quarta-feira, 25 de março de 2015

Geledés

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

UFJF: No mês da Mulher, artista Paulistana discute o papel de Negras na sociedade nesta terça-feira

Like UFJF: No mês da Mulher, artista Paulistana discute o papel de Negras na sociedade nesta terça-feira on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
UFJF: No mês da Mulher, artista Paulistana discute o papel de Negras na sociedade nesta terça-feiraMulheres: conquistas e desafios contemporâneos é o tema do encontro que acontecerá nesta terça-feira, dia 17, em comemoração ao mês da mulher. O evento ocorrerá no anfiteatro da reitoria da Universidade Federal de JUIZ DE FORA (UFJF), a partir das 18h, com a presença da artista paulistana Rosana Paulino, que ministrará a palestra Entre tessituras […] Leia mais »

A sombrinha de Angélica e a pedagogia dos detalhes

Like A sombrinha de Angélica e a pedagogia dos detalhes on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A sombrinha de Angélica e a pedagogia dos detalhesO flagrante da expulsão da equipe do programa “Estrelas” (Rede Globo) do espaço da UNIRIO deixou escapar um microepisódio que provocou reação imediata nas redes sociais. O “detalhe” da imagem da sombrinha carregada por uma moça negra para abrigar a apresentadora Angélica tem força pedagógica, pois nos leva a refletir sobre os papeis subalternizados desempenhados […] Leia mais »

Dandara A Face Feminina de Palmares – Aplicando a Lei 10.639/03

Like Dandara A Face Feminina de Palmares – Aplicando a Lei 10.639/03 on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Dandara A Face Feminina de Palmares – Aplicando a Lei 10.639/03A educadora Amanda Cabral, da Emef do Município de Vitória ES, trabalha a cultura afrobrasileira com seus alunos resgatando histórias e textos com linguagem mais simples que atendam a faixa etária da turma (onde escreve a maior parte deles). por Amanda Cabral via Guest Post para o Portal Geledés Aplicando a Lei 10.639/03 em um estudo sobre Dandara e um texto criado foi […]Leia mais »

Rihanna é a nova cara da Dior. E a primeira mulher negra nesse papel

Like Rihanna é a nova cara da Dior. E a primeira mulher negra nesse papel on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Rihanna é a nova cara da Dior. E a primeira mulher negra nesse papelA marca francesa confirmou, na última sexta-feira, o nome de Rihanna. A cantora vai protagonizar o novo episódio da campanha “Secret Garden” e junta-se, assim, a Jennifer Lawrence e Natalie Portman. Por Ana Cristina Marques, do Observador Depois de várias temporadas a sentar-se na fila da frente da griffe, Rihanna pode finalmente ser chamada de Dior girl. O nome […] Leia mais »

Mulheres Negras resistem

Like Mulheres Negras resistem on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Mulheres Negras resistemMulheres Negras resistem por COMULHER Comunicação Mulher Leia também: Manifesto da Marcha das Mulheres Negras 2015 contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver Leia mais »

Depressão e ansiedade: o que o racismo causou à minha saúde e as 10 lições aprendidas

Like Depressão e ansiedade: o que o racismo causou à minha saúde e as 10 lições aprendidas on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Depressão e ansiedade: o que o racismo causou à minha saúde e as 10 lições aprendidasApós anos escondendo a sete chaves, parece que não sou tão boa atriz como pensava. Volta e meia recebo mensagens de gente perguntando se estou bem. Inclusive de amigos médicos. O mais recente, que é psiquiatra, me disse: Você tem todos os sintomas clássicos de depressão, passa no meu consultório pra gente conversar. Mal sabe […] Leia mais »

Mulheres negras: sororidade e luta

Like Mulheres negras: sororidade e luta on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Mulheres negras: sororidade e luta“8 de março o que é o que é? É o dia internacional da mulher!” Esse grito de guerra eu aprendi aos 9 anos de idade – em  1988 – ainda me arrepio quando lembro daquele dia. E também da avenida Paulista inteira tomada por milhares de mulheres cantando a música Maria, Maria (do Milton […] Leia mais »

Congresso quer reduzir maioridade penal. É preciso reagir!

Like Congresso quer reduzir maioridade penal. É preciso reagir! on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Congresso quer reduzir maioridade penal. É preciso reagir!Se não houver mobilização e ação imediata, maioridade penal será reduzida de 18 para 16 anos! Participe da campanha. por Douglas Belchior, com colaboração do CONANDA. Parte da multidão de pessoas ocuparam as ruas de todo país neste domingo, 15 de Março, defendendo entre outras coisas, a redução da maioridade penal. Na verdade, estão prestes a […] Leia mais »

“Deveríamos criminalizar a pregação da ditadura”, diz filósofo

Like “Deveríamos criminalizar a pregação da ditadura”, diz filósofo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
“Deveríamos criminalizar a pregação da ditadura”, diz filósofoEm palestra proferida em São Paulo, o filósofo Renato Janine Ribeiro, professor da cadeira de Ética e Filosofia Política da USP, afirmou que os grupos políticos de extrema-direita no Brasil estão voltando suas atenções sobretudo para a área de costumes – o que envolve as questões de gênero e os direitos de minorias, como os […] Leia mais »

Unicamp começa a adotar sistema de reserva de cotas

Like Unicamp começa a adotar sistema de reserva de cotas on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Unicamp começa a adotar sistema de reserva de cotasCursos de pós-graduação da área do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas adotarão ainda neste ano um sistema de cotas étnico-raciais O cursos de pós-graduação da área de Ciência Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, adotarão ainda neste ano um sistema de cotas étnico-raciais. A reserva de cotas, inédita da Unicamp, […] Leia mais »
Copyright © 2015 Geledés Instituto da Mulher Negra
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no Portal Geledés.

Geledés Instituto da Mulher Negra
Rua Santa Isabel 137 - 4º andar
São PauloSP 01221-010
Brazil

Add us to your address book


sair desta lista    atualizar preferências
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim