quarta-feira, 4 de março de 2015

Inter de Lages SC x Avai




LEIA NESTA MENSAGEM:
- O histórico de Inter x Avaí
- As chances de classificação se o Inter ganhar, empatar ou perder
- Inter é absolvido por arremesso de baqueta no jogo contra o Marcílio
Inter e Avaí reeditam duelo marcado pelo equilíbrio; conheça o histórico
Fazia tempo que Internacional de Lages e Avaí não mediam forças na elite do futebol catarinense - último confronto ocorreu em 2002. Pois o reencontro será nesta quarta-feira, às 22h, em Lages - e com ingredientes de decisão para o Colorado Lageano.
O Inter precisa derrotar o time da capital e torcer por resultados em outras partidas para conseguir uma vaga entre os seis times que vão brigar pelo título estadual (saiba mais aqui). O Avaí, por sua vez, perdeu seis pontos nos tribunais por problemas na inscrição de um de seus atletas e já é um dos integrantes do quadrangular que definirá os dois rebaixados para a Série B do estadual.
O jogo desta quarta será o 93° entre os dois clubes em 55 anos de confrontos. Nas 92 partidas realizadas até hoje, o Inter venceu 28 e o Avaí, 31, diferença bem pequena para uma marca quase centenária de duelos. Foram 33 empates nesse mais de meio século. O Inter marcou 120 gols e o Avaí, 132.
Nesses 92 confrontos, um dos jogos mais lembrados pelos torcedores não foi uma decisão, mas uma partida com um elemento inusitado: a neve. Foi sobre um gramado branco que Inter e Avaí se enfrentaram no dia 30 de maio de 1979. Relembre essa história marcante neste link.
INTER x AVAÍ
92 jogos
28 vitórias do Inter
31 vitórias do Avaí
33 empates
120 gols do Inter
132 gols do Avaí
Fontes: pesquisador Spyros Diamantaras e "Aquelas Camisas Vermelhas", de Mauricio Neves de Jesus (Bampi Editora)

Saiba quais as chances de o Inter conseguir uma vaga no hexagonal
A uma rodada do fim da fase de classificação do Campeonato Catarinense, o Colorado Lageano está com 9 pontos, na sétima colocação. A pontuação é a mesma do Guarani, que fica em vantagem - e, portanto, na sexta posição - por ter saldo de gols melhor que o do Inter.
É por isso que o Internacional não depende apenas de si para conseguir uma das três vagas ainda em aberto para o grupo de seis times que vão brigar pelo título estadual. Para clarear as informações para os colorados, elaboramos um guia, expondo os três cenários possíveis para a noite desta quarta-feira, quando o time enfrenta o Avaí. Vamos a eles:
CENÁRIO 1: INTER PERDE PARA O AVAÍ
Este é o cenário mais catastrófico para o Colorado Lageano. Se perder por 1 a 0, por exemplo, o Inter só se classifica se o Marcílio Dias aplicar no Guarani de Palhoça uma goleada de seis gols de diferença. O resultado é altamente improvável. Nas três derrotas que o Guarani sofreu até aqui no campeonato, nenhuma delas foi por mais de dois gols de diferença. Em outras palavras: se o Inter perder, está fora do hexagonal e vai lutar contra o rebaixamento no quadrangular, que já tem Avaí e Marcílio.
CENÁRIO 2: INTER EMPATA COM O AVAÍ
Nesse caso, é preciso que o Guarani perca seu jogo para o Marcílio Dias. Se o Guarani também empatar, o clube de Palhoça assume a vaga.
Mas há outra possibilidade (remota, é verdade, mas existe): se o Inter empatar e o Joinville perder para a Chapecoense, Inter e JEC empatam em número de pontos (10). Como ambos terão o mesmo número de vitórias, primeiro critério de desempate previsto no regulamento, avalia-se o segundo critério, que é o saldo de gols. Hoje, o do JEC é -1 e o do Inter, -5. Ou seja: para que o Internacional se classifique e o Joinville fique de fora, a Chapecoense tem não apenas que derrotar, mas golear o Joinville, que jogará em casa. Mais uma vez, cenário muito pouco provável.
CENÁRIO 3: INTER DERROTA O AVAÍ
Se Guarani, Joinville ou Criciúma - só um dos três - não vencer seu jogo e o Inter ganhar do Avaí, uma das vagas no hexagonal é do Colorado Lageano. Basta que um desses três clubes perca ou empate. O Guarani enfrenta o Marcílio Dias em Itajaí, o Joinville recebe a Chapecoense em Joinville e o Criciúma vai a Ibirama encarar o Atlético.
Mas, se Guarani, Joinville e Criciúma vencerem seus confrontos, assim como o Inter, a disputa dos colorados vai se restringir ao Guarani. O Internacional precisará golear o Avaí para tirar a desvantagem no saldo de gols em relação aos bugrinos. Se a hipotética vitória do Guarani contra o Marcílio for por 1 a 0, o Inter precisará fazer pelo menos 6 a 0 contra o Avaí para conseguir a vaga. Mais uma vez, pouco provável.
***
Esqueçamos os cenários improváveis, contemos com os possíveis, mas, principalmente, façamos nossa parte: vencer. E torcer.
***Veja e baixe fotos do treino desta terça-feira no perfil oficial do Inter no Flickr
Absolvido por episódio no jogo contra o Marcílio, Inter assegura mandos de campo
O Internacional de Lages manteve seus mandos de campo para a sequência do Campeonato Catarinense. Na sessão de julgamentos realizada na noite desta terça-feira pelo Tribubal de Justiça Desportiva (TJD), o clube foi absolvido pelo arremesso de uma baqueta de madeira em direção ao gramado no jogo contra o Marcílio Dias, na quinta rodada.
A defesa vitoriosa do clube foi feita pelo advogado Jonas Philipe Cani. O Inter correu risco de perder mandos de campo e de receber multa de R$ 5 mil por causa do episódio, mas conseguiu ser liberado de ambas as punições. Contribuiu para a defesa do clube o fato de um torcedor ter se identificado como o responsável pelo arremesso do instrumento.
Livre das punições, o Inter pode seguir contando com uma de suas principais forças: a torcida. Para o jogo decisivo desta quarta-feira, às 22h, contra o Avaí, o clube prevê seu maior público no ano até aqui. O Inter precisa de uma vitória (além de uma derrota de Guarani, Criciúma ou Joinville) para se classificar para o hexagonal decisivo do estadual.

NOS ANEXOS:
- Montagem com os escudos de Inter e Avaí (Arte: Eduardo Marcon)
- Imagem do treino de ontem (Foto: Greik Pacheco)
- A torcida colorada no jogo contra o Criciúma (Foto: Nilton Wolff)
 
-- 
Inter de Lages
Imprensa

www.interdelages.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim