quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Deputado Santini Destaca Financiamento

29/09/2015

Santini destaca financiamento para pagar dívida do Estado com hospitais filantrópicos

O deputado Ronaldo Santini (PTB) comentou na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (29), a ação do governo estadual que abriu uma linha de crédito, junto à rede bancária, no valor de R$ 270 milhões. O financiamento, que será pago pelo Estado, entre 31 de janeiro de 2016 e 30 de dezembro de 2018, deverá sanar os créditos atrasados que as 185 instituições têm a receber. Nesta quarta-feira (30), 11 horas, no Palácio Piratini, ocorre o anúncio oficial e assinatura dos contratos, com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis.
O presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos avaliou como positiva a medida tomada pelo Executivo. "Esta tribuna está disponível para criticarmos e para elogiarmos, quando for necessário. Por diversas vezes ocupamos este espaço cobrando o pagamento e, agora, diante do atendimento à nossa reivindicação, é preciso que façamos o reconhecimento, em nome dos nossos hospitais filantrópicos e Santas Casas de Misericórdia", disse Santini, agradecendo ao líder do governo, deputado Alexandre Postal (PMDB), pelo convite para participar da solenidade.
Ao lembrar das diversas reuniões e audiências públicas que intermediou, entre os representantes do Estado e integrantes da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, com intuito de recuperar a situação financeira dos hospitais, o vice-presidente da AL parabenizou a todos os envolvidos nas discussões. "Os representantes hospitalares devem ser saudados por sua perseverança e grande exemplo de gestão hospitalar, mesmo diante de uma crise financeira histórica de falta de recursos", ressaltou.  Ele observou que, inicialmente a Secretaria Estadual da Saúde não reconhecia a dívida, que resulta de uma emenda ao orçamento, que o próprio parlamento aprovou no ano passado, mas depois houve o entendimento da existência do débito.

Saúde do Idoso

Com relação à sua participação no Congresso das Misericórdias, realizado na última semana em Salvador/BA, Santini comemorou a possibilidade de construção de dois centros de saúde do idoso no Estado. A projeção de um projeto piloto, coordenado pelo Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag), de São Paulo, atende ao pedido protocolado pelo parlamentar gaúcho no Congresso de 2014, ocorrido em Évora/Portugal. "Isso vai representar a desospitalização do idoso e sua colocação em um ambiente familiar com apoio de cuidadores especiais", afirmou.
Outro tema tratado no evento, realizado pelas Confederações Internacional e Nacional das Misericórdias, com participação das Frentes Parlamentares da Câmara dos Deputados e das Assembleias Legislativas, refere-se à qualificação dos profissionais que realizam o atendimento ao idoso, através do encaminhamento da regulamentação da profissão de cuidador, no Congresso Nacional.

Legenda: Santini comemorou a abertura de crédito para pagar dívidas com os hospitais filantrópicos
Foto: Marcelo Bertani/Ag.AL
Texto: Ederson da Rocha MTB 13365

-- 


Gabinete do Deputado Estadual Ronaldo Santini - PTB
Assessoria de Comunicação
Jornalista: Ederson da Rocha - MTB 13.365
51 3210 1903 - 51 9548 3591
Acompanhe e siga o deputado Ronaldo Santini (PTB/RS):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim