quinta-feira, 23 de julho de 2015

Geledés

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés
Para sair desta lista, clique aqui.

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

“A perversão começa na formação”, diz ex-PM condenado

Like “A perversão começa na formação”, diz ex-PM condenado on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
“A perversão começa na formação”, diz ex-PM condenadoO ex-soldado da PM, Rodrigo Nogueira, preso em Bangu 6 desde 2009, durante entrevista a Agência Pública, fala de seu livro “Como nascem os monstros”. Foto Bel Pedrosa. Rio 23.06.15 Na penitenciária de Bangu, ex-soldado da PMERJ Rodrigo Nogueira Batista fala sobre cultura violenta da corporação, corrupção dos oficiais e o revanchismo entre policiais e […] Leia mais »

O desabafo de Nicki foi sobre todos nós, negros!

Like O desabafo de Nicki foi sobre todos nós, negros! on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
O desabafo de Nicki foi sobre todos nós, negros!O que mais vem sendo debatido sobre as indicações do VMA 2015 são os comentários de Nicki Minaj no Twitter, na terça (21). Afinal, a mídia branca adora colocar uma mulher negra como barraqueira e agressiva reforçando esse estereótipo racista sobre nós – mesmo ela não sendo e só falando o que outras negras já […]Leia mais »

Como Luizão, deu aula no Anglo por 5 anos. Ao virar Luiza, foi demitida

Like Como Luizão, deu aula no Anglo por 5 anos. Ao virar Luiza, foi demitida on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Como Luizão, deu aula no Anglo por 5 anos. Ao virar Luiza, foi demitidaNo ano passado, “professor Luizão” assumiu que era transexual e passaria a ser Luiza. Os alunos apoiaram a novidade, mas, em junho, o Colégio Anglo demitiu a professora por “problemas profissionais” Por Fausto Salvadori Filho Do Ponte Uma das lições mais bonitas que a estudante Pietra Costa, 16 anos, recebeu na escola foi testemunhar a transformação do […] Leia mais »

Safatle, sobre Cunha: “Basta ser antigovernista para ser poupado pela imprensa nacional”

Like Safatle, sobre Cunha: “Basta ser antigovernista para ser poupado pela imprensa nacional” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Safatle, sobre Cunha: “Basta ser antigovernista para ser poupado pela imprensa nacional”Em sua coluna na Folha de S. Paulo, filósofo contesta “indignação moral seletiva” da mídia tradicional brasileira: “Pergunte-se quantas vezes você leu algum artigo sobre o histórico completo do senhor Cunha”, questiona Do Portal Fórum Em artigo publicado em sua coluna semanal na Folha de S. Paulo, o filósofo Vladimir Safatle comentou os últimos acontecimentos […] Leia mais »

Por quem rosna o Brasil

Like Por quem rosna o Brasil on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Por quem rosna o BrasilDiante da ruína da autoimagem no espelho, o país parece preferir máscaras autoritárias a enfrentar a brutalidade da sua nudez por Eliane Brum no El Pais O que é o Brasil, agora que não pode contar nem com os clichês? Como uma pessoa, que no território de turbulências que é uma vida vai construindo sentidos e […] Leia mais »

Gritaram: negra! E elas responderam com narrativas ofuscantes

Like Gritaram: negra! E elas responderam com narrativas ofuscantes on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Gritaram: negra! E elas responderam com narrativas ofuscantes“De repente umas vozes na rua me gritaram negra!” – Victoria Santa Cruz Por Daniela Luciana Do Afro Latinas Keila filma. Stephanie escreve. Kiusam dança. Rubia trança. Seria tudo tão simples se elas fizessem só isso que emergiu mais notoriamente quando lhes gritaram negras. Cada uma faz mais que isso e nos revelam ousadia e capacidade […] Leia mais »

A extinção do preto, marrom, amarelo e bege: a extinção do negro

Like A extinção do preto, marrom, amarelo e bege: a extinção do negro on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A extinção do preto, marrom, amarelo e bege: a extinção do negroNão é utopia, é como caminha a humanidade. E por essa realidade me descabelo dia e noite, não pude deixar de fazer minha contribuição ao tema. Por Elisangela Lima Do Blogueiras Negras Cada vez mais me convenço do quão árdua a luta contra o racismo é, o quão estruturais e raivosos são os métodos separatistas […] Leia mais »

Programa oferece bolsa para candidatos negros a concurso de diplomata

Like Programa oferece bolsa para candidatos negros a concurso de diplomata on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Programa oferece bolsa para candidatos negros a concurso de diplomataValor de R$ 25 mil deve ser gasto com material bibliográfico e cursos preparatórios Do Correio Braziliense As inscrições para o processo seletivo do Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco (IRBr) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vão de 21 a 31 de julho, pelo site. A taxa é de […]Leia mais »

Palavras de origem africana no vocabulário brasileiro

Like Palavras de origem africana no vocabulário brasileiro on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Palavras de origem africana no vocabulário brasileiroAfora o Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Equatorial, que adotou o idioma como oficial recentemente. Timor-Leste é o único a ter o Português como língua oficial na Ásia. por Fernando Sagatiba no Raizes do Samba   Nossos irmãos africanos fazem parte do PALOP, acrônimo que significa justamente Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Tudo obra de Portugal, responsável […] Leia mais »

11 perguntas para Marcelo D’Salete

Like 11 perguntas para Marcelo D’Salete on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
11 perguntas para Marcelo D’SaleteHoje, Marcelo D’Salete é um dos maiores nomes dos quadrinhos nacionais. O quadrinista é um mestre em contar histórias da periferia, de pessoas marginalizadas, de desigualdade, de abismo social e de diversos outros temas tão presentes no contexto urbano, mas ignorados na correria do cotidiano. no Em Solo Nacional Com histórias divulgadas em diversas revistas, entre elas […] Leia mais »

Quanto vale a igualdade racial?

Like Quanto vale a igualdade racial? on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Quanto vale a igualdade racial?Carmela Zigoni, assessora política do Inesc, critica os cortes dos recursos da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), que afetam diretamente a execução de políticas públicas essenciais para reduzir as desigualdades no Brasil. Do Inesc Em maio, o governo federal anunciou cortes no orçamento da União no montante de quase R$ 70 bilhões – […] Leia mais »

Sobreviver ao jaguncismo exige arte e muita manha

Like Sobreviver ao jaguncismo exige arte e muita manha on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Sobreviver ao jaguncismo exige arte e muita manhaPara especular sobre o que agosto trará na política brasileira, urge recorrer à psicologia do jagunço. Há seis meses, o Brasil vive sob a batuta do sistema jagunço, sem que as forças políticas constituídas pelo voto popular esbocem qualquer coisa que possa ser chamada de resistência. Por Fatima Oliveira Do O Tempo A impressão é que […] Leia mais »

Carmen Luz é uma das homenageadas no II Prêmio do Dia da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha

Like Carmen Luz é uma das homenageadas no II Prêmio do Dia da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Carmen Luz é uma das homenageadas no II Prêmio do Dia da Mulher Afro Latino Americana e CaribenhaJunte-se a nós para celebrar essa trajetória! Quem faz? Associação de Mulheres Negras Aqualtune e Afrolaje Quando?: Dia 25 de Julho de 2015 (sábado), Horário:14:00 Onde? SINDISPREV, Rua Joaquim Silva, Nº 98-A, Centro- Rio de Janeiro Esperamos vocês! Sou Carmem Luz, Coreógrafa e diretora artística da Cia Étnica de Dança. Desde sua fundação, Carmen Luz […] Leia mais »

Claudinho Guimarães e Marina Iris comemoram 15 anos do bar Carioca da Gema no Traço de União

Like Claudinho Guimarães e Marina Iris comemoram 15 anos do bar Carioca da Gema no Traço de União on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Claudinho Guimarães e Marina Iris comemoram 15 anos do bar Carioca da Gema no Traço de UniãoFinalista da 3ª Amostra do Concurso Novos Bambas do Velho Samba, a cantora levou para para sua apresentação um pouco do carnaval das décadas de 50 e 60. enviado por Adriana Graciano para o Portal Geledés Nos últimos anos, fez shows homenageando grandes compositores. Cantou versos de Paulo Vanzolini, João Nogueira, Cartola, Dorival Caymmi, Nássara, […] Leia mais »

Depois de ser vetada em curso de robótica por ser mulher, menina de 9 anos cria petição e reverte o caso

Like Depois de ser vetada em curso de robótica por ser mulher, menina de 9 anos cria petição e reverte o caso on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Depois de ser vetada em curso de robótica por ser mulher, menina de 9 anos cria petição e reverte o casoA canadense Cash Cayen, de apenas 9 anos, criou uma petição pressionar a biblioteca pública de Timmins, em Ontário, para permitir que ela participe de um curso de robótica para meninos. no Catraca Livre Ao tentar fazer sua inscrição, Cayen foi vetada sob a alegação de que o programa era apenas para crianças do sexo […] Leia mais »
Copyright © 2015 Geledés Instituto da Mulher Negra
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no Portal Geledés.

Geledés Instituto da Mulher Negra
Rua Santa Isabel 137 - 4º andar
São PauloSP 01221-010
Brazil

Add us to your address book


sair desta lista    atualizar preferências
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim