quinta-feira, 15 de maio de 2014

Correio Nagô

Informação do seu jeito
Luciane Reis
Conferir o post no blog 'Participatório transmite debate sobre drogas com o médico Carl Hart'
HOJE às 16h, a Comissão UnB.Futuro recebe o pesquisador Carl Hart com a palestra "Drogas, Ciência e Saúde: superando mitos para o bem de todos". A transmissão acontece no Participatório, ao vivo.

Mensagem do blog adicionada por Luciane Reis:

No dia 15 de maio, às 16h, no Anfiteatro 12 (ICC Ala Norte), a Comissão UnB.Futuro recebe o pesquisador Carl Hart com a palestra intitulada...

Link da mensagem do blog:
Participatório transmite debate sobre drogas com o médico Carl Hart

Sobre Correio Nagô
A oralidade ancestral africana foi um dos elementos inspiradores para a criação da nossa plataforma digital
Correio Nagô11173 membros
14634 fotos
1078 videos
347 tópicos
714 eventos
3928 postagens no blog
 
Para controlar os emails que você receberá em Correio Nagô, clique aqui

Deputada Estadual Marisa Formolo

Para Eu
Mai 14 em 5:21 PM
Leia a notícia na íntegra clicando no título
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Caso não queira mais receber nossos e-mails,
Descadastre-se aqui

Quilombo

Para Eu
Mai 13 em 5:06 AM
Seguem alguns informes
View this email in your browser
AFRO NEGRO PRETO LIMA BARRETO

13 de maio: a literatura afro tem em Lima Barreto um de seus precursores. Na verdade a tradição da literatura afro tem sido mais uma descoberta, como várias outras coisas nesse campo. A começar pela própria denominação, que tem sido uma descoberta constante. Uns preferem literatura afro, outros, literatura negra. Na verdade, os termos não se excluem. Afro tem a ver com a cultura, como na dança afro, os blocos afros, a religião afro-brasileira. É mais ancestralidade na fita. Negrotem um sentido mais político, como na denominação "movimento negro", por exemplo. Enquanto afro remete à história, negro parece mais ligado à biologia, à ideia de raça.

A palavra "negro", termo de origem espanhola e portuguesa para "preto", na mente doentia ocidental durante muito tempo significou o mesmo que "escravo". Ressignificada politicamente pelos movimentos, tornou-se categoria sociorracial. "Afro" ao que parece foi criado pelos negros americanos livres do século XIX. Já que o adjetivo mais correto para quem vive ou tem origem na África seria "africano", afro nasce como um termo da diáspora. Uma "descoberta" também. Negro, preto ou afro? Sabe-se lá, a discussão é complexa e até um pouco metafísica. Mas não fútil. Nos EUA essa discussão semântica também acontece faz tempo, como se pode veraqui no artigo do editor da Revista Ebony, Lerone Bennett, Jr., artigo da década de 60 que transcrevemos para o português (clique para ler).

Nomear também é criar o mundo e essa conversa vai longe. Mas é lógico que quanto mais opções no vocabulário, melhor. E voltando ao Lima Barreto: 13 de maio também é dia dele!

_____________________

 

DIA 19 DE MAIO

Acontece no Rio um evento em homenagem a Carolina. Fique ligado (a)!

__________________________
LIVROS RAROS

As pessoas às vezes perguntam sobre exemplares antigos de Cadernos Negros. Conseguimos disponibilizar alguns. Se  você se interessar em saber quais volumes temos, escreva para quilombhoje@quilombhoje.com.br 
VAMOS CHAMAR AS LEMBRANÇAS DE LIMA BARRETO EM MAIO

Vamos sim chamar as lembranças em maio, porque neste mês, no dia 13, no ano de 1881, nascia o também periférico escritor Lima Barreto. Teve uma atuação política e racial vanguardista para o século XIX. Por que chamar as lembranças de Lima? Passado cerca de um século e meio, as mesmas questões que o romancista abordava em suas obras, sobre a violência do racismo e as suas consequências devastadoras para um ser humano, parece que ainda estão impregnadas no íntimo daqueles que sofrem essa violência.

É verdade, temos que misturar todas as cores, estilos, pensamentos do bem, cortes de cabelos, todas as opções sexuais, tribos, mas devemos abolir as imposições que vêm de um só lado. Estamos sim na periferia da periferia, na periferia dos bairros chiques, na periferia das profissões, na periferia das oportunidades. Mas sabemos que no íntimo existem diferenças dentro das periferias. Todo mundo está misturado no mesmo espaço, porém, em muitos casos, em condições financeiras e com histórias de vida diferentes. Vamos sim chamar as lembranças do escritor e romancista Lima Barreto em maio.

Você pode encontrar uma reflexão sobre o Lima aqui.

 
BRASIL AFROEMPREENDEDOR

Um projeto interessante que está acontecendo é o Brasil Afroempreendedor. Inegavelmente os afro-brasileiros são empreendedores, mas desarticulados encontram muitas dificuldades para tocarem seus empreendimentos. Neste projeto, durante dois anos, em 12 estados brasileiros, serão realizadas ações de capacitação e formação de micro e pequenos empresários afro-brasileiros, de microempreendedores individuais e comunidades negras remanescentes de quilombo. Maiores informações:
http://www.institutoiab.org.br/category/brasil-afroempreendedor/
 
Se pá, segue a gente no twitter

CADERNOS NEGROS 36
Um livro com contos surpreendentes.
Copyright © 2014 Quilombhoje, All rights reserved.
Legal ter você na nossa lista

Our mailing address is:
Quilombhoje
Zona Norte
São PauloSP 1.000 graus
Brazil

Add us to your address book


unsubscribe from this list    update subscription preferences

Email Marketing Powered by MailChimp

Deputado Federal Assis Melo




Assis é eleito membro titular de comissão que vai avaliar FPM de municípios


O deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) foi eleito como membro titular no início da noite desta quarta-feira da Comissão Especial destinada a emitir um parecer sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC-406/2009), que trata do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Após a votação, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Henrique Alves (PMDB-RN) anunciou que serão realizadas 10 reuniões antes do relatório final. Os diversos prefeitos  do Rio Grande do Sul que passaram pelo gabinete do deputado Assis estão na expectativa de aprovação da PEC até o mês de junho. Entre outros pontos, a intenção dos prefeitos pressionar o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional a elevar em 2% os recursos do FPM, que, atualmente, representa fatia significativa do orçamento da maioria das prefeituras brasileiras.

Prefeitos de diversas todas as regiões do país começaram a desembarcar em Brasília ainda  na segunda-feira para participar até esta quinta-feira da 17ª edição da Marcha em Defesa dos Municípios. Além da elevação do FPM, os chefes de Executivos gaúchos percorreram gabinetes para reforçar pedidos de liberação de emendas parlamentares individuais e ministérios para acompanhar o andamento de projetos importantes, em especial os inseridos no PAC.  

Crédito da foto: Santa Alves/Divulgação 

--
Roberto Carlos Dias
Jornalista MTb 9396
Assessor do deputado
federal Assis Melo (PCdoB-RS)

Contato:(54) 9113.8031
Direto:  (54) 3214.6637
Central: (54) 3214.6666 

            

      Comemoração do Dia das Mães na Escola Bernadina Rodrigues Padilha em Vacaria RS



      Extrema Direita na Europa

      Imagem inline 1


      Imagem inline 1
      Boletim de Atualização - Nº 395 - 13/5/2014



      Europa: como deter a extrema direita
      Partidos xenófobos podem eleger dezenas de eurodeputados, em 25/5. Esquerda não poderá enfrentá-los sem retomar laços com as populações empobrecidas. Por Ignacio Ramonet (Outras Palavras)

      SP: por trás da falta d'água, privatização e negligência
      Obcecada por lucros e bolsa de Nova York, empresa de saneamento abandonou investimento em mananciais, até deixar população à míngua. Por Lúcia Rodrigues, no Viomundo (Outras Mídias)

      O feminismo de esquerda e o liberal
      História do movimento feminista mostra duas raízes: uma anticapitalista, outra meritocrática. Deveríamos opor uma a outra? Ou há objetivos comuns? Por Marília Moschkovich (Outras Palavras)

      Virada Educação e as novas formas de aprender
      Mais de trinta atividades apresentam sábado, em S.Paulo, modos alternativos de compartilhar conhecimento, relembrando que "educar não é encher baldes: é acender fogueiras”. Por Suzanna Ferreira (Blog)
      A silenciosa decadência dos 
      shopping-centersSem alarde, um símbolo do capitalismo e da privatização do espaço urbano declina -- nos EUA, onde apareceu, e também no Brasil. Por Roberto Amado, no DCM (Outras Mídias)
      McStrike: 
      os trabalhadores em fast food vão à lutaRetomada dos protestos globais contra exploração das grandes redes de comida pronta marcada para esta quinta-feira, em trinta países -- inclusive o Brasil. No Juntos (Outras Mídias)
      Outros Traços: DesconstruçãoLucas Gehre faz tirinhas quadradas, desconstruindo a lógica temporal que os quadrinhos seguem, em geral. De forma lúdica, o leitor pode construir seu próprio caminho, escolhendo por onde entrar e sair, ou enxergando o quadro como um todo  (Blog)

      --
      Boletim de atualização do site Outras Palavras. A reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanha nossas novidades também no Facebook e Twitter

      _______________________________________________
      Boletimdiplo mailing list
      Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
      http://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
      Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br