maratonista do Alemão

Andressa Cabral e Rodrigues Moura | Complexo do Alemão | RJ

Ronald Carlos (32), morador do Complexo do Alemão, leva há nove anos uma rotina de atleta autodidata e coleciona títulos nas corridas cariocas. Apesar do trabalho de gari, e da falta de estrutura para treinos onde mora, o maratonista se dedica todos os dias ao esporte com o sonho de tornar-se profissional. Leia aqui.

PAC 2 é visto com desconfiança na Rocinha

Deborah Athila | RJ e William de Oliveira | Rocinha | RJ

Com urbanização de ruas, construção de creche e mercado popular inacabados, moradores da Rocinha questionam se PAC 2 trará promessas não-cumpridas, como o PAC 1. Enquanto isso, sujeira e desordem continuam parte da rotina da favela. Leia aqui.

As marcas da ditadura nas favelas

Mariana Alvim | RJ

Perseguição a líderes comunitários, desmantelamento da Federação das Favelas e interação com movimentos sociais de classe média. No dia em que o golpe militar completa 50 anos, o Viva Favela apresenta o impacto do regime nas periferias do Rio de Janeiro. Leia aqui.

Taekwon-Do inclui jovens em Rio Bonito

Paula Brito | Rio Bonito | RJ

Sábado 29, Rio Bonito recebe o 1° Torneio Interacademias de Taekwon-Do ITF, organizado em uma das comunidades mais pobres do município. A entidade organizadora do evento, o Centro Brasileiro de TKD ITF, destaca-se pelo seu trabalho voltado para crianças carentes, que já rendeu várias medalhas à cidade.Leia aqui.

Parque do Mendanha, oásis verde em Bangu

Guilherme Junior | Vila Kennedy | RJ

Localizado em um dos bairros mais quentes da cidade do Rio de Janeiro, o Parque Natural Municipal do Mendanha oferece sombra e água fresca para os moradores de Bangu que vêm se aventurar nas suas trilhas e mergulhar na piscina natural. O parque completa 12 anos no mês que vem. Leia aqui.

Vila Kennedy recebe a 38ª UPP

Debora Pio e Isabele Aguiar | Vila Kennedy

Na manhã de quinta feira, 13, a Vila Kennedy foi ocupada pelo BOPE para a instalação da 38a Unidade de Polícia Pacificadora do Estado. Moradores acompanharam as operações e lideranças comunitárias foram convidadas a apresentar primeiras demandas da comunidade. Leia aqui.

A Maré contada pelos primeiros moradores

Rosilene Miliotti | Maré | RJ

Segundo livro da série "Tecendo Redes de Memórias e Histórias da Maré" traz a história das comunidades Morro do Timbau e Parque Proletário da Maré, duas das 16 favelas que formam o Complexo. Para estudiosos, o projeto é singular por colocar o morador em destaque. Leia aqui.

Favela ganha espaço nas redações

Andressa Cabral e Rodrigues Moura | Complexo do Alemão | RJ

Fruto da democratização do ensino superior, a presença de estudantes de jornalismo que moram em favelas tem se tornado mais frequente nas redações de jornais tradicionais. Essa, mudança enriquece as discussões sobre a cidade e a inclusão social. Leia aqui.
Viva Favela - vivafavela.com.br

Outras Palavras

Imagem inline 1


Imagem inline 1
Boletim de Atualização - Nº 388 - 28/4/2014


Assim o Ocidente ressuscita a Guerra Fria
Além de não representar ameaça militar ou econômica, Rússia suportou provocações em série. Mas nos EUA, militares, petroleiras e mídia querem fabricar um demônio. Por Roberto Savio

Oswald,pré-modernista: “em prol de uma pintura nacional” 
Anos antes do Manifesto Pau-Brasil, escritor já zomba de artistas que “tomam-se de pavor diante da nossa natureza tropical e virgem”Por Oswald de Andrade 
[Leia também: Oswald de Andrade polemiza com Monteiro Lobato, acerca de Anita Malfatti]
Brasil quer saber: nossa cerveja é transgênica?
Indústria finge-se de morta ou desconversa, após texto em Outras Palavras. Consumidores mobilizam-se para exigir transparência. Por Flávio Siqueira Júnior e Ana Paula Bartoletto

Para ir além do alimento-mercadoria
Livro propõe alternativas a uma indústria alimentar que padronizou dietas, dissiminou agrotóxicos e “aditivos”, reduziu comida a consumo e não conseguiu vencer fome. Por Juliana Dias
O 25 de Abril que não aconteceu 
Quarenta anos depois da fugaz Revolução Portuguesa, três palpites sobre medo passageiro das elites, ilusão dos revolucionários e manobras do poder global. Por Boaventura de Sousa Santos
Em defesa do cinema desagradável
Triste e desolado, "Cães errantes" expõe, entre elipses, ambiguidades e pontos sem explicação, personagens movendo-se nas bordas da metrópole capitalista. Por José Geraldo Couto

-- Boletim de atualização do site Outras Palavras. A reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanha nossas novidades também no Facebook e Twitter

_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
http://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br