sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Audiência Pública



SantiniValdeci e Julio Matos definem audiência pública para quarta-feira às 16 horas

O presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, deputado Ronaldo Santini (PTB), reuniu-se nesta quarta-feira (25), com o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da AL, deputado Valdeci Oliveira (PT). Eles receberam o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS, Julio Dornelles de Matos, para definir ações de enfrentamento da grave crise financeira instaurada nos hospitais gaúchos por conta das medidas de corte de despesas do governo estadual, que chegam a 30% do orçamento mensal.
A reunião tratou da organização e unificação das pautas das três representanções do segmento de saúde, as quais eles representam. "Nosso foco será lutar pela garantia dos recursos já conquistados e exigir que os governos estadual e federal cumpram com esse compromisso", frisou Santini, que é o vice-presidente da Assembleia Legislativa.
Nos próximos dias serão realizados quatro eventos para debater o tema: Nesta quinta-feira (26/02), às 18 horas, a diretoria da Federação deverá se reunir com a OAB/RS para solicitar apoio da entidade àdemanda. Na sexta-feira (27/02), a Federação realiza assembleia geral dos hospitais associados, na sede da entidade, na rua Santo Antônio, 282, Bairro Floresta, a partir das 10h30. Na quarta-feira (04/03), ocorre reunião ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, às 9 horas, na Sala Dr. Sarmento Leite, que vai destinar espaço a este assunto.
No mesmo dia (quarta-feira (04/03)promovida pela Frente Parlamentar, será realizada uma grande audiência pública, às 16 horas, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. O ato foi antecipado das 17 horas (anteriormente agendado) para 16 horas, por motivo de deslocamento de retorno das caravanas do interior do Estado. O encontro deverá reunir o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, ou representante do governo do Estado, entidades representativas dos hospitais filantrópicos, prefeitos, vereadores, secretários municipais de saúde, entre outros envolvidos.
Santini afirma que o objetivo é saber do secretário estadual como será o acerto de contas do governo com a rede hospitalar. "Queremos esclarecer como vai ser a agenda de pagamentos e quanto será destinado para esta área. Não é possível que um setor como este sobreviva em plena insegurança financeira como esta. Lembramos que não pretendemos abrir mão daquilo que foi conquistado legitimamente. Me refiro aos R$ 300 milhões incluídos no orçamento do Estado para 2015, através da união de forças, com participação decisiva da nossa Frente Parlamentar, integrada pelos deputados coordenadores regionais", ponderou o trabalhista.

Reconhecimento

Em seu pronunciamento, na tribuna do parlamento, na sessão plenária, o presidente da Frente Parlamentar reconheceu o esforço da Secretaria Estadual de Saúde (SES) em cumprir com mais uma parte dos pagamento atrasados com os hospitais filantrópicos do Estado. Os recursos, no montante de R$ 36 milhões, depositados nesta quarta-feira (25), correspondem aos serviços de Média Complexidade Ambulatorial, por meio de incentivos do governo federal, nos meses de janeiro e fevereiro.
"Essa tribuna serve para cobrar, mas também deve servir para reconhecer. Finalmente o governo depositou os recursos federais que já haviam sido repassados no início do mês pelo Ministério da Saúde. Mas a nossa luta não pára. Manteremos o diálogo e a cobrança construtiva, pois os hospitais ainda têm a receber pagamentos atrasados do Estado e esses repasses são fundamentais para manutenção do atendimento à nossa população", comentou.

Legenda: Deputado Santini reuniu-se com deputado Valdeci e presidente Julio Matos
Crédito da fotoVanessa Ferrão
Legenda 178122: Santini afirma que os repasses do governo são fundamentais para manter atendimento à população
Crédito da foto: Mariana Carlesso AgênciaALRS
Jornalista: Ederson da Rocha MTB 13365

-- 


Gabinete do Deputado Estadual Ronaldo Santini - PTB
Assessoria de Comunicação
Jornalista: Ederson da Rocha - MTB 13.365
51 3210 1903 - 51 9548 3591
Acompanhe e siga o deputado Ronaldo Santini (PTB/RS):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim