quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Dia da Consciência Negra


CONSCIENTIZAÇÃO

Dia Nacional da Consciência Negra é marcado por ato na Secretaria da Educação

Nesta sexta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, a Secretaria Estadual da Educação promoveu uma solenidade para marcar a data. Com a portaria 299, publicada no Diário Oficial de hoje, foi instituído um grupo de trabalho para o desenvolvimento de políticas para a educação afrodescendente e educação indígena nas escolas.
Como ato simbólico de assinatura, os integrantes do grupo de trabalho participaram de um evento na tarde de hoje, na Seduc. A equipe é formada por membros da Procuradoria-Geral do Estado, Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do RS, União de Negros pela Igualdade, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Movimento Paulo Freire de Trabalhadores em Educação, Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Unisinos e do Colégio Municipal Pelotense, Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CODENE), Conselhos Estaduais de Educação, do Povo de Terreiro do Estado e dos Povos Indígenas, Secretarias Municipais de Educação de Gravataí, Canoas, Cachoeirinha e Triunfo, e Secretarias Estaduais da Educação, Justiça e Direitos Humanos, Segurança Pública e Cultura.
Na ocasião, o secretário Vieira da Cunha ressaltou que “o dia de hoje marca uma luta de todos aqueles que não se conformam com o preconceito e a discriminação”, que, segundo ele, “é incompatível com os princípios da educação que nós temos o dever de preservar, difundir e de participar”. 
Também fizeram uso da palavra o presidente do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Rio Grande do Sul, José Antônio dos Santos da Silva, e o professor Guarani Jerônimo Vherá Tupa Franco, que representou o Conselho dos Povos Indígenas.
ATRIBUIÇÕES
As instituições e órgãos terão a atribuição de estabelecer metodologias para o desenvolvimento de iniciativas complementares, de continuidade e de desdobramento do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e da cultura afro-brasileira, africana e indígena.
Para encerrar o evento, os alunos da escola de Ensino Médio José do Patrocínio, coordenados pelas professoras Cláudia de Souza Campos e Rita de Cássia Lima, realizaram apresentações artísticas.
José Antonio dos Santos da Silva
Ubuntu.
Militante do Movimento Social Negro e dos Direitos Humanos.
Acadêmico de Direito - Estácio/FARGS-RS
+ 55 51 80208344 - Vivo - WhatsApp
+ 55 51 82490039 - TIM - WhatsApp
+ 55 51 94225905 - Claro
+ 55 51 84527439 - Oi
Skype: jass_rs
Twitter: @JASSRS62
Facebook: www.facebook.com/jose.a.silva.336 - Perfil 01.
__._,_.___

Enviado por: =?UTF-8?Q?Jos=C3=A9_Antonio_dos_Santos_da_Silva?=

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim